F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, August 16, 2008

F1BC Light 2 @ Sepang: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal / Rodrigo Wizard

Show do F1BC em Sepang! Corridas disputadas, trocas de posições, ultrapassagens, estratégia, e tudo o que se espera de uma corrida no automobilismo virtual! Pole-position e vencedores diferentes na etapa, em mais um capítulo emocionante da temporada!

QUALIFYING - Um novo pole-position foi revelado neste domingo. Douglas Chiara se deu muito bem com o traçado malaio e cravou o melhor tempo com 1:31.653, deixando concorrentes e candidatos ao título para trás. Raphael Brito dividiu a primeira fila com Doug, seguido por Vidal e Araújo na segunda fila. Romanowski se atrasou e teve de largar na última posição, complicando o gaúcho na briga pelo caneco.

Qualifying
1 Doug Chiara (SP/Toro Rosso), 1:31.653
2 Raphael Brito (SC/BMW), 1:31.787
3 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), 1:32.173
4 Matheus Araujo (MG/Super Aguri), 1:32.266
5 Daniele Assis (RJ/Mclaren), 1:32.375
6 Jonatan Pelisoli (RS/Renault), 1:32.918
7 Diogo Leal (GO/Williams), 1:33.128
8 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri), 1:33.792
9 Helio Neto (CE/Spyker), 1:34.970
10 Rodrigo Oliveira (SP/Toyota), 1:37.212
11 Andre Chiara (SP/Toro Rosso): sem tempo
12 Matheus Romanowski (RS/Red Bull): sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Douglas Chiara é tocado na largada e cai para último, enquanto Daniele Assis roda ao partir do grid e também perde tempo em relação aos demais. A ordem inicial mostra Vidal à frente, seguido por Brito, Pelisoli, Araújo, Assis e Chiara. Ainda nas primeiras voltas, Dani começa corrida de recuperação e ultrapassa Jonatan.

Marcelo é o primeiro a fazer seu pit-stop, na volta 8, estando portando uma volta mais leve do que os demais, que fazem suas paradas na nona volta, em batalha direta por posições! Vidal retoma a liderança com 10 segundos de vantagem para Brito, e Doug ganha posição de Jonatan nos boxes.

Na volta 13, Dani começa a sentir problemas nos freios, roda e perde a asa dianteira, e vai até os boxes para reparar o carro. Porém os freios não tem conserto, e a guerreira carioca segura o carro na marra! O mesmo problema parece afetar Raphael Brito e Jonatan Pelisoli, que começam a rodar várias vezes na pista! Dani ainda perde novamente o bico da McLaren, e fica uma volta atrás de seu companheiro de equipe, Marcelo Vidal, que vence a prova! Matheus Araújo segura a pressão de Doug Chiara, que faz a melhor volta da prova no final, e ambos sobem ao pódio!


Feature Race,17 voltas
1 Marcelo Vidal (RS/Mclaren): 27:17.151 (média de 203.78 km/h)
2 Matheus Araujo (MG/Super Aguri): +20.559
3 Doug Chiara (SP/Toro Rosso): +21.171
4 Raphael Brito (SC/BMW): +1:05.598
5 Jonatan Pelisoli (RS/Renault): +1:39.024 [+15s penalty]
6 Matheus Romanowski (RS/Red Bull): 25:46.305 (16voltas,bug do server)
7 Andre Chiara (SP/Toro Rosso): +29.520
8 Diogo Leal (GO/Williams): +34.288
9 Helio Neto (CE/Spyker): +1:16.863
10 Daniele Assis (RS/Mclaren): +1volta
11 Rodrigo Oliveira (SP/Toyota): +1volta
12 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri): DNS
Fastest Lap: Douglas Chiara (SP/Toro Rosso), 1:33.041

Punições
J.Pelisoli: toque em D.Chiara fazendo rodar (+15s)

SPRINT RACE - Dani Assis mantém a ponta na largada, e Jonatan é tocado e cai para último. A ordem assinala: Dani, Doug, Rapha, Marcelo, Matheus e Jonatan, todos muito próximos. A carioca parece segurar o ritmo do pole-position e dos demais, e todos se respeitam na pista. É o show do F1BC!

Chiara passa a atacar Assis com tudo, mas apenas um segundo atrás vem Brito e Vidal disputando a terceira posição. Foi então que Brito conseguiu se destacar, ele ataca Doug, e consegue a ultrapassagem! Duas curvas mais tarde foi a vez do paulista ir pra cima de Dani, conseguindo então a liderança! Doug e Vidal aproveitam o momento e também superam a piloto da McLaren.

Na última volta, Doug foi ao ataque final contra Brito, eles dividem a última curva, mas Brito se mantém firme e leva a Sprint Race! Doug chega em segundo, com Vidal em terceiro. Dani, Matheus e Jonatan completam os seis primeiros.

Sprint Race,5 voltas
1 Raphael Brito (SC/BMW), 7:54.429 (média de 206.82 km/h)
2 Doug Chiara (SP/Toro Rosso), +0.248
3 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), +4.387
4 Daniele Assis (RJ/Mclaren), +8.027
5 Matheus Araujo (MG/Super Aguri), +8.909
6 Jonatan Pelisoli (RS/Renault), +19.437
7 Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 7:51.705
8 Andre Chiara (SP/Toro Rosso), +5.954
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toyota), +57.119
10 Diogo Leal (GO/Williams), DNF/Connection
11 Helio Neto (CE/Spyker), DNF
12 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri), DNS
Fastest Lap: Douglas Chiara (SP/Toro Rosso), 1:32.620

Outros Lances
Toque entre J.Pelisoli e D.Assis: LAG (sem efeito)

Labels:

F1BC RT 2 @ Istanbul: Resultados e Resumo

Por Michel Mendonça

Chegamos à Turquia. A última etapa do campeonato nos reservaria boas disputas e ainda de quebra a disputa pelo vice campeonato, entre os cariocas Rafael Carvalho e Daniele Assis. Confira como foi a despedida do RT 2 abaixo!

QUALIFYING: A disputa estava tão empolgante, que Michel Mendonça, campeão por antecipação, só conseguiu o quinto tempo. Luth Cysne surpreende e por alguns instantes estava com a pole position, mas no instante final do treino, Rafael Carvalho confirma sua boa forma e crava a pole. Vejamos o grid:

Qualifying
1 Rafael Carvalho (RJ/FTS); 2:11.458
2 Luth Cysne (PR/F&F Racing); 2:11.538
3 Daniele Assis (RJ/F&F Racing); 2:12.448
4 Daniel Knob (RS/FTS); 2:13.009
5 Michel Mendonça (ES/Katalogo Racing); 2:13.491
6 Helio Neto (CE/Hot Car); 2:16.199
7 Raphael Brito (SP/PowerTech); 2:16.517
8 Thiago Wendt (MG/A. Guaraná Sports); 2:16.912


CORRIDA - Na largada, Michel pulou bem, buscou espaço por fora, Dani Assis também veio bem, mas não contava com o mergulho de Daniel Knob por dentro, que toca a carioca. Sobra para Michel, que teve que se desdobrar para não provocar um acidente maior. Na primeira fila, nada se alterou, Fael seguia a frente com Luth no seu vácuo. No miolo, Luth consegue sair mais forte que Fael, e quando estava certo sua ultrapassagem, o carro de Luth voou pra cima do carro de Fael, fazendo o carioca rodar e sendo um dos incidentes mais bizarros da história da RT. Após o toque Luth perde velocidade, Dani foi pra cima e na chicane o supera, com Michel vindo junto; Então temos: Dani, Michel, Luth nas 3 primeiras posições.

Na última sequência de curvas, Dani rodou e deixou o caminho livre para Michel assumir a ponta, Luth vinha em segundo, com Raphael Brito em terceiro. A carioca voltou a pista recebendo o toque de Fael, e que no final da reta a carioca retribuiria, mas levando a pior e rodando. Uma briga interessante entre Fael e Brito acontecia valendo a terceira posição e logo à frente, Luth e Michel também brigavam. Fael supera Brito e Michel consegue uma boa manobra no troco à manobra de Luth Cysne, este que logo depois teria o motor quebrado.

Daí pra frente, foi uma corrida tranquila. Michel administrava bem a diferença e Fael forçava tudo para tentar chegar no capixaba, pois se vencesse levaria o vice campeonato, já que Dani vinha logo atrás na terceira posição. E nada se altera. Michel vence, com quase 1 segundo de vantagem para Fael que fez boa corrida de recuperação e Dani fecha o podio, encerrando assim mais uma edição da RT, deixando um gostinho de quero mais, que será reservado para a proxima edição.

Corrida – Final, 10 voltas
1 Michel Mendonça (ES/Katalogo Racing); 22:41.785
2 Rafael Carvalho (RJ/FTS); + 1.019
3 Daniele Assis (RJ/F&F Racing); + 26.036
4 Daniel Knob (RS/FTS); + 36.336
5 Raphael Brito (SP/PowerTech); + 47.073
6 Helio Neto (CE/Hot Car); + 51.057
- Thiago Wendt (MG/A. Guaraná Sports); DNF/Accident, lap 5
- Luth Cysne (PR/F&F Racing); DNF/Engine, lap 2 [ + 15s penalty]
Fastest Lap: Rafael Carvalho (RJ/FTS); 2:11.948

Explicação de punições:
L. Cysne (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 1
D. Assis (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário perder posição), sem efeito
R. Carvalho (toque em D. Assis, fazendo o adversário rodar), sem efeito

Labels:

Friday, August 15, 2008

F1BC Classic 1 @ Spa: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal

Um final de semana que a Classic dificilmente esquecerá. Na briga pelo título, André Chiara e Rodrigo Wizard travaram uma grande disputa, onde André levou a melhor, em sua primeira vitória no F1BC.

QUALIFYING - André Chiara surpreende o favorito Wizard e confirma sua boa fase na categoria
cravando a pole.Wizard vem logo em seguida.Dividindo a segunda fila temos o estreante Marck e Vidal em plena recuperação no campeonato.Tenan,Brito e Passos fecharam o grid do Server A.

Qualifying
1 Andre Chiara (SP/Mclaren),1:46.615
2 Rodrigo Wizard (SP/Dallara),1:46.759
3 Marcelo Marck (MG/Ferrari),1:46.824
4 Marcelo Vidal (RS/Mclaren),1:47.312
5 Diogo Tenan (RJ/Williams),1:47.397
6 Raphael Brito (SC/Dallara),1:47.924
7 Fernando Passos (RJ/Ferrari),1:49.526
8 Thiago Wendt (MG/Lotus),1:50.071
9 Fernando Ferreira (DF/Benetton),2:01.388
10 Claudio da Silva (MT/Lotus),sem tempo
11 Gabriel Chaubah (MT/Benetton),sem tempo
12 Helio Neto (CE/Jordan),sem tempo

Legenda
Server A
Server B

RACE - Na disputa do server A, o F1BC foi presenteado com a maior disputa entre dois pilotos já vista na liga. Rodrigo Wizard e Andre Chiara, disputaram literalmente as 22 voltas palmo a palmo.Para o restante do grid sobrou a disputa pelo terceiro lugar. Se aproveitando dos erros de Tenan, e depois em uma disputa direta com Passos, Vidal que havia largado mal sobe para a quarta posição para já ficar colado em Brito.Não demora muito para Vidal assumir a terceira posição depois do erro do piloto da Dallara.

Enquanto isso, Wizard e Chiara continuavam o seu épico duelo. Tal disputa também pode ser vista nos boxes. Os dois pilotos dividiram até mesmo a saída do pit.Vidal já na terceira posição tentava acompanhar o ritmo dos líderes , mas então acaba levando um grande susto quando Marck , que vinha mais lento na pista atrapalha o piloto da Mclaren ao receber bandeira azul e os dois colidem. Por sorte o acidente foi alguns metros antes da entrada dos boxes, permitindo assim que os dois pilotos não perdessem tanto tempo.

Na disputa pela liderança da prova, Wizard acaba cometendo um erro e sai da pista, danificando o bico de sua Dallara. Com a parada para os reparos, Chiara consegue abrir vantagem suficiente para garantir sua primeira vitória na Classic. Wizard e Vidal completaram o pódio.

Race, 22 voltas
1 Andre Chiara (SP/Mclaren),0:41:08.472 [+5s penalty]
2 Rodrigo Wizard (SP/Dallara),+0:22.376
3 Marcelo Vidal (RS/Mclaren),+0:43.542 [+30s penalty]
4 Gabriel Chaubah (MT/Benetton),0:42:38.033
5 Raphael Brito (SC/Dallara),+1volta
6 Marcelo Marck (MG/Ferrari),+1volta [+30s penalty]
7 Helio Neto (CE/Jordan),+1volta
8 Fernando Ferreira (DF/Benetton),+2voltas
9 Fernando Passos (RJ/Ferrari),DNF
10 Diogo Tenan (RJ/Williams),DNF
11 Thiago Wendt (MG/Lotus),DNF
12 Claudio da Silva (MT/Lotus),DNF
Fastest lap: Rodrigo Wizard (SP/Dallara), 1:47.350

Punições
A.Chiara:Ultrapassou a linha de segurança na saída dos boxes, (+5s)
M.Vidal:Toque em M.Marck causando danos na asa dianteira, (+30s)
M.Marck: Direção perigosa em bandeira azul causando acidente e danos em M.Vidal (+30s)

Outro Lances:
Toque entre M.Vidal e F.Passos,sem efeito:Vidal devolveu posição

Labels:

Thursday, August 14, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Diogo Leal + colaboradores

24ª edição do Jornal F1BC News com uma versão diferente! O Jornal não está em seu formato Light utilizado nas últimas semanas, mas sim com um mix de idéias, incorporadas por Diogo Leal, onde os textos estão em um formato leve, porém as figuras complementam a arte. Esperamos que gostem!

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições está por conta de Diogo Leal. Aceitamos também sugestões para melhorar ainda mais a arte final do informativo, bem como a organização e as notícias. Contamos também com o envio das novidades através dos tópicos criados semanalmente em nossa Comunidade no Orkut.

Labels: , , ,

Wednesday, August 13, 2008

F1BC Cup 4 e Light 2 @ Sepang: Preview

Por Rodrigo Wizard

Informações da pista
Sepang International Circuit
Localidade: Sepang, Selangor, Malaysia
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 1999-Atual
Extensão: 5.543 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Rafinha Hadesoul (Cup)
Marcelo Vidal (Light)
Matheus Romanowski (Light)
Matheus Araujo (Light)

Disgrace Race para
Luis Morais (Cup)

Horários F1BC Light 2 - Sábado
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:30 - Qualifying
20:35 às 20:45 - Divisão p/ Server
20:50 às 21:10 - Feature Race, 30% (17 voltas)
21:15 às 21:25 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Cup 4 - Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:10 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:15 às 15:25 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 2 - Monsoon (Trovoadas Esparsas, 60% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 4 - Monsoon (Trovoadas Esparsas, 60% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores neste circuito
F1BC Cup 1: Vencedor - Rodrigo Wizard
F1BC Cup 3: Vencedor Feature Race - Felipe Augusto
F1BC Cup 3: Vencedor Sprint Race - Felipe Augusto
F1BC Light 1: Vencedor Feature Race - Carlos Eduardo
F1BC Light 1: Vencedor Sprint Race - Carlos Eduardo
F1BC School 1: Vencedor Feature Race - Marcelo Vidal
F1BC School 1: Vencedor Sprint Race - Luth Cysne
Volta mais rápida: Felipe Augusto, 1:31.164 (Cup 3)
Pole-position mais rápida: Felipe Augusto, 1:30.050 (Cup 3)

Recomendações especiais para este circuito
Largada: ponto crítico da corrida, muito cuidado na primeira curva,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Saída dos pits: respeite a linha amarela que delimita a saída até o fim,
Entrada dos pits: permaneça no lado direito para preservar a segurança,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels: ,

F1BC RT 2 @ Istanbul: Preview

Por Daniele Assis / Michel Mendonça

Para o encerramento do F1BC RT 2 voltamos à Istanbul Park, que nesta temporada já foi palco da quarta etapa das categorias Cup e Light. Adorada por dez entre dez pilotos, a pista oferece um traçado desafiador, com curvas de baixa, média e alta velocidade, chicanes e longas retas que proporcionam pontos de ultrapassagem.

Informações da pista
Istanbul Park Circuit
Localidade: Istambul, Tuzla, Turquia
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 2005-atual
Extensão: 5.333 metros
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Horários F1BC RT 2 - Sábado
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:40 - Organização do Grid
14:40 às 15:10 - Race, 10 voltas

Recomendações especiais para este circuito
Proibido "cortar" a última curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Placas de referência: derrubar placas de 150, 100 e 50m pode causar punição,
Sair do asfalto escuro para a parte clara, ganhando tempo, acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
As freadas em Istanbul são fortes: tenha cautela para não acertar o piloto da frente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se à esquerda na curva anterior,
Limite de saída dos pits: mantenha o carro todo no caminho asfaltado,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da curva no início dela,
Luzes de boxes: amarela piscando indica carros passando na reta, cuidado!
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels:

F1BC Classic 1 @ Spa: Preview

Por Marcelo Vidal

Informações da pista
Circuit de Spa-Francorchamps
Localidade: Circuit House, Francorchamps, BEL
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 1991
Extensão: 6.976 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Horários F1BC Classic 1
-Sexta-Feira: 20:00 às 20:10
-Briefing: 20:15 às 20:30
-Qualifying: 20:35 às 20:45
-Divisão p/ Server: 20:50
-Race (22 voltas)

Recomendações especiais para este circuito
Largada: ponto crítico da corrida, muito cuidado na primeira curva!
Placas de referência: derrubar placas de 150, 100 e 50m pode causar punição,
Entrada dos pits: respeite a linha branca que delimita a entrada,
Saída dos pits: respeite a linha branca que delimita a saída,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels:

Tuesday, August 12, 2008

F1BC Cup @ Shanghai: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo / Otávio Augusto


Versão narrada (Feature Race)


Versão narrada (Sprint Race)

Labels:

F1BC Light 2 @ Shanghai: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


Labels:

F1BC Classic 1 @ Hockenheim: Vídeos da Etapa

Por Marcleo Vidal

Labels:

Sunday, August 10, 2008

F1BC Cup 4 @ Shanghai: Resultados e Resumo

Por Daniele Assis

Onze participantes deixaram os festejos do Dia dos Pais de lado para se aventurarem na pista chinesa, marcando a sétima etapa da Cup 4. Em duas corridas disputadas em server único vimos um equilíbrio entre os pilotos, o que proporcionou belas brigas por posição e mais emoção ao campeonato, que fica mais aberto do que nunca. Abaixo o resumo do que rolou na etapa chinesa:

QUALIFYING - Fernando Rodrigues voltou à sua rotina de rei das poles e faturou mais uma na etapa chinesa. Desta vez, porém, a diferença para o segundo colocado foi menor, demonstrando o equilíbrio dentre os pilotos na competição. Confira o grid completo:

Qualifying
1 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 1:29.410
2 Michel Mendonça (ES/Red Bull); 1:29.574
3 Carlos Zoro (SC/Ferrari); 1:29.651
4 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); 1:29.824
5 Daniel Alves (RJ/Williams); 1:30.337
6 Carlos Eduardo (PR/McLaren); 1:30.523
7 Frank Aguiar (RJ/Renault); 1:30.838
8 Luis Morais (Renault); 1:31.313
9 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); 1:31.333
10 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 1:31.399
11 Otavio Augusto (MG/Toyota); 1:31.889

FEATURE RACE - Dada a largada, Rodrigues vai por fora, Michel pelo meio e Luth por dentro, enquanto Zoro tenta se manter na briga. Michel consegue sair melhor da curva e assume a ponta, seguido de Luth e Rodrigues que travam briga pela segunda posição. O baiano acaba abandonando, porém, pois perde a asa traseira num toque lagado de Zoro, que também abandona. A corrida prossegue com Michel na ponta, com Luth logo atrás e Cadu, que se aproveita da confusão para assumir o terceiro posto. Enquanto os 3 primeiros se distanciavam, brigas boas rolavam mais atrás, com pegas entre Aguiar x Alves e Passos x Augusto. Passos vinha colado em Otávio, mas eis que surge Daniel em seu caminho e acaba tocando o carro do ferrarista, que perde várias posições. Daniel segue à caça de Otávio, que se defende bem, sendo seguidos de perto pelas Renault de Aguiar e Morais.

Alves, Augusto, Aguiar e Morais continuavam revezando posições, até que Augusto abandona a corrida após um sério acidente com a Williams de Alves. A corrida prosseguia com Michel na frente, porém o capixaba não contava com a mudança de estratégia do catarinense Cysne, que antecipou sua parada e acabou realizando o pit stop a mesma volta do piloto da RBR. Com uma parada mais curta, o piloto da BMW saiu à frente da Red Bull, assumindo assim a liderança, para não mais perdê-la. Quem também se dá bem no pit stop é Passos, que consegue voltar à frente de Morais. A partir daí, a corrida prosseguiu sem trocas de posições, confirmando assim mais uma vitória de Luth Cysne.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); 26:42.013, média de 199.71 km/h
2 Michel Mendonça (ES/Red Bull); + 1.531
3 Carlos Eduardo (PR/McLaren); + 11.076
4 Fernando Passos (RJ/Ferrari); + 36.322
5 Luis Morais (Renault); + 41.187
6 Frank Aguiar (RJ/Renault); + 1 lap [+ 20s penalty]
- Daniel Alves (RJ/Williams); DNF/Accident, lap 5 [+ 20s penalty, a serem acrescidos ao tempo final da próxima etapa que o piloto completar],
- Otavio Augusto (MG/Toyota); DNF/Accident, lap 5
- Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); DNF/Accident, lap 1 [DQ a ser cumprido na próxima etapa]
- Carlos Zoro (SC/Ferrari); DNF/Accident, lap 1

- Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); DNS/Connection
Fastest Lap: Michel Mendonça (ES/Red Bull); 1:30.750

Explicação de punições
C. Zoro (toque em F. Rodrigues, causando danos na asa traseira), sem efeito (LAG), volta 1
D. Alves (toque em F. Passos, fazendo o adversário rodar), + 15s penalty, volta 1
D. Alves (toque em O. Augusto, fazendo o adversário perder posição), + 5s penalty, volta 3
F. Aguiar (toque em F. Passos, fazendo o adversário perder posição), sem efeito, devolveu posição, volta 4
F. Aguiar (toque em L. Morais, fazendo o adversário rodar), + 15s penalty, volta 5
F. Aguiar (não respeitou linha de saída do box), + 5s penalty, volta 9
F. Rodrigues (utilizou chat durante a corrida), DQ [suspensão de uma etapa]
D. Alves (LAG excessivo, causando abandono de participantes), DQ [suspensão de uma etapa]


SPRINT RACE - Na largada com grid invertido, Aguiar mantém a ponta seguido de Cadu, já que Passos larga mal e perde várias posições. Cysne também se aproveita e pula para a terceira posição, enquanto mais atrás os outros pilotos se embolam, tentando ganhar posições. Augusto erra a freada e acerta Michel, que vinha se recuperando e acaba caindo para último. Aguiar vinha se mantendo na liderança até espalhar e permitir a aproximação de Cadu, que realiza a ultrapassagem. O carioca da Renault, porém, retorna perigosamente à pista, e acaba sendo tocado por Cysne, caindo para a penúltima posição.

Rodrigues se dá bem com essa confusão toda, e passa a pressionar o catarinense da BMW, que acaba espalhando no grande Esse e perdendo a segunda posição para o baiano. Alves se aproveita para colar em Cysne, enquanto Rodrigues já ataca o líder Cadu. Mais atrás, Passos sofria com a suspensão quebrada do carro, tendo que efetuar um pit stop não programado para tentar consertar sua Ferrari. Cadu conseguiu segurar Rodrigues até a penúltima volta, quando o baiano forçou para cima do catarinense divindindo a curva. Para Cadu sobrou o lado de fora da curva e a segunda posição, enquanto o baiano da Aguri rumava para mais uma vitória.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 07:41.022, média de 204.11 km/h
2 Carlos Eduardo (PR/McLaren); + 0.671
3 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); + 2.877
4 Michel Mendonça (ES/Red Bull); + 3.490
5 Otavio Augusto (MG/Toyota); + 8.661
6 Daniel Alves (RJ/Williams); + 1.737 [ + 20 penalty]
7 Frank Aguiar (RJ/Renault); + 47.477
8 Fernando Passos (RJ/Ferrari); + 1 lap
- Carlos Zoro (SC/Ferrari);DNS/Connection
- Luis Morais (Renault); DNS/Connection
- Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); DNS/Connection
Fastest Lap: Michel Mendonça (ES/Red Bull); 1:30.350

Explicação de punições
O. Augusto (toque em M. Mendonça, fazendo o adversário rodar), sem efeito, LAG, volta 1
M. Mendonça (toque em F. Passos, causando danos à suspensão), sem efeito, LAG, volta 1
L. Cysne (toque em F. Aguiar, que voltou perigosamente à pista), sem efeito, volta 2
D. Alves (cumprimento de punição da Feature Race), + 20s penalty

Labels: