F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, March 15, 2008

F1BC RFT 0 @ Caruaru: Resultados e Resumo

Por Cassius Naves

De volta ao Brasil para a disputa da 6ª etapa do F1BC RFT, tivemos a ausência de três pilotos muito importantes para o campeonato nesta fase decisiva. Carlos Júnior e Carlos Henrique, que poderiam ser considerados candidatos ao título, e Michel Mendonça, que completa sua segunda falta seguida. Assim, os três podem ter visto suas chances de brigar pelo campeonato terem ido embora.

QUALIFYING – Em Caruaru, no Nordeste do país, o que se viu foi um completo domínio mineiro na tomada de tempos. Cassius Naves conseguiu colocar impressionantes 0.685 em cima do seu compatriota Eduardo Marques e 0.885 no 3º colocado, o também mineiro Frederico da Matta. Wizard, Sarmento e o novato Scherer ocuparam o meio do grid, tendo assim Daniele e Carlos Eduardo fechando o grid da sexta etapa.

Qualifying
1 Cassius Naves (MG/CN Design), 1:27.101
2 Eduardo Marques (MG/ Goodwrench Racing), 1:27.787
3 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), 1:27.986
4 Rodrigo Wizard (SP/Atari team), 1:28.217
5 Gabriel Sarmento (ES/Della Via Racing), 1:28.646
6 Gus Scherer (SP/Andre Bragantini Jr), 1:29.021
7 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), 1:29.317
8 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), 1:29.392

RACE – Uma corrida que teve seu vencedor definido nos detalhes. Uma largada tranqüila com Cassius mantendo a ponta seguido de perto por Eduardo, e o resto do grid formavam um pelotão compacto seguindo os líderes. Naves tentou abrir vantagem mas Eduardo não permitiu e acabou induzindo o líder ao erro assumindo assim a ponta, uma volta antes de sua parada nos pits.

No pelotão intermediário, como tem acontecido nas ultimas etapas, tivemos disputadas bastante polêmicas envolvendo Frederico da Matta, Rodrigo Wizard, e tendo desta vez a presença de Carlos Eduardo e Gabriel Sarmento na briga também. Gus Scherer não fez uma boa estréia e abandonou na sexta volta, enquanto Daniele Assis tentava acompanhar o pelotão intermediário. Belos duelos entre Cadu e Wizard, e entre Daniele e Wizard, também chamaram a atenção.

Após as paradas obrigatórias Eduardo chegou a abrir uma boa vantagem em cima de Cassius, que mesmo assim conseguiu buscar o líder devido a um erro de Eduardo, mas nada que ameaçasse a vitoria do piloto da Goodwrench Racing. Ao fim dos 25 minutos tivemos três mineiros no topo do pódio: Eduardo, Cassius e Frederico respectivamente,sendo seguidos por Wizard, Sarmento, Cadu e Daniele.

Final, 25 minutos
1 Eduardo Marques (MG/Goodwrench), +25:32.004
2 Cassius Naves (MG/CN Design), +25:36.359
3 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), +25:40.207
4 Rodrigo Wizard (SP/Atari team), +25:49.158
5 Gabriel Sarmento (ES/Della Via Racing), +25:53.536
6 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), +26:05.959
7 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), +26:23.109
8 Gus Scherer (SP/André Bragantini Jr), DNF(6)

Labels:

F1BC School 1 @ Sachsenring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Andrei Fonseca

A pista estreita, com uma faixa de grama em suas bordas e as curvas próximas, ocasionou muitos erros por parte dos pilotos, o que aumentou a importância da concentração de cada um na corrida, e somou ao espetáculo, que também viu ultrapassagens, vários Xis e duelos.

QUALIFYING - Os quatro primeiros colocados se separaram por apenas oito décimos, sendo que 11 pilotos registraram tempos, e a pole-position mais uma vez ficou com Daniele Assis. Lucas Chaves garantiu a posição na primeira fila, ao lado de Dani, por apenas três milésimos de vantagem para Luth Cysne.

Qualifying
1 Daniele Assis (RJ/Williams), 1:00.164
2 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:00.561
3 Luth Cysne (SC/Renault), 1:00.564
4 Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:00.708
5 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:00.971
6 Diogo Leal (GO/Renault), 1:02.033
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:02.307
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:02.578
9 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:06.640
10 Robson Santos (SP/McLaren), 1:13.233
11 Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), 1:22.685
12 Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), sem tempo

FEATURE RACE - Logo na largada do Server A, a Williams de Daniele Assis patina, Lucas Chaves também não larga bem com sua Red Bull e Luth Cysne pula pra segunda posição. Andrei Fonseca aproveita a cochilada de Lucas de também lhe toma a posição. Na freada da primera curva, Luth e Daniele dividem o espaço, com o catarinense levando a melhor, enquanto a carioca roda na pista, caindo pra última posição. Diogo Leal conseguiu alcançar a Red Bull de Lucas e o ultrapassa por fora na freada da mesma curva. Os carros se alinham com Luth Cysne em primeiro, seguido de perto por Andrei Fonseca, Diogo Leal e Lucas Chaves. Daniele consegue voltar pra pista, mas perde contato com o pelotão.

Diogo tenta seguir num ritmo forte, mas acaba colocando uma roda na brita e perde velocidade. Lucas Chaves passa Diogo, que tenta dar um X, pisa na grama e roda. Com isso, Daniele se aproximou de vez, e ainda teve que desviar, com reflexo, de Diogo Leal, que ficou atravessado. Enquanto isso, no final da reta principal, Andrei perde o ponto de freiada e passa reto na curva. Na volta a pista, ele é obrigado a deixar Lucas Chaves passar pra evitar um acidente. A ordem então é: Luth, Lucas, Andrei, Diogo e Daniele.

Na metade da quarta volta, o motor da Red Bull pede arrego e deixa Lucas na mão. Andrei herda a segunda posição, seguido por Daniele e Diogo. Os pilotos mantiveram-se em suas posições, mesmo com algumas saídas de pista e rodadas. Fonseca então antecipa sua parada e na nona volta vai pros pits, e ainda consegue voltar na frente da Williams da Daniele. No fim da décima segunda volta, Luth vai para sua parada e perde sua liderança pra Andrei Fosneca na saída do Pitlane. Daniele também vai para sua parada no final da décima segunda volta e perde sua posição para Diogo, que erra na chicane e devolve de graça a colocação.

No final da décima quinta volta, Andrei Fonseca roda na chicane, perdendo o bico logo depois, tendo de parar novamente nos boxes. Porém, um problema hidráulico inesperado (:D) o tira da corrida. Luth então passou a liderar, e Daniele assumiu a segunda posição, com Diogo subindo pra terceira. Daí em diante foram oito voltas onde ninguém chegou em ninguém e apenas se confirmam as posições.

Feature Race - Final, 24 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 25:34.573 (média de 191.41 km/h)
2 Daniele Assis (RJ/Williams), +55.209
3 Marcelo Vidal (SP/Williams), 27:00.465
4 Raphael Brito (SP/Red Bull), +1:23.912 [+10s penalty]
5 Diogo Leal (GO/Renault), +1 lap [+10s penalty]
6 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +1 lap
7 Robson Santos (SP/McLaren), +4 laps
- Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF (16)
- Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNF/Accident (6)
- Lucas Chaves (DF/Red Bull), DNF/Engine (4)
- Eduardo Marques (MG/Ferrari), DNS
- Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DQ
Fastest lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:01.546

Explicação de punições
J.Leão: DQ (não respeitou bandeira azul e prejudicou adversário R.Brito)
D.Leal: +10s (não respeitou a bandeira azul para L.Cysne)
R.Brito: +10s (toque em Vidal, ultrapassagem sem devolução)

SPRINT RACE - Após uma conturbada Feature Race no Server A, o grid invertido da Sprint Race ficou assim: Diogo Leal (Renault), Daniele Assis (Williams), Luth Cysne (Renault), Andrei Fonseca (Honda), Lucas Chaves (Red Bull) e Eduardo Marques (Ferrari). A largada foi um pouco mais disputada que a da Feature. Os quatro primeiros colocados largaram bem, sendo que Luth foi logo com sua Renault pra cima de Daniele, enquanto defendia-se, ao mesmo tempo, de Andrei Fonseca. Atrás, Eduardo tomou a posição de Lucas.

Na freada da primeira curva, praticamente em fila indiana temos Diogo, Luth, Daniele e Andrei. Diogo freia muito cedo sua Renault e é ultrapassado por Luth e Andrei, e Daniele erra o ponto na mesma curva e passa reto, mas ainda consegue voltar em quarto lugar. Lucas toca sua Red Bull na Ferrari de Eduardo e é punido com acréscimo de dez segundos no seu tempo final de corrida. Eduardo volta pra pista em último. Na frente, Diogo ainda consegue tomar a segunda posição de Andrei, que não desiste e a recupera. Daniele é superada por Lucas, mas num erro de Diogo no ésse, Lucas tem cautela em demasia e Daniele aproveita pra reconsquistar sua posição. Ao final da primeira volta temos a seguinte classificação: Luth, Andrei, Daniele, Lucas, Diogo e Eduardo.

No final da reta, pela quarta vez nessa etapa, Daniele espalha na curva e perde a posição para Lucas. Vendo que Daniele tem dificuldades pra manter seu carro na pista, Diogo se empolga e faz sua Renault dar uma voltinha na brita também, perdendo assim a quinta posição para Eduardo. Duas voltas mais tarde é a vez de Andrei perder o controle sobre sua Honda e andar na brita, perdendo a segunda posição para Lucas.

Na metade da penúltima volta, a Honda de Andrei Fonseca tem pane seca e todos que vinham atrás ganharam uma posição. No final, temos Luth em primeiro, seguido de Lucas, Daniele, Eduardo e Diogo. Como Lucas foi punido por tocar em Eduardo na largada, ele caiu para a quarta posição.

Sprint Race - Final, 8 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 8:18.766 (média de 196.30 km/h)
2 Daniele Assis (RJ/Williams), +8.437 [+2s penalty]
3 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +11.871
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +4.217 [+10s penalty]
5 Diogo Leal (GO/Renault), +26.986 [+2s penalty]
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), 8:31.256 [+6s penalty]
7 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +12.314 [+2s penalty]
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), +18.843 [+10s penalty]
9 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF (7)
- Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Accident (3) [+4s penalty]
- Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNF/Accident (1)
- Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DNS
Fastest lap: Daniele Assis (RJ/Williams), 1:00.878

Explicação de punições
M.Vidal: +10s (toque em G.Scherer, sem danos maiores)
L.Chaves: +10s (toque em E.Marques, sem maiores danos)
R.Brito: +6s (3x cut track)
R.Santos: +4s (2x cut track)
G.Scherer: +2s (1x cut track)
D.Assis: +2s (1x cut track)
D.Leal: +2s (1x cut track)

Labels:

Friday, March 14, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Sachsenring: Preview

Por Rodrigo Wizard

The first race was held on 26 May 1927 on an 8.7km layout on public roads, running also through the village of Hohenstein-Ernstthal itself. It was dubbed "Sachsenring" in 1937. The East German motorcycle Grand Prix was held there from 1962 to 1971. The local two stroke MZ bikes of Zschopau were competitive during this time. The quickest lap was achieved by 15 time WC Giacomo Agostini on a MV Agusta with a 180 km/h average. After West German Dieter Braun won in 1971 and the East German fans sang the West German National Anthem in celebration (as is the case in sport, the winner's National Anthem is played after the event), the event was limited to East European entrants for political reasons.

In 1990, with faster Western machinery now available, racing through the village became too dangerous with some fatalities (this can be compared with the Isle of Man TT). To accelerate redevelopment of eastern Germany in the new unified Germany, a 2.9 km (1.8 mile) short track at the westernmost Queckenberg corner was built in the 1990s to bring international motorsport to the newly freed eastern part of Germany. In 1995, IDM motorcycle racing and the ADAC Super Tourenwagen Cup resumed racing here. The DTM raced here in 2000, with Klaus Ludwig winning at age 51, but the DTM did not return, preferring international venues. Since 1998, the German motorcycle Grand Prix moved to the Sachsenring from Nürburgring. In recent years, the track has been made faster and longer again, with the length now being 3670m.

Informações da pista
The Sachsenring
Localidade: Hohenstein-Emstthal, Saxony, GER
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2000
Extensão: 3.508 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Rafinha Hadesoul (Light)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (24 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (24 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (24 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Sachsenring
Nenhuma disputa oficial até o momento.

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: primeira curva bastante lenta, tenha cuidado na freada e na saída,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: caminho de asfalto ANTES da última chicane,
Saída dos pits: não há linha branca delimitando, então cuidado para não levar penalty,
Bug nos pits: há blocos invisíveis nos cantos, então passe bem pelo meio do pitlane,
Bug na reta principal: há um bloco invisível colado no muro dos boxes, tome cuidado,
Chicane do miolo: cortes com ganho de tempo acarretarão acréscimo no tempo final,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels: , ,

Thursday, March 13, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard + colaboradores

Entramos na segunda edição do Jornal F1BC News com algumas novidades: agora estamparemos os tempos da próxima pista cravados na pré-temporada, para informar aqueles que querem uma referência durante os treinos da semana.

O Jornal F1BC News terá uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta segunda edição é bastante simples, praticamente com uma folha apenas de notícias, porém, com o tempo, ele poderá crescer, de acordo com a demanda de notícias e textos que eventualmente venham saturar as postagens do blog.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições ficará por conta de Cassius Naves.

Labels: , ,

Wednesday, March 12, 2008

F1BC Cup 3 @ Spa: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Gabriel Rak Zanchetta

Chegamos a terra da Stella Artois, para mais uma etapa da BC Cup, e o imprevisível está acontecendo, Carlos Junior está disparando de novo na tabela, e deixou Felipe Augusto próximo de Rodrigo Wizard, vale lembrar que Junior poderia ter passado dos 200 pontos fácil nessa etapa, mas acidentes acontecem.

Saindo do top 3, Kolachinski é o isolado da turma, longe atrás dos três primeiros (graças a sua net cheia de erros), e à frente de Fernando Passos, este que por sua vez lidera o bom e velho grupo dos que vão brigar para ficar na porta do paraíso. Fernando Passos, Luis Morais, Cassius Naves e Gabriel "el improvisador " Rak Zanchetta estão muito próximos uns outros, e as faltas, erros e descartes vão definir essa briga, pois todos andam num nível muito próximo (até aqui).

Além dos ponteiros, temos o renomado bon-vivant Eduardo Azeredo, que vem subindo aos poucos na tabela, e Deco Ganecci que vem pegando seus parcos pontos com freqüência. Mas o gande destaque não ponteiro é Leonardo Schuskel que, heroicamente, conseguiu terminar o evento no servidor, realmente há uma torcida por ele, e por uma melhora da Honda, por que do jeito que tá, a Aguri fará a festa antes de chegar em Sampa.

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

O campeonato dos construtores vai causando uma disputa ponto a ponto para ver quem consegue conquistar o terceiro posto, pois em termos de liderança, Super Aguri retornou nessa etapa e ainda viu sua vantagem aumentar para a segunda colocada, a McLaren. Esta por sua vez, viu a Spyker diminuir a desvantagem, assumindo a terceira colocação, pois se beneficiou da ausência da BMW Sauber, que aliás quase perdeu duas posições, ainda ficando empatada com a Ferrari, que por sinal teve o melhor desempenho do final de semana, e que agora divide a quarta colocação com os holandeses.

Na Sexta posição temos a Honda, que se recuperou em relação a etapa passada, e demonstrou força para chegar nesse bloco, pela primeira vez pontuando com seus dois pilotos. Enquanto isso, temos uma disputa entre as equipes Toyota e Toro Rosso pela sétima colocação, pois a equipe satélite de energéticos esta chegando cada vez mais na equipe nipônica, e espera ultrapassar até o final da temporada. Ainda temos um bloco das equipes que não tem conseguido alinhar seus carros constantemente nas etapas, são elas: Renault, Red Bull e Williams, mas sendo que, dessas equipes mencionadas, somente a Williams participou da etapa em Spa-Francorchamps, e não conseguiu converter sua participação em pontos para enfim conseguir sair da última colocação. A próxima etapa será em Sachsenring, uma pista com características totalmente diferentes de Spa, mas que certamente trará fortes emoções e novas disputas.

Labels:

F1BC Light 1 @ Spa: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Gabriel Rak Zanchetta

Depois de uma conturbada etapa no Canadá, a Light volta ás corridas normais, normais mesmo, pois Hadesoul imprimiu em corrida o rítimo que sempre vem colocando nos treinos, e os 6 primeiros lugares estão cada vez mais embolados. Lee, Tavares, Alves, Cadu, Rodrigo Oliveira e agora Rafael tem boas chances de levar o título, porém ainda precisam mostrar consistência, que é a chave para se levar o título.

Os outros 3 presentes na corrida, Gustavo Stênio, Rodrigo Miranda e Thiago Tavares, ainda podem melhorar. Destaque para a determinação de Stênio na 1ª corida e o pódio de Rodrigo Miranda na 2ª. Destaque negativo: Um pouco mais de 1/3 do grid presente... pode melhorar, e muito.

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

Como era previsto esse campeonato, o título de construtores está cada vez mais indefinido, onde qualquer perda de ponto é prejudicial na tabela de pontos. Mesmo depois da etapa belga a briga pela primeira colocação parece ficar restrita entre Renault e Toyota, pois nessa etapa a equipe nipônica tirou a diferença em cinco pontos em relação à equipe francesa na busca árdua pelo primeiro lugar. Em terceiro está a Mclaren, que teve um desempenho mais discreto nessa etapa, mas que conseguiu se consolidar ainda mais no terceiro posto devido a ausência da Spyker, a quarta colocada na tabela.

Mais distante passando para a quinta posição vem a Toro Rosso-Ferrari, que manteve sua posição mesmo ficando ausente dessa etapa, mas agora vem seguida de perto pela equipe Honda, que vem tirando a diferença e poderá assumir o quinto lugar na tabela. Com a ausência em Spa, Red Bull caiu para o sétimo lugar, e já começa a ser ameaçada pela BMW Sauber, pois como prometido a equipe esta buscando melhorar na tabela a todo custo. Num bloco mais distante temos respectivamente as equipes Ferrari, Super Aguri e Williams, que não conseguiram alinhar seus carros nessa etapa. A Próxima etapa em Sachsenring e muitas perguntas estão no ar: será que a Renault conseguirá impedir a reação da Toyota? A Mclaren-Mercedes conseguirá chegar nas duas primeiras colocadas? A Honda conseguirá alcançar o quarto posto? Respostas daqui a uma semana, e esperamos por mais emoções e disputas.

Labels:

Tuesday, March 11, 2008

F1BC Cup 3 @ Spa: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo

Sergio Kolachinski (PR/Ferrari)

Sergio, você estava fazendo um excelente feature, o que aconteceu? Desconcentração?
Antes fosse, eu talvez não teria ficado tão frustrado. Havia muito sincronismo no server, pelo menos pra mim, e mesmo perdendo preciosos segundos eu vinha conseguindo me manter na pista, porém justamente na parte de maior velocidade em curva me acontece o pior sincronismo até aquele momento, jogando meu carro para o muro sem me dar chances de fazer qualquer coisa, com isso perdi a asa traseira, arruinando minha corrida. Mas gostei do desempenho, havia tempo que eu não liderava mais da metade de uma prova na feature.

Mas depois desse fatídico problema, quase que seguido deu a volta por cima, contando com imprevistos e acidentes inesperados o que conta é o pódio e os pontos. O levantamento final com essa vitória na sprint é positivo ou ainda assim causa uma frustração?
Sem dúvida ficou aquela sensação de que poderia ter sido perfeita. O azar da feature se converteu em sorte na sprint, porém não compensou os pontos perdidos no incidente. Mas sempre é bom chegar na frente.

Após a soma de pontos preciosos e a ausência do líder e uma corrida regular do vice-líder, os ferraristas estão eufóricos, como lidar com isso e não deixa o entusiasmo da torcida atrapalhar?
Vamos continuar focados em nosso objetivo, marcar o maior número de pontos possíveis sem nos preocuparmos com os outros participantes.

Rodrigo Wizard (SP/Honda)

Rodrigo, grande vitória na feature, depois dessa ótima atuação deve ter muita coisa pra contar, comente como foi.
Esse final de semana começou stressante para mim, e finalmente consegui descansar e chegar 100% para disputar a corrida. A vitória foi uma boa recompensa, ainda mais da forma como ocorreu, ultrapassando Schuskel, Passos, Zanchetta, Junior, e Kolachinski nos boxes. Sem dúvidas minha melhor corrida neste campeonato até agora, em uma das minhas pistas favoritas.

A sprint foi bastante disputa e você também junto ao Gabriel Zanchetta. Gostaríamos de saber sua opinião sobre o server único quando normalmente seriam 2 servidores.
Esse final de semana o F1BC deu um passo adiante nessa constante evolução. Para mim é ótimo correr com o maior número de carros possível, pois as chances de ficar sozinho na pista são menores, e sempre ganhamos em diversão e emoção. Claro que ainda precisamos testar mais as conexões e sempre buscar melhorar, mas acredito que hoje conquistamos uma vitória maior do que a minha ou do Kolachinski.

A segunda ausência seguida do Felipe Augusto bota lenha no campeonato. Você está mais animado em defender o título e colocar seu nome ainda mais na história?
Bem, pelas contas agora tenho 170 pontos, contra 175 do Felipe e 200 do Junior, então ainda fica difícil pensar em título. Mas é como eu vinha dizendo, minha temporada começa em Spa (risos), agora tem uma sequência de pistas que eu costumo manter uma boa regularidade, e vou tentar o melhor possível, mass sei que é difícil.

Labels:

F1BC Light 1 @ Spa: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Você sentiu em algum momento da Feature Race que poderia alcançar Rafinha Hadesoul? Sentiu que alguém poderia lhe alcançar também?
Veja, eu sabia que o Rafinha era mais rapido, mas sei que se quisesse poderia pressionar mais ele. Porém devido a todos os ultimos acontecidos, resolvi pela primeira vez deixar ele deslanchar na frente, adminitrar um segundo lugar desde o início já, tava tão consciente do que eu poderia que tinha certeza que passaria o gustavo nos boxes e tb não quis pressional-lo para não ter problemas. Infelizmente meus azares e a ansiedade de vários pilotos me fizeram ser mais cauteloso (cauteloso demais uma vez que tenho constância).

Durante a Sprint Race, mais uma vez você foi tocado por um adversário e deu adeus às chances de vencer. O que esperar então de uma pista travada como Sachsenring, a próxima do campeonato?
Infelizmente começo a desanimar com o campeonato em si, dessa vez até pareceu jogada de equipe, na sprint eu realmente iria ser mais agressivo em cima do Rafinha e seu companheiro fez o que fez e ainda leva uma punição branda, conseguindo fazer ainda pontos que o beneficiaram no campeonato. Na proxima etapa realmente tenho medo, existe freadas muito forte e o histórico da light é que a maioria freia por conta sem levar em consideração o carro a sua frente. Acho tb que a pista de Sachsering vai causa vários acidentes sozinho nos pilotos e acho que a organização deve ficar muito atenta no S onde creio haverá muita gente dando uma cortadinha.

Mesmo com tudo isso, você ganhou uma posição na tabela e agora é o quarto, e ainda baixou a diferença para o líder que agora é de apenas 11 pontos. Chegando na metade do campeonato, você já pensa em fazer contas, ou prefere seguir buscando vitórias?
Mudei meu foco, estou tentando terminar as corridas. Acho até chato eu falar tanto nesses malditos toques, mas realmente é frustrante. Me considero um dos pilotos mais constantes da Light e de toda a liga, porém o histórico tem mostrado o quanto estou com azar. Vou continuar fazer meu trabalho, sempre tentar estar no Server A, sempre estar no pódio. Vitória é difícil eu dizer, só tive uma até agora, queria sim que nessa metade para frente os pilotos afobadinhos tomasse jeito, ou que a organização começasse a aplicar ganchos de provas para não prejudicar quem é prejudicado pelo oponentes irresponsáveis. Infelizmente hoje me parece que nenhum piloto da light tem perfil para Cup. Parei de me cobrar o título para não ficar furioso com acidentes.

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

Este foi seu melhor fim de semana no F1BC até o momento?
Agora sim eu tenho certeza q a má sorte resolveu dar uma tregua pra mim, realmente esse foi meu melhor fim de semana.

Com estes resultados, você já pensa em encostar na briga pelo título?
Eu nunca pensei q o titulo estava fora do meu alcance, pelo menos ate o momento. Mas ainda é cedo pra disser sobre isso, deixa vim as duas porximas etapas e se vinher duas vitorias seguidas na feature ai sim teram q se preocupar comigo, por enquanto estou vindo por fora ! Ah, e logico, se naum acontecer mas esse negocio d acbou a corrida ja era... axo q isso um tremendo erro, dependente do q aconteca, o certo é ter a corrida.

Na Feature Race, você se sentiu pressionado em algum momento?
Sinceramente não, achei meu ponto fraco, a ansiedade de ganhar, corri tranquilo apesar d alguns erros mantive a tranquilidade, uma vez ou outra o Cadu tirava uns segundos de mim, mas eu voltava e abria mais ainda, era isso q faltava em mim: "TRANQUILIDADE"!

Labels:

F1BC School 1 @ Spa: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis / Rodrigo Wizard

Daniele Assis (RJ/Williams)

Conte como foi na sua visão a disputa antes da Eau Rouge, logo depois que seus dois adversários, Andrei Fonseca e Luth Cysne, saíram dos boxes.
Logo que contornei a primeira curva vi o luth saindo do box e o andrei logo atrás, aproveitei que tinha maior velocidade que os dois pra recuperar a liderança. Consegui passar fácil pelo Andrei, e quando cheguei ao Luth minha intenção era colocar o carro de lado, porém cheguei nele muito rápido e acabei dando um toque de leve, que desestabilizou o carro dele. Felizmente não houve batida e todos conseguimos terminar a prova sem maiores problemas.

E na Sprint Race, o que causou seu abandono na sergunda volta?
Errei a freada na curva e rodei, perdi muito tempo e já estava em último... Confesso que foi desânimo mesmo, já tinha cometido o mesmo erro em todas as outras provas e estava cansada, e com pouco tempo pra recuperar qualquer posição optei por abandonar.

O que você achou dos novos procedimentos de largada e relargada?
Sem dúvida facilitaram o entendimento de boa parte da galera, principalmente os novatos que não estão totalemente familiarizados com as regras do campeonato, inclusive eu! Prova disso é que não tivemos problemas nessa etapa da School.

Luth Cysne (SC/Renault)

Conte como foi na sua visão a disputa antes da Eau Rouge, logo depois que você ganhou a posição de Andrei Fonseca nos boxes, com a Daniele Assis vindo da La Source e ultrapassando ambos.
Foi uma manobra linda da Dani, certamente poderia ter sido um desastre se eu tivesse rodado...Mas nao tirou o brilhantismo da ultrapassagem. Já a ultrapassagem no Andrei no box, foi realmente engraçado, eu nunca tinha ganhado nenhuma posição dentro do box. Seria uma vitória facil da Dani, senão fosse o problema do Comsbustivel, ja tinha me conformado com a 2º colocação, e quando eu vi que estava em 1º, achei que fosse mais algum bug do jogo (risos).

O que você tem a dizer sobre as duras batalhas com Andrei Fonseca na pista? Foi tudo na base do fairplay?
Olha, eu realmente admito que dei um toque nele na Feature de SPA, foi um toque totalmente sem intenção e ocasionado pelo erro dele na entrada da curva. Eu reduzi a velocidade e mantive o meu traçado, não há nenhum movimento errado no meu carro durante a curva. Esse foi o único toque que dei em alguém durante 8 corridas, sempre tive Fairplay e não seria agora que iria perder.

Você já se considera favorito ao título?
De jeito nenhum, a cada prova temos uma novidade e pessoas diferentes, com estilos diferentes de correr. Eu espero uma dificil briga pelo título entre eu, Daniele Assis, Raphael Brito e Andrei Fonseca. So irei ter certeza e relaxar quando eu observar que não preciso mais vencer para levar o título. Até lá, continuarei treinando forte a cada etapa, apesar deu já ter sido ameaçado e saber que vem corridas desagradáveis pela frente.

Labels:

Monday, March 10, 2008

F1BC Cup 3 @ Spa: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Spa: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC School 1 @ Spa: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC RFT 0 @ Mar del Plata: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

Sunday, March 09, 2008

F1BC Cup 3 @ Spa: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Luis Morais

Foram 10 os que compareceram ao autódromo de Spa-Francorchamps, na Bélgica. E o líder do campeonato, Carlos Júnior viu seu até então maior concorrente Felipe Augusto faltar novamente, tendo a chance de poder se isolar na liderança do campeonato. Porém, os demais ponteiros da tabela trataram de suprir esta falta e deram um show, sendo que a corrida foi realizada em apenas um Server, mostrando um avanço na emoção e disputa do F1BC.

QUALIFYING - Carlos Junior simplesmente detonou os adversários. Botou mais de um segundo em Passos, que fez um bom tempo e fechou a primeira fila, repetindo os primeiros lugares de Montreal. E não é que até a segunda fila foi igual? Kolachinski e Wizard também repitiram o resultado da etapa passada e formaram a segunda fila, seguido pelos dois Gabriel: Sarmento e Zanchetta, na ordem. Leonardo Schuskel reapareceu e conseguiu marcar um tempo competitivo, deixando Eduardo Azeredo e Luis Morais para trás, enquanto Ganecci teve problemas na conexão e não conseguiu registrar voltas, mas correu normalmente nas Races.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:43.890
2 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:44.999
3 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:45.059
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:45.556
5 Gabriel Sarmento (ES/Williams), 1:45.829
6 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 1:45.988
7 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 1:46.169
8 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:46.246
9 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), 1:48.453
10 Deco Ganecci (SP/Toyota), sem tempo

FEATURE RACE - Logo na largada, alguns pilotos surpreenderam positivamente, como Kolachinski, que assumiu a liderança, e Azeredo que deu um pulo e passou três adversários, e negativamente, como Ganecci que errou a freiada e bateu, enquanto Morais rodou sozinho antes da curva. Os pilotos que tinham se afastado um pouco mais como Junior e Passos acabaram se colando ao resto do grupo após a subida da Eau Rouge. No retão, mais emoção: Wizard dá o bote em Schuskel, em Passos, pega o vácuo de Zanchetta e ultrapassa tanto o piloto da Super Aguri quanto Junior, da McLaren, na freada da Les Combes. Quatro adversários em uma reta! Ainda por lá, Passos rodou, e Junior acabou se enrolando e tocando em Azeredo. Logo, a ordem era: Kolachinski, Wizard e Zanchetta.

Quem estava atrás de seus primeiros pontos era Schuskel, que vinha bem, na quarta posição, pressionando Zanchetta, e acaba rodando sozinho, sendo ultrapassado por Morais. A partir daí os dois começam a brigar pela quinta colocação, e foram assim por três voltas, até que Morais acidentalmente acerta a traseira de Schuskel, arrancando a asa traseira do piloto da Honda, que teve sua corrida totalmente prejudicada após isso. E quem também saiu por baixo desta vez foi Carlos Junior, atual líder da competição, ao ser tocado por vários concorrentes, como Zanchetta, Azeredo e o próprio Schuskel.

Kolachinski completa a lista dos menos sortudos, já que vinha brigando com Wizard pela liderança quando, de repente, escapa da pista (causado por um LAG) e perde a asa traseira, deixando preciosos segundos nos boxes, e a chance de disputar o triunfo. O paranaense liderou sete das 13 voltas, em uma ótima apresentação.

Mesmo com tudo isso, a corrida se decidiu nos boxes. Kolachinski estava a cerca de três segundos de vantagem de Wizard, quando ambos entraram para o reabastecimento e troca de pneus. No limite, o atual tricampeão saiu logo à frente do piloto da Ferrari, ganhando então a liderança. Uma outra briga boa que aconteceu depois das paradas do pit stop foi entre os cariocas Passos e Azeredo: o piloto da Spyker tentava a todas custas ultrapassar o adversário da Ferrari, mas acabava rodando ou perdendo tempo fora da pista. Uma destas rodadas foi crucial, e Passos perdeu a asa dianteira e comprometeu de vez sua corrida.

No final, ganhou quem conseguiu unir muito bem velocidade com constância. Rodrigo Wizard conquistou seu primeiro triunfo em Feature Races na temporada, após se aproveitar dos erros adversários e se manter na frente com ótimo ritmo, em uma vitória cheia de comemoração. Júnior conseguiu se recuperar e terminou em segundo, enquanto Zanchetta, também na dele, completou o pódio.

Feature Race - Final, 13 voltas
1 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 23:55.236 (média de 225.89 km/h)
2 Carlos Junior (PA/McLaren), +7.497 [+10s penalty]
3 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +25.560
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +42.359 [+10s penalty]
5 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), +58.216
6 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +1:23.812
7 Fernando Passos (RJ/Spyker), +1:32.163 [+10s penalty]
8 Leonardo Schuskel (SP/Honda), +2 laps [+10s penalty]
9 Deco Ganecci (SP/Toyota), DNF/Accident (10)
10 Gabriel Sarmento (ES/Williams), DQ
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:45.711

Explicação de punições
Gabriel Sarmento: DQ (não cumpriu largada dos boxes)
Carlos Junior: +10s (batida em E.Azeredo, sem danos maiores)
Leonardo Schuskel: +10s (batida em C.Junior, sem danos maiores)
Fernando Passos: +10s (batida em C.Junior, sem danos maiores)
Luis Morais: +10s (batida em L.Schuskel, reduzida devido ao LAG)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

SPRINT RACE - Com as posições invertidas, há muitas disputas. Passos se aproveitou de ter terminado um pouco atrás na Feature e disparar na frente. Mas, aos poucos, Júnior foi encostando, seguido por Kolachinski, Zanchetta e Wizard. Atrás, Azeredo vinha mantendo a sexta colocação, enquanto Schuskel novamente foi tocado pAra fora, dessa vez por Sarmento. Quem vinha em corrida de recuperação era Morais, que após outra largada ruim, foi atrás do prejuizo, e ultrapassou Ganecci e Sarmento.

Morais poderia ultrapassar Azeredo, na Eau Rouge, na última volta, mas rodou, batendo forte no muro. Sarmento aproveitou e ultrapassou os dois, mas logo depois bateu em Junior, e tirando dois da corrida foi desqualificado. E seria estranho ele encostar em Júnior sem mencionar como o até então segundo colocado foi cair tanto: o piloto da McLaren tocou em Passos na disputa pela liderança, fez o carioca rodar, bater e quase abandonar, mas esperou o piloto da Spyker voltar à pista, e de nada adiantou, pois acabou não terminando graças a Sarmento.

Quem se aproveitou do toque entre os líderes foi Sergio Kolachinski, que ganhou a Sprint e levou mais um troféu para casa. Wizard e Zanchetta, que roubaram a cena em uma disputa com direito a trocas de posições durante as quatro voltas, fecheram o pódio.

Sprint Race - Final, 4 voltas
1 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 7:15.006 (média de 229.32 km/h)
2 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +2.433
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +2.821
4 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), +9.947
5 Deco Ganecci (SP/Toyota), +13.175
6 Fernando Passos (RJ/Spyker), +37.920
7 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +1:57.095
8 Carlos Junior (PA/McLaren), DNF/Accident (3) [+30s penalty]
9 Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNF/Accident (1)
10 Gabriel Sarmento (ES/Williams), DQ
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:45.883

Explicação de punições
Gabriel Sarmento: DQ (bateu em L.Schuskel e C.Junior, ambos com abandono)
Carlos Junior: +30s (batida em F.Passos com dano, reduzida por esperar adversário)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

Labels:

F1BC Light 1 @ Spa: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Neste final de semana a categoria Light fez as pazes com a torcida, e deu seu espetáculo em Spa-Francorchamps. Com oito pilotos compondo o grid de largada, a festa foi quase completa: quatro dos cinco primeiros do campeonato se apresentando, e outros quatro pilotos parecem ter iniciado definitivamente uma reação para brigar com o primeiro pelotão.

QUALIFYING - Com a mesma performance arrasadora que mostrou durante os treinos livres, Rafinha já começou o final de semana na frente, cravando a pole-position ao lado de Carlos Eduardo. Na segunda fila, Gustavo Stenio surpreendeu e deixou Pericles Lee para trás, enquanto Alan Tavares, Daniel Alves, Thiago Tavares e Rodrigo Miranda compuseram o segundo bloco.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:44:546
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:45.650
3 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:46.110
4 Pericles Lee (SP/Toyota), 1:46.248
5 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:46.793
6 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:46.943
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:47.687
8 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:48.540

FEATURE RACE - Seria este o ponto de partida para a reação de Rafinha Hadesoul no F1BC Light 1? O paulista não deu chances aos adversários, e venceu praticamente de ponta a ponta. Na largada, a emoção quase foi substituída por bandeira vermelha, quando Pericles Lee tocou Gustavo Stenio, mas ambos prosseguiram normalmente. Os primeiros pegas ficaram por conta de Stenio e Alves, pela terceira posição, e entre Lee e A.Tavares pela quarta colocação. Rodrigo Miranda teve problemas e ficou de fora.

O primeiro a ir para os boxes foi Gustavo, após perder o bico, e então a ordem era: Hadesoul, Cadu, Lee e Alves. A McLaren continua provando sua política de igualdade, e os primos Alan e Thiago promoveram uma boa briga pela quinta posição, parando até nos boxes ao mesmo tempo! Claro que Thiago, que vinha atrás, teve de levar uma punição por tentar tirar seu companheiro de equipe do local correto durante o pit-stop. A partir da segunda metade da prova, Rafinha e Cadu administravam a vantagem sobre os outros, e ao mesmo tempo buscavam se distanciar e se aproximar um do outro, respectivamente.

Gustavo Stenio foi um dos mais persistentes na corrida e, mesmo batendo, perdendo o bico, e depois a roda, foi de triciclo mesmo, superou os desafios de uma pista veloz e completou a prova uma volta atrás, em sexto. Logo à frente, na quinta posição, ficou Alan, sem a asa traseira nas três últimas voltas. A vitória ficou mesmo com Rafinha, seguido de Cadu e Pericles, que ainda teve tempo de se recuperar, após vários erros de Daniel.

Feature Race - Final, 13 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 23:42.568 (média de 227.90 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +11.235
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +40.915
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +1:02.387
5 Alan Tavares (PA/McLaren), +2:08.989
6 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +1 lap
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), +1 lap [+10s penalty]
8 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Connection (0)
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:45.156

Explicação de punições
Thiago Tavares: +10s (pit-stop junto com A.Tavares no mesmo box)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

SPRINT RACE - Largada mais complicada desta vez, com um acidente em cadeia. O primeiro toque foi de Alan em Gustavo , que rodou. Logo atrás, Cadu tocou em Daniel, que tocou em Alan e também fez o paraense rodar. A ordem então era Pericles, Daniel, Cadu, Thiago e Miranda, que retornou para fazer a Sprint Race e se deu bem por isso, chegando em terceiro ao final.

Carlos Eduardo ultrapassou Pericles e logo depois recebeu um troco nada agradável: uma batida na Bus-Stop, que jogou fora as chances de vitória do paranaense. O piloto da Toyota também levou a pior logo depois, rodando na volta seguinte e perdendo o bico. Stenio também rodou, e ficou sem a frente do carro, e o show foi encerrado por Thiago Tavares, que perdeu o controle na Eau Rouge e levantou vôo, em uma espetacular capotagem. Melhor para Rafinha e Daniel, que então puderam conquistar primeira e segunda posição, respectivamente.

Sprint Race - Final, 4 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:08.604 (média de 232.74 km/h)
2 Daniel Alves (RJ/Renault), +13.983
3 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +26.867
4 Alan Tavares (PA/McLaren), +19.421 [+10s penalty]
5 Carlos Eduardo (PR/Renault), +1:00.305
6 Pericles Lee (SP/Toyota), +41.945 [+20s penalty]
7 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +1:22.770
8 Thiago Tavares (PA/McLaren), DNF/Accident (2)
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:45.037

Explicação de punições
Alan Tavares: +10s (toque em G.Stenio, sem danos maiores)
Pericles Lee: +20s (toque em C.Eduardo + corte de chicane na entrada do box)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

Labels: