F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
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# Classificação Equipes


Saturday, March 22, 2008

F1BC RFT 0 @ Tarumã: Resultados e Resumo

Por Cassius Naves

Neste sábado foi disputada a penúltima etapa do F1BC RFT 0 no autódromo de Tarumã, onde tivemos uma prova bastante disputada e que pode ser considerada como decisiva para o resultado final do campeonato. Na pista brasileira preferida da maioria dos pilotos de rFactor, o mineiro Eduardo Marques deu um passo importante para conquista do título. O piloto terminou em 4º lugar, e agora matematicamente o único capaz de lhe tirar o caneco é o seu conterrâneo Cassius Naves, que conseguiu encostar na tabela mas precisaria tirar 9 pontos de diferença na última etapa.

QUALIFYING – No treino classificatório tivemos vários pilotos si alternando na posição de honra do grid, mas quando parecia que Carlos Júnior ficaria com a pole, Cassius Naves em uma volta excelente pulou na ponta para conseguir sua 2ª pole consecutiva. Rodrigo Wizard fez seu melhor treino até agora e se alinhou em terceiro, com Sarmento em quarto.

Qualifying
1 Cassius Naves (MG/CN Design), 1:10.867
2 Carlos Júnior (PA/Atari Team), 1:10.992
3 Rodrigo Wizard (SP/Atari Team), 1:11.211
4 Gabriel Sarmento (ES/Della Via Racing), 1:11.293
5 Eduardo Marques (MG/Goodwrench), 1:11.450
6 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), 1:12.111
7 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), 1:12.386
8 Emerson Gresoski (PR/Gresoski Motors), 1:12.626
9 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), 1:13.974
10 Alisson Gresoski (PR/Gresoski Motors), 1:17.647

RACE – Mais uma boa corrida do F1BC, nesta penúltima etapa o que se viu foram muitas disputas e promessa de briga grande em Interlagos no próximo fim de semana. Largando na pole, Cassius Naves se manteve na ponta após a largada, sendo seguido por Carlos Júnior e Carlos Eduardo que acabou rodando ainda na 1 volta. Júnior seguia de perto o mineiro e veio a superá-lo voltas depois, enquanto isso no 2º pelotão o líder do campeonato Eduardo Marques disputava com Rodrigo Wizard e Gabriel Sarmento, dois pilotos que também fizeram excelente prova.

O momento decisivo da corrida foi durante as paradas nos boxes: quando tudo parecia estar tranqüilo para Carlos Junior, o piloto da Atari Team entrou mais rápido do que devia no pitlane e foi penalizado com uma nova passagem por ele. Assim, Naves assumiu a ponta até o final, enquanto Júnior e Sarmento completaram o pódio. Eduardo Marques conseguiu um ótimo 4 lugar e pode chegar até em 4º lugar em Interlagos caso Cassius vença que ainda sim será campeão.

Final, 25 minutos
1 Cassius Naves (MG/CN Design), +25:46.552
2 Carlos Júnior (PA/Atari Team), +10.001
3 Gabriel Sarmento (ES/Della Via Racing), +20.404
4 Eduardo Marques (MG/ Goodwrench Racing), +28.483
5 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), +30.749
6 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), +1 volta
7 Rodrigo Wizard (SP/Atari Team), +1 volta
8 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), DNF (13)
9 Alisson Gresoski (PR/Gresoski Motors), DNF (4)
10 Emerson Gresoski (PR/Gresoski Motors), DNF(4)

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F1BC School 1 @ Hockenheim: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Andrei Fonseca

Nem tudo é o que parece. Quando você bater os olhos nos resultados, provavelmente irá achar que a corrida foi uma festa de cortes de caminho, e que os pilotos não respeitam nada. Não é bem assim. O circuito de Hockenheim, nesta versão, tem várias áreas de escape asfaltadas, e existe uma diferença básica para a realidade: elas não são sujas, e não se perde tempo passando por elas. Por isso, adotamos a velha regra de +2 segundos para cada "corte" desses, seja em área interna ou externa.

Quem quiser e puder conferir o vídeo desta corrida, que sairá na segunda-feira aqui no blog (como todos os vídeos do final de semana), vai entender que a corrida não foi ruim, pelo contrário, foi espetacular. Os comissários certamente gostaram de ter que assistir à esta etapa da School, que teve muitas divididas de curvas, ultrapassagens, e também as quebras.

QUALIFYING - Uma sessão de treinos classificatórios controversa marcou o início das atividades em Hockenheim. Eduardo Marques apontava a queda de cinco segundos em sua primeira parcial, mas os comissários não encontraram nenhuma irregularidade que pudesse tomar sua pole-position. Daniele Assis garantiu vaga na primeira fila na última tentativa, enquanto Andrei Fonseca e Luth Cysne dividiram a segunda fila.

