F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, January 12, 2008

F1BC Cup 3 @ Jacarepaguá: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Zoro

Recebemos hoje na sala de imprensa três grandes pilotos: Carlos Júnior, o mais rápido em Jacarepaguá na pré-temporada, Michel Mendonça, o segundo mais veloz, e Gabriel Zanchetta, que liderou os tempos em outras pistas neste período de preparação.

Carlos Junior (PA/McLaren)

Como estão suas expectativas para essa corrida, já sendo apontado como um dos favoritos pelos resultados da pré-temporada?
As expectativas são boas. Treinamos no circuito há algumas semanas e conseguimos um acerto eficiente e rápido para lá. Mas na corrida muitas variáveis são envolvidas, e nem sempre rapidez é o suficiente: antes deve-se mostrar consistência.

Seu companheiro quase não foi visto nos treinos coletivos, isso causa uma insegurança quanto ao campeonato de equipes?
Com certeza. Mas honestamente isso não pressiona a mim nem à equipe. apenas nos focamos em mostrar o nosso melhor etapa após etapa. Os resultados surgem como consequência, e não nos abateremos com isso.

Com tantas caras novas e tempos parecidíssimos, esse campeonato ficar complicado?
Este promete ser um campeonato disputadíssimo, e com muitos vencedores. São muitos pilotos rápidos aparecendo, mas digo que a regularidade é que premiará o campeão.

Michel Mendonça (ES/Spyker)

A ausência nos treinos em conjunto pode ser prejudicial no começo do campeonato?
Absolutamente naum...praticamente tudo que se acontece em treinos abertos chega na setor de imprensa da equipe...toda informação é nos passada!

A Spyker é uma das equipes candidatas tanto ao título de construtores como de pilotos. Como você encara essa pressão logo na primeira corrida?
Pressão? Naum considero pressão nenhuma, até pq naum sou e nunca fui o mais rapido nesta pré-temporada. Pressão vai ter akeles que estão sempre no topo das listas, tou aki pra tentar surpreender.

Qual o seu maior objetivo nesse começo de temporada?
O Objetivo é correr no server A,podendo assim marcar muitos pontos e ser constante.Se eu conseguir correr as etapas trasnquilo, consigo um bom resultado, quem sabe o titulo...

Gabriel Rak Zanchetta (SP/Super Aguri)

Outro piloto apontado como concorrente direto ao título, como você resumiria isso baseando-se nos tempos da pré-temporada?
Bom, temos inúmeros casos onde o tempo da pré temporada não diz sobre o que realmente irá acontecer, as vezes para o bem, as vezes para o mal.As corridas tem muitos fatores além de você pegar o carro, sentar e acelerar com tudo, a cada instante você têm de se preocupar com o desgaste das peças e a pressão de quem vêm atras. O psicológico não aparece na pré temporada, e esse é um fator importante, assim algumas mudanças podem ocorrer.

A Super Aguri é outra equipe que quase não foi vista com os dois carros juntos em treinos coletivos, isso é uma preocupação a mais para uma possível disputa pelos construtores?
"Quase" não, de fato não foi, tivemos uns problemas com o carro de Felipe, mas ele, na minha opinião é o melhor piloto em atividade, um excelente ajustador de carros, o que facilitará sua adaptação a tempo do 2º GP, onde temos a expectativa que ele esteja apto a correr, e eu obtive melhores progressos em relação a Jacarepaguá.

Qual a sua meta nas primeiras provas?
A mesma em todas as outras etapas, manter-se constante na parte de cima da tabela, erros irão acontecer, quebras e acidentes irão ocorrer. Assim, manter-se longe desses infortúnios é um grande passo para vencer o campeonato.

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F1BC Light 1 @ Jacarepaguá: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Vamos iniciando nossa série de coletivas pré-corrida em Jacarepaguá, com três pilotos do F1BC Light 1 a responderem gentilmente nossas questões. São eles: Rafinha Hadesoul, um dos mais rápidos na pré-temporada, Thiago Lisboa, o último inscrito no campeonato, e Renan Rittes, que mostrou ser um dos favoritos para esta etapa de abertura.

Thiago Lisboa (PR/Williams)

Qual seu objetivo para este final de semana de estréia?
Bom, objetivo meu é adquirir mais experiencia nesse jogo da que sempre achei fascinante, mas que poucas vezes eu havia corrido online. Espero que a corrida seja tranquila, e que com as condições bem prováveis de chuva o pessoal tome muita cautela, pra não gerar grandes acidentes.

Como você se sente sendo confirmado na competição de última hora?
Sobre a confirmação, tomei um susto quando vi que eu teria um lugar no campeonato... sinto previlegiado por ter essa chance de alinhar em Jacarepagua. A Red Bull é um otimo carro, e espero poder evoluir durante todo campeonato, uma pena que a pista não favoreçe muito a nossa equipe, meu engenheiro está ficando louco de tanto eu reclamar do nosso acerto!

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

Qual seu objetivo para este final de semana de estréia?
Espero fazer uma boa corrida em Jacarepagua, mas sei que não estou muito bem, então meu objetivo é pelo menos chegar em quarto lugar, acima disso pra mim é lucro.

Você aponta algum favorito para este final de semana?
Pra mim, o Renan (Rittes) é o favorito.

Renan Rittes (SP/Spyker)

Existe alguma rivalidade com seu irmão dentro da Spyker?
Rivalidade nunca sempre estamos trocando informações de setups e outras coisas, só de ves em quando acontece um totó entre nós dois ai um fica querendo pegar o outro.

Você se considera mais preparado para a Sprint ou para a Feature Race?
Pelo que eu vi nos treinos com os pilotos eu estou melhor no Sprint Race, acho que tenho mais possibilidades de acertar as 6 voltas seguidas.

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Friday, January 11, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Jacarepaguá: Preview

Por Rodrigo Wizard

História - Tudo começou em 10 de junho de 1966, quando Jacarepaguá foi inaugurado com a alcunha de "Autódromo da Cidade do Rio de Janeiro". O circuito tinha 5.030 km de extensão, com um traçado bem diferente daquele que foi utilizado até os tempos atuais. Em 1977, foi adaptado de acordo com as exigências da FIA na época, chegando a ser chamado de "Autódromo-Modelo". E seguindo à risca as normas da entidade, não demorou muito para que a F-1 começasse a promover o GP do Brasil por lá.

O primeiro aconteceu em 78, após ser realizado em Interlagos por muitos anos. Naquela prova, Emerson Fittipaldi conseguiu o melhor resultado da história da Copersucar, ficando com a segunda colocação, atrás apenas da Ferrari do argentino Carlos Reutemann. Mas a troca não foi definitiva. Em 79, a corrida voltou à pista de São Paulo, que tinha mais de 8 km na época. Por considerar o autódromo perigoso, a FIA decidiu levar de vez a etapa brasileira para o Rio, onde foi disputada de 81 até 89.

Jacarepaguá presenciou momentos históricos. Em 82, Nelson Piquet venceu e desmaiou no pódio de tanto cansaço, com direito à invasão do público. Mas a descoberta de uma irregularidade em sua Brabham desclassificou o brasileiro, dando a vitória à Alain Prost, a primeira das cinco que transformaram-no em "Rei do Rio".

O primeiro sucesso de Piquet em sua cidade natal veio no ano seguinte. Nesse dia, a Rede Globo tocou pela primeira vez o "Tema da Vitória", hino que marcou os primeiros lugares dos brasileiros na F-1. Ainda no Rio, o GP do Brasil de 84 foi o primeiro da carreira de Ayrton Senna na categoria. Mas a prova que ficou marcada na mente dos brasileiros aconteceu em 1986. Dobradinha de Piquet e Senna, que já eram rivais na época, fato que não os impediram de segurar a bandeira do Brasil juntos no pódio.

Após ser tri-campeão de F-1, Nelson Piquet foi homenageado ao dar seu nome ao autódromo, em 88. O GP de Brasil teve seu derradeiro capítulo na Cidade Maravilhosa em 89. A pista de Jacarepaguá costumava receber testes coletivos no começo das temporada. Em um deles, Phillippe Streiff capotou várias vezes. Por causa de problemas no seu atendimento, o francês ficou paraplégico. Preocupada com a organização dos cariocas, a FIA decidiu transferir a corrida brasileira de volta para São Paulo.

Por alguns anos, o autódromo sofreu com o descaso, recebendo apenas categorias nacionais. Em 95, a prefeitura comandada por César Maia decidiu remodelar o circuito, que passou a receber provas da então F-Indy e do Mundial de Motovelocidade. As etapas dessas categorias foram promovidas até 2001, quando Maia, qua acabara de voltar à prefeitura do Rio, decidiu que não investiria mais em Jacarepaguá. Pura birra por Emerson Fittipaldi ter apoiado Luiz Paulo Conde nas eleições para o governo da cidade.

O oval foi abandonado, o kartódromo foi demolido. Aí veio o projeto do Pan-2007. E o alvo foi a pista principal. O Setor Norte desapareceu, depois de brigas judiciais sui generis, para que fossem construídas arenas multi-uso. Um circuito de pouco mais de 3 km foi adaptado para receber no máximo provas de Stock Car. Então o projeto megalômano para receber as Olimpíadas de 2016 emanou nesta terça-feira (7), com Carlos Arthur Nuzman, apoiado por Maia, anunciando o fim do autódromo e de quatro décadas de serviços prestados ao automobilismo. (Fonte: Grande Prêmio, com devidas correções).


Informações da pista
Jacarepaguá - Autódromo Nélson Piquet
Localidade: Rio de Janeiro, Brasil
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Desativado
Versão: 1995-2005
Extensão: 4.932 metros
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Leonardo Schuskel (F1BC 3)
Thiago Lisboa (F1BC Light 1)

Horários F1BC Light 1
12:00 às 12:10 - Briefing
12:15 às 12:30 - Qualifying
12:35 às 12:45 - Divisão p/ Server
12:50 às 13:10 - Feature Race, 30% (18 voltas)
13:15 às 13:25 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:10 - Feature Race
, 30% (18 voltas)
15:15 às 15:25 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Chuva (Trovoadas esparsas + 20% de possibilidade)
F1BC 3 - Chuva (Trovoadas esparsas + 20% de possibilidade)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Jacarepaguá
F1BC 2 (Mod ETCC 2003)
Pole-position: Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer), 1:58.440
Vencedor Race 1: Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain), 12:12.455
Vencedor Race 2: Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta), 6:16.408

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Thursday, January 10, 2008

F1BC Cup 3 @ Jacarepaguá: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard / Sergio Kolachinski / Michel Mendonça /
Carlos Zoro / Leonardo Schuskel / Djalma Bereta / Gabriel Zanchetta

BMW Sauber confiante com os pilotos

A equipe BMW Sauber se mostra bastante confiante para a 1ª etapa do F1BC 3, que sera disputada em Jacarépagua - RJ. ''Os testes realizados serviram apenas para uma base,sabemos da qualidade de nossos pilotos e concerteza eles estarão entre os 5 no momento certo'', declarou Mario Theissen, diretor da equipe.

Honda pode começar F1BC 3 com apenas um carro

A correria na equipe Honda começou cedo na primeira semana do F1BC 3, para a disputa da etapa de Jacarepaguá, no Brasil. Mesmo com tudo pronto para o atual campeão Rodrigo Wizard defender a equipe no domingo (13/1), ainda é incerta a participação de seu companheiro de equipe, o paranaense Leonardo Felix.

Rodrigo Wizard já realizou o shakedown no chassi que utilizará nesta estréia do campeonato, e agora os engenheiros e mecânicos estão correndo para aprontar o segundo carro a tempo, na tentativa de começar o ano com força total. "Não sabemos se dará tempo, pois o Léo (Felix) não participou da pré-temporada, mas tudo depende dele para que consigamos alinhar seu carro no grid", revelou o diretor-técnico Ross Brawn.

Pilotos da Toro Rosso falam sobre a pré-temporada e Jacarepagua

Luís Morais está super motivado para o começo de temporada, o piloto não esconde sua empolgação para o inicio da temporada. "Fico muito feliz de ter tido esta chance na Toro Rosso e espero ajudar o máximo possível para levar a equipe para frente. Eu e o Djalma vamos dar trabalho, esperem e veram!". Para a primeira etapa, espero chegar entre os primeiros!

Djalma Bereta ainda enfrenta sérios problemas com sua adaptação ao carro, mesmo assim o paulista não desanima e tem boas projeções para a etapa "Temos um bom carro em mãos, estou progredindo a cada dia. A única coisa que tenho a lamentar foi o fato de meu carro ainda não estar pronto para eu treinar, mas espero estar treinando em breve." Em jacarepagua, espero ter um bom resultado, adoro o traçado da pista, pena que depois deste evento venha a ser demolido

Ferrari não se mostra confiante para a etapa de Jacarepaguá

Sérgio Kolachinski mostrou um fraco desempenho nos treinos coletivos e não deve conseguir classificação no Server A. Já Eduardo Azeredo resolveu prolongar suas férias, aproveintando-se da regra dos descartes, o Fluminense está longe de casa curtindo a vida adoidado em solo britânico.

Spyker Anuncia segurança no carro

Depois de duas semanas de testes em Jacarepagua, os engenheiros da equipe anunciaram sua confiança no carro que disputará a primeira etapa. Ao todo, foram dadas 274 voltas na pista, a maior janela direta foi feita em 73 voltas, sem haver qualquer tipo de quebra. "O carro é excelente, estou muito contente em correr por esta equipe!", anunciou Michel Mendonça, que na pré-temporada fez o segundo melhor tempo na pista.

A Spyker também acredita na igualdade de seus carros, tanto Michel quanto Fernando estão "voando" baixo no Rio, onde já surgem alguns comentarios sobre uma possivel rivalidade dentro da equipe."Sou muito amigo dele (Fernando), nunca vai haver qualquer tipo de rivalidade aqui dentro: o que eu sei, ele sabe!", garantiu Michel. A uma semana do inicio do campeonato, a Spyker promete vir forte pra primeira etapa, as expectativas são as melhores possiveis!

Toyota confiante em ambas as categorias

Tanto equipe quanto pilotos da Toyota estão comemorando alguns resultados conseguidos na pré-temporada nas duas categorias. Os pilotos aparecem sempre entre os primeiros na maioria das pistas. Faltando menos de uma semana para o início do campeonato, todos já estão reunidos no Rio de Janeiro e devem começar os treinos livres à partir de quarta-feira.

"Alguns resultados estão exatamente como deveriam estar, não estamos nem um pouco decepcionados com nenhum tempo marcado, nem com os ruins", disse Carlos Zoro à imprensa, dando a entender que alguns tempos podem ter sido propositalmente ruins, afim de surpreender os adversários.

Honda confirma novo piloto na última hora!

Depois de muito trabalho para aprontar o segundo chassi da Honda para a estréia do F1BC 3 em Jacarepaguá, os japoneses finalmente completaram o objetivo. E para celebrar, de quebra anunciaram um novo piloto, o paulista Leonardo Schuskel.

A Honda contava anteriormente com o paranaense Leonardo Felix, mas este desistiu de última hora e teve de ser substituído. Então, os nipônicos correram atrás de uma substituição à altura e encontararam Schuskel, de 20 anos de idade, que será o companheiro de equipe do atual campeão Rodrigo Wizard. "Que o mundo que a Honda carrega fique mais leve essa temporada! Espero estreiar bem, em Jacarepaguáe no campeonato", declarou Leonardo.

Toyota confirma suspeitas em treino

As suspeitas sobre a toyota estar fazendo tempos ruins "propositalmente" foram confirmadas ontem, nos treinos livres em conjunto e nos particulares. Carlos Zoro quando perguntado sobre os tempos marcados ontem, no circuito de Jacarépaguá, respondeu dando algumas risadas: "A gente tava colocando gasolina pra umas 8 voltas e mais uns blocos de chumbo dentro do carro, hahahahaha. Sei que o carro está rápido, então o importante nessa corrida vai ser me livrar do tráfego o quanto antes e dar boas voltas constantemente!".

Rádio Paddock: Papéis invertidos na Honda

Há quem diga, no Paddock de Jacarepaguá, que os papeis na Honda estão trocados, J. Button corre igual ao Rubinho e Rubinho tem um "momento Schumacher" em sua carreira. "Leonardo vêm mostrando um GRANDE avanço, em dois dias de treino e depois de uma contratação duvidosa, o jovem paulistano diminuiu seu tempo em cerca de 4 segundos. O que seria ótimo, se o tempo atual não fosse 1:20.191", disse o engenheiro da equipe, em tom sarcástico.

"Estou sofrendo um pouco com a pista, que é nova pra mim, fiz apenas dois treinos nela, também encontrei dificuldades no acerto do carro, mas acredito que no decorrer da corrida possa chegar em algum lugar", disse Leonardo, o novato.

Toro Rosso define suas metas para o campeonato

A equipe Toro Rosso está com grandes expectativas quando ao desenrolar da temporada. "Tanto Luis como Djalma são grandes pilotos e estão aproveitando muito bem os testes feitos até agora, não temos ainda condições de vencer etapas, mas podemos chegar ao podium em algumas delas. Estamos tendo problemas em relação ao carro do Djalma, algumas peças do motor danificaram estranhamente e com isto ele não pode aproveitar todos os treinos", comentou Franz Tost, chefe da equipe.

Williams destaca aprendizado antes da etapa brasileira

A equipe Williams ainda não confirmou se Fernando Rodrigues estará presente na primeira etapa do F1BC 3, em Jacarepaguá, mas seu companheiro de equipe Gabriel Sarmento já é certeza. Gabriel tem a meta de se classificar no Server A no início, e comentou sobre sua evolução nos últimos dias. "Estou com um bom setup. Estou aprendendo algumas coisas e tudo está dando resultado. O único problema é a falta de experiência durante as corridas, mas espero não fazer feio e buscar um bom resultado", comentou o capixaba.

Super Aguri Press Release

Por Aguri Suzuki. "Estamos confiantes que conseguiremos um bom resultado, mesmo com os problemas de acerto de carro, e da ausência de Felipe devido a demora da matriz em conseguir outro motor. Acreditamos que Gabriel Zanchetta conseguirá um bom resultado e não deixará eventuais líderes se distânciarem, pois em Sakhir e Istanbul a equipe conta com um ótimo acerto e Felipe voltará as pistas, podendo assim, tirar qualquer diferença."

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F1BC Light 1 @ Jacarepaguá: Comunicados e Notícias

Por Carlos Eduardo / Rafinha Hadesoul / Michel Mendonça / Rodrigo Wizard

Renault insegura para corrida

Piloto da Renault no F1BC Light 1, o paranaense Cadu está inseguro em sua primeira corrida nos padrões F1BC. Incertezas com durabilidade eacertos e desgastes de pneu. A equipe ainda pretende fazer uma simulação fiel para testar tais quesitos.

Toyota investe forte na temporada 2008

A Toyota tem tudo para fazer sua melhor temporada em 2008. Os pilotos Rafinha Hadesoul e o Pericles Lee estão fazendo um bom trabalho e o time japonês espera aparecer em uma posição muito satisfatoria. A injeção de dinheiro da montadora é grande e o futuro promissor. "Apesar de tudo que dizem, a Toyota não esta muito confiante para esta primeira etapa de Jacarepaguá, pois faltam alguns ajustes para não fazer feio no fim-de-semana e que estão trabalhando duro", afirmou Tadashi Yamashina, Diretor da equipe.

Spyker anuncia treino fechado nas duas categorias

Em menos de 4 dias para a largada do mais esperado campeonato do F1BC, a Spyker anuncia que fará um treino fechado, que contará com a presença das duas duplas da equipe, de ambas categorias. Este treino irá servir para definição de estratégia e ritmo de prova." Os carros estão maravilhosos, tanto na Light quanto na principal, a diferença ficou em apenas 0.300!!!", comentou Michel após ver os testes de Renan com o carro que irá correr no domingo.

Fernando também comentou sobre o bom momento da equipe, vez chegar uma nota dizendo que estava muito contente em "reviver" a dupla do F1BC 2 e que espera bons resultados, assim como no ultimo campeonato. "O carro tá bem estável e em momento algum usamos 100% dele, irá mais além com certeza!" disse o engenheiro Steve Austin." E tem mais, se tivesse dinheiro de sobra, apostaria tudo na Spyker pra esse fim de semana..." comentou um dos responsaveis pelo bom desempenho da equipe.

Williams pretende pontuar com ambos pilotos

Enquanto algumas equipes já falam em vitórias, a Williams inicia sua temporada no F1BC Light 1 com a modesta meta de pontuar em Jacarepaguá. Porém, a equipe de Grove pretende isso com ambos os pilotos, Tarcisio Giordani e Leonardo Stein. "Nossa dupla fez poucas aparições na pré-temporada, mas estão andando bastante nesta semana que antecede a estréia", lembrou o diretor técnico Patrick Head. "Eles podem não ter o ritmo dos ponteiros, mas são prudentes e constantes, e isso poderá nos garantir bons pontos", elogiou.

BMW Sauber descontente com equipamento

às vésperas da estréia no F1BC Light 1, a equipe BMW Sauber acredita que o maior problema para a etapa inicial em Jacarepaguá possa ser a condição técnica de servidor e conexão. "Estamos preocupados, pois o Hildo (Marcelos) e o Gustavo (Stênio) estavam com LAG (low action game) durante os únicos treinos em que apareceram, e isso na corrida poderá arruinar nossas chances", destacou Mario Theissen, que ainda quer ver mais sua dupla em ação. "Eles pouco correram nesta pré-temporada, e esperamos que essa desvantagem possa ser compensada ao longo da temporada", completou.

McLaren pode estar treinando secretamente

Após quase não aparecer na pré-temporada, o F1BC Light aguardava ansioso pela apresentação da McLaren durante os treinos livres para a etapa de Jacarepaguá, o que não ocorreu. Fontes da imprensa já começam a especular que o motivo deste sumiço possa ser a opção por treinos privados, buscando surpreender os adversários. Os pilotos Alan e Thiago Tavares ainda não se pronunciaram a respeito.

Dupla de pilotos da Ferrari interrompe turnê

Na escuderia italiana de Maranello, a dupla de pilotos tem uma atividade extra além das pistas, agora interrompida. Phelipe Baceiredo e Fillipe Vasconcelos, amigos que formam a dupla sertaneja Phelipe e Fillipe, não poderão continuar a turnê de seu novo álbum, entitulado "Jegue Rampante" - em homenagem à Ferrari -, para se dedicarem exclusivamente a temporada do F1BC Light 1, que começa neste domingo em Jacarepaguá. "Agora é hora de largarem a viola e entrarem no cockpit, e sei que eles farão uma boa dupla também nas pistas", declarou Stefano Domenicalli, chefe da equipe.

Williams confiante no carro e no acerto

Com campeonato às vesperas do seu início, os pilotos da Williams encontram-se confiantes nos seus carros e ajustes feitos para a prova de Jacarepagua. Com pouco tempo de treino devido problemas técnicos, o piloto estreante da Williams encontra-se mais adaptado ao seu carro. "Demorei para me adaptar ao carro deste ano, e estou um pouco apreensivo por ter treinado muito pouco no circuito de jacarepagua, a adaptação vem com o tempo, espero ter significantes melhoras durante o campeonato" afirma Tarcisio Giordani, piloto vindo da Indycar Racing League na temporada passada e estreante na Formula 1.

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Wednesday, January 09, 2008

F1BC Cup 3 e F1BC Light 1: Abertura Oficial

Por Carlos Eduardo

Divulgado oficialmente o clipe que abre a temporada dos campeonatos F1BC 3 e F1BC Light 1. A partir de hoje o blog receberá atualizações mais do que já recebia antes, com cada detalhe e curiosidade da competição, Fique ligado!

Observação aos blogueiros de plantão: Vídeos de Youtube embutidos em blogs e sites deixam a navegação pesada apenas quando se usa o Internet Explorer. Recomendamos o uso do Mozilla Firefox, um navegador mais dinâmico, seguro e atualizado constantemente.


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Tuesday, January 08, 2008

Crossover: Jacarepaguá será demolida em 2008

Por Rodrigo Wizard

Exatamente na semana de estréia dos campeonatos F1BC 3 e do F1BC Light 1, o automobilismo nacional e mundial recebeu uma triste notícia. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta terça-feira (7) que o Autódromo de Jacarepaguá - por coincidência, o mesmo palco que receberá a etapa inicial do F1BC - será demolido. No lugar, será construído o Centro Olímpico Nacional de Treinamento, mesmo que o Rio não vença a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Previsível, não acham? Quando se iniciaram as obras do Pan Rio 2007, na parte Norte do circuito, se falava que em 2008 o Autódromo receberia uma reforma, e teria seu antigo traçado adaptado. O presidente da CBA, Paulo Enéas Scaglione, afirmava duramente que Jacarepaguá só passaria por isso se a reforma fosse uma certeza. Claro, não foi.

O pior de tudo é que, ainda de acordo com Nuzman, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo concorda com a iniciativa e participa da escolha de novo local, para que outro autódromo seja erguido no Rio de Janeiro. A CBA, por sua vez, comentou que só vai liberar Jacarepaguá se for entregue uma nova praça para o esporte na cidade, discurso idêntico ao do Pan.

Por incrível que pareça, a única solução para que o RJ mantenha um autódromo é contar com a ganância dos políticos. E por quê? Oras, qual a lógica de se construir uma Arena Esportiva sobre um autódromo, demolindo o mesmo, e depois ainda ter o trabalho de reconstruí-lo em outra área? Não seria mais fácil fazer logo as instalações Olímpicas neste outro local? Claro que não, pois assim eles superfaturariam apenas uma obra, e agora podem superfaturar duas!

O F1 Brasil Challenge torce para que este novo autódromo realmente não seja uma lorota, e que os fluminenses voltem a ter um certame decente para disputas automobilísticas. Enquanto isso, aos que competirão nesta estréia, vale à pena aproveitar cada metro percorrido nesta bela pista, pois aqui ninguém irá tirá-la de nós!

Que comece então a temporada do F1BC 3 e Light 1 com força total! Vamos prestar esta homenagem ao Autódromo Nélson Piquet com um grande espetáculo neste domingo. Contamos com todos vocês!

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Monday, January 07, 2008

F1BC Cup 3 e F1BC Light 1: Últimas Recomendações

Por Rodrigo Wizard

Faltando pouco menos de uma semana para o início dos campeonatos F1BC 3 e F1BC Light 1, chegou a hora dos jogadores revisarem todo o regulamento e saberem na ponta da língua o que podem e o que não podem fazer. Por conta disso, lembramos hoje que é de extrema necessidade a leitura das Regras, que são as mesmas para as duas competições. Vamos revisar os principais pontos e colocar alguns adendos.

Organização em grupo
- É obrigatória a presença no MSN no Briefing, para que saibamos quantos irão correr,
- O Qualifying terá início quando os jogadores já estiverem presentes no servidor,
- Em caso de queda durante o Qualifying, o jogador deve aguardar no MSN,
- Após o término dos 15 minutos de Quali, valerão as voltas que já foram abertas,
- Ao final do Qualifying, os jogadores deverão retornar ao MSN,
- Indicaremos então quais jogadores correrão em quais servidores,
- A Feature Race então ocorrerá, com 30% de distância da corrida real,
- Após o término da Feature Race, os jogadores permanecerão no servidor,
- Terá início então a Sprint Race, com 10% de distância e grid inverso dentro do server,
- Ao final da corrida, os jogadores aguardam o Print Screen e retornam ao MSN.

Organização em Qualifying
- Assim que tiver início a sessão, é proibido usar o chat, exceto os comissários,
- O pitlane será aberto quando a luz verde acender, não passe no vermelho,
- O limite de velocidade nos boxes deverá ser respeitado,
- Quando as luzes azuis estiverem piscando, entre com cuidado na pista,
- Sempre respeitar a bandeira azul, e ceder passagem aos que vem em volta rápida,
- Respeitar a linha (branca ou amarela) que divide a saída dos pits,
- Se rodar ou sair da pista, retorne com segurança, quando não tiver carros passando,
- Os comissários de prova estarão de olho nas infrações e cortes de caminho,
- Voltas com cortes de caminho não serão aceitas, e os comissários indicarão no chat.

Organização em Race
- Quando o grid estiver formado, não mova o carro até que as luzes se apaguem,
- Só haverá relargada se tivermos acidente com mais de um carro e arrancando asas,
- O limite para estes acidentes de largada será a primeira parcial da pista,
- Quando as luzes azuis estiverem piscando no box, entre com cuidado na pista,
- Retardatários devem sempre respeitar a bandeira azul e ceder passagem,
- Respeitar a linha (branca ou amarela) que divide a saída dos pits,
- Se rodar ou sair da pista, retorne com segurança, quando não tiver carros passando,

- Se abandonar durante a prova, não utilize o chat,
- Reclamações serão aceitas após o término das corridas, e replays serão analisados.

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