F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, July 12, 2008

F1BC Light 2 @ Istanbul: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal / Rodrigo Wizard

A terceira etapa do F1BC Light 2, em Istambul na Turquia, mostrou uma Mclaren dando as cartas com seus dois pilotos, Marcelo Vidal e Daniele Assis, determinando o ritmo das duas provas no Server A, porém com a BMW Sauber (Raphael Brito e Lucas Chaves) na cola dos prateados.

QUALIFYING - Daniele Assis com sua pole já dava mostras do que o time inglês poderia fazer em solo turco. Mesmo assim, as duas BMWs acabaram com as esperanças de Vidal conseguir a primeira fila. Ferrari veio ocupando a terceira fila, e Matheus Araujo da Super Aguri fechou o grid no Server A.

Qualifying
1 Daniele Assis (RJ/Mclaren), 1:23.391
2 Lucas Chaves (DF/BMW Sauber), 1:23.479
3 Raphael Brito (SP/BMW Sauber), 1:23.503
4 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), 1:23.602
5 Gabriel Sarmento (ES/Ferrari), 1:23.731
6 Rodrigo Campos (RJ/Ferrari), 1:23.918
7 Matheus Araujo (MG/Super Aguri), 1:24.059
8 Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 1:24.093
9 Doug Chiara (SP/Toro Rosso), 1:24.463
10 Diogo Leal (GO/Williams), 1:24.493
11 Thiago Wendt (MG/Red Bull), 1:24.869
12 Andre Chiara (SP/Toro Rosso), 1:25.441
13 Mohamad Mourad (SP/Spyker), 1:26.967
14 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Daniele consegue se manter na primeira posição seguida por Lucas , enquanto isso Vidal já roubava a terceira posição de Brito após a primeira curva. Mas logo em seguida , Vidal erra o ponto de freada e acaba perdendo duas posições para Brito e Gabriel.Na sequência Vidal se recupera bem passando por Gabriel que até tenta dar o troco mas sem sucesso, e na volta seguinte também passa as duas BMWs para encostar na sua companheira que liderava.Dali para frente o que se viu foi um domínio absoluto das flechas de prata que ditavam um forte ritmo.Mesmo após as paradas para troca de pneus e reabastecimento a situação permaneceu a mesma , até que Vidal em um rápido ataque ultrapassa Daniele mas logo na sequência espalha permitindo o troco de sua companheira.Com esse erro Gabriel que já estava na terceira posição cola em Vidal e acaba tocando na Mclaren. No final Daniele confirma a supremacia do time inglês na Turquia e conquista a vitória depois de 17 voltas de total controle.

No server B Romanowski não tem problemas para se manter na frente após a largada, e dita o ritmo durante toda a prova. Diogo da Williams, depois uma um começo complicado, quando perdeu algumas posições, se recupera bem até o final faturando a segunda posição. Ricardo não teve a mesma sorte e parou por falta de combustível.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Daniele Assis (RJ/Mclaren), 24:56.000
2 Raphael Brito (SP/BMW Sauber), +5.000
3 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), +16.000
4 Gabriel Sarmento (ES/Ferrari), +2.000 [+15s penalty]
5 Matheus Araujo (MG/Super Aguri), +23.000
6 Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 0:25:10.456
7 Diogo Leal (GO/Williams), +23.430 [+5s penalty]
8 Doug Chiara (SP/Toro Rosso), +29.922
9 Andre Chiara (SP/Toro Rosso), +1:12.934
10 Mohamad Mourad (SP/Spyker), +1 volta
11 Lucas Chaves (DF/BMW Sauber), DNF
12 Rodrigo Campos (RJ/Ferrari), DNF
13 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri), DNF/Fuel (9)
14 Thiago Wendt (MG/Red Bull), DNS
Fastest lap: Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 1:25.760

Punições:
G.Sarmento: Toque em M.Vidal, fazendo rodar (+15s)
D.Leal: Toque em M.Mourad, ganhando posição (+5s)

SPRINT RACE - Na prova mais curta e com grid invertido, quem larga muito bem é Daniele que quase ja consegue a primeira posição após a primeira curva. As Mclarens dividem a primeira curva e no toque de leve dos dois carros, Vidal consegue se manter na frente. Araujo que largara na ponta acabou tocado pela Ferrari de Gabriel, caindo para a sexta posição. E o que se viu foi uma repetição da Feature Race, só que dessa vez com a inversão de posições entre Vidal e Daniele.

Brito na tentativa de se recuperar se envolve em um grave acidente com Campos. Seu companheiro tem melhor sorte e termina na terceira posição. No fim prova vencida sem problemas pela dupla da Mclaren, com Vidal em primeiro e Daniele em segundo.

No server B a história não foi muito diferente com domínio de Romanowski depois de uma confusa largada - onde Mohamad sau na pole-position mas rodou na frente de todos -, mas dessa vez o piloto da Red Bull teve muito mais trabalho para se defender de Diogo Leal, que pressionou como pode para tentar roubar a liderança. Romanowski teve calma e soube se defender do ataque da Williams durante as 5 voltas. Nas demais posições, Doug acaba se acidentando por um toque com LAG entre ele e André, deixando o caminho livre para Ricardo, seguido por Andre e Mohamad.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), 07:09.314
2 Daniele Assis (RJ/Mclaren), +1.160
3 Lucas Chaves (DF/BMW Sauber), +11.864
4 Gabriel Sarmento (ES/Ferrari), +8.988 [+15s penalty]
5 Matheus Araujo (MG/Super Aguri), +30.626
6 Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 07:15.825
7 Diogo Leal (GO/Williams), +0.537
8 Ricardo Vitorino (MG/Super Aguri), +8.275
9 Andre Chiara (SP/Toro Rosso), +17.002
10 Mohamad Mourad (SP/Spyker), +26.919 [+15s penalty]
11 Raphael Brito (SP/BMW Sauber), DNF/Accident
12 Rodrigo Campos (RJ/Ferrari), DNF
13 Doug Chiara (SP/Toro Rosso), DNF/Accident
Fastest lap: Matheus Romanowski (RS/Red Bull), 1:25.003

Punições:
G.Sarmento: toque em M.Araujo, fazendo rodar (+15s)
M.Mourad: toque em D.Chiara, fazendo rodar (+15s)

Labels:

F1BC RT 2 @ Jacarepaguá: Resultados e Resumos

Por Daniele Assis / Rafael Carvalho

Mais uma eletrizante etapa do F1BC RT 2, desta vez em terras tupiniquins, mais precisamente no Rio de Janeiro. Em uma tarde ensolarada, os pilotos deixaram a tentação da praia ali pertinho de lado e foram recompensados com excelentes disputas na pista carioca.

QUALIFYING: O líder Rafael Carvalho bem que tentou, mas não conseguiu segurar o catarinense Marcos Antunes, que faturou a segunda pole position com apenas 0.036 de diferença. Segue o grid completo:

Qualifying
1 Marcos Antunes (SC/Katalogo Racing); 2:07.236
2 Rafael Carvalho (RJ/FTS); 2:07.272
3 Michel Mendonça (ES/Katalogo Racing); 2:08.488
4 Daniel Knob (RS/FTS); 2:09.366
5 Emerson Gresoski (PR/Carreira Racing); 2:10.257
6 Frederico Da Matta (MG/FTS); 2:10.804
7 Carlos Cambará (ES/Hot Car); 2:10.972
8 Lucas Sena (RJ/W2G4); 2:11.843
9 Allisson Gresoski (PR/A. Guaraná Sports); 2:14.705
10 Luth Cysne (PR/F&F Racing); 2:20.814

RACE - O pole position Marcos Antunes apareceu no grid apenas quando surgiu a luz verde, deixando a ponta com Rafael Carvalho e dando trabalho para Michel Mendonça e os outros pilotos que vinham atrás. Na primeira curva, Daniel Knob vinha na terceira posição e tentou uma investida por dentro, mas perdeu aderência e espalhou até que inevitavelmente Emerson Gresoski o jogou fora da pista. Seu carro ficou danificado e Knob abandonou logo em seguida. Mais atrás, Cambara, Sena, Damatta e Luth Cysne vinham emparelhados para dividir a mesma curva. Luth pegou a grama por dentro e espalhou, fazendo com que todos os 4 se tocassem e apenas Sena continuou na pista.

Ainda na primeira volta, Rafael deu uma escapada, deixando a ponta para Michel e dividindo a curva do fim da grande reta com Antunes que vinha um pouco mais atrás em terceiro. Um pequeno toque de Rafael fez com que Caco fosse pra grama e rodasse, oque gerou uma punição para o atual lider do campeonato. Logo depois Marcos Antunes esboçou um reação recuperando varias posições, mas abandonou depois de outra rodada.

A diferença entre Michel e Rafael se manteve por volta de 2 segundos, e o pelotão intermediário com disputas apenas entre Cacah e Luth, que rodou Cacah na volta 7.Na mesma volta Michel entra box, Rafael prossegui mas não fez uma boa volta, se posicionando 5 segundos atrás do líder após sua parada.

Na volta 9, Michel roda na curva do fim da grande reta, e Rafael também errou no mesmo ponto passando à centímetros do carro de Michel. Daí pro fim essas posições não se alteraram, mas teve uma diferença de 30 segundos entre os dois devido a problemas no freio do carro de Michel.

Corrida – Final, 11 voltas
1 Rafael Carvalho (RJ/FTS); 24:10.524 [+ 15s penalty]
2 Michel Mendonça (ES/Katalogo Racing); + 29.509
3 Emerson Gresoski (PR/Carreira Racing); + 49.046
4 Allisson Gresoski (PR/A. Guaraná Sports); + 58.918
5 Lucas Sena (RJ/W2G4); + 1:06.332
6 Frederico Da Matta (MG/FTS); + 1:20.876
7 Carlos Cambará (ES/Hot Car); + 1:05.312 [+ 30s penalty]
8 Luth Cysne (PR/F&F Racing); + 01:10.042 [+ 30s penalty]
- Marcos Antunes (SC/Katalogo Racing); DNF, lap 5
- Daniel Knob (RS/FTS); DNF, lap 2
Fastest Lap: Rafael Carvalho (RJ/FTS); 2:08.170

Explicação de punições:
L. Cysne (toque em F. da Matta, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 1
E. Gresoski (toque em D. Knob, causando danos na asa traseira do adversário) sem efeito
C. Cambara (toque em E. Gresoski, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 1
R. Carvalho (toque em M. Antunes, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 1
L. Cysne (toque em C. Cambara, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 7
C. Cambara (toque em L. Cysne, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 9

Labels:

Friday, July 11, 2008

F1BC Classic 1 @ Phoenix: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal / Rodrigo Wizard

Etapa de abertura da categoria Classic no F1BC com grid cheio, novos pilotos, velhos conhecidos e muitas disputas dentro da pista. Com todos ainda se conhecendo, o campeonato permanece uma incógnita quando o assunto é favoritismo.

QUALIFYING - O único fator que pode apontar um piloto mais rápido neste início de competição é o treino de classificação, já que Rodrigo Wizard começou com o pé direito literalmente, fazendo a volta mais rápida e dividindo a primeira fila com carlos Eduardo.

Qualifying
1 Rodrigo Wizard (SP/Jordan), 1:16.350
2 Carlos Eduardo (PR/Leyton House), 1:16.872
3 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), 1:17.145
4 Gabriel Chaubah (MT/Benetton), 1:19.162
5 Emerson Gresoski (PR/Brabham), 1:19.357
6 Edgard Sparmdale (MG/Minardi), 1:20.498
7 Thiago Wendt (MG/Lotus), 1:22.198
8 Fernando Igor (CE/Brabham), 1:22.479
9 Fernando Ferreira (DF/Benetton), 1:22.518

RACE - A largada teve lá suas confusões, com uma Benetton rodando, e ainda ao final da primeira volta Wendt abandonando sua Lotus, ao colidir no guard-rail. Cadu passou a assumir a liderança, e Edgard segurava Rodrigo, que tinha problemas para acompanhar a Minardi devido ao seu equipamento de vídeo.

Cadu cometeu um erro nas primeiras voltas e teve de adiantar sua primeira parada. Depois da primeira trocas de pneus e reabastecimento, Wizard volta exatamente na frente de Edgard, que não havia parado, e de Cadu, que seguia o mineiro. Wizard se distraiu no retrovisor e perdeu a frenagem da reta oposta, tocou o guard-rail, perdeu a asa dianteira e foi para os boxes. Vidal também abandonou, na volta nove.

As posições praticamente ficaram assim. Cadu conseguiu sustentar a liderança, enquanto Edgard com apenas um pit-stop segurou o segundo lugar. Wizard com a suspensão torta ainda saiu no lucro ao cruzar em terceiro, com Fernando em quarto. Os demais ficaram voltas atrás do líder.

Resultado Final, 35 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Leyton House), 0:48:26.563 (média de 167.44 km/h)
2 Edgard Sparmdale (MG/Minardi), +0:24.150
3 Rodrigo Wizard (SP/Jordan), +0:38.026
4 Fernando Ferreira (DF/Benetton), +1:03.751
5 Emerson Gresoski (PR/Brabham), +1 volta
6 Fernando Igor (CE/Brabham), +7 voltas
7 Gabriel Chaubah (MT/Benetton), Fuel (17)
8 Marcelo Vidal (RS/Mclaren), DNF (9)
9 Thiago Wendt (MG/Lotus), DNF/Suspension (1)
Fastest Lap: Rodrigo Wizard (SP/Jordan), 1:18.807

Labels:

Thursday, July 10, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Diogo Leal + colaboradores

19ª edição do Jornal F1BC News com uma versão diferente! O Jornal não está em seu formato Light utilizado nas últimas semanas, mas sim com um mix de idéias, incorporadas por Diogo Leal, onde os textos estão em um formato leve, porém as figuras complementam a arte. Esperamos que gostem!

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições está por conta de Diogo Leal. Aceitamos também sugestões para melhorar ainda mais a arte final do informativo, bem como a organização e as notícias. Contamos também com o envio das novidades através dos tópicos criados semanalmente em nossa Comunidade no Orkut.

Labels: , ,

Wednesday, July 09, 2008

F1BC Cup 4 e Light 2 @ Istanbul: Preview

Por Rodrigo Wizard

Informações da pista
Istanbul - Istanbul Park Circuit
Localidade: Istanbul, Tuzla, Turkey
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 2005-Atual
Extensão: 5.333 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Home Race para
Rodrigo Oliveira (Light)

Disgrace Race para
Cassius Naves (Cup)
Otavio Augusto (Cup)
Marcelo Vidal (Light)
Jonatan Pelisoli (Light)
Matheus Araujo (Light)

Horários F1BC Light 2 - Sábado
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:30 - Qualifying
20:35 às 20:45 - Divisão p/ Server
20:50 às 21:10 - Feature Race, 30% (17 voltas)
21:15 às 21:25 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Cup 4 - Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:10 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:15 às 15:25 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 2 - Dry (Ensolarado, 0% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 4 - Dry (Pred. Sol, 0% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores neste circuito
F1BC Cup 3, Feature Race: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 24:25.081
F1BC Cup 3, Sprint Race: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 7:08.001
F1BC Light 1, Feature Race: Renan Rittes (SP/Spyker), 24:49.092
F1BC Light 1, Sprint Race: Pericles Lee (SP/Spyker), 7:12.261
Melhor pole-position: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:22.432
Melhor volta: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:23.727

Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Sair do asfalto escuro para a parte clara, ganhando tempo, acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
As freadas em Istanbul são fortes: tenha cautela para não acertar o piloto da frente,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se à esquerda na curva anterior,
Limite de saída dos pits: mantenha o carro todo no caminho asfaltado,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da curva no início dela.

Labels: ,

F1BC RT 2 @ Jacarepaguá: Preview

Por Daniele Assis


Informações da pista

Jacarepaguá - Autódromo Nelson Piquet
Localidade: Rio de Janeiro, Brasil
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Desativado
Versão: 1995-2005
Extensão: 4.932 km
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Horários F1BC RT 2 - Sábado
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:40 - Organização do Grid
14:40 às 15:10 - Race, 11 voltas

Recomendações especiais para este circuito
Reta oposta: área externa (incluindo listras amarelas), liberada para uso total,
Largada: cuidado na primeira curva, procure não espalhar na curva nem fechá-la,
Entrada dos boxes: mantenha-se à direita da pista, para preservar a segurança,
Saída dos boxes: respeitar o traçado de saída do pit, mantenha-se à direita da pista, para preservar a segurança,
Luzes de boxes: amarela piscando indica carros passando na reta, cuidado!

Labels:

Tuesday, July 08, 2008

Plantão F1BC: Anúncio oficial categoria Classic

Por Rodrigo Wizard

O F1 Brasil Challenge tem a honra de apresentar sua mais nova categoria a ser disputada, o F1BC Classic. Idealizado por Marcelo Vidal, e tendo seu conceito aperfeiçoado com a colaboração de vários membros, o campeonato trará muitas novidades ao F1BC. A idéia é a de se utilizar Mods clássicos, de temporadas de décadas passadas, bem como os circuitos das épocas correspondentes.

Em um momento oportuno, o F1BC Classic também tratará de abrigar os participantes que não estão participando atualmente nas categorias correntes - Cup, Light e RT -, dando oportunidades ao maior número possível de jogadores, e formando novos pilotos e amigos. O horário escolhido foi nas sextas-feiras, das 20h às 22h, e terá início já nesta próxima sexta (11/07). Os interessados devem comparecer na Comunidade F1BC no Orkut para realizar as inscrições, que já foram abertas internamente, mas ainda existem algumas vagas disponíveis. Quem não estiver cadastrado no F1BC, envie um scrap aos moderadores se apresentando com MSN de contato.

O formato de corrida nesta primeira edição será com uma prova única, de 50% de duração de uma etapa real, porém com os desgastes de pneus e combustível dobrados. O fator estratégia será então mais bem trabalhado, com possibilidade de optar por uma ou mais paradas, além de exigir um tempo maior de concentração por parte dos pilotos. Os setups são liberados, mas não "confundam" com alterar física do carro. O calendário terá oito etapas, em Phoenix, Interlagos, Mônaco, Magny-Cours, Hockenheim, Spa-Francorchamps, Suzuka e Adelaide, todas na configuração de 1991.

Os quadros de Regulamento, Calendário, Equipes e Pilotos será disponibilizado aqui no site durante a semana, portanto fiquem ligados!

Labels:

Monday, July 07, 2008

F1BC Cup 4 @ Sakhir: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 2 @ Sakhir: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


Labels:

F1BC RT 2 @ Eastern Creek: Vídeos da Etapa

Por Rafael Carvalho

Labels:

Sunday, July 06, 2008

F1BC Cup 4 @ Sakhir: Resultados e Resumo

Por Daniele Assis

Server único, duas relargadas e muitos toques. A segunda etapa da elite do F1BC foi bastante disputada, com trocas intensas de posições, acidentes espetaculares e sem dúvida embolou bastante o campeonato, que está mais aberto do que nunca. Confiram o que rolou de melhor na etapa de Sakhir!

QUALIFYING - O baiano da Super Aguri mostrou que não está de brincadeira e assegurou a pole com um ótimo tempo, sendo o único a ter virado abaixo de 1.27. Eis o grid completo:

Qualifying
1 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 1:26.932
2 Carlos Eduardo (PR/McLaren); 1:27.307
3 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); 1:27.678
4 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); 1:27.771
5 Carlos Zoro (SC/Ferrari); 1:27.833
6 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 1:28.030
7 Leonardo Schuskel (SP/Honda); 1:28.762
8 Otavio Augusto (MG/Toyota); 1:29.249
9
Luis Morais (SP/Renault); 1:29.767

FEATURE RACE - Na largada que valeu, Rodrigues mantém a ponta, seguido de perto por Cadu; mais atrás, Cysne, Carvalho e Zoro emparelham, tentando todos fazer a curva ao mesmo tempo. Augusto se aproveita e passa Carvalho, permitindo a aproximação de Zoro. Fael tenta manter a posição e ao se defender da Ferrari, acaba tocando o adversário, fazendo-o perder a posição. Ao final da primeira volta, a ordem dos pilotos era: Rodrigues, Cadu, Cysne, Carvalho, Zoro, Augusto, Passos e Morais. Cadu seguia Rodrigues de perto, enquanto Zoro colava em Carvalho e Passos em Augusto. Na volta 4, Zoro dá o bote em Fael, mas acaba rodando o carro do adversário. O piloto da Ferrari ainda pára para esperar Fael, mas desiste ao perceber que perderia muitas posições. Augusto pula para o 4º lugar, Passos para o 6º e Fael cai para último. Situação parecida aconteceu com Rodrigues e Cadu, que faz o adversário rodar ao tocá-lo, mas devolve a posição. Zoro, na tentativa de ultrapassar Augusto, toca o carro do adversário e o ultrapassa, mas acaba perdendo a posição para Passos, que vinha logo atrás. Augusto devolve a 'gentileza' ao final da reta dos boxes, jogando a Ferrari de Zoro para fora da pista em uma manobra desmedida. Continuando o festival de toques, Fael estampa a traseira de Morais, que perde a asa (e acaba abandonando a prova algumas voltas depois com quebra de suspensão) e Zoro, mais uma vez disputando posição com Fael e empurrando o adversário pra fora da pista.

Lá na frente, Cadu seguia colado em Rodrigues, com Cysne observando mais atrás seguido de Augusto e Passos. Na janela de pit stops, Cadu parou primeiro, seguido de Cysne. Rodrigues, que ia seguro na liderança, estranhamente não consegue fazer a primeira curva e bate no muro, perdendo asa e rodas dianteiras. Enquanto isso, Zoro apertava Augusto, que erra e entrega de bandeja a posição para o ferrarista. Passos, Fael, Zoro e Augusto também param, seguidos de Rodrigues que ainda tenta consertar sua Aguri, mas não consegue e termina por abandonar a prova. Após o pit stop, a ordem da prova ficou com Cadu, Cysne, Passos, Fael, Otávio e Zoro, que ultrapassa o piloto da Toyota após este errar a freada na primeira curva. A corrida terminaria assim, não fosse uma parada extra que a Ferrari de Passos teve que realizar, por falta de combustível para completar a prova.

Feature Race, Final (17 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/McLaren); 26:05.012, média de 208.32 km/h
2 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); + 5.208
3 Fernando Passos (RJ/Ferrari); + 45.145
4 Carlos Zoro (SC/Ferrari); + 28.797 [ + 35s penalty]
5 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); + 12.657 [ + 55s penalty]
6 Otavio Augusto (MG/Toyota); + 1 lap
- Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); DNF/Accident, lap 10
- Luis Morais (SP/Renault); DNF/Accident, lap 7
- Leonardo Schuskel (SP/Honda); DNS/Connection

Fastest Lap: Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 1:28.105

Explicação de punições
R. Carvalho (toque em C. Zoro, fazendo o adversário perder posição) + 5s, volta 1
R. Carvalho (toque em L. Morais, causando danos na asa traseira) + 50s, volta 6
C. Zoro (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 4
C. Zoro (toque em O. Augusto, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 5
C. Zoro (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário perder posição) + 5s, volta 6

SPRINT RACE - O grid se inverteu, mas nem por isso a corrida foi mais tranquila. Logo na largada, Otávio espalha na primeira curva e perde posições para Zoro, Fael e Cysne. Cadu se aproveita da confusão e ultrapassa Passos, que também perde posição para a Aguri de Rodrigues. Ao fim da primeira volta, Rodrigues se aproxima de Cadu e toma a posição, mas leva um X do piloto da McLaren que em uma esperta manobra passa também a Toyota de Augusto. Neste momento a ordem dos pilotos era: Zoro, Cysne, Carvalho, Cadu, Augusto, Rodrigues e Passos. O piloto da Aguri ultrapassa a Toyota, que passa reto na curva 1 e parte para cima de Cadu, conseguindo ultrapassá-lo, mas novamente perde a posição para a McLaren após espalhar no cotovelo da segunda parcial. Rodrigues não desiste e acaba conseguindo passar Cadu na volta seguinte, para não mais perder a posição.

Em outra briga mais à frente, Fael se aproximava cada vez mais de seu companheiro de equipe Cysne, e termina por ultrapassá-lo na última curva. Luth tenta dar o troco mas acaba errando a freada, permitindo a aproximação de Rodrigues e Cadu, sendo superado por este último. Cysne, porém, consegue se manter próximo de Cadu, e acaba tocando o rival, que roda. A BMW espera a McLaren, mas ambos ficam para trás. Daí pra frente não houve mais alterações nas posições, acabando com a vitória de Zoro, que se aproxima dos rivais na pontuação geral.

Sprint Race, Final (5 voltas)
1 Carlos Zoro (SC/Ferrari); 7:27.495, média de 214.28 km/h
2 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); + 2.057
3 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); + 4.945
4 Otavio Augusto (MG/Toyota); + 11.810
5 Carlos Eduardo (PR/McLaren); + 12.434
6 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); + 13.928 [+ 7s penalty]
7 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 1:03.805
- Luis Morais (SP/Renault); DNS/Connection
- Leonardo Schuskel (SP/Honda); DNS/Connection
Fastest Lap: Carlos Eduardo (PR/McLaren); 1:28.130

Explicação de punições
C. Eduardo (toque em L. Cysne, fazendo o adversário perder posição) sem efeito
L. Cysne (toque em C. Eduardo, fazendo o adversário rodar) + 7s, volta 5, reduzida por ter esperado o adversário e devolvido a posição

Labels: