F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Sunday, December 21, 2008

1ª Super Endurance @ Le Mans: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Uma semana de intensa movimentação marcou o encerramento das atividades de 2008 no F1BC, culminando neste domingo (21/12) com a inédita corrida de Endurance em LeMans.

Foram mais de 40 pilotos interessados na prova, e o grid teve de ser formado por apenas 15 carros, levando-se em consideração o formato de duplas em revezamento. Audi, Lola, Dome e Pescarolo, os quatro protótipos mais potentes da LeMans Series estavam presentes. A transmissão foi da RaceBrasil, com a inédita narração de Rodrigo Wizard.

A classificação foi realizada durante a semana, das 19 às 21h, e a dupla Carlos Cunha / Carlos Junior obteve a pole-position, apesar de saberem que aqueles que dividiriam a primeira fila, Paulo Roberto / Mauro Botosso, poderiam virar até dois segundos mais rápido nas voltas velozes.

Qualifying
1 Carlos Cunha / Carlos Junior, 3:23.489
2 Paulo Roberto / Mauro Botosso, 3:23.785
3 Ricardo Rossi / Jonatan Pelisoli, 3:26.109
4 André Chiara / Douglas Chiara, 3:26.909
5 Lucas Sena, 3:27.549
6 Carlos Silva / Helio Neto, 3:29.056
7 Renato Chiara Jr / Gabriel Chaubah, 3:29.491
8 Marcelo Vidal / Diogo Leal, 3:31.919
9 Eduardo Marques, 3:40.455
10 Eduardo A.Marques / João Alves, sem tempo
11 Thiago Lisboa / Luiz Alberto, sem tempo
12 Carlos Cambará, sem tempo
13 Daniel Maloni, sem tempo
14 Fernando Ferreira, sem tempo
15 João Petry, sem tempo
16 Leandro Craveiro, sem tempo

Transmissão online ao vivo, Mod e pista inéditos na liga, sistema de duplas, tudo era novidade neste interessante capítulo da liga. O Servidor, que não suportou o fluxo de pilotos, e o TeamSpeak, idem, tiveram de ser improvisados. Para o espectador pode parecer, através da transmissão, que tudo foi fácil. Não foi. A sorte (ou competência) da liga é ter consigo alguns pilotos capazes de fazer a diferença nos momentos em que a situação aperta.

Assim, driblando os imprevistos, tudo foi acertado para o início da prova. Alguns pilotos ainda temeram prolemas no sistema de duplas, e no Briefing foi liberada a participação solo daqueles que desejassem, com o acordo de que estes levariam um acréscimo de tempo no final da prova, equivalente ao tempo adicional de espera nos boxes durante a troca de pilotos.

Na largada, já o primeiro lance de emoção: Paulo Roberto dá uma boa arrancada mas perde potência até a primeira curva, Carlos Cunha vem por fora e emparelha com o adversário da Audi, mas ambos perdem a freada e vão para a área de escape, possibilitando a liderança então de Douglas Chiara, que também durou apenas alguns segundos: uma escapada no final da sequência de esses, e Eduardo A.Marques coloca seu Lola por dentro e assume a ponta!

As primeiras voltas desta prova continuaram tão eletrizantes quanto a largada, e a diferença de acertos dos carros possibilitava a aproximação dos adversários tanto em reta quanto nos trechos mais sinuosos. Enquanto Marques mantinha a liderança, Lucas Sena já era o segundo, seguido de Doug, Jonatan Pelisoli, Carlos Cunha, Renato Chiara e paulo Roberto, que ainda rodou no final da primeira volta, ao dividir curva e ser tocado por Jonatan, e teve de fazer uma corrida de recuperação. Ainda nestas primeiras voltas, algumas baixas na corrida: Thiago Lisboa foi parar na brita, teve de forçar o motor para sair e o propulsor não aguentou, enquanto Marcelo Vidal também forçou as marchas e ficou na mão.

Logo na primeira parada para reabastecimento, com meia hora de prova, o líder Eduardo Marques viu sua liderança indo para o brejo: uma pane seca, que o faria abandonar a prova, não fosse o grande ato de solidariedade de Paulo Roberto, que percebeu este problema com o amigo e adversário, parou o carro e rebocou Marques até os boxes, para então o Lola ser reabastecido e continuar na prova.

Com isso, Doug assumia a liderança, seguido de Lucas. Já o Pescarolo de Cunha era o terceiro, e vinha tirando a diferença para os líderes. Cadu se aproveitou de alguns erros de Lucas e despachou o Audi, e depois foi a vez de ganhar a posição de Doug, quando a noite já caía. Após uma hora e meia de prova, Paulo Roberto vinha bem na pilotagem noturna e era o quarto.

O amanhecer sinalizava o momento ideal para o revezamento entre as duplas. Cadu foi para os boxes passar o volante para Junior, mas viu Eduardo Marques em sua vaga de boxes, teve de esperar e perdeu vários segundos. André Chiara, que já havia recebido o Lola de Doug Chiara uma volta antes, não perdeu tempo e assumiu a liderança. Lucas Sena manteve-se em terceiro, e Paulo Roberto teve de abandonar com problemas de conexão, assim que passou seu Audi para Mauro Botosso, que infelizmente não teve o gosto de pilotar nesta prova.

As luzes do autódromo já se apagavam e o sol aparecia, quando Junior começou a corrida de recuperação para retomar a liderança perdida nos boxes. Ele ultrapassou André, que ainda teve um pequeno problema na direção do carro, e reassumiu a ponta. André ainda foi superado também por Lucas, que tinha um Audi bem mais veloz na reta.

Junior já se consolidava na liderança com mais de um minuto e meio, com duas horas de prova, mas teve problemas com a conexão e acabou caindo para terceiro. O piloto da Pescarolo ainda tentou se livrar de Daniel Maloni, que já era o quarto, mas o forte ritmo ditou a quebra de seu motor. E assim Lucas Sena assumiu a liderança.

A última meia hora de prova foi uma luta para Lucas Sena, que tinha de abrir trinta segundos de vantagem sobre André - por conta do combinado no Briefing para aqueles que não revezariam em duplas -, e pisou fundo. Errou, perdeu muito tempo e voltou atrás de André. Recuperou-se, ultrapassou a Lola e reabriu vantagem. Ao final da prova, um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, e Lucas pôde comemorar o triunfo na primeira corrida transmitida ao vivo pelo F1BC.

André Chiara levou seu Lola ao segundo lugar, também com enorme satisfação, já que o carro não estava veloz na reta e o piloto ainda teve problemas com o volante. O terceiro lugar, porém, veio em mais uma disputa emocionante. Daniel Maloni havia perdido a posição durante a última parada nos boxes para Eduardo Marques, e conseguiu imprimir um forte ritmo ao final para retomar seu pódio, nas últimas curvas da volta final.

Final, 3 horas
1 Lucas Sena, 49 voltas
2 André Chiara / Doug Chiara, +1:15.938
3 Daniel Maloni, +1:53.404
4 Eduardo Marques, +4:45.244
5 Jonatan Pelisoli / Ricardo Rossi, +1 volta
6 Fernando Ferreira, +2 voltas
7 Helio Neto, +4 voltas
8 Carlos Cunha / Carlos Junior, DNF/Engine (42)
- Eduardo A.Marques / João Alves, DNF (24)
- Paulo Roberto / Mauro Botosso, DNF (24)
- Renato Chiara / Gabriel Chaubah, DNF/Engine (23)
- Marcelo Vidal / Diogo Leal, DNF/Engine (2)
- Thiago Lisboa / Luiz Alberto, DNF/Engine (1)
- Carlos Cambará, DNS
- João Petry, DNS
- Leandro Craveiro, DQ

Labels: