F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, April 19, 2008

F1BC RT 1 @ Estoril: Resultados e Resumo

Por Cassius Naves

O F1BC RT 1 começou com o pé direito neste sabado, no belíssimo circuito de Estoril, em Portugal. Grid cheio, muitas disputas e a comprovação de que este campeonato tem tudo o que é preciso para se tornar um dos mais disputados da historia do F1BC.

QUALIFYNG - Na busca pelos melhores tempos, tivemos o prazer de acompanhar Michel Mendonça e Cassius Naves revivendo as disputas acirradas que tiveram na temporada passada, tendo o capixaba levando a melhor sobre o mineiro e cravando a pole position com dois décimos de vantagem. Da Matta, Emerson Gresoski e Gabriel Sarmento vieram logo atrás, separados por menos de dois décimos. Enquanto isso, no meio do grid, ficaram os experientes Carlos Eduardo e seu xará Carlos Henrique. Os estreantes Matheus Araujo e Rapahel Brito fecharam o grid desta primeira etapa.

Qualifying
1 Michel Mendonça (ES/Super Poderosas), 1:44.728
2 Cassius Naves (MG/Target Chip Ganassi), 1:45.084
3 Frederico Da Matta (MG/DaMatta), 1:45.692
4 Emerson Gresoski (PR/Dynamic Games), 1:45.758
5 Gabriel Sarmento (ES/Vodafone Marlboro), 1:45.882
6 Carlos Eduardo (PR/VOE Racing), 1:46.184
7 Carlos Henrique (MT/Super Poderosas), 1:46.261
8 Alisson Gresoski (PR/Dynamic Games), 1:46.511
9 Daniele Assis (RJ/Speed Racers), 1:47.354
10 Daniel Alves (RJ/Atari Team), 1:47.654
11 Gus Scherer (AM/VOE Racing), 1:47.939
12 Matheus Araujo (RJ/Psychedelic Mania), 1:48.847
13 Rodrigo Chaves (DF/Chaves Racing), 1:50.200
14 Raphael Brito (RJ/Speed Racers), 1:53.191

RACE - Para quem acreditava que teriamos um duelo particular entre capixabas e mineiros, fica a esperança para a próxima etapa, pois após a largada Naves foi tocado e acabou caindo para a ultima posição. Michel andou como quis e não tomou conhecimento dos adversarios, enquanto isso Sarmento e Cadu brigavam pela terceira posição e um pouco mais a frente Emerson tentava o possivel para se aproximar de Mendonça.

Daniele Assis, em uma otima corrida, defendeu como pode sua posição, mesmo com a forte pressão feita por Carlos Henrique, que não se deu muito bem na largada e acabou ficando para trás. Mendonça soube administrar tranquilamente o resultado e seguiu firme para a bandeirada, enquanto Sarmento colocou de vez seu nome entre os ''grandes'' do RT 1 chegando em segundo, e sendo seguido de perto por Emerson e Carlos Eduardo. Cassius Naves conseguiu se recuperar depois de ter caido para último, e chegou em quinto, tendo a companhia de Cacah, Daniele e Da Matta. Rodrigo Chaves não estreou bem e abandonou logo na primeira volta, enquanto Alisson, que vinha fazendo uma otima corrida, acabou abandonando quando faltava apenas uma volta.

Final, 25 minutos
1 Michel Mendonça (ES/Super Poderosas), 25:14.802
2 Gabriel Sarmento (ES/Vodafone Marlboro), +15.513
3 Emerson Gresoski (PR/Dynamic Games), +17.494
4 Carlos Eduardo (PR/VOE Racing), +23.367
5 Cassius Naves (MG/Target Chip Ganassi), +32.754
6 Carlos Henrique (MT/Super Poderosas), +35.350
7 Daniele Assis (RJ/Speed Racers), +44.362
8 Frederico Da Matta (MG/DaMatta), +45.188
9 Daniel Alves (RJ/Atari Team), +47.055
10 Matheus Araujo (RJ/Psychedelic Mania), +1:25.380
11 Alisson Gresoski (PR/Dynamic Games), DNF (13)
12 Raphael Brito (RJ/Speed Racers), +1 lap
13 Rodrigo Chaves (DF/Chaves Racing), DNF (0)

Labels:

Friday, April 18, 2008

F1BC School 1 @ Shanghai: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Esta foi uma etapa em que provavelmente ninguém saiu satisfeito. Também pudera, já que quase todos tocaram e quase todos foram tocados por adversários, o que resultou em uma alta quantidade de punições nas duas provas disputadas em Shanghai, na China.