Qualifying
1 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:13.164
2 Daniele Assis (RJ/Williams), 1:13.236
3 Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:13.305
4 Luth Cysne (SC/Renault), 1:13.628
5 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:13.856
6 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:13.933
7 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:14.466
8 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:14.615
9 Frederico Da Matta (MG/Ferrari), 1:15.320
10 Diogo Leal (GO/Renault), sem tempo

FEATURE RACE - Com o grid alinhado, a largada da Feature Race em Hockenheim não teve problemas. Andrei Fonseca disputava com Daniele Assis palmo a palmo a liderança até a Curva 3, quando a piloto da Williams faz Fonseca rodar e cair para penúltimo. Luth Cysne, da Renault, também larga bem a se aproveita da confusão para assumir a liderença. No bloco intermediário, Eduardo Marques, que tinha largado em primeiro, segurou Marcelo Vidal, Raphael Brito e Gus Scherer, até a Curva 3, onde foi superado por todos.

Na curva 5, Cysne cai para terceiro após ser ultrapassado por Assis e Brito. No Hairpin, cinco carros quiseram fazer a curva pelo mesmo lugar e se embolaram. Vidal tocou em Cysne, que levou a pior caindo para sétimo, e o próprio Vidal se deu melhor, ganhando a liderança após Daniele e Raphael se enroscarem na saída da curva. Ainda na primeira volta, após uma disputa com vários pequenos toques, Assis vai ficando pra trás. Cysne roda sozinho e Fonseca, sem ter como desviar, acerta a Renault atravessada na pista e perde o bico, além de entortar a suspensão. Como se não bastasse, após voltar com o carro pra pista, Cysne é acertado pelo próprio companheiro de equipe, Diogo Leal, que o joga contra o muro. É fim de corrida para o líder do campeonato, com a suspensão quebrada. Momentos depois, Fonseca vai para os pits repor o bico do carro, e depois ainda paga um Stop and Go antes de abandonar a corrida por causa da suspensão torta. Leal também tem problemas, porém de conexão, e agora são três os que ficam pelo caminho.

Lá na frente, Lucas pressionou Vidal até conseguir a liderança com boa ultrapassagem. Nessa mesma volta, Vidal vai para reabastecimento e volta na terceira posição. Gus Scherer e Raphael Brito também páram. Eduardo Marques assumiu temporariamente a quarta posição. Chaves vai para os boxes na volta seguinte e ainda retorna em primeiro. Assis erra mais uma vez o cálculo do combustível e sofre pane seca faltando duas curvas para a entrada dos boxes, abandonando portanto. Eduardo também pára da décima primeira volta, mantendo sua quarta posição. Após a janela de pit-stops, a única alteração das posições em pista foi pelo erro de Gus Scherer na Curva 1, o que permitiu a Marques herdar a terceira posição em pista.

Porém, com as punições que todos que se mantiveram na pista receberam (isso mesmo, todos os pilotos), a classificação final ficou com Chaves, que mesmo ganhando +40 segundos, conseguiu ficar em primeiro porque seu adversário direto na pista, Vidal da Williams, tomou mais 30 segundos. Gus Scherer da Toro Rosso fechou o pódio. Eduardo Marques, Raphael Brito e Frederico Da Matta foram os que terminaram a corrida pontuando.

Feature Race - Final, 19 voltas
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 24:48.587 [+40s penalty] (média de 204.06 km/h)
2 Marcelo Vidal (SP/Williams), +14.727 [+30s penalty]
3 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +45.029 [+36s penalty]
4 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +44.024 [+44s penalty]
5 Raphael Brito (SP/Red Bull), +1 lap [+60s penalty]
6 Frederico Da Matta (MG/Ferrari), +1 lap [+30s penalty]
7 Daniele Assis (RJ/Williams), DNF/Fuel (10) [+10s penalty]
8 Diogo Leal (GO/Renault), DNF/Connection (4) [+10s penalty]
9 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF/Suspension (2)
10 Luth Cysne (SC/Renault), DNF/Suspension (0)
Fastest Lap: Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:14.101

Explicação de punições
R.Brito: +10s (toque em D.Assis, sem maiores danos)
R.Brito: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
R.Brito: +40s (20x cut track)
E.Marques: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
E.Marques: +34s (17x cut track)
L.Chaves: +40s (20x cut track)
G.Scherer: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
G.Scherer: +26s (13x cut track)
M.Vidal: +10s (toque em L.Cysne, sem maiores danos)
M.Vidal: +10s (toque em D.Assis, sem maiores danos)
M.Vidal: +10s (5x cut track)
F.Da Matta: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
F.Da Matta: +10s (5x cut track)
D.Leal: +10s (5x cut track)

SPRINT RACE - O grid invertido ficou com Da Matta e Brito na primeira fila, Scherer e Marques na segunda, Vidal e Chaves na terceira, Assis e Fonseca na quarta, Cysne e Diogo, ambos da Renault, fechando o grid. Logo na largada, a Renault de Diogo tem problemas e não larga. Fonseca e Vidal causam acidentes e a largada é cancelada. Ambos são punidos com a largada nos boxes.

Na segunda largada, Scherer é atrapalhado por Marques e Assis que disputavam a posição na primeira curva e vai direto para o muro, abandonando a corrida em seguida. Na curva 3, Da Matta é acertado pelo seu companheiro de equipe, Marques, e tem a suspensão quebrada. Ele ainda tenta continuar, mas não consegue e também abandona antes de completar a primeira volta. Se aproveitando da confusão, Cysne pula de ultima para segundo até a Curva 3. Chaves ainda toca Marques, mas numa atitude de Fairplay, o piloto da Red Bull não toma a posição da Ferrari.

Os quatro primeiro colocados, Cysne, Assis, Brito e Chaves brigam bem próximos ainda na primeira volta, até que, mais uma vez dois pilotos da mesma equipe se prejudicarem. Dessa vez, Lucas Chaves toca na traseira de Raphael Brito, ambos da Red Bull. O Brito pára na brita (:D) e cai para quinta posição. Da segunda volta em diante, a corrida se divide em duas. Primeiro, a emoção na frente. Depois o drama de quem veio atrás.

Os três primeiros andaram bem próximos por algumas voltas, até que, numa disputa entre Cysne e Assis na Curva 6, o Hairpin, o piloto da Renault atropela a Williams em sua frente e joga Assis para fora da pista. Assis cai para sétimo por ter que parar no box pra repor o bico do carro. Depois disso, a corrida na frente se resumiu a Chaves tentar acompanhar Cysne, em vão.

Enquanto isso, no bloco de trás, Fonseca partiu pra uma corrida de recuperação. Após um erro de Brito, Andrei assumiu a quarta posição. Brito ainda perdeu a sexta posição para Vidal. Mas aí veio o drama da Honda: eu motor começou a perder rendimento no final da terceira volta. Então, Fonseca começou a poupar o motor para chegar até o final. Ele ainda tentou defender a posição do ataque de Vidal, mas foi em vão após dois toques por parte do piloto da Williams. Como a sorte não andava de azul naquela noite, o motor da Honda explodiu na ultima curva, fazendo o carro parar a 50 metros da linha de chegada. Resultado, Fonseca pontua em último.

Na frente, Luth Cysne, da Renault, chegou em primeiro na pista, seguido de Lucas Chaves, Eduardo Marques, Marcelo Vidal e Daniele Assis. Como Cysne foi punido com 36 segundos de acréscimo, ele caiu para quarto na classificação final. Raphael Brito, apesar de ter chegado em sexto, caiu pra último por tomar punições também.

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 7:41.155 [+4s penalty] (média de 208.01 km/h)
2 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +11.838 [+18s penalty]
3 Luth Cysne (SC/Renault), 7:38.362 [+36s penalty]
4 Marcelo Vidal (SP/Williams), +29.780 [+12s penalty]
5 Daniele Assis (RJ/Williams), +38.805 [+22s penalty]
6 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF/Engine (5)
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), DNF/Accident (5) [+6s penalty]
8 Frederico Da Matta (MG/Ferrari), DNF/Suspension (0)
9 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), DNF (0)
10 Diogo Leal (GO/Renault), DNS
Fastest Lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:14.552

Explicação de punições
L.Cysne: +30s (toque em D.Assis, causando danos)
L.Cysne: + 6s (3x cut track)
E.Marques: +10s (toque em F.Da Matta, sem maiores danos)
E.Marques: +8s (4x cut track)
D.Assis: +10s (toque em G.Scherer, sem maiores danos)
D.Assis: +10s (toque em A.Fonseca, sem maiores danos)
D.Assis: +2s (1x cut track)
R.Brito: +6s (3x cut track)
L.Chaves: +4s (2x cut track)
M.Vidal: +10s (toque em A.Fonseca, sem maiores danos)
M.Vidal: +2s (1x cut track)

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Friday, March 21, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Hockenheim: Preview

Por Rodrigo Wizard

Descrição - Hockenheim é uma cidade da Alemanha, a nordeste de Baden-Württemberg, cerca de 20 km ao sul de Mannheim. É uma das seis maiores cidades do distrito de Rhein-Neckar-Kreis. É a sede do autódromo de Hockenheimring (nome oficial: Hockenheimring Baden-Württemberg). Hockenheim foi inaugurado em 29 de maio de 1932, com uma corrida de motos. A primeira prova de F1 foi realizada em 2 de agosto de 1970. A vitória foi do piloto austríaco Jochen Rindt.

A atual configuração (desde 2002), que diminuiu a média de velocidade para pouco mais de 210 km/h, desagradou a quem gosta de pistas super velozes, mas manteve alguns pontos de ultrapassagem, desde que o carro tenha bom equilíbrio nas freadas e tração nas retomadas de velocidade. As mudanças foram feitas para priorizar a segurança e a visão do público, que, em alguns pontos das arquibancadas, chega a ser de 80% da pista. As duas grandes retas que eram a marca do antigo circuito sumiram. Agora, estão ligadas por um novo setor, a curva Parabólica, com 960 m de extensão.

Informações da pista
Hockenheim, Hockenheim-Ring
Localidade: Hockenheim, Baden-Württemberg, Rhein-Neckar-Kreis, GER
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2003-Atual
Extensão: 4.574 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Luis Morais (Cup)

Disgrace Race para
Nenhum piloto

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (19 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (19 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (19 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Chuva fraca (70% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva (50% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Chuva (40% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Hockenheim
F1BC Cup 1: Vencedor - Rodrigo Wizard (Ferrari 2002)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002), 1:13.628

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Procedimento de Largada/Relargada
1° Quando ocorre relargada: os comissários decidirão, logo, os jogadores NÃO deverão pressionar ESC e pedir para voltar, pois o pedido pode não ser atendido. Caso o host seja um dos jogadores, os outros pilotos terão o direito de pedir para esperá-los analisar o replay antes, para ter certeza de que a abortagem foi necessária,
2° Quem causou o acidente: o replay será visto por um comissário logo após o ocorrido. Caso se confirme um jogador batendo em outro, quem bateu terá de largar dos boxes (respeitando o sinal do pitlane, que demora 20 segundos para passar do vermelho para o verde),
3° Como largar dos boxes: fique na tela do chat (onde tem sua imagem no grid logo ao lado) e aguarde a largada, acompanhando pelas luzes. Depois que for dada a largada, clique no botão "Drive", e você começará a corrida saindo dos boxes,
4° Mais de um carro largando dos boxes: não há ordem exata na fila formada no pitlane, à espera da luz verde. Toques dentro do pitlane poderão acarretar punições, portanto tenha cuidado,
5° Os pilotos que relargarem dos boxes estarão automaticamente sob alerta, e um segundo acidente ocasionado pelo mesmo participante poderá acarretar desqualificação.

Um conjunto de normas foi estipulado, para evitar confusões
De acordo com os testes já realizados, nosso Host principal (Cadu) comportará no máximo 10 pilotos para corridas (com ele coordenando, são 11). Caso apareçam mais de 10 participantes no Briefing, a divisão em dois servidores começa pelo formato 6-5 (como já estava nas Regras). Quando for anunciado o agrupamento de jogadores nos servidores (ao final do Briefing), não será mais permitido o ingresso de nenhum participante na etapa.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: segunda curva bastante lenta, tenha cuidado na freada e na saída,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: respeite a linha branca que delimita a entrada,
Saída dos pits: respeite a linha branca que delimita a saída,
Áreas de escape asfaltadas: respeite-as com a regra de pelo menos 1 roda na pista,
Ponto crítico: grampo no início do segundo setor, tome cuidado na freada,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

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Thursday, March 20, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard + colaboradores

Terceira edição do Jornal F1BC News, e com poucas mudanças dessa vez. Mantivemos o design da edição anterior, com anúncios, frase da semana, tempos da pré-temporada, e claro, as notícias. A alteração mais perceptível foi o uso de colunas inteiras para cada notícia, sem dar muita atenção para o layout dos jornais impressos.

O Jornal F1BC News terá uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta terceira edição é bastante simples, praticamente com uma folha apenas de notícias, porém, com o tempo, ele poderá crescer, de acordo com a demanda de notícias e textos que eventualmente venham saturar as postagens do blog.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições ficará por conta de Cassius Naves.

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Wednesday, March 19, 2008

F1BC Light 1 @ Sachsenring: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Rodrigo Wizard

O campeonato parece ter tomado o mais inesperado rumo. Com Alan Tavares somando 30 pontos nesta etapa, agora é ele quem lidera a competição, fazendo um total de 164, contra 153 de Carlos Eduardo, agora o vice-líder. Daniel Alves também subiu uma posição com seus oito pontos, e soma 137 contra 136 de Pericles Lee, o ex-líder que perde nada menos do que quatro colocações por sua falta!

Em um segundo pelotão, destaque para Rodrigo Oliveira, que marcou 15 pontos com seu pódio na Feature Race, e agora tem 126 totais, na quinta posição geral. Já Rodrigo Miranda marcou apenas 7 pontos, com seu sexto lugar na Sprint Race, mas que foram suficientes para somar 97, um a mais que Rafinha Hadesoul, que também faltou e deixou a Toyota a ver navios, caindo uma posição. Agora mais próximo, Gustavo Stênio tem maiores chances de uma recuperação, após a vitória na Sprint Race, tento um total de 95 pontos. Thiago Lisboa perdeu uma posição e quase duas, faltando mas mantendo os 88 pontos, contra 87 de Thiago Tavares, que agora encostou neste segundo bloco de seis competidores.

A outra metade do grid está longe de conseguir alguma coisa, já que todos eles têm muitas fatas, à exceção de Hildo Marcelos, que apareceu em Sachsenring em uma ótima apresentação e pode ganhar logo na próxima etapa várias posições, caso continue somando resultados satisfatórios.

A tabela está tão parelha, que fica difícil dizer quem pode subir ou descer. Uma coisa é certa: ausências nas próximas etapas, ou abandonos nas corridas, resultarão em perdas de posições. E olhe que até nos descartes a coisa é equilibrada - Alan, Daniel faltaram duas vezes, enquanto Cadu, Pericles, R.Oliveira e Gustavo três, e Rafinha, Thiago, R.Miranda e Thiago não estiveram em quatro etapas.

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

O campeonato da F1BC Light segue tendo constantemente troca de posições entre as equipes principais. Mesmo depois da etapa de Sachsering a briga pela primeira colocação parece está indefinida, pois a Renault continua dando as cartas em primeiro,mas agora é seguida pela Mclaren-Mercedes que o melhor desempenho nessa etapa. Com a ausência nessa etapa em terceiro lugar vem a Toyota onde manteve a posição devido a ausência da quarta colocada a Spyker – Ferrari.

Querendo assumir a quanta colocação temos a Toro Rosso - Ferrari, que busca melhorar na tabela com a confirmação de sua participação nas etapas. Ganhando duas posições e indo para o sexto lugar temos a BMW Sauber onde conseguiu ultrapassar a Honda e a Red Bull – Renault sétima e oitavas colocadas respectivamente.

A Honda teve um desempenho muito abaixo e com isso perde sua sexta colocação,mas a equipe nipônica promete reação nas próximas etapas. As equipes que ainda não conseguiram alinhar seus carros por problemas que são elas: Ferrari,Red Bull,Williams e Super Aguri prometem maior empenho,e assim conseguir solucionar seus respectivos problemas. A próxima etapa mais emoções e disputas nos esperam, e assim esperamos que novas equipes apareçam também.

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F1BC School 1 @ Sachsenring: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Rodrigo Wizard

Muita coisa a ser comentada após uma rodada dupla no F1BC School 1, com as etapas de Sachsenring e Spa-Francorchamps, que havia sido adiada em uma semana. O principal destaque não poderia deixar de ser o catarinense Luth Cysne, que simplesmente venceu as quatro provas, somou 64 pontos e agora totaliza 117. Para se ter uma idéia, o piloto que mais somou pontos nas quatro primeiras rodads no F1BC Cup 3 foi Felipe Augusto, com 83, e na Light foi Renan Rittes, com 93.

Mas nem tudo está perdido para os adversários. Com mais 11 etapas pela frente, e a regra de descarte dos quatro resultados mais fracos de cada um, ainda é possível alcançar o piloto da Renault. Raphael Brito é quem mais está próximo disso, já que o carioca é o vice-líder com 77 pontos e, junto com Luth, foi o único competidor a somar pontos em todas as corridas até aqui. Daniele Assis também tem motivos de sobra para se animar, pois conquistou dois segundos lugares e agora tem 74 na soma.

Quem terá se correr atrás é o pessoal que forma um segundo bloco, onde todos tiveram alguns problemas em determinadas corridas. Marcelo Vidal não pontuou na Feature Race de Spa, mas tem 68 pontos, enquanto Andrei Fonseca ficou pelo caminho na Feature de Sachsenring, e conta com 62. Bem próximo está também Eduardo Marques, com 61, apesar de não ter largado para a Feature de Sachsenring.

Em seguida vem aqueles que precisam reagir o mais rápido possível na competição. Lucas Chaves está com 44 pontos, tendo como melhores resultados os quartos lugares em Montreal e Spa, e Diogo Leal vem na sequência em oitavo com 36, sendo que o quinto lugar em Sachsenring foi sua maior conquista até o momento. Carlinhos Silva infeizmente não pôde comparecer na rodada dupla, e isso comprometeu bastante seu desempenho. Mas nada que os descartes não possam resolver,e o paranaense está com 22 pontos. Outros dois pilotos têm o placar aberto: Gus Scherer, que estreou no último final de semana, com 15, e Robson Santos, que ainda não encontrou o ritmo ideal e está com apenas oito.

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

O F1BC School dá provas de muitas disputas até o momento. Depois da rodada dupla que incluiu as etapas de Spa e Sachsenring, a briga pela primeira colocação parece pegar fogo agora, pois depois das etapas, a equipe Renault assume a primeira colocação, deixando a Williams-Toyota em segundo com uma diferença muito pequena. Em terceiro, um pouco mais distante dessas, vem a Red Bull-Renault que tem uma diferença cômoda para a quarta colocada, a Honda, esta com um desempenho mais discreto nessas etapas.

Mais distante, porém mostrando melhoras na quinta posição, temos a Ferrari - que manteve sua posição - e agora a equipe Toro Rosso, na sexta posição. Outro bloco é aquele onde temos as equipes ainda não saíram do zero no marcador, mas não foi por falta de tentativa, pois a BMW Sauber alinhou seus carros para as etapas, e mesmo assim não resultou em pontos a sua participação. A Próxima etapa em Hockhenheim promete ser uma das melhores, onde muitas disputas deverão ocorrer.

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Tuesday, March 18, 2008

F1BC Light 1 @ Sachsenring: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo / Rodrigo Wizard

Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber)

Gustavo, uma bela corrida na feature, tudo dominado, tranquilo e o moto explodindo, comente o que houve? Erro de equipe?
Infelizmente eu não sei o que aconteceu, vinha seguro só administrando a vantagem de 7 segundos, e meu motor explode daquele jeito! sofri alguns toques na traseira do Miranda, não sei se influenciou na minha quebra.

Uma surpresa pra todos foi a aparição de seu companheiro fazendo sua estréia na metade do campeonato, você também foi pego de surpresa ou já sabia? Acha que agora a BMW com dois carros pode evoluir muito?
Já sabia sim, foi eu que convenci ele a voltar. Ele é um ótimo piloto, desde Top Gear 1 no Nintendo mostra isso, creio que fará muito sucesso ainda no F1BC. Espero que se não dermos azar nas corridas possamos está sempre brigando pela vitória.

Na Sprint você dominou soberano a corrida, foi realmente fácil como pareceu? O que espera de Hockeinheim?
Fácil nunca é, tem de ter concentração total, tirando Spa que fui atrapalhado ao perder a concentração por fatores externos. Eu tinha certeza de que se não sofresse acidente na primeira curva igual na sprint em Spa, podia sim ganhar. Hockeinheim já foi uma de minhas pistas favoritas antigamente. Hoje não gosto muito do novo traçado, mas espero poder está na briga pela vitória.

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Como foi chegar para esta etapa e não encontrar os rivais da Toyota, Rafinha Hadesoul e Pericles Lee?
Foi uma surpresa, surpresa boa pq os dois estava voando nos treinos, estava confiante com a contância mais uma vez, mas temis o ótimo desempenho deles, me deu uma injeção de ânimo maior.

O que ocorreu na Feature Race, quando a corrida parecia estar ganha?
Nossa se eu contar vão me chamar de tonto, na feature, tivemos 3 relargadas e só na 4ª que valeu... de tanta relargada eu mula esqueci de carregar meu setup. logo no começo da corrida achei estranho, o carro estava difícil de fazer curvas, um desempenho ruim, mas achei nque fosse eu mesmo. Foi qdo eu perdendo desempenho... o Gustavo abrindo e na 8ª volta meu carro já está com tanmque vazio, sendo que eu havia programado parar na 12ª volta. Ai tive certeza... tentei mexer na parada, entupi o carro de combustível e estava pensando apenas em garantir um terceiro lugar.... Ai o Gustavo teve problemas, fui pra segunda, depois o Alan fez uma parada nos boxes e eu passei-o, mas nisso faltavam 3 voltas e eu sem pneu, o carro escorregando demais, eu segurando o alan como podia, na penultima volta o alan parou e eu sabia que meu tanque não daria, resolvi ir... devagar, quase parando, e realmente parou,,, parou duas curvas antes....heehe

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F1BC School 1 @ Sachsenring: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis / Rodrigo Wizard

Luth Cysne (SC/Renault)

Você treinou pouco esta semana e acabou tenho um desempenho espetacular ao ganhar as 2 corridas disputadas. Ganhou por competência ou por sorte?
Sinceramente, agora eu só corro sem treinar, entrei nos Servers sem expectativa nenhuma e acabei tendo um desempenho bem além do que imaginava...Claro, ninguém ganha por sorte, apesar deu ter tido sorte nas largadas, agradeço mesmo a um bom ritmo de corrida.

As vitórias em Spa e Saschsering fizeram você disparar na liderança do campeonato. Esta folga deixará você mais relaxado para correr?
Não, não irei relaxar até ter uma folga que me dê chances de correr sem me preocupar com a vitória. Por enquanto, continuo correndo buscando o meu máximo.

Seu maior adversário no momento parece ser o Andrei Fonseca. Comente o incidente que tiveram na Feature de Spa-Francorchamps.
Eu não considero que ele seja meu principal adversário, tenho adversários muito bons, como a Daniele Assis, o Lucas Chaves, entre outros. Já sobre o Incidente de Spa, eu realmente nao sei o que pode ter acontecido, mas não o prejudiquei em nada, se realmente toquei, ele nao perdeu nem meio segundo, pq na volta seguinte ele já recuperou a posição. Agora se você me perguntar se ele reclama? Sim.

Daniele Assis (RJ/Williams)

Você treinou muito esta semana? A pole-position estava nos planos para essa etapa?
Absolutamente. Treinei só no domingo e muito pouco na sexta, antes da corrida, então não esperava mesmo fazer a pole. Em Spa, conquistar a pole debaixo de chuva foi algo inacreditável; em Sachsenring, eu era quase um segundo mais lenta que os meus principais adversários e ainda assim conquistei meu melhor tempo naquela pista. Em resumo, foi tudo muito surreal mas ao mesmo tempo espetacular.

Na Feature Race, você perdeu posições logo no início. Como foi sua corrida de recuperação?
Foi complicada, fiquei bastante frustrada por ter perdido a liderança por um erro tão grotesco, mas sabia que manter-me na pista seria importante foquei na necessidade de pontuar para chegar ao fim. Acabou dando certo, pois dois importantes adversários abandonaram e consegui chegar em segundo, nas duas corridas, o que me trouxe pontos valiosos na tabela do campeonato.

Você considera que saiu com um saldo positivo desta etapa, marcando dois segundos lugares?
Com certeza, não imaginava ir tão bem! Os bons resultados foram como uma injeção de ânimo em mim, pois problemas extra-pista estavam afetando meu desempenho. Agora sinto-me mais preparada para as próximas etapas, sei que tenho condições de ficar próxima dos líderes do campeonato.

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Monday, March 17, 2008

F1BC Cup 3 @ Sachsenring: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC Light 1 @ Sachsenring: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC School 1 @ Sachsenring: Vídeos da Etapa

Por Marcelo Vidal

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F1BC RFT 0 @ Caruaru: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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Sunday, March 16, 2008

F1BC Cup 3 @ Sachsenring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Finalmente realizada a etapa de Sachsenring no F1BC Cup. Esta pista estreita e bizarra, nos deixada de "herança" por pedidos do passado, foi o palco da etapa-rolo do campeonato, que sempre existe, mais cedo ou mais tarde. Adiada em duas semanas, ela finalmente foi realizada, juntamente com a etapa de Monza.

QUALIFYING - Especialidade de Cassius Naves desde a pré-temporada, esta pista teve o mineiro largando na frente, com Carlos Junior em segundo. A segunda fila teve Frank Aguiar e Sergio Kolachinski, que não estiveram presentes na reedição.

Qualifying
1 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 58.735
2 Carlos Junior (PA/McLaren), 59.211
3 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), 1:00.149
4 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:00.187
5 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:00.273
6 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:00.566
7 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:00.589
8 Gabriel Sarmento (ES/Williams), 1:01.363
9 Rodrigo Wizard (SP/Honda), sem tempo
10 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), sem tempo

FEATURE RACE - Disputada em server único, a etapa teve alguns pilotos não largando por motivos já esclarecidos, e então partimos com Cassius Naves assumindo a ponta, seguido de Rodrigo Wizard, Carlos Junior, Gabriel Zanchetta e Fernando Passos, que caiu algumas posições após a primeira curva. Quem também perdeu terreno foi Wizard, que até travou uma boa briga juntamente com Gabriel Zanchetta e Carlos Junior, mas não parecia muito interessado na etapa.

Cassius Naves não cometeu erros e levou com tranquilidade a vitória, deixando Junior em segundo após se desvencilhar de Zanchetta e Wizard, ambos com problemas. O piloto da Super Aguri levou penalty por excesso de velocidade nos boxes, e o mesmo acontecendo com o representante da Honda, duas vezes seguidas. Passos também teve uma corrida tumultuada pelos bugs da pista, quase ficando nos boxes.

Feature Race - Final, 24 voltas
1 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 25:29.895 (média de 191.99 km/h)
2 Carlos Junior (PA/McLaren), +25.534
3 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +1 lap
4 Fernando Passos (RJ/Spyker), +1 lap
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +1 lap
- Frank Aguiar (RJ/Red Bull), DNS
- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), DNS
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNS
- Carlos Zoro (SC/Toyota), DNS
- Gabriel Sarmento (ES/Williams), DNS
Fastest lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:00.345

SPRINT RACE - Agora em grid inverso, Wizard e Zanchetta dividem a primeira curva, com a Honda tomando por dentro e liderando, mas sendo tocado duas curvas depois pela Super Aguri, ambos caindo para as últimas posições. Junior se aproveitou da confusão e assumiu a liderança para não mais perdê-la, enquanto Cassius e Fernando completaram o pódio nesta corrida rápida e sem muita ação.

Sprint Race - Final, 7 voltas
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 7:11.356 (média de 198.61 km/h)
2 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +8.564
3 Fernando Passos (RJ/Spyker), +13.999
4 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +33.180
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +37.275
- Frank Aguiar (RJ/Red Bull), DNS
- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), DNS
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNS
- Carlos Zoro (SC/Toyota), DNS
- Gabriel Sarmento (ES/Williams), DNS
Fastest lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:00.135

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F1BC Light 1 @ Sachsenring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Ótima etapa realizada pelo F1BC Light 1 em Sachsenring. Apesar da pista traiçoeira, foram várias ultrapassagens que fizeram o show rolar bonito neste final de semana. Com exceção de Pericles Lee e Rafinha Hadesoul, todos os candidatos a título estiveram presentes, e ainda pudemos acompanhar finalmente a estréia de Hildo Marcelos da BMW Sauber.

QUALIFYING - Desta vez Carlos Eduardo finalmente cravou a pole, com a ausência das Toyotas, que prometiam um show de velocidade. Gustavo Stenio garantiu lugar na primeira fila, enquanto Alan Tavares e o estreante Hildo Marcelos formaram a segunda fila. Na sequência, ficaram Daniel Alves, Rodrigo Miranda, Thiago Tavares e Rodrigo Oliveira.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:00.511
2 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:00.780
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:01.237
4 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), 1:01.639
5 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:01:680
6 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:02.298
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:08.749
8 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:10.211

FEATURE RACE - Cadu, Gustavo, Alan, R.Miranda e R.Oliveira partiram do grid, enquanto Thiago, Daniel e Hildo largaram dos boxes, este último apertando os botões errados e abandonando sem querer. A largada foi limpa, mas Cadu espalhou na Curva 3, e Gustavo logo depois, ambos deixando a porta aberta para Alan liderar a prova. Cadu ainda tentou se recuperar, mas rodou, perdeu a posição para Gustavo, e rodou novamente,

Gustavo ultrapassou Alan, ainda que com um toque leve, e logo depois foi a vez de Cadu recuperar uma posição. Miranda e Oliveira tentaram seguir o ritmo, mas escaparam na pista. Lá atrás, Thiago e Daniel travaram boa disputa, quando a Renault tocou a McLaren, que rodou e ficou atravessada. Stênio, então líder, quase dançou nessa, ainda tocando na McLaren atravessada, mas sem maiores consequências.

Alan ainda ultrapassou Cadu de volta, e Daniel Alves sofreu um forte acidente na chicane. O paranaense da Renault então adiantou seu pit-stop, assim como Miranda, mas o paraense excedeu a velocidade limite nos boxes, não cumpriu a penalidade e foi desqualificado. Quando Alan e Gustavo reestabeleceram suas posições, após as paradas, parecia que o mineiro da BMW Sauber estava com a vitória nas mãos: parecia, pois seu motor explodiu e o deixou na mão na reta da subida.

Thiago se recuperou da largada nos boxes e ultrapassou Rodrigo Oliveira, com um leve toque, que não teve muito perdão, já que, logo depois, o piloto da Toro Rosso se vingou e bateu na traseira da McLaren de Thiago, arrancando sua asa (e levando punição após o término da prova). Indo para os boxes, Thiago quase enfrenta fila, pois Alan surpreendentemente partiu para duas paradas e estava na segunda!

Tudo parecia contra a McLaren, já que o piloto que liderava levou ainda um penalty por excesso de velocidade no pitlane, e teve de cumprí-lo, deixando tudo nas mãos de Carlos Eduardo, da Renault. Foi quando Cadu começou a andar lento na pista, e constatou-se a pane seca (falta de combustível), e Alan Tavares ainda venceu, depois de passar três vezes pelos pits durante as 24 voltas!

Feature Race - Final, 24 voltas
1 Alan Tavares (PA/McLaren), 26:47.057 (média de 182.77 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Fuel
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +3 laps [+30s penalty]
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), +4 laps
- Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DNF/Engine (16)
- Daniel Alves (RJ/Renault), DNF/Accident (6)
- Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), DNS
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DQ

Explicação das punições
R.Oliveira: +30s (batida em T.Tavares, causando danos)

SPRINT RACE - Grid inverso e emoções logo na saída. Gustavo Stênio vinha em quarto lugar e fez uma brilhante largada, passando por Alan, e entre Cadu e Thiago, assumindo a ponta na primeira curva. Os quatro chegaram a dividir a estreita curva juntos! Porém, os outros três se tocaram e escorregaram também juntos, abrindo as portas para Hildo, que ganhou então a segunda posição. Alan logo depois tocou seu companheiro de equipe, e a ordem ficou assim: G.Stênio, H.Marcelos, A.Tavares, C.Eduardo, D.Alves, T.Tavares e R.Miranda, que largou dos boxes.

Alan vinha em terceiro e escapou no último setor da pista, deixando Cadu ganhar a posição. Logo depois o outro piloto da McLaren (Thiago) cometeu o mesmo erro, porém rodando, batendo e abandonando logo em seguida. Após isso, o show ficou por conta de Hildo, que segurava Cadu e Alan com habilidade, até que, inevitalemente, tocou a grama em uma curva, rodou e caiu para quarto. E foi isso! Vitória de Gustavo Stênio, que não cometeu erros e garantiu a ponta com uma excepcional largada, que valeu o ingresso!

Sprint Race - Final, 8 voltas
1 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 8:17.307 (média de 196.88 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +5.013
3 Alan Tavares (PA/McLaren), +7.569
4 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), +14.698
5 Daniel Alves (RJ/Renault), +29.289
6 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +1:38.502
- Thiago Tavares (PA/McLaren), DNF/Accident (1)
- Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS

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