F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, February 23, 2008

F1BC RFT 0 @ Turagua: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

O F1BC pela primeira vez pisou em terras venezuelanas, e logo em seu mais novo campeonato, o F1BC RFT Zero, com o engine rFactor e o Mod SuperClio. Um grande desafio para todos os pilotos, que fizeram o que podiam para garantir o melhor resultado possível. Foram oito participantes, e o grid teve a estréia de Carlos Junior, um dos melhores pilotos do F1 Brasil Challenge.

No Qualifying, deu Equardo Marques na pole, nos minutos finais, deixando Rafael Carvalho com a segunda posição. Gabriel Sarmento surpreendeu e ficou com o terceiro lugar, ao lado de Carlos Henrique. Já Michel mendonça, líder isolado do campeonato, pegou apenas a quinta posição, dividindo a terceira fila com Carlos Junior. Fechando o grid, Rodrigo Wizard e Fred Da Matta ficaram na última fila.

Qualifying
1 Eduardo Marques (MG), 1:07.356
2 Rafael Carvalho (RJ), 1:07.368
3 Gabriel Sarmento (ES), 1:07.468
4 Carlos Henrique (MT), 1:07.473
5 Michel Mendonça (ES), 1:07.502
6 Carlos Junior (PA), 1:08.144
7 Rodrigo Wizard (SP), 1:08.214
8 Frederico Da Matta (MG), 1:08.570

A corrida teve uma largada tranquila, apesar de várias divididas no primeiro Esse, e de Gabriel Sarmento ficar parado por alguns segundos. No final da primeira volta, Rodrigo Wizard levou um toque de Carlos Henrique e caiu para a última posição. Na terceira volta, Cacá já havia perdido algumas posições, e tentou uma ultrapassagem muito otimista pra cima de Carlos Junior, e acabou rodando na Curva 5. Fred Da Matta passava por fora, enquanto Wizard também tentou uma manobra otimista demais, e depois freou tarde demais e só teve tempo de evitar a batida em Cacá, sobrando para Da Matta, que voou longe e, quando voltou, ficou em posição inversa na pista. Sem saber para onde ir, o mineiro acelerou para o lado oposto do traçado, sendo desqualificado.

O Safety Car entrou na pista e Gabriel Sarmento foi o primeiro a fazer o pit-stop. Na volta seguinte, foi a vez de Mendonça, Junior e Wizard, sendo que estes tiveram problemas para parar no local correto e usaram a ré - mas nada que atrapalhasse. Wizard demorou tanto no pit que não chegou ao final da fila atrás do Safety Car a tempo e ficou pra trás quando a bandeira verde foi agitada. A ordem então era: Cacah, Michel, Eduardo, Junior, Gabriel, Fael e Wizard.

Sarmento e Carvalho abandonaram algumas voltas depois, sendo que Fae bateu na mureta que divide os boxes quando tentava fazer seu pit-stop. No finalzinho, Michel ainda rodou e perdeu a segunda colocação para Junior, e Cacá venceu com tranquilidade, ainda que tenha causado vários incidentes de corrida.

Final, 25 minutos
1 Carlos Henrique (MT), 21 voltas em 26:09.358
2 Carlos Junior (PA), +1.553
3 Michel Mendonça (ES), +2.162
4 Eduardo Marques (MG), +24.211
5 Rodrigo Wizard (SP), +34.520
- Gabriel Sarmento (ES), DNF (9)
- Rafael Carvalho (RJ), DNF (8)
- Frederico Da Matta (MG), DQ

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F1BC School 1 @ Cleveland - Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

A "categoria escola" do F1 Brasil Challenge teve uma grande estréia nesta sexta-feira (22/02), com sete pilotos já em totais condições de participar da etapa de Cleveland. O circuito no Burke Lakefront Airport proporcionou uma grande variedade de lances, com ultrapassagens em pista, no pit, rodadas, batidas, motores explodindo, panes secas, e tudo mais. Claro, não desejamos que estes últimos itens aconteçam, mas fazem parte do show!

QUALIFYING - O formato de 15 minutos fez com que os pilotos tivessem várias oportunidades de registrar voltas rápidas. Alguns, ainda em adaptação ao circuito e principalmente por conta da traiçoeira última chicane, tiveram suas voltas com cut tracks anuladas. Ao final, o primeiro pole-position da categoria foi Carlos Silva, seguido de Marcelo Vidal, Daniele Assis e Raphael Brito.

Qualifying
1 Carlos Silva (PR/Honda), 54.903
2 Marcelo Vidal (SP/Williams), 55.168
3 Daniele Assis (RJ/Williams), 55.666
4 Raphael Brito (SP/Red Bull), 55.688
5 Luth Cysne (PR/Renault), 55.748
6 Andrei Fonseca (MG/Honda), 57.635
7 Robson Santos (SP/McLaren), 1:01.198

FEATURE RACE - O pole-position Carlos Silva ficou parado no grid, e teve de largar dos boxes, enquanto isso, Daniele Assis tomava a ponta, seguida muito de perto por seu companheiro de equipe Marcelo Vidal, Na curva 2, Raphael Brito não conseguiu evitar um toque em Vidal, que fez o paulista rodar e cair para sexto lugar. Daniele, Luth e Raphael eram então os três primeiros, quando a líder ficou sem combustível, logo na volta 7. Robson Santos enfrentou problemas com sua McLaren, bateu e perdeu a asa traseira, indo lentamente para os boxes. Andrei Fonseca estava pronto para armar uma corrida de recuperação, mas seu motor o deixou na mão na volta 9. Na janela de pit-stops, Raphael e Vidal foram os primeiros a parar, sendo que o piloto da Renault teve uma certa demora na sua parada. Na volta seguinte, foi a vez de Luth Cysne e Carlos Silva: Luth fez uma ótima parada e voltou à frente de Raphael, enquanto Carlinhos excedeu o limite de velocidade nos boxes e ganhou um penalty. Três voltas mais tarde, por não cumprir a penalização, a Honda foi desqualificada da prova. Na 17ª volta Robson ficou pelo caminho, quando bateu forte na última chicane e ficou sem as rodas. A ordem então ficou Luth, Brito e Vidal nas voltas finais, porém as punições do piltoo da Red Bull o colocaram atrás da Williams.

Feature Race, Final (27 voltas)
1 Luth Cysne (PR/Renault), 26:36.435 [+2s penalty] (média de 225.03 km/h)
2 Marcelo Vidal (SP/Williams), +24.317 [7s penalty]
3 Raphael Brito (SP/Red Bull), +12.732 [+37s penalty]
4 Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Accident (17)
5 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF/Engine (9)
6 Daniele Assis (RJ/Williams), DNF/Fuel (7)
7 Carlos Silva (PR/Honda), DQ
Fastest Lap: Raphael Brito (SP/Red Bull), 54.935

SPRINT RACE - Agora com apenas oito voltas de distância, mais pilotos completaram a corrida. Apenas Andrei, com um prematuro abandono na quarta volta, e Robson Santos, com pane seca na penúltima, ficaram pelo caminho. O embate ficou por conta de Raphael Brito, Daniele Assis, Marcelo Vidal e Luth Cysne. No início, era Vidal quem pressionava Daniele, mas o paulista rodou e ficou para trás. Depois, Daniele enfrentou a reação de Luth, que ainda tentou ultrapassá-la, mas lexou um Xis na primeira curva. Por fim, na última volta Dani foi à caça de Raphael, ultrapassando o garoto da Red Bull, mas levando o troco na última curva, a chicane, onde Brito contornou com muita velocidade e passou na frente, quase na linha de chegada. Mesmo com todos estes esforços, tanto Daniele quanto Raphael foram punidos por alguns cortes de chicane e cones derrubados, o que garantiu a Luth Cysne sua segunda vitória consecutiva, já que ele chegou muito próximo, a menos de um segundo de distância, dos outros dois adversários.

Sprint Race, Final (8 voltas)
1 Luth Cysne (PR/Renault), 7:42.154 [+4s penalty] (média de 230.78 km/h)
2 Raphael Brito (SP/Red Bull), 7:41.244 [+6s penalty]
3 Carlos Silva (PR/Honda), +1.209 [+6s penalty]
4 Marcelo Vidal (SP/Williams), +9.633 [+4s penalty]
5 Daniele Assis (RJ/Williams), +0.298 [+14s penalty]
6 Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Fuel (7)
7 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF (4)
Fastest Lap: Raphael Brito (SP/Red Bull), 54.443

Para que os pilotos possam entender as punições aplicadas nesta etapa de abertura, listamos cada uma das infrações e os segundoa adicionados no tempo total correspondentes. Confiram a relação, para se prevenirem nas próximas corridas!

Explicação de punições
Carlos Silva: 3 cortes (+2s cada), 1 DQ pelo jogo, por não comprir Stop and Go
Daniele Assis: 2 cortes (+2s cada), 2 cones derrubados (+5s cada)
Luth Cysne: 3 cortes de chicane (+2s cada)
Marcelo Vidal: 3 cortes (+2s cada), 1 entrada errada no pit (+5s)
Raphael Brito: 14 cortes (+2s cada), fez 1 oponente rodar (+10s), 1 entrada errada do pit (+5s)

Não custa nada ajudar, também. Desta forma, passaremos algumas dicas úteis a cada etapa, sempre no intuito de colaborar para que estes jogadores evitem ao máximo alguns imprevistos, que uma hora ou outra acontecem, já que se tratam de corridas! Confiram a lista de dicas.

Dicas Úteis
Andrei Fonseca: para não estourar o motor, aumente o Radiator Intake,
Daniele Assis e Robson Santos: fiquem atentos no consumo de combustível,
Carlos Silva: favor não dificultar ultrapassagem em bandeira azul,
Raphael Brito: favor evitar toques na traseira de adversários,
Raphael Brito: favor ler as Informações da etapa e o Briefing de MSN,
Todos os pilotos: evitem cortes de chicanes, isso pode ser decisivo no resultado,
Todos os pilotos: durante o Qualifying, respeitem a velocidade limite nos pits.

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Friday, February 22, 2008

F1BC Cup 3 @ Cleveland: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Zoro / Rodrigo Wizard

Deco Ganecci (SP/Toyota)

É a primeira vez que você disputa uma corrida em Cleveland?
Não, já corri algumas vezes por aqui. É uma pista que gosto muito...

O time já tem um acerto bom pra pista ou ainda tem muito trabalho pela frente?
Bem, primeira vez na temporada que estamos "desunidos". Acho que a corrida em Indy deixou a equipe desmotivada e separada. Espero retomar a nossa união pra essa corrida.

Qual a sua expectativa para o fim de semana??
Assim como nos outros finais de semana, a expectativa é server B. Não tenho muito a melhorar. O jeito é deixar o barco seguir sua rota...

Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri)

Após uma ausência no último fim de semana, como você pretende se recuperar?
Bom, é triste você não entrar numa etapa onde você sabe que tinha um bom acerto e era favorito. Mas a minha visão sobre o que tenho que fazer aqui é a mesma de todas as etapas (com exceção de Monaco (risos)) de entrar e fazer o meu melhor, marcando pontos e ajudando a Aguri a levar o título.

Qual o maior desafio na pista de Cleveland, para você?
As ondulações, você deve ser muito cuidadoso, uma curva feita no tracado errado e você pode ir para o muro, exigirá tanta atenção quanto Imola nesse ponto.

A Super Aguri consegue colocar os 2 carros no server A esse fim de semana?
Até o momento sim, mas as coisas sempre podem dar errado.

Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari)

Qual será a maior complicação da corrida em Cleveland na sua opinião?
Como complicações eu vejo o S final e a largura da pista. A segunda, em especial na largada com vários carros andando lado a lado e tentando fazer um contorno parecido de curva. A chance de confusões é grande.

Existe alguma estratégia da Ferrari para este final de semana?
Se a equipe tem estrátegia, certamente deixou isso com o Kola. Ele deve ter algo em mente, eu vou me focando em me manter na pista para conseguir resultados mais modestos e fugir de erros que me custem caro.

Quem você considera favoritos nesta pista?
Acho que não muda muita coisa do que se vê por aí. Júnior e Felipe Augusto candidatíssimos e o Wizard mesmo engessado pode aprontar uma surpresa. A menos que tenha alguém treinando duro escondido.

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F1BC Light 1 @ Cleveland: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Zoro / Rodrigo Wizard

Pericles Lee (SP/Toyota)

Os acidentes de corrida estão tirando muitos pontos da Toyota. O que deve mudar?
Com certeza os acidentes estao sim tirandos muitos pontos da Toyota, ate porque eu msm ja estou a alguma corridas sem conseguir nem completar, mas nós vamos mudar sim. A melhor opção agora é correr com muito mais cautela, para não sofrer mais nenhum acidente ate o final do campeonato.

É possível tomar a liderança nesse fim de semana?
Pra ser bem sincero eu não acredito muito nessa possibilidade, pois essa etapa não é uma de minhas favoritas hehe, mas eu vou dar o meu melhor.

Qual a sua opinião sobre a pista de Cleveland?
Eu axo que essa pista é muiito favoravel a uma corida muito disputada, porque é uma pista muito rapida, sem quase nenhum ponto de frenagem, mas agora é só esperar ate a corrida pra ver no que tudo isso vai dar, espero que de dobradinha da Toyota essa vez hehe..

Thiago Tavares (PA/McLaren)

Qual a expectativa para esta prova em Cleveland? A equipe está preparada?
Que a equipe McLaren vença e consiga ficar entre os primeiros no campeonato e, se for possivel, for lider do campeonato.

Atualmente a conexão é o maior problema da McLaren?
Não, a conexao atualmente não atrapalha a equipe.

O que você achou da pista de Cleveland?
A pista de Cleveland e ótima e dar para conseguir um bom tempo nela, espero que a McLaren fique na primeira fila.

Phelipe Baceiredo (SC/Ferrari)

Qual sua expectativa para Cleveland?
Como sempre otimista, apesar de não ter nenhum ponto no campeonato, isso se deve a falta de equipamento e tempo para participar das etapas, cheguei a me classficar para algumas mas como sempre, quando preciso meu pc insiste em dar problema.

Você conseguiu se livrar dos problemas de equipamento?
Estou prester a encerrar de uma vez por todas os problemas, creio que dentro de 20 dias já utilize o novo equipamento e com isso poderei participar de todas as corridas que eu puder com o maximo de confiabilidade e competitividade.

Qual será sua tática para esta etapa?
A mesma de sempre, dar o melhor de mim e conquistar pontos se possivel, a estrategia de corrida em si fica por conta da nossa equipe de engenheiros.

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F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Cleveland: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - Burke Lakefront Airport (batizado assim em reconhecimento ao ex-prefeito da cidade, Thomas A. Burke) é um aeroporto secundário localizado junto ao centro da cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Ele foi instalado num aterro que foi construído sobre o lago Erie, um dos grandes lagos americanos, localizado próximo a fronteira com o Canadá. A área ocupada pelo lago pertence ao estado de Ohio, mas o terreno do aterro, as instalações e o aeroporto pertencem a cidade de Cleveland.

A construção aconteceu em várias etapas e a primeira pista pavimentada de 5200 pés (1580 metros) só ficou pronta no verão de 1957, permitindo ao aeroporto receber mais de 100 aviões por dia, o que levou a necessidade de construir também uma torre de controle, que ficou pronta apenas em 1961. Posteriormente foi construída uma segunda pista de 6198 pés (1800 metros), que se tornou a pista principal do aeroporto.

A ampliação da área do aterro aconteceu durante os anos 60 e 70 e o aeroporto começou a receber vôos de linhas aéreas comerciais, o que aconteceu até o ano de 1990. A partir dali, embora ainda tenha um grande movimento de passageiros, o aeroporto opera somente com pousos e decolagens de jatos executivos, helicópteros, táxis aéreos, aeronaves militares e escolas de pilotagem. A área total ocupada é da ordem de 480 acres.

Infelizmente a manutenção do Burke Lakefront Airport em operação gera um prejuízo anual da ordem de 1 a 1,4 milhões de dólares, o que poderia levar ao seu fechamento, ainda mais porque a sua localização o torna sempre alvo da pressão de ecologistas e da agência de proteção ambiental americana, a EPA. Por enquanto quem está pagando essa conta é o mais movimentado aeroporto principal de Cleveland, chamado de Hopkins Airport, já que as contas desses aeroportos são convenientemente vinculadas. Mas certamente é um motivo de preocupação para o futuro e espera-se que os responsáveis encontrem soluções para que ele não seja um dia fechado.

Principalmente porque esse Burke Lakefront Airport é desde 1982 o local de uma tradicional corrida do calendário da Champ Car: o Grande Prêmio de Cleveland, prova esta que gera algo em torno de 25 milhões de dólares para a economia da região. Assim, como acontece no mês de junho ou julho, as operações do aeroporto serão suspensas durante um final de semana inteiro para que os carros mais rápidos do mundo possam disputar o Grande Prêmio de Cleveland.

Essa prova deve a sua existência ao espírito empreendedor de Ernie Holden, um advogado nascido em Cleveland e que teve a idéia de aproveitar o Burke Lakefront Airport para uma corrida de monopostos. Com a ajuda de Chuck Newcomb, presidente da C.K. Newcomb and Associates e organizador do National Show Air, Holden transformou seu sonho em realidade. Sendo um veterano promotor de eventos, Chuck Newcomb usou a sua influência junto a FAA (agência federal de aviação dos Estados Unidos) para obter a autorização para o uso do aeroporto e coordenou as negociações junto a Cart para a definição do circuito e para a realização das primeiras corridas.

O circuito temporário atualmente utilizado tem 2,106 milhas de extensão (3,389 km) e aproveita as 2 pistas principais do aeroporto e algumas das interligações entre elas, formando uma pista de corrida totalmente plana e inacreditavelmente larga nas retas. Para se ter uma idéia, a pista de 5200 pés do aeroporto tem largura de 100 pés (31 metros) e a pista de 6198 pés tem largura de impressionantes 150 pés (mais de 45 metros)!

Embora criticada por alguns pilotos devido a excessiva ondulação do asfalto, com vários "bumps", o circuito de Cleveland é uma pista de alta velocidade onde a média horária por volta supera os 210 km/h, mas já chegou a mais de 230 km/h há alguns anos atrás, quando os carros da Champ Car eram mais potentes e havia a guerra dos motores. Além das ondulações, os pilotos precisam se preocupar em achar os pontos de tangência e de freadas corretos para fazer as curvas, já que a pista é plana e faltam pontos de referência como árvores, monumentos, construções, etc. para a orientação do piloto.

Ultrapassar numa corrida em Cleveland não é o problema, desde que se tenha mais carro que o adversário. Mas infelizmente no atual estágio da Champ Car, com apenas 18 carros no grid de largada e todos com o mesmo equipamento, há a tendência dos carros se espalharem ao longo da pista com o decorrer da prova reduzindo a intensidade das disputas e as ultrapassagens. Ainda mais porque Cleveland é uma pista onde bandeiras amarelas durante a prova são raras e para que aconteçam disputas seria preciso que os carros fossem reagrupados várias vezes durante a corrida.

A única condição crítica durante a prova é a largada, dada numa das retas de pista de aeroporto e termina numa curva fechada para a direita, um verdadeiro cotovelo. Isso significa que até uns 5 carros podem chegar juntos na entrada da curva, mas apenas 1 ou 2 conseguirão passar de cada vez. Um afunilamento que com muita freqüência provoca acidentes com eliminação de carros logo na largada da corrida.

Informações da pista
Cleveland - Burke Lakefront Airport
Localidade: Cleveland, Ohio, USA
Tipo: Airport Course
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4.023 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Nenhum piloto

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (27 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (27 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (27 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Neve (30% de possibilidade de chuva)*
F1BC Light 1 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado(10% de possibilidade de chuva)
* Mesmo com possibilidade de neve, como estamos na estréia do School, o clima será Dry.

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada retornará, a partir de Cleveland, ao seu formato antigo. Serão 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Formato de Largada
Muito se discutiu em nossa Comunidade do Orkut para esta etapa, e ficou decidido que a largada será quando o cronômetro de tempo de volta (Current) disparar. Infelizmente Cleveland não tem um painel de luzes de largada funcionando, pois esta é uma pista onde a largada é lançada. Logo, os pilotos terão de ficar de olho em seus cronômetros, ao invés do apagar das luzes.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: Máximo de atenção, favor evitar toques (pode causar LAG no server),
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: área externa ao final da reta, à esquerda dos cones,
Saída dos pits: à esqurrda dos cones, respeitando a limitação que eles criam,
Cones: Não derrube nenhum cone na pista. Isso acarretará punições,
Pista larga: mesmo com tanta largura, cuidado com as manobras e nas freadas fortes,
Chicane final: passar com o carro todo pela grama, ganhando tempo, causará punição,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

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Thursday, February 21, 2008

Jornal F1BC: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard / Eduardo Azeredo / Luis Morais / Gabriel Zanchetta /
Carlos Junior / Fernando Passos / Michel Mendonça / Sergio Kolachinski / Carlos Eduardo /
Rodrigo Miranda / Thiago Lisboa

Muitos comunicados de Pilotos e Equipes nesta semana! Disponibilizamos tudo em uma imagem à parte, onde você clica e lê todas estas notícias. Basta clicar ao lado e conferir tudo o que está rolando no F1 Brasil Challenge!

A cada etapa de campeonato, os jogadores enviam notícias sobre seus treinos, expectativas, comentários sobre os resultados obtidos, entre outras criações imaginárias, que simulam uma verdadeira rotina de pilotos.

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Wednesday, February 20, 2008

F1BC Cup 3 @ Indy: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Quem queria ler um texto do Gabriel Zanchetta essa semana, dançou! Infelizmente nosso amigo está ocupado com outras atividades, mas manterei a tradição e o substituirei desta vez, já que fugi dos médicos depois daquele acidente que sofri nesta etapa. Mas vamos ao que interessa, a Análise da Classificação, que neste final de semana mudou um bocado.

Sabe quando acontece aquela virada espetacular na tabela? Pois é, não aconteceu! Na ponta segue firme Felipe Augusto, rumo ao título que parece estar com boas chances para o pernambucano. Na segunda posição entretanto, uma mudança, com Carlos Junior tomando o lugar de Rodrigo Wizard, que não pontuou e caiu para terceiro. Carlos Zoro, que começou a temporada muito bem, continua em quarto, mas agora tem a companhia de Rafael Carvalho, empatado com 85 pontos e fechando o Top Five.

Do sexto ao 10° lugar temos um grupo de pilotos que, se mantiverem o ânimo, podem incomodar os ponteiros e até mesmo entrar na briga pelo título. Fernando Passos de certa forma surpreende, com 77 pontos, agora ultrapassando por um ponto o paranaense Sergio Kolachinski, e com cinco de vantagem sobre seu companheiro de equipe Michel Mendonça. Este por sua vez é um dos que mais reagiram nas últimas etapas: em quatro corridas, subiu ao pódio em três, e só não ficou 100% por causa de sua conexão. Logo depois vem Cassius Naves, que somou 23 pontos só em Indy e subiu de 14° para nono no geral! Vale a pena ficar de olho nele! Encerrando o grupo, Luis Morais vem fazendo uma campanha constante, sendo que ele pontuou em nove das 12 corridas até aqui, mesma proporção de Junior e Wizard, por exemplo.

Os demais são liderados por Gabriel Zanchetta, que certamente entrará no Top 10 nas próximas etapas, seguido por Sidney Dias, Frank Aguiar, Gabriel Sarmento, Eduardo Azeredo, Lucas Sena, Deco Ganecci e Djalma Bereta. A maioria destes enfrentaram problemas de conexão, algumas ausências, imprevistos, e por isso ficaram um pouco pra trás, já que o campeonato é muito competitivo. Mesmo assim, traçando uma previsão, podemos dizer que Azeredo e Ganecci tendem a ganhar posições a partir do próximo final de semana, o que também poderá ser evitado caso Aguiar e Sarmento comecem a investir em um número maior de aparições.

O fundão é formado por três pilotos. Rodrigo Dias e Fernando Rodrigues ainda não apareceram em etapa nenhuma, e são dois bons pilotos que estão deixando saudades no grid. Já Leonardo Schuskel deve estar sentindo saudades de seu carro, pois a conexão dele até agora não deixou que ele terminasse uma corrida sequer! Esse é favorito ao Troféu LAG!

No momento, é impossível dizer que alguém tomará a liderança de Felipe Augusto, mas não é nenhum delírio dizer que esta vantagem poderá ser reduzida por dois ou três pilotos. Além disso, é provável que Gabriel Zanchetta e Cassius Naves comecem a se aproximar dos cinco primeiros, e o mesmo vale para Michel Mendonça, mas este ainda precisa renovar seus ânimos.

Momento filosófico: Aerodinâmica e Setups

Se você está com dificuldades em acertar seu carro, hoje darei uma dica que é a mais fundamental de todas. Grandes mestres da engenharia, física e pilotos profissionais mudaram seus conceitos depois desta incrível teoria. Filosofem, e chegarão ao máximo de desempenho de seus carros se conseguirem assimilar este profundo pensamento.



Complementos físicos quanticos - F1BC III

Por Gabriel Rak Zanchetta

Estou aqui para comentar sobre os conceitos avançados, postados por Rodrigo na ultima análise de classificação que não pude escrever. Uma coisa que não foi citada, foram os infortúnios envolvendo toda a relação homem-máquina-gato-pão-manteiga. Aqui estão alguns pontos que você deve checar, antes de colocar os bólidos sagrados na pista.

1º Gatos não gostam de ser amarrados. - Pegue um gato manso, e um barbante de boa qualidade, uma perda de gato em uma curva de alta pode causar acidentes sérios. Prejudicando a vida do piloto, e mais importante - do gato.

2º Use uma manteiga de qualidade. - Com o passar do tempo, na corrida, a manteiga sairá do pão, causando uma reação de Overgato no fim da prova. As equipes mais poderosas já usam Nutella e requeijões de boa qualidade nos seus pães, até fazendo misturas para um melhor desempenho.

3º Confira o peso e espécie do Gato. - Em Mônaco e Hungaroring por exemplo, prefira Gatos Persas e gordos. Em Monza, prefira aqueles gatos turcos feios para cacete, de preferência vira-lata e subnutrido.

4º O pão. - Pães franceses tem uma aerodinâmica melhor, sendo melhor utilizados em treinos classificatóriosm, pois esfarelam rápido. Na corrida prefira pães italianos, devido a sua rigidez, agüentará uma corrida mais longa.

5º Analise com cuidado esses fatos, e consguirá um bom equilíbrio do seu carro. E lembre-se: Um problema de overgato, ou overpão, pode ser desastroso e fatal.

Fonte: NEWTON, Isaac. Overcat and Overbread for Dummies. Pag. 5642, 34ª edição.

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F1BC Light 1 @ Indy: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Após a etapa de Indianápolis, podemos dizer que nada mudou na briga pelo título. Isso porque os favoritos simplesmente não pontuaram, à exceção de Péricles Lee, que somou nove, mas se manteve na vice-liderança. Carlos Eduardo, o atual líder, ficou no zero, enquanto Rafinha Hadesoul, indiscutivelmente o mais rápido da atualidade no F1BC Light, também passou em branco, mantendo uma maré de azar estrondosa.

Na Light a coisa funciona diferente: se você tem interesse em jogar, só a sua participação já lhe garante valiosos pontos, desde que você termine a prova - e de preferência sem se meter em confusão. Foi assim que Alan Tavares, Rodrigo Miranda e Alan Tavares se prepararam para Indy, e somaram 25, 28 e 28 pontos cada um, respectivamente, e deram saltos impressionantes na tabela.

Infelizmente o contrário foi visto com Daniel Alves, Rodrigo Oliveira e Fillipe Vasconcelos. Agora eles estão embolados com os que marcaram firme presença neste último domingo, e terão de aparecer em Cleveland se quiserem manter suas posições, pois a briga é apertada. Menos de 20 pontos separam o primeiro do sexto colocado, sendo que pilotos como Rafinha e Miranda nem estão nesta meia dúzia, e ainda poderão chegar mais próximos ao bolo que disputa o título.

A Light tem ainda um grupo de pilotos que não deu as caras, mas que retém as vagas ocupadas, pois nesta temporada elas são intransferíveis. Torcemos para que Fernando Berti, Raphael Ramos, Carlos Garcia, Leonardo Stein e Hildo Marcelos possam aparecer nas próximas corridas, pois quanto mais gente, melhor. Com Ogue Brito e Phelipe Baceiredo o problema é o equipamento: um com a conexão, e o outro com o PC. A nota animadora fica com Tarcisio Giordani, que estava de viagem e agora retorna para incomodar os adversários.

Fazendo previsões de Mãe Diná, podemos traçar uma probabilidade grande de os dois líderes do campeonato continuarem em suas posições, no máximo invertendo entre si próprios, e uma reação de Rafinha Hadesoul é o que mais se aguarda, e o paulista poderá ganhar de três a até quatro colocações, caso espante a zica e termine as provas com o mesmo desempenho que apresenta nos Qualifyings.

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F1BC School 1: Coletiva da Pré-Temporada

Por Rodrigo Wizard

Quer conhecer um pouco sobre os novos participantes do F1 Brasil Challenge, na recém-criada categoria School? Então não perca esta super-coletiva feita com nada menos do que seis dos inscritos, que farão a estréia nesta sexta-feira (22/02) em Cleveland. Foram feitas cinco perguntas idênticas para cada um, assim você poderá conferir o que cada um pensa sobre os mesmos assuntos.

Qual a expectativa neste seu primeiro campeonato no F1BC?

Raphael Brito: Bom, minha expectativa é fazer boas corridas, mantendo sempre o ritmo, pois se fizer boas corridas farei bom campeonato. E também fazer amigos.

Marcelo Vidal: Bem como todo estreante pretendo somar o máximo de experiência possível, para estar logo na elite da F1BC brigando por vitórias e títulos.

Daniele Assis: Quero aprender o máximo neste primeiro campeonato, principalmente sobre acerto do carro que é o que entendo menos.

Carlos Silva: Minhas expectativas são de aprender com todos e terminar as corridas para ganhar experiência.

Luth Cysne: A expectativa é sempre ir bem, quando você inicia um campeonato sempre pensa que pode ir bem, e acredita que pode se dar bem logo de inicio. Apesar de que muitos quebram a cara (risos). Porém, ainda mantenho a realidade e meus pés no chão, apesar de nem todos serem novatos, a maioria é, e portanto os acidentes serão normais para todos os pilotos no inicio. Não tenho muito tempo para treinar, mas prometo tentar ou conseguir participar de 100% das etapas, apesar de sempre terem imprevistos.

Robson Santos: Expectativas são de fazer novas amizades e tornar um ambiente bem competitivo.

Nesta categoria, todos são estreantes e praticamente incógnitas. Comente sobre isso.

Raphael Brito: Bom, como todos sao uma incógnitas, espero surpreender todos, aproveitando cada erro do adversário, assim consequentemente conseguirei posições no campeonato.

Marcelo Vidal: Isso é bem animador, pois como tudo é novidade sera um campeonato onde as surpresas agradaveis podem aparecer constantemente. Novos talentos podem surgir, e apos essa temporada na School incomodarem a elite da F1BC nas demais categorias. Por outro lado os mais animados na tentativa de mostrar serviço a qualquer custo podem causar problemas.

Daniele Assis: Concordo, mas acredito que alguns já tem contato com o F1 Challenge a algum tempo e com isso tiveram oportunidade de praticar. Eu nunca havia jogado até entrar para o campeonato, então tenho que me adaptar a tudo e procuro fazê-lo sempre que tenho tempo livre. Acredito que se todos estiverem no mesmo nível de aprendizado o campeonato será decidido na base do talento mesmo; senão, aquele que têm mais 'bagagem' terão uma certa vantagem logo de início.

Carlos Silva: Isso com certeza é um ponto de interrogação, não saber quem são seus adversários e nem o histórico deles é complicado, espero que todos se portem com responsabilidade.

Luth Cysne: Não são todos estreantes, pelo que andei lendo na comunidade e no blog, tem pessoas que já jogam ou jogaram o jogo. Claro que é um incógnita, você não sabe se irá passar da 1º curva, sendo a maioria estreante, uahuaahahauahuaha. Apesar de ter pouca paciência e brigar facilmente, vou pensar que para inicio, é apenas uma grande aprendizagem e que não importa se eu completo uma curva ou a prova toda, eu aprendi na corrida e nos treinos para a corrida.

Robson Santos: Como todos são iniciantes devemos ficar atentos às regras, e observar os novos talentos nascendo!

O que você entende quando ouve que sua categoria é o F1BC School?

Raphael Brito: Essa categoria o próprio nome já fala, é para você aprender mais para competir com as feras, e para ver se você tem capacidade também.

Marcelo Vidal: Bem obviamente nos leva a crer que é uma categoria que servirá como aprendizado. Temos pilotos com certa experiência nessa categoria, então ela servira também como uma forma de "aquecimento" para esses pilotos entrarem fortes nas demais categorias, e claro para os novatos somarem tempo de pista.

Daniele Assis: Pra mim é o sentido literal da palavra, é para aprender mesmo. Tive a oportunidde de disputar algumas corridas amistosas com alguns caras da Light e da Cup 3 e eles estão a anos-luz à minha frente... Logo, a School será um grande aprendizado mesmo, o que é muito bom para aqueles que querem chegar bem preparados à categoria principal.

Carlos Silva: Aprendizagem para posteriormente chegar ao grupo dos pilotos experientes (teste)

Luth Cysne: Como o nome diz, é uma grande escola, claro que na minha opinião só deveriam ter estreantes no jogo, e as pessoas mais velhas (no jogo), deveriam passar para a Light ou F1BC3. Apesar de que entrei para procurar amigos também e já tive contanto inclusive com meu nome companheiro de equipe. É sempre legal iniciar uma fase nova.

Robson Santos: Como se fosse um piloto de teste de uma grande equipe.

Qual poderá ser o maior "aprendizado" nesta "School"?

Raphael Brito: A esperar mais... não cometer erros bobos, pois uma hora chega o seu momento.

Marcelo Vidal: Acredito que no meu caso seja com os procedimentos e regras do campeonato. Estar no ritmo dos treinos e corridas requer um certo tempo e essa temporada na School será perfeita para isso, permitindo que eu possa disputar futuros campeonatos em outras categorias no mesmo nível dos mais experientes.

Daniele Assis: A oportunidade de disputar com outras pessoas as corridas, jogar com o computador é um tanto previsível. Neste sentido, a troca de informações é valiosíssima, poderemos aprender muito trocando idéias com os outros participantes, e é o que espero conseguir na School.

Carlos Silva: O meu maior aprendizado com certeza, será competir com todo tipo de estilo de pilotos e pilotagens.

Luth Cysne: Eu preciso urgentemente aprender a ajustar um carro para mim, risos. Sou péssimo para encontrar um ajuste e principalmente me ajustar a ele. Se observar estou sempre pelos cantos, pedindo ajuste ou dicas para um e para outro! Em relação aos traçados, não tenho problemas, conheço praticamente todos, e já joguei em vários no F1 Challenge também, mas como disse, sempre sofrendo no ajuste.

Robson Santos: Para mim o maior aprendizado nessa equipe será dirigir sem ajuda de freios.

Agora, deixe um recado para seus adversários!

Raphael Brito: Bom, não sei como, mas vocês irão falar muito de mim, não sei se positivamente ou negativamente!

Marcelo Vidal: Gostaria de lembrar aos demais pilotos que joguem limpo para que possamos além de competir, aproveitar toda a diversão de um campeonato como esse.

Daniele Assis: Galera, não esqueçam, primeiro as damas, ok?? Hehehe, brincadeira, vamos fazer uma disputa saudável sempre lembrando que esportividade e fair play se completam! Boa sorte à todos!!!

Carlos Silva: Sou um piloto que gosto de disputar, principalmente curvas, mais sempre com responsabilidade. Abraço a todos e muito boa sorte, estou ansioso para começar logo!

Luth Cysne: Bora iniciar com calma, torço pelo melhor para todos e se derem uma brechinha, me deixem passar que eu não tenho paciência pra esperar. Hahaha! Boa Sorte pessoal!

Robson Santos: Para os meus adversarios desejo boa sorte, espero ver vocês sempre pelo meu retrovisor...

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Tuesday, February 19, 2008

F1BC Cup 3 @ Indy: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Felipe Augusto (PE/Super Aguri)

Como foi vencer uma das principais corridas da temporada no F1BC Cup 3?
Foi muito bom todo o resultado da corrida, consegui fazer a pole e largar bem mantendo a constância. Mas o que tornou o resultado expressivo foi o desempenho do Wizard que não conseguiu somar pontos nessa etapa e pude abrir boa vantagem na tábua. Eu não sou muito fã dos circuitos ovais, não usar freios e não virar volante para o outro lado não me agrada, mas sei que é uma corrida atípica e vencer la é um bom passo.

Como foi sua Sprint Race, onde você chegou em segundo lugar?
A Sprint race foi muito complicada pra mim, eu tinha medo de ver "fantasma" pra mim e pra o outro piloto não, ocasionando choques, fui o mais cauteloso possível nas brigas ali, tava com rendimento pra brigar pela ponta, mas preferi não arriscar acidentes inexistentes.

Qual sua opinião geral sobre disputas online em circuitos ovais?
Circuito oval da sempre briga sendo online ou não, no caso de correr online agente tem que levar em conta o lag num jogo como o F1C, que tem um atraso muito grande na posicão real do piloto, esse era meu maior medo, ja que minha conexão é meio incompativel com o host do Wizard. Felizmente, acredito que não teve muitos problemas e bola pra frente.

Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber)

Chegar em segundo lugar na Feature Race foi como uma vitória depois de um começo de temporada conturbado?
Foi sim, mas principalmente por se tratar do Felipe à minha frente. Sem esquecer de que volante é um grande diferencial naquela pista.

O que aconteceu na Sprint Race quando você abandonou a prova?
O Wizard tocou em mim e o Michel veio por trás finalizando o "combo". Wiz assumiu seu erro e Michel justificou com o lag, que parecia ter realmente, e então ficou "tudo bem"... Uma pena, eu tinha boas chances de outro pódio.

Você sai de Indianápolis com a esperança de ir atrás do título? Este é o começo de uma reação?
Título é quase impossível já que temos o Felipe aí e minha frequência no jogo vai diminuir com o fim das minhas férias. Só o tempo dirá se é uma reação, mas acho que se eu conseguir me livrar acidentes e problemas já vou reagir.

Carlos Junior (PA/McLaren)

Como foi sua vitória na Sprint Race? O grid invertido ajudou ou você venceria largando de trás também?
Foi uma vitória importante pra mim e veio num momento muito bom, principalmente depois de uma Feature um tanto quanto problemática. Claro que o grid invertido ajudou, mas estava com potencial nesta pista pra disputar a vitória de qualquer forma, mesmo porque a posição de largada em um circuito oval não é tão decisivo quanto em outras modalidades de pista.

O que aconteceu na Feature Race, onde seu desempenho foi abaixo das expectativas?
A Feature foi decepcionante. Primeiro porque na largada que valeu, eu me dei mal e perdi algumas posições. Depois o server ficou bastante instável e no meu jogo aparecia o "Kola" literalmente dentro de mim e me ultrapassando "fantasma", o que me irritou e acabou me desconcentrando na curva 3, onde dei uma rodada e danifiquei meu carro. A partir daí foi uma desgraça dupla: eu no final do grid e com um carro rendendo bem menos que o normal. Não me restou nada a não ser manter a calma, a concentração e aproveitar ao máximo as oportunidades que porventura surgissem no decorrer do resto da corrida.

Agora você ultrapassou Rodrigo Wizard na tabela. A disputa pelo título ficou restrita a você e ao Felipe Augusto?
Não, de jeito nenhum. O campeonato é longo, ainda há muitas etapas em jogo e muita coisa pode acontecer, além do que a Regra dos Descartes aproximará uma grande quantidade de jogadores em torno da disputa do título. Aliás, se seguirmos essa lógica, a disputa já acabou, porque eu sequer consigo chegar à frente do Felipe nas corridas....(risos)

Cassius Naves (MW/BMW Sauber)

Era bastante esperado um pódio logo na Feature Race, mas você terminou em quarto. Conte como foi sua corrida.
Eu tive um desempenho muito rapido fim de semana inteiro . . . daria pra ficar entre os 3 na feature mas perdi tempo nas paradas . . . pois ainda tinha combustivel para parar 1 volta depois na 2 e 3 paradas , mas entrei antes para evitar parar na msm volta que o fael . Mas no geral foi uma boa corrida sim.

O pódio veio na Sprint Race. Esta corrida foi mais fácil, ou simplesmente deu mais sorte do que na Feature?
Na sprint eu consegui pular na ponta e estava disputado bem com o jr . . . mas por erro de calculo coloquei 14 litros a mais na parada perdendo assim segundos ki poderiam ter me dado a vitoria , mas esse 3 lugar serviu para me animar novamente para o campeonato.

Você foi o piloto que mais posições ganhou na classificação após esta etapa. Você pretende chegar já aos cinco ou seis primeiros na próxima etapa?
Como ja disse anteriormente,indianapolis foi apenas o começo da minha arrancada . . . estou planejando melhorar bastante nas proximas 6 corridas pois sei do meu potencial nesses gps entao agora eh ver no que da.

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F1BC Light 1 @ Indy: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Alan Tavares (PA/McLaren)

Sua primeira vitória na carreira no F1BC chegou logo em Indianápolis. Como foi vencer desta forma?
Não esperava em vencer mas sim em obter uma boa colocação, sabia que meu carro ñ era bom nos treinos mas tinha uma boa performace de corrida e foi nisso que confiei e obtive este resultado fantastico.

Com este desempenho, já dá para pensar em entrar na briga pelo título?
Sou bem realista e sei que a briga pelo titulo esta distante, no começo da temporada meu objetivo foi bem traçado q é chegar entre os tres no campeonato geral, por motivos de 2 ausências em corridas ñ pude pontuar e isso me afastou um pouco dos tres primeiros, mas estou reagindo bem e espero cumprir a meta estabelecida.

O que aconteceu na Sprint Race, quando você abandonou na última volta?
Bom esta é uma pergunta que ñ quer calar!!

Rodrigo Miranda (PA/Honda)

Sua maior chance de vitória no F1BC escapou por pouco na Feature Race. Conte como foi essa corrida para você.
Não sei se terei outra chance que nem a da ultima corrida. O carro estava muito bom e ainda tinha o que melhorar, mas infelismente o tempo foi curto. A equipe nao se atentou no correto procedimento de abastecimento e fico triste de ter entregue a vitória, mas feliz por um grande amigo ter ganho.

Nas últimas três corridas, você chegou em segundo lugar. Esta reação no campeonato te fará entrar na disputa pelo título?
A disputa pelo titule está bem dificil, porém ainda faltam muitas provas. Torço pra uqe as zebras continuem acontecendo. No final que sobrevive é que mse mantem na pista e nao quem anda mais rápido.

Você acabou fazendo as entradas de pit-stop erradas e poderia até mesmo vencer caso seguisse as normas. Esta foi a maior lição do dia para você?
Isso mostra o quanto efetivamente porque estou no Light. Esperamos prestar mais atenção na próxima e eliminar de vez os erros. A Honda vem como surpresa e não como zebra. contudo o respeito pelos adversários ainda continua sendo o forte da equipe.

Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber)

Como foi obter esta primeira vitória no F1BC, logo em Indianápolis?
Não fiquei satisfeito, pois esperava obter a vitoria na Feature Race, na Sprint eu não considero muito.

O que ocorreu na Feature Race, onde você foi desclassificado?
Fiz uma exelente corrida, mas porem acabei me envolvendo em acidentes que não tive culpa e o principal deles que tirei o Rafinha, tentei ajuda-lo e não atrapalho como muitos interpretou.

Você acredita que agora pode reagir e entrar na briga pelo título?
Não, pois não estou tendo tempo de treinar.

Thiago Lisboa (PR/Red Bull)

Dois pódios em duas corridas em Indianápolis. Você esperava isso?
Olha, na primeira corrida, eu senti que tinha um carro balanceado, e que nao era "bebedor", fui vendo as janelas de boxes, e vi que eu era o carro que mais fazia voltas com um tanque cheio, foi por pouco que a primeira vitoria nao veio, se naum fosse pela colisao no finalzinho do gustavo.

Você se considera o "azarão" neste momento no campeonato?
Nao acho que sou "azarao", por que ja tenho experiencias de outros campeonatos.....vou citar alguns como gp2, gp3, nascar 3, nascar 2003....acho que pra mim esta faltando quilometragem online no f1c. Esta sendo legal essa experiencia no f1c, por mais que eu prefira o multiplayer do rfactor (devido a nao dar tanto lag).

Se falta alguma coisa para entrar na briga pelo título, o que pode ser?
Bom, essa temporada, nao penso nem de longe em chegar no titulo, simplesmente acho que nao tenho chance, por que os rivais, sao muito fortes, e alias, acabo meio que sendo fa de alguns deles, como o rafinha, rodrigo, cadu.....eles correm muito bem......alias, eu sou grato por conseguir alinhar com eles no grid, e aprender muito....Obrigado a voces, e ate a proxima.

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Monday, February 18, 2008

F1BC Cup 3 @ Indy: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


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F1BC Light 1 @ Indy: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC RFT 0 @ Curitiba: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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Sunday, February 17, 2008

F1BC Cup 3 @ Indy: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Deco Ganecci

Indianápolis é sinónimo de velocidade, o que não significa nada se você não souber controlá-la. Assim os pilotos foram para o único circuito oval da temporada no F1BC Cup 3, dispostos a quase tudo para vencerem, sem deixar de lado a segurança de si próprios e de seus colegas.

No total, tivemos 16 dos 22 jogadores presentes, sendo que Sidney Dias foi o único a não marcar tempo, mas largou ao final da fila no Server B. A novidade foi a capacidade de oito jogadores em cada servidor, fazendo uma partilha 50/50 em Server A e B.

QUALIFYING - O esquema de Qualifying de Mônaco foi repetido, desta vez com dois servidores cheios, com oito pilotos em cada. Os pilotos foram separadamente para a pista, evitando assim jogos de vácuo para aumentar a velocidade, tornando um grid bastante claro para a divisão de servidores da corrida. Feipe Augusto continua à frente dos adversários, mas Rafael Carvalho surpreendeu e conquistou um lugar na primeira fila. As duas BMW Sauber e também as duas Spyker ficaram no Server A, e Rodrigo Wizard mais uma vez por pouco não vai parar no Server B.

Qualifying
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 37.621
2 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), 37.690
3 Carlos Junior (PA/McLaren), 37.724
4 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 37.754
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 37.779
6 Fernando Passos (RJ/Spyker), 37.803
7 Michel Mendonça (ES/Spyker), 37.804
8 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 37.883
9 Carlos Zoro (SC/Toyota), 37.929
10 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 37.979
11 Gabriel Sarmento (ES/Williams), 38.056
12 Deco Ganecci (SP/Toyota), 38.434
13 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 38.939
14 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), 39.289
15 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), 40.364
16 Sidney Dias (SP/McLaren), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Como é pouco usual uma largada parada em pleno oval, muitos pilotos ficaram mais lento na arrancada inicial por optarem por um setup com as primeiras marchas menos rápidas, o que fez com que muitos perdessem e outros ganhassem posições. No Server A, ninguém ficou para trás e um grupo único de oito pilotos se manteve bastante próximo, porém se distanciando com o tempo, com Felipe sendo seguido por Rafael. Na primeira janela de pit-stops, Wizard entrou depois e saiu antes de Carlos Junior, e já tinha ganho a posição, e provavelmente também ganharia a de Sergio Kolachinski, mas o paulista rodou na saída do pit e ficou atravessado na curva 2, sendo acertado em cheio por Kolachinski, em um dos acidentes mais violentos da história do F1BC. Os demais pilotos continuaram normalmente a prova, porém Fernando Passos perdeu muita velocidade e acabou terminando com três voltas atrás do vencedor Felipe Augusto, em mais uma grande apresentação. Rafael Carvalho manteve viva a esperança de título com um segundo lugar, e Carlos Junior se manteve no pódio, em terceiro. Michel Mendonça foi o quarto, mesmo com punições por realizar o pit-stop sobreposto em seu companheiro de equipe.

No Server B a largada foi tranqüila com as duas Toyotas pulando na ponta. Na reta oposta, Morais ultrapassou Deco Ganecci e a ordem dos três primeiros não se alterou até metade da prova. Beretta, Dias, Sarmento, Azeredo e Schuskel disputavam curva a curva as últimas posições. Não demorou muito pra que houvesse o primeiro acidente. Gabriel Sarmento errou na curva 4, rodou, atravessou a pista e bateu. Lá na frente, Zoro imprimia um ritmo fortíssimo e a cada passagem fazia a volta mais rápida. Na volta 12 foi a vez de Schuskel bater e abandonar. Um pouco depois Azeredo errou na saída dos boxes e também bateu. Fim de prova pro carioca da Ferrari que esperava pelo menos um pódio. Após a volta 30, que marcava a metade da prova, a situação começava a se alterar. Sidney Dias começava a andar muito mais rápido do que na primeira metade e a diferença pra Deco, que girava em torno de 10 segundos, caiu drasticamente para menos de 3! Com ele, Djalma Beretta também vinha forte. Há de se ressaltar que Ganecci perdia rendimento a cada volta. Era um indício de um problema que se confirmou na 36ª volta com a quebra do motor do paulista. Restando menos de vinte voltas pro fim Carlos Zoro que vinha tranqüilo na liderança, com uma volta de vantagem, errou na curva 1 e bateu. Perdeu as asas, roda e tentou se manter na corrida. Estava muito difícil controlar o carro e como havia uma parada a ser feita o melhor foi abandonar três voltas depois, evitando maiores complicações. Nesse fim de prova os erros foram constantes. Beretta rodou na entrada do pit e quase provoca um acidente mais sério. Morais, então, liderava com certa folga quando passou a perceber a presença incomoda de Sidney. Na volta 57 o pior aconteceu, Morais foi tocado por Sidney e bateu no muro, perdendo uma roda. Tentou, e conseguiu, levar o carro até o fim. Sidney venceu, Morais chegou em segundo e após alguns erros infantis, Beretta chegou com 6 voltas de atraso em 3º.

Feature Race, Final (60 voltas)
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 39:46.503 (média de 357.17 km/h)
2 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), +15.670
3 Carlos Junior (PA/McLaren), +38.426
4 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +1 lap
5 Michel Mendonça (ES/Spyker), +38.378 [+20s penalty]
6 Sidney Dias (SP/McLaren), 42:54.569 [+1:10 penalty]
7 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +2 laps
8 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +3 laps
9 Fernando Passos (RJ/Spyker), +3 laps
10 Carlos Zoro (SC/Toyota), DNF/Accident (47)
11 Deco Ganecci (SP/Toyota), DNF/Engine (36)
12 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), DNF/Accident (16)
13 Rodrigo Wizard (SP/Honda), DNF/Accident (16)
14 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), DNF/Accident (15)
15 Gabriel Sarmento (ES/Williams), DNF (13)
16 Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNF/Connection (12)
Fastest Lap: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 37.567

SPRINT RACE - No Server A, o início da corrida foi cheio de divididas, com Michel e Felipe sofrendo de LAG e por algumas vezes ultrapassando "por cima" de outros adversários, enquanto Na volta número quatro Rodrigo Wizard foi ultrapassado por Rafael Carvalho, não segurou seu carro e acabou tocando o carioca, que deu uma lambida no muro, e teve seu gran finale quando Michel Mendonça tentou passá-lo "por cima", arrancando a roda de seu BMW Sauber. A imprudência do atual campeão custou caro e a punição veio logo mais, com uma pane seca que o deixou pelo caminho do pit-stop. Lá na frente, Carlos Junior abria boa vantagem após a ótima largada, e Felipe Augusto brigava constantemente com Cassius Naves pela segunda posição, o pernambucano levando a melhor sobre o mineiro. Sergio Kolachinski desta vez terminou a prova com um ótimo quarto lugar, e Fernando Passos herdou a posição de seu companheiro de equipe após as punições e foi o quinto.

Com apenas dois pilotos invertendo de posição (Beretta na pole e Sidney em 3º) a corrida mais curta do F1BC3 também não fugiu a regra e teve lá seus incidentes. Com uma boa largada, Morais e Ganecci pularam nas primeiras posições. Na volta 3 Morais conseguiu administrar uma boa vantagem para o paulista da Toyota que passava a ver no retrovisor seu companheiro de equipe, Zoro. Na volta 6, Zoro passou Ganecci, que logo em seguida retrucou. Os dois pareciam que iam fazer um jogo de vácuo para chegar em Morais, mas acabaram falhando, quando na volta seguinte um leve toque jogou Zoro pra fora da corrida. Na volta 11, Ganecci, que ainda era segundo, se envolveu num acidente espetacular com Beretta. Acontece que o piloto da Toro Rosso errou no box e simplesmente ficou atravessado no meio da reta (!!). Ganecci que vinha a mais de 350 km/h não pode desviar e acabou colidindo. Fim de prova pra ele. Sem muita pressão e com muita calma, Morais faturou a corrida com mais de 30 segundos de vantagem para Eduardo Azeredo.

Sprint Race, Final (20 voltas)
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 13:17.149 (média de 356.43 km/h)
2 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), +4.660
3 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +7.418
4 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +9.475
5 Fernando Passos (RJ/Spyker), +28.565
6 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 13:47.249
7 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), +38.392
8 Sidney Dias (SP/McLaren), +30.684 [+10s penalty]
9 Michel Mendonça (ES/Spyker), +25.753 [+30s penalty]
10 Rodrigo Wizard (SP/Honda), DNF/Fuel (11)
11 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), DNF/Accident (11)
12 Deco Ganecci (SP/Toyota), DNF/Accident (11)
13 Carlos Zoro (SC/Toyota), DNF/Accident (8)
14 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), DNF/Accident (4)
15 Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNS
16 Gabriel Sarmento (ES/Williams), DNS
Fastest Lap: Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 37.227

Punições e alertas para próxima etapa
* Dias fez caminho incorreto de entrada/saída dos pits e está sob observação,
* Wizard tocou em Carvalho e o fez rodar, e está sob observação,
* Mendonça ticou em Carvalho e arrancou sua roda, e está sob observação,
* Mendonça ultrapassou Carvalho e Wizard "por cima" e está sob observação,
* Mendonça fez pit-stop por cima de Passos e está sob observação

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F1BC Light 1 @ Indy: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Uma etapa polêmica e com zebras. Esta pode ser uma breve descrição de Indianápolis no F1BC Light 1, com os principais candidatos à vitória ficando pelo caminho após sofrerem acidentes e toques de adversários, além de diversas punições que tiraram a chance de outros pilotos de levarem a taça desta consagrada prova.

Foram nove participantes no total este final de semana, porém, Rodrigo Oliveira logo teve de sair, pois não estava com tempo suficiente para correr a etapa por completo. A Feature Race contou com oito pilotos alinhando no grid, enquanto a Sprint Race foi mais crítica, inclusive com Rafinha Hadesoul mais uma vez sofrendo o azar de ter que deixar o servidor, quando o piloto da Toyota poderia pelo menos pontuar na etapa.

QUALIFYING - A classificação foi feita em servidor único, e deu a lógica dos treinos durante a semana, com Rafinha Hadesoul na pole-position, e seu novo rival Carlos Eduardo em segundo lugar. Péricles Lee foi o terceiro, e Rodrigo Miranda surpreendeu ao fechar a segunda fila.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 37.710
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 37.783
3 Pericles Lee (SP/Toyota), 37.998
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 38.349
5 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 38.631
6 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 38.914
7 Alan Tavares (PA/McLaren), 38.952
8 Thiago Tavares (PA/McLaren), 47.126
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), sem tempo

FEATURE RACE - A corrida com 60 voltas foi uma das mais turbulentas da competição até o momento. Um dos protagonistas foi Gustavo Stênio, que causou três abandonos de concorrentes. Primeiro, ele jogou o carro pra cima de Rafinha Hadesoul, que colocava uma volta de vantagem, e lhe arrancou a roda. Depois foi a vez de passar pela área interna do pitlane e atropelar Cadu, que reabastecia deu Renault. Ao final da prova, o mineiro da BMW Sauber ainda bateu em Thiago Lisboa, que deu adeus ao sonho da vitória. Considerando que Stênio foi desqualificado, sobraram Alan Tavares e Rodrigo Miranda para brigar pela vitória, já que Péricles Lee também abandonou. Miranda infelizmente não sabia o procedimento correto de passagem para os boxes e cortou caminho pelas curvas inclinadas, levando uma punição que o tirou qualquer chance de alcançar Alan Tavares, que agiu corretamente nas entradas e saídas de pit-stop, e ergueu a taça.

Feature Race, Final (60 voltas)
1 Alan Tavares (PA/McLaren), 41:49.578 (média de 341.55 km/h)
2 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Connection (58)
3 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), DNF/Accident (52)
4 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (44)
5 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (42)
6 Pericles Lee (SP/Toyota), DNF (6)
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), DNF (0)
8 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 37.850

SPRINT RACE - Desta vez Stênio levou a vitória, mesmo que tambpem tenha vindo junto de punição por cortar caminho para os boxes, já que todos os outros pilotos que completaram a prova também fizeram a mesma coisa. Fica a lição, para não seguirem os erros que os outros cometem. Rodrigo Miranda continuou surpreendendo e foi segundo, e Thiago Lisboa novamente foi ao pódio, em terceiro. Rafinha Hadesoul não largou, como já dito anteriormente, e Cadu abandonou com a suspensão torta. Pericles Lee ficou pelo caminho por pane seca, e Alan Tavares abandonou na última volta.

Sprint Race, Final (20 voltas)
1 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 13:48.313 [+10s penalty] (média 349.69 km/h)
2 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +15.917 [+20s penalty]
3 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +33.374 [+20s penalty]
4 Pericles Lee (SP/Toyota), DNF/Fuel (19) [+15s penalty]
5 Alan Tavares (PA/McLaren), DNF (19)
6 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Suspension (8)
7 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNS
8 Thiago Tavares (PA/McLaren), DNS
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest Lap: Rodrigo Miranda (PA/Honda), 38.043

Punições e alertas para próxima etapa
* Miranda, Stenio, Lisboa e Lee fizeram caminho incorreto de entrada/saída dos pits,
* Stenio tirou Eduardo, Hadesoul e Lisboa da corrida, e está sob observação,

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