Nada menos do que 10 pilotos estavam presentes nesta etapa, e o servidor único foi usado, somando-se o host (Cadu) e o comissário (Wizard), totalizando 12 presentes. O alto número causou um certo LAG no início da prova, e portanto já está sendo estudada uma mudança nos números de divisão de server.

QUALIFYING - Momento mais tranquilo da etapa, os 15 minutos da sessão classificatória determinaram a pole-position de Diogo Tenan, que parece estar disposto a entrar na briga pelo título. Lucas Chaves dividiu a primeira fila com o segundo lugar, deixando Eduardo Marques e Luth Cysne em terceiro e quarto, respectivamente.

Qualifying
1 Diogo Tenan (RJ/Toyota), 1:31.087
2 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:31.277
3 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:31.672
4 Luth Cysne (SC/Renault), 1:31.702
5 Matheus Romanowski (RS/Spyker), 1:31.715
6 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:31.923
7 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:32.277
8 Thiago Wendt (MG/Spyker), 1:32.736
9 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:32.961
10 Diogo Leal (GO/Renault), 1:34.102

FEATURE RACE - Como era previsto, a largada custou um pouco a sair, após três tentativas. Infelizmente na partida válida, Scherer saiu do server após levar batida de Leal logo na primeira curva. Wendt também se deu mal na largada e perdeu várias posições, e ainda na primeira volta levou também um toque de Leal por trás, rodando e perdendo muito tempo.

Não se pode negar que esta foi uma corrida cheia de disputas emocionantes. Enquanto Chaves e Tenan se livraram dos demais, um segundo pelotão com Romanowski, Marques e Cysne se formava, com intensa briga por posições, enquanto um terceiro bloco era composto por Vidal, Britoe Wendt, todos também muito próximos. Ainda nas primeiras voltas, Brito tocou em Romanowski, Vidal em Marques, e Romanowski também em Marques.

Na briga entre Cysne, Vidal e Brito, mais toques ocorrem: Raphael toca em Luth e logo em seguida em Marcelo, mas aguarda ambos. Não funcionou muito com Vidal, que logo que repassou Brito, levou outro toque, agora sem espera. Mesmo assim, Vidal ultrapassou seu adversário algumas voltas depois, e então a ordem ficou: Chaves, Tenan, Romanowski, Cysne, Marques, Wendt, Vidal, Brito, que escorregava muito na sequência do Esse longo, e Leal, que sofria com um desempenho muito baixo.

Diogo Tenan foi o primeiro a parar, ainda na volta 6, indicando portanto que faria duas paradas. A prova voltou a ficar embolada quando os demais foram para os boxes: Romanowski passou reto no cotovelo de entrada e perdeu ali as posições para Cysne e Marques, enquanto Vidal deu uma escapada e quase levou uma batida de Wendt na entrada. Após a confusão, Chaves manteve sua folgada liderança, porém com Cysne em segundo, seguido de Marques e Romanowski.

No estágio final, Romanowski ainda travou uma dura briga por posições com Marques, sendo que o piloto da Ferrari forçou uma ultrapassagem, mas pouco depois levou um toque da Spyker. Quando Marques retornou ao traçado, foi a vez de Vidal deixar sua marca e tocar o rival. Porém Edu não ficou na posição de saco de pancadas apenas, e bateu forte na traseira da Spyker de Wendt, que perdeu a asa traseira. Diogo Tenan rodou e bateu sozinho e abandonou.

O decorrer das voltas teve o passeio de Lucas Chaves, que venceu com propriedade em Shanghai, enquanto Luth Cysne chegou em segundo, fugindo ao máximo da confusão. Matheus Romanowski faturou um belo terceiro lugar, seu primeiro pódio.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 27:07.672 (média de 196.56 km/h)
2 Luth Cysne (SC/Renault), +19.952
3 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +26.201 [+25s penalty]
4 Marcelo Vidal (SP/Williams), +31.324 [+30s penalty]
5 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +49.239 [+30s penalty]
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), +1:26.401 [+20s penalty]
7 Diogo Leal (GO/Renault), +1 lap [+40s penalty]
8 Thiago Wendt (MG/Spyker), DNF/Suspension (15) [+5s penalty]
9 Diogo Tenan (RJ/Toyota), DNF/Suspension (7)
10 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), DNF/Accident (0)
Fastest lap: Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:31.980

Explicação de punições
D.Leal: +30s (batida em G.Scherer, causando danos)
D.Leal: +10s (toque em T.Wendt, sem danos maiores)
R.Brito: +10s (toque em M.Romanowski, sem danos maiores)
R.Brito: +10s (toque em M.Vidal, sem danos maiores)
M.Vidal: +20s (2x toque em E.Marques, sem danos maiores)
M.Vidal: +10s (toque em T.Wendt, sem danos maiores)
M.Romanowski: +20s (2x toque em E.Marques, sem danos maiores)
M.Romanowski: +5s (não respeitou a linha branca na saída dos pits)
E.Marques: +30s (batida em T.Wendt, causando danos)
T.Wendt: +5s (não respeitou a linha branca na saída dos pits)

SPRINT RACE - Menos voltas e, portanto, menos toques. Só que desta vez os contatos entre os oponentes foram decisivos para o resultado final. Raphael Brito largou bem da primeira fila e assumiu a liderança, porém ao final da primeira parcial levou um toque de Luth Cysne, caindo várias posições. Leal também ocasionou um toque, em Romanowski.

Luth então se manteve na ponta até cometer um erro que antecede a chicane da reta oposta. Quando ele se recompôs, Diogo Tenan o acertou de leve na traseira, mas o suficiente para fazê-lo rodar. Eduardo Marques tentou evitar o acidente, mas tocou em Luth e saiu por um momento da pista. A consufão não parou por aí. Já no hairpin da reta oposta, Lucas Chaves tocou em Thiago Wendt, tentou aguardá-lo mas tanto Marques quanto Cysne passaram.

Diogo Tenan então cruzou em primeiro, porém, com as devidas punições aplicadas, a vitória ficou mesmo com Eduardo Marques, deixando Tenan em segundo, Romanowski mais uma vez em terceiro, e Wendt em quarto. Luth Cysne e Lucas Chaves perderam terreno com suas punições e ficaram em quinto e sexto, respectivamente.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 7:56.950 (média de 197.29 km/h)
2 Diogo Tenan (RJ/Toyota), 7:50.550 [+10s penalty]
3 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +12.007
4 Thiago Wendt (MG/Spyker), +12.863
5 Luth Cysne (SC/Renault), +5.264 [+10s penalty]
6 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +7.090 [+10s penalty]
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), +17.467
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), +27.046
9 Diogo Leal (GO/Renault), +31.969 [+10s penalty]
10 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), DNS
Fastest lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:31.795

Explicação de punições
D.Tenan: +10s (toque em L.Cysne, sem danos maiores)
D.Leal: +10s (toque em M.Romanowski, sem danos maiores)
L.Cysne: +10s (toque em R.Brito, sem danos maiores)
L.Chaves: +10s (toque em T.Wendt, sem danos maiores)

Labels:

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Shanghai: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição: Este é um dos mais novos circuitos da Fórmula 1, construído em 2003 na cidade de Xangai, na China continental. Existem dois trechos de longas retas, onde a velocidade ultrapassa os 320 km/h, separados por fortes freadas e um hairpin, curva mais lenta do circuito.

Vista na planta, a pista possui 14 curvas com destaque para um traço vertical, uma pequena linha transversal para cima, seguida de um grande traço inclinado para baixo. Tem capacidade para 200 mil espectadores, incluindo 30 000 nas principais bancadas que oferecem uma visão de 80 por cento da pista. Este formato reproduz o ideograma chinês Xan, que significa "grandioso", "esplêndido", "em cima" . Xan é também a primeira sílaba do nome da capital chinesa, Xangai, que significa "sobre o mar" em mandarim.

Edificar o circuito de Xangai não foi tarefa fácil. O terreno pantanoso foi o primeiro desafio. Para transformar o local em um espaço seguro e estável, era preciso antes de mais nada pensar em um bom fundamento. A solução foi usar 40 mil blocos de cimento intercalados com isopor. Só esta operação demorou cerca de um ano e meio. Hoje a pista conta com pequenas elevações e a inclinação necessária para a segurança nas curvas. Com 5,45 quilômetros de extensão, a pista de Xangai possui uma iluminação invejável que permite boa visibilidade noturna de qualquer um dos 200 mil lugares disponíveis. O custo da obra foi de aproximadamente 240 milhões de dólares.

Informações da pista
Shanghai International Circuit
Localidade: Jiading, Shanghai, CHI
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2004-Atual
Extensão: 5.451 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Michel Mendonça (Cup)

Disgrace Race para
Rodrigo Miranda (Light)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

20:00 às 20:10 - Briefing
20:10 às 20:30 - Qualifying
20:35 às 20:45 - Divisão p/ Server
20:50 às 21:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
21:25 às 21:35 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Dry (Encoberto, 20% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Overcast (Pancadas, 30% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Overcast (Pancadas, 30% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.
* Para não carregar os gráficos, caso se confirme Overcast, será usado Dry.

Disputas anteriores em Shanghai
Nenhuma disputa até o momento.

Recomendações especiais para este circuito
Gráficos pesados: favor não bater, isso pode estragar a corrida,
Pontos graficamente mais pesados da pista: reta principal e longo Esse,
Largada: ponto crítico da corrida, muito cuidado na primeira curva,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Saída dos pits: respeite a linha branca que delimita a saída até o fim,
Entrada dos pits: permaneça no lado direito para preservar a segurança,
Abandono: mantenha-se no server, para evitar bugs de queda do server,
Pista estreita: ultrapasse com segurança e evite colocar o adversário em risco,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels: , ,

Thursday, April 17, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Rodrigo Wizard + colaboradores

Sétima edição do Jornal F1BC News quebrando todos os recordes! Esta é a edição mais volumosa já feita com o formato de jornal, com muitas notícias das três categorias, expectativas, análises, e uma surpresa logo a seguir. Torcemos para que vocês aprovem esta edição, pois foi feita com muita dedicação, sendo talvez a melhor até agora.

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta sétima edição marca o início de uma mania pegando, com muitas pessoas voltando a colaborar, com o que poderia dar duas folhas de notícias, mas que ficou em apenas uma, compridona, para simplificar a leitura.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições está por conta de Cassius Naves.

Caderno especial da categoria RT 1

Esta semana fizemos um "caderno" à parte, especialmente para aqueles que se interessaram pelo campeonato F1BC RT 1. Clique na imagem da direita e saiba tudo sobre esta temporadas de rFactor: calendário, pilotos, equipes, datas, análises, e também algumas notícias que já começam a aparecer sobre a categoria.

A edição foi feita excepcionalmente esta semana por Rodrigo Wizard, pois nosso editor Cassius Naves está em semana de aniversário, além de estar deveras ocupado com os preparativos do início do campeonato, já que ele também é o organizador da categoria. Fiquem ligados nas informações contidas neste jornal, ele poderá ser bastante útil para todos os participantes.

Labels: , ,

Tuesday, April 15, 2008

F1BC Cup 3 @ Hungaroring: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo

Carlos Junior (PA/McLaren)

Junior, apesar de muitas brigas na feature, você dominou soberano, tranqüilo a corrida de ponta a ponta, em algum momento sentiu que não ganharia?
Não em um momento especificamente, mas você tem que levar em conta que é Hungaroring, um circuito muito técnico e de difícil condução. Então qualquer erro lá pode ser fatal, e o piloto acaba ficando bem temeroso de jogar um corrida inteira no lixo com um erro bobo.

Na Sprint Race você quis administrar, pareceu que você quis evitar confusões após algumas relargadas e pensou nos pontos e no campeonato. O que espera da China?
Continuar longe das confusões e voltar a imprimir um bom ritmo de corrida, como minha equipe me possibilitou fazer aqui (na Hungria).

Cassius Naves (MG/BMW Sauber)

Cassius, uma feature emocionante em seu final e seu carro chegando devagarzinho. Pensou que não conseguiria completar por causa do combustível?
Me sinto um pouco chateado pois tinha a terceira posição garantida e, por causa de 2 litros, tive que tirar o pé na ultima volta. Espero que a equipe não repita esse erro de estratégia novamente.

Agora na Sprint você foi o protagonista junto com o Leo da chegada mais emocionante do ano senão dá história da F1BC, acho que melhor do que ninguém você pode relatar a emoção de uma chegada tão parelha.
Nossa essa sprint foi sensacional mesmo, sabia que precisava ter um ritmo forte para segurar o Schuskel, e na ultima volta consegui abri cerca de 1 segundo, mas quando vi ele já estava colado e tive que defender posição nas ultimas 3 curvas. No final só tenho 4 palavras: "essa foi por pouco".

Labels:

F1BC Light 1 @ Hungaroring: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

Desta vez você fez pole-position, voltas mais rápidas e venceu as duas provas. É neste ritmo que você pretende continuar para alcançar os rivais?
Com certeza, mas não estava muito confiante para essa etapa, pois fiz pouquicimos treinos e não sabia q estava em um bom ritmo pq nem simulação eu fiz! Agora pretendo adotar esse novo estilo com " menos treino "... pois nas etapas passadas eu treinava muito pra chegar na corrida e acontecer os desastres q ocorreu.

Qual sua expectativa para a próxima etapa, em Shanghai na China?
"Minhas expectativas", nem mesmo eu sei, pois como eu disse treinarei pouco. So na hora da corrida pra saber realmente se estarei bem...

Seu companheiro de equipe Pericles Lee está ausente por problemas no equipamento. Isso faz falta na hora de treinar?
Sim, um pouquinho mas faz... eu ja era acustumado a treinar sozinho, mas sempre quando dava nos treinavamos juntos. Hoje treino junto com um grande amigo que conheci a pouco tempo, um grande piloto e uma otima pessoa. Pretendo continuar treinando com ele pelomenos quando tiver as horas vagas, por que esta meio dificil pra treinarmos, mas eu entendo o lado dele... mas mesmo assim, "Fernando Passos quero treinar contigo essa semna, se puder".

Labels:

F1BC School 1 @ Hungaroring: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Luth Cysne (SC/Renault)

Como você encarou aquela ótima disputa por posição com o Eduardo Marques?
O Eduardo foi limpíssimo, houve apenas um toque entre a gente, e olha que foram 11 voltas lado a lado, o tempo inteiro. O legal, é o que o Edu tem jogado sempre limpo comigo, essa não é a nossa 1º disputa, e também não será a última (eu espero). Aproveitando o momento "jogando limpo", o Lucas tem melhorado bastante nesse quesito, nem parece o mesmo que iniciou o campeonato.

Depois de toda a disputa no final de semana, qual sua avaliação desta pista de Hungaroring?
Adorei Hungaroring, afinal foi a minha 1º pole. Eu gosto de circuitos bem fechado, me sinto bem neles. Apesar de alguma críticas, pra mim, ela não precisaria sair do campeonato nunca. Não tinha grandes expectativas, afinal treinei tão pouco, mas foi um ótimo final de semana.

Eduardo Marques (MG/Ferrari)

O que valeu mais para você, a vitória na Sprint Race, ou o segundo lugar depois daquela ótima disputa com Luth Cysne?
Realmente a disputa com luth foi muito boa, Luth vem se mostrando um excelente "piloto", muito rapido. O resultado esta ae, primeiro na classificacao. Eu escolho o segundo lugar na feature, pois foi mais emocionante, nao tirando a importancia da vitoria na sprint, mas o Marcelo tinha tudo para ganhar e a vitoria caiu em minhas maos por uma infelicade do Marcelo.

Muitos consideram o Luth o grande favorito ao título, e outros ainda acham que é possível acançá-lo. Qual sua opinião sobre isso?
Ainda faltam algumas provas, acho que o campeonato esta aberto, lucas e raphael estao bem no campeonato, correm muito bem e podem ameacar a lideranca de Luth. Eu estou muito distante, vou tentar ser o mais regular possivel para chegar no final do campeonato entre os 3 primeiros.

Labels:

Monday, April 14, 2008

F1BC Cup 3 @ Hungaroring: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Hungaroring: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC School 1 @ Hungaroring: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


Labels:

Sunday, April 13, 2008

F1BC Cup 3 @ Hungaroring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

O principal campeonato do F1 Brasil Challenge fica cada vez mais acirrado, com 14 etapas completadas. Em Hungaroring, sete pilotos puderam participar das corridas, sendo que vários outros justificaram a ausência, como por exemplo Luis Morais, Gabriel Sarmento, Felipe Augusto, Eduardo Azeredo e Fernando Passos.

QUALIFYING - Carlos Junior confirmou o favoritismo até no Home Race de seu adversário Rodrigo Wizard, e manteve a pole-position. Porém a diferença para o companheiro de primeira fila foi pouca, com Leonardo Schuskel demonstrando uma grande reação no campeonato, marcando o segundo tempo. Cassius Naves e Rodrigo Wizard dividiram a segunda fila, com Carlos Zoro e Gabriel Zanchetta em seguida, e Djalma Bereta fechando o grid, com um tempo muito acima do esperado na categoria.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:15.865
2 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 1:16.025
3 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:16.509
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:16.872
5 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:16.911
6 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 1:17.504
7 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), 1:23.252

FEATURE RACE - Bonita largada com Junior mantendo a liderança, após as tentativas de Schuskel nas primeiras curvas. Entre os demais, Naves contornou bem a primeira curva, e logo depois teve que se defender de Wizard e Zanchetta, com o atual campeão levando a melhor entre os três. Na primeira passagem pela chicane, porém, Schuskel tentou ultrapassar seu companheiro de equipe, mas Naves, embalado, acabou tocando a Honda do adversário, que rodou e caiu para último.

A sequência da corrida teve então Junior um pouco mais tranquilo na liderança, já que Wizard recebia a pressão de Naves, enquanto Zoro e Zanchetta travavam uma boa briga mais atrás, e Schuskel fazia uma corrida de recuperação, ultrapassando Bereta logo na volta seguinte. Quando Schuskel chegou no pelotão da frente, Zoro abandonou com uma bela explosão de seu motor Toyota.

A ordem foi embaralhada quando Schuskel superou Naves e Wizard, para subir então à segunda colocação. Nas paradas de boxes, mais uma mudança, com Wizard se complicando no pit-stop e perdendo a posição para Naves. A ordem então era: Junior, Schuskel, Naves, Wizard, Zanchetta e Bereta. Nas últimas voltas, outros dois acontecimentos surpreenderam. Primeiro, o carro de Rodrigo começou a soltar fumaça da traseira, indicando que uma quebra estava próxima, enquanto Cassius diminuía seu ritmo, provavelmente para economizar combustível.

Junior então levou sua primeira vitória em Feature Races na temporada, e Leonardo Schuskel completou sua ótima corrida de recuperação em segundo. Ainda na última volta, Rodrigo Wizard mesmo com o motor fumando ultrapassou Naves e, na linha de chegada, o piloto da Honda viu seu motor explodir de vez, conseguindo cruzar a linha de chegada só na banguela! Naves, que vinha logo atrás, não podia fazer muita coisa, pois sua BMW Sauber já vinha no embalo com uma pane seca! Ambos mantiveram terceira e quarta colocaçções, respectivamente, já que Zanchetta vinha bem atrás, e Bereta com duas voltas de atraso.

Feature Race - Final, 21 voltas
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 27:49.199 (média de 194.26 km/h)
2 Leonardo Schuskel (SP/Honda), +18.944
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +40.635
4 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +1:02.868 [+10s penalty]
5 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +1:22.479
6 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +2 laps
- Carlos Zoro (SC/Toyota), DNF/Engine (3)
Fastest lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:16.746

Explicação de punições
C.Naves: +10s (toque em L.Schuskel, sem danos maiores)

SPRINT RACE - Mais emoções nesta corrida curta e com grid invertido, que complicou a passagem pela primeira curva. Gabriel Zanchetta foi com tudo para a curva e espalhou, enquanto Djalma Bereta fazia o traçado normal. Cassius Naves espremia Rodrigo Wizard por dentro, e Carlos Junior preferiu continuar atrás com calma. Leonardo Schuskel manteve-se por fora e conseguiu achar um bom espaço em seguida, e Carlos Zoro manteve-se atrás, mas em seguida já tinha a preferência sobre Bereta.

Na curva seguinte, a ordem era: Cassius, Leonardo e Rodrigo lado-a-lado, Gabriel, Djalma, Carlos Zoro e Carlos Junior. As próximas duas curvas tiveram o momento alto e baixo de Zoro na prova: primeiro, o catarinense ultrapassou dois adversários e, depois, foi acertado na traseira por Bereta, abandonando a prova. Entre a dupla da Honda, Schuskel levou a melhor e passou a perseguir Naves, enquanto Wizard ficou mais para ser perseguido por Junior, que já era o quarto.

As voltas seguintes tiveram estas duas perseguições como grande atenção, além da briga entre Zanchetta e Bereta, com o paulista da Super Aguri superando o conterrâneo da Toro Rosso. Ao final, algo que ninguém acreditava que pudesse acontecer: Cassius Naves e Leonardo Schuskel dividiram e reta de chegada, separados por apenas 1 centésimo de segundo (10 milésimos), a chegada mais próxima da história do F1 Brasil Challenge!

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 7:52.960 (média de 195.89 km/h)
2 Leonardo Schuskel (SP/Honda), +0.010
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +2.078
4 Carlos Junior (PA/McLaren), +2.442
5 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +36.934
6 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +39.623 [+30s penalty]
- Carlos Zoro (SC/Toyota), DNF/Accident (1)
Fastest lap: Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:17.187

Explicação de punições
D.Bereta: +10s (toque em C.Zoro, causando danos)

Labels:

F1BC Light 1 @ Hungaroring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Grid reduzido e uma etapa relâmpago, que durou menos de 1h30 em Hungaroring, na Hungria. Assim foi realizada a 14ª etapa do F1BC Light 1, sob o clima ensolarado e horário pontual. Dos candidatos ao título, Carlos Eduardo, Rafinha Hadesoul e Daniel Alves estiveram presentes, enquanto Alan Tavares e Rodrigo Oliveira não puderam comparecer, e Pericles Lee continua tentando consertar seu equipamento. Rodrigo Miranda e Thiago Tavares estavam firmes e fortes, completando cinco pilotos.

QUALIFYING - Dessa vez foi por muito pouco a decisão da pole-position. Rafinha Hadesoul e Carlos Eduardo pareciam treinados o bastante para disputarem pau-a-pau o primeiro lugar de largada, e o paulista da Toyotalevou a melhor. Daniel Alves e Rodrigo Miranda vieram na segunda fila, com tempos mais altos, e Thiago Tavares fechou o grid, com um tempo muito acima do previsto.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:16.662
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:16.744
3 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:18.050
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:18.697
5 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:23.918

FEATURE RACE - Rafinha Hadesoul manteve a ponta na largada, deixando as duas Renault, com Carlos Eduardo e Daniel Alves logo em seguida. Rodrigo Miranda era o quarto mas rodou na primeira volta e perdeu a posição para Thiago Tavares, porém recuperando a posição uma volta mais tarde, ainda que tenha feito na marra.

As posições permaneceram estáveis até as paradas para reabastecimento e troca de pneus, quando Miranda passou reto na entrada, deu ré e colidiu com o muro, perdendo uma roda e abandonando. Quem também ficou sem completar a prova foi Thiago Tavares, batendo logo depois de seu pit-stop, ainda com pneus frios. A vitória então ficou com Rafinha, que controlou Cadu a curta distância, ambos bastante equiparados nesta pista. Daniel ALves compeltou o pódio, mas chegou duas voltas atrás, pois perdeu a asa traseira em uma batida na proteção de pneus e fez um longo pit-stop para reposição da peça.

Feature Race - Final, 21 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 28:11.385 (média de 191.72 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +3.387
3 Daniel Alves (RJ/Renault), +2 laps
- Thiago Tavares (PA/McLaren), DNF/Suspension (12)
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Accident (10)
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:17.362

SPRINT RACE - As Renaults roubaram a cena nesta prova. Com grid inverso, exceto abandonos, Cadu e Daniel formaram a primeira fila, com o paranaense evando a melhor após a primeira curva. Porém na virada seguinte Daniel colocou por dentro e ambos ficaram lado-a-lado, até a terceira curva, quando Daniel tentou passar vazado pela grama e levou Cadu, que estava no traçado, junto para um passeio na brita. Com isso Rafinha aproveitou a bobeira dos adversários e pulou na ponta, para não mais perder. As Renaults continuaram duelando até o final, sendo que Cadu terminou em segundo, e Daniel em terceiro.

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:56.088 (média de 194.60 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +13.881
3 Daniel Alves (RJ/Renault), +18.588 [+10s penalty]
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), +45.633
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNS
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:16.983

Explicação de punições
D.Alves: +10s (toque em C.Eduardo, sem danos maiores)

Labels: