F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
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F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
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Saturday, February 02, 2008

F1BC Cup 3 @ Imola: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Zoro

Sergio Kolachinski (PR/Ferrari)

Você tem o quarto melhor tempo da pré-temporada em Imola. Isso é um sinal de que você brigará por vaga no Server A?
Os tempos da pré-temporada são apenas uma base, mas não refletem muito o desempenho no campeonato, pois a maioria dos tempos estão sendo baixados. Mas sim, se eu tiver a chance estarei lutando pra ficar entre os primeiros.

Como está sua conexão atualmente? Acredita que ela dará conta e permitirá que você participe desta etapa?
Minha conexão tem me dado dor de cabeça, estou na estrada, e com isso dependo do serviço de terceiros... espero estar com sorte no próximo domingo, pois é uma pista que me agrada muito.

Com o retorno de Eduardo Azeredo para ajudar a Ferrari, como você vê a situação da equipe atualmente?
Com a volta do Edu só temos a ganhar, porém é difícil pensar em termos de equipe nesse momento. Espero mesmo que o Edu tenha um bom rendimento para se colocar entre os primeiros, com isso crescer no campeonato e aí sim a gente olha pro campeonato de equipes, mas por hora desejo apeanas boas vindas e boa sorte ao nosso querido fanfarrão!!

Deco Ganecci (SP/Toyota)

Você afirmou recentemente que está desiludido com sua performance. Você acredita que um entrosamento maior na equipe pode lhe ajudar a retomar sua boa forma?
O problema não é a equipe, pelo contrário. Ela tem me dado apoio em todos os momentos difíceis que tive até agora.

O atual campeão do F1BC, Rodrigo Wizard, sempre lhe apontou como um futuro talento. Você não acha que agora é a hora certa para investir nos treinos e reagir no campeonato?
O Rodrigo sabe a diferença entre o Ganecci de duas temporadas atrás e o Ganecci de hoje. É bom saber que ele me apoia ainda (risos). Quanto aos treinos, bem eu treinei demais na pré-temporada, inclusive testes privados. Não acho que treinar mais possa me fazer reagir.

Com o Carnaval e as eventuais ausências de alguns jogadores, esta etapa pode ser útil para buscar mais pontos ainda, ou é um fim de semana como outro qualquer?
Eu vou fazer o possível e o impossível pra marcar muitos pontos em Ímola.

Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber)

Com a praticamente confirmada categoria de rFactor no F1BC, você acha que poderá perder um pouco do foco nesta competição? A dedicação será a mesma?
Vou perder o foco sim, é que eu prefiro o rFactor. Apesar de não ter muita prática lá eu acho bem mais divertido.

Você declarou recentemente que estava desiludido com sua conexão. Com a regra de seis descartes, não é prematuro ainda jogar a toalha na briga pelo título, visto que você é um dos mais rápidos?
Minha desilusão nem é exatamente com a conexão nem com minha posição na tabela. É que ta tomando muito meu tempo e o rFctor tá aí, acredito que lá não vou precisar me dedicar tanto pois o setup é travado e é categoria de turismo, que é mais simples guiar.

É confirmada sua ausência na etapa de Imola? A BMW Sauber voltará com força total em Mônaco?
Talvez eu participe se não viajar, mas até hoje(sexta-feira) ainda não corri lá, pelomenos essa pista eu conheço um pouco por causa de uma polêmica etapa do ETCC que teve lá.

Leonardo Schuskel (SP/Honda)

A Honda anunciou que praticamente não treinou nesta semana. Você chegou a fazer algum teste ou realmente não está preparado para a etapa?
Fizemos um breve teste na segunda feira, para escolha de setup e informações gerais. Preparado? Bom, é a primeira vez que corro nessa pista, devo frizar que tenho encontrado dificuldades num melhor traçado mas isso tende a melhorar com os testes seguintes.

Qual será a meta para este final de semana? O feriado de Carnaval pode lhe ajudar ou prejudicar em Imola?
A meta é somar o maior número de pontos possível. O feria pode me ajudar, não corri nas primeiras três etapas, por questões pessoais, como nesse feriado há a chance de menos pessoas correrem, pilotos que tem uma experiência maior que a minha, creio ser possível pontuar, e usar os resultados negativos das etapas anteriores no descarte.

Seu companheiro de equipe (Rodrigo Wizard) lhe ajuda como uma equipe, ou cada um trabalha separadamente? Como é o clima na equipe?
Meu companheiro é, literalmente, um companheiro, me ajuda com setup, dicas sobre o traçado e sempre fazemos testes juntos. Não tenho do que reclamar, acredito que tenho colaborado pouco nessa fase inicial, a inexperiência com o mod e com as pistas não me dão uma margem a um acerto primoroso de setup, portanto, sempre que posso ajudo, mas o acerto do carro tem sido feito quase exclusivamente pelo Wizard. Acredido poder colaborar mais com o acerto e estratégia de corrida. E tenho a certeza de que nos mostraremos uma dupla vencedora.

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F1BC Light 1 @ Imola: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Fillipe Vasconcelos (PA/Ferrari)

Esta semana pouco se falou sobre tempos. Você acredita que pode se classificar no Server A?
Ainda não tô tão certo quanto a isso, tenho treinado pouco por falta de tempo, se houvesse maior preparação e testes de setups da equipe Ferrari, as chances seriam bem maiores.

A Ferrari é uma equipe entrosada, com a dupla de pilotos se comunicando? Ou cada um faz seu serviço independentemente?
Até o momento a Ferrari tem trabalhado independentemente, fato agravado até pela falta de tempo para treinar. Parece que ainda não entrei com tudo no campeonato :(

Qual será o momento crítico da corrida em sua opinião?
Na minha opinião o momento crítico em toda corrida é a largada, onde os carros estão tumultuados ainda e o risco de acidente é grande.

Lucas Rittes (SP/Spyker)

O que você espera desta etapa de Imola?
Eu espero pelo menos que eu pontue e não tenha a má sorte de vaar na brita em uma daquelas malditas chicanes.

Caso chova, você tem alguma preocupação quanto a isso?
Se for chuva eu vou com o maximo de cuidado possivel porque não quero pasar essa etapa sem pontuar, pois muitos pilotos não irão correr, e isso me dá chances de subir na tabela.

Esta é uma boa oportunidade para disparar no campeonato de Equipes?
Sim é uma otima oportunidade de subir no campeonato de equipes, a dupla da Renault que está 1 ponto atrás da Spyker talvez não corra e, se a Spyker marcar 40 pontos que seja, já ajuda muito porque eles vão continuar em 109 pontos. A Toyota que pode alcançar o topo da tabela porque Pericles vem muito rápido.

Thiago Lisboa (PR/Red Bull)

A possibilidade de chuva em Imola te pegou de surpresa? Você aposta na chuva ou não?
Estou mais do que sonhando com a chuva, não tivemos muitas voltas para andar, eu estava me dedicando a minha equipe de super clio essa semana, e só pude chegar ao autodromo hoje a tarde.

Este circuito é favorável à Red Bull? Os testes deram boas expectativas?
Acredito que teremos uma boa performance em Imola, pois sabemos fontes nos disseram que alguns pilotos, talvez façam greve, em conta de querer irem para o Brasil, ver um tal carnaval que se tem por lá.

Quem você considera favorito para esta etapa de San Marino?
Acredito que as mclarens e renaults são francas favoritas pela vitoria, mais não posso dizer isso com absoluta certeza, pois tem muitos pilotos que tem cartas na manga, quem sabe a gente não possa ser uma dessas equipes?

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Friday, February 01, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Imola: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - O Autódromo Enzo & Dino Ferrari está localizado em Ímola, na Itália, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Esta etapa sempre esteve denominada como o GP de San Marino devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que um GP representando-o na Fórmula 1 (exceto em 1980, único ano em que Monza não esteve no calendário da Fórmula 1, e Imola recebeu o título de GP da Itália, em sua primeira aparição na categoria).

Imola é um local cercado desde a antiguidade por velocidade. Nos tempos do Império Romano, chamava-se Forum Cornelli e por lá havia uma arena, onde corridas de bigas eram disputadas! Após a Segunda Guerra, com o crescimento da região, alguns entusiastas por motociclismo tiveram a idéia de construir um autódromo na região, que só foi concluído em 1952, e logo teve o interesse de Enzo Ferrari para apoiar o local e por lá instalar competições. Em 1963 finalmente a Fórmula 1 deu as caras por lá, porém em um GP extra-oficial, com vitória de Jim Clark em grande estilo. O circuito porém não tinha estrutura para uma prova oficial da categoria, e só chegou a este nível nos anos 80.

Esta é a primeira vez que utilizaremos um circuito com sua versão antiga no calendário do F1BC 3 e F1BC Light 1 (se desconsiderarmos o fato de que aquela pista de Jacarepaguá foi a última verdadeiramente decente). Desta vez, viajamos um pouco no tempo e retornamos para o período entre 1981 e 1994, quando Imola ainda era considerada uma pista de alta velocidade, com curvas perigosas, como a Tamburello - onde Ayrton Senna teve seu acidente fatal - e a Villeneuve (batizada assim quando Gilles Villeneuve bateu forte por ali em 1980, e que um dia antes de Senna, vitimou o austríaco Roland Ratzenberger, durante os treinos).

A escolha desta versão é óbvia: San Marino já é recordista de participações em calendários do F1BC, estando até agora em todas as competições já realizadas. Nada mais justo do que variar, agora em uma versão mais veloz e com 5.040 metros de extensão. É um local que traz uma certa triste lembrança aos fãs do automobilismo nos anos 90, mas não será isso que nos impedirá de usá-la.

A largada é dada no mesmo ponto de sempre, os pilotos tomam veocidade logo na Tamburello, e se preparam para a frenagem já na Villeneuve, seguida da curva Tosa, a mais crítica no início da prova, com uma forte freada. A curva seguinte é a Piratella, de média velocidade, porém em descida e já encaminhando o piloto para a Aqeua Mineralle, que nesta versão é uma chicane bastante estreita e com zebras altas, sem dar alternativas de ultrapassagens. O circuito segue na subida e a próxima curva é a Variante Alta, no ponto mais alto do circuito, com uma chicane também arriscada dese tentar uma manobra de ultrapassagem. Descendo agora em alta velocidade, os competidores vão rumo à Rivazza, que nesta configuração é de velocidade mais alta, e depois de alguns metros já se deparam com a chicane final, que não deixa de ser um ponto crítico e difícil de se contornar, com a linha de chegada logo à frente.

Informações da pista
Imola - Autodromo Enzo & Dino Ferrari
Localidade: Imola, San Marino, Itália
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 1981-94
Extensão: 5.040 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Home Race para
Carlos Zoro (F1BC 3)

Disgrace Race para
Nenhum piloto

Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Imola
F1BC 2 - Vencedor Sprint Race: Sergio Kolachinski (BMW Carly)
F1BC 2 - Vencedor Feature Race: Carlos Zoro (BMW Italy-Spain)
F1BC 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002)
F1BC Zero - Vencedor: José D'Agostini (Arrows 1999)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard, 1:19.220 (Ferrari 2002)
*Disputas realizadas no layout de 2000-06.

Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
Muito cuidadona curva TOSA, especialmente na largada: não tente frear tarde,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,
Limite de saída dos pits: linha amarela, respeite-a até o fim,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da reta no início dela.

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Thursday, January 31, 2008

Jornal F1BC: Comunicados e Notícias

Por Carlos Zoro / Cassius Naves / Rafael Carvalho / Michel Mendonça / Deco Ganecci / Gabriel Zanchetta / Eduardo Azeredo / Luis Morais / Rodrigo Wizard / Carlos Junior / Thiago Lisboa

Muitos comunicados de Pilotos e Equipes nesta semana! Disponibilizamos tudo em uma imagem à parte, onde você clica e lê todas estas notícias. Basta clicar ao lado e conferir tudo o que está rolando no F1 Brasil Challenge!

A cada etapa de campeonato, os jogadores enviam notícias sobre seus treinos, expectativas, comentários sobre os resultados obtidos, entre outras criações imaginárias, que simulam uma verdadeira rotina de pilotos.

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Wednesday, January 30, 2008

F1BC Cup 3 @ Istanbul: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Chegamos a 3ª etapa e os favoritos reais ao título parecem estar se destacando, Felipe Augusto e Carlos Junior têm um rítimo diferente dos demais, e vêm andando com consistência, com Felipe tendo uma pequena vantagem nesse quesito. Carlos e Felipe são seguidos de perto por Carlos Zoro, depois de um grande início no Brasil, vêm enfrentando algumas dificuldades para se manter no topo, até por que Rodrigo Wizard vêm melhorando, e empatou com o piloto da Toyota.

Fael Carvalho, e Cassius Naves, depois de duas etapas muito fortes, erraram tudo que tinha direito, inclusive com um erro de Cassius que eu na minha "árdua (ahaiauhaiau)" missão de mantér uma imparcialidade nessa coluna (ahuahiauhaiauhaiauha) e falar com seriedade sobre...ter... apertado o ESC na ultima volta e jogado o 4º lugar do geral na Turquia no meu colo. Enfim, a equipe precisa se recuperar e voltar com o bom rítimo das corridas anteriores.

Fernando Passos, Gabriel Rak Zanchetta e Sérgio Kolachinski vêm proximos um do outro, com alguma vantagem para Zanchetta, que têm a "desculpa" de ter faltado. Porém, para alguem que era considerado um dos favoritos, ainda e pouco, e torcemos (eu no caso) para uma melhora. Passos e Kolachinski vêm conseguindo bons resultados, de acordo com a pré temporada, e podem surpreender em uma ou outra etapa. Michel Mendonça poderia (e deveria) estar nesse bolo, por um infortúnio no GP de Turquia (que também me ajudou, e muito) teve de fazer um stop n' go para completar a prova.

Em seguida temos Daniel Carvalho, Luis Morais, Sidney Dias, Cãozinho dos Teclados, Gabriel Sarmento e Deco Ganecci, que marcam seus pontinhos com algum destaque esporádico como Daniel em Sakhir, podem chegar um pouco mais longe, mas têm de estar mais presentes nas etapas (e largar nelas!).

De resto... ninguém sabe, ninguém viu, a Ferrari que está no aguardo de Eduardo Azeredo para o GP de Imola, só isso que sei.

Parte séria da coluna [ON]

Frangó

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP / Tel: (11) 3932-4818

Típico botequim de São Paulo. O destaque da casa fica por conta das inúmeras cervejas importadas e de receitas como a Coxinha de frango com catupiry. Frequentado por um público de todas idades. O Frangó, como o nome sugere, fica no Largo do Ó em um casarão do século 19. Aconchegante e simpático, é considerado por muitos um verdadeiro boteco.

O lugar é rústico e a decoração é composta de copos, garrafas, porta-copos de cerveja e até espelhos. O bar oferece quase 200 tipos de cervejas e cinco tipos de chops importados: 2 da Irlanda, 2 da Alemanha e 1 da Argentina, sem falar dos nacionais. Copos como o Warsterner (cristal laminado a ouro-R$20), Lowembau kit (R$39) ou Erdinger kit (R$48)-(1 taça + 2 copos de cerveja), podem ser comprados na casa.

Para quem deseja fazer uma viagem pelo mundo dos sabores das bebidas, pode optar pelo menu degustação. No total, são 11 grupos diferentes, 10 de cerveja e 1 de chopp, cada um com uma característica própria. Entre as opções oferecidas na degustação estão: Guiness-Stout (Irlanda), Douglas Celtic-Brown Ale(Bélgica), Ruddles County-Ale (Inglaterra), Grolsch-Lager(Holanda), New Castle- Brown Ale(Inglaterra), Nortena (Uruguai), Bohemia Dunkel Scwarbier(Brasil) e Westmalle Double (Trapiste-cerveja de abadia do tipo Ale em aroma e sabor).

Os clientes encontram porções de Frango Grelhado (R$18,50) e Coxinha de frango com catupiry (porção com 10 unidades- R$ 13,50), a unidade sai por R$ 2,95, especialidades da casa. Receitas como a de Carne seca acebolada (R$15,80) e Linguiça rúcula com parmesão (R$16,50) também são boas pedidas. Saladas, Feijoada (as quartas e sábados) e massas também estão presentes no menu. Refeições completas são oferecidas no bar como o prato que leva Frango grelhado com polenta, farofa e salada, sai por R$ 36,50 e serve até 3 pessoas. Principais Pratos: Coxinha de frango com catupiry e Frango grelhado. Visite: www.frangobar.com.br

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F1BC Light 1 @ Istanbul: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Mas uma corrida se passou, e algumas poucas mudanças no certame aconteceram. Renan Rittes voltou a conzudir bem sua Spyker, e saindo com duas vitorias em Istanbul, apesar que para chegar a liderança contou com um deslize de Péricles Lee, que estava (para surpresa de alguns, pois não era cotado) na liderança.

Pericles é seguido pelas duas Renaults, que vêm fazendo um bom trabalho de equipe, e parecem ser favoritas ao título, Daniel é Cadu estão separados por uma pequena diferença, e isso pode atraplhar caso se inicie uma disputa interna, porém é visto na equipe que o objetivo é alcançar Pericles e Renan.

No 2º pelotão (e 2º mesmo, visto a diferença na casa dos 20 pontos) vêm mais equilibrado. Alan Tavares, Lucas Rittes, Rafinha Hadesoul e Thiago Lisboa vêm muito próximos um ao outro. Alan Tavares parece ser o mais promissor, mesmo com duas faltas, ele econtra-se em 5º na tabela, seguido por Renan Rittes, que pelos seus vacilos em Jacarepaguá não está numa situação melhor. Rafinha Hadesoul já é um caso diferente, ele precisa encontrar seu rítimo de corrida, e ter um pouco de sorte para se livrar de todos os acidentes, pois é um piloto extremamente veloz e deveria estar numa colocação melhor. Thiago vêm no maximo do seu rítimo, conseguindo seus pontos com consistência e aproveitando-se das falhas alheias.

Próximo do 2º grupo, vêm Rodrigo Oliveira, Gustavo Stênio, Filipe Vasconcelos, Ademir Carvalho e Rodrigo Miranda. Todos eles muito próximos, porém (com exceção de Oliveira e Stênio, que vêm pontuando bem) não têm-se um parâmetro certo, pois existem muitos problemas de conexão e acidentes/punições bobas que resultam num resultado ruim.

Quanto ao povo que não pontuou, Raphael Ramos, Ogue Brito e Phelipe Baceiredo combinam quedas de internet com erros e ainda não conseguiram sair do 0, já o resto foi por ausência mesmo.

E, como nesta última etapa de Istanbul ocorreram vários lances difíceis de analisar em caso de batidas e ultrapassagens, vamos recomendar especialmente um vídeo que está no Youtube, chamado F1 Insight, que conta com a presença dos ex-pilotos Martin Brundle e Mark Blundell, hoje empresários de pilotos e comentaristas de automobilismo. A bordo de dois Williams, eles demonstram os tipos de ultrapassagens, como proceder e o que não fazer. Mas lembre-se: eles também mostram manobras que não podem ser realizadas, então se você não entende nada de inglês, não tente fazer tudo o que o vídeo mostra! Aí vai o link:
http://www.youtube.com/watch?v=Koprlc1T4sw

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Tuesday, January 29, 2008

F1BC Cup 3 @ Istanbul: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Felipe Augusto (PE/Super Aguri)

Você saiu invicto neste final de semana, porém, com duas vitórias apertadas. Qual delas você considerou mais difícil e por que?
Foi um fim de semana ótimo pra mim e pra equipe, nessa 2ª etapa minha eu ja estava com mais dominio sobre meu carro e ja sabia do limite dele e pude dosar o ritmo em alguns momentos da corrida, principalmente na Sprint, em que passei muito tempo atras do Zoro tentando fazer a ultrapassagem mas com receio do lag que vem sendo sempre um problema pra mim.

Dizem as más línguas que a Super Aguri já considera o Gabriel Zanchetta como segundo piloto do time. A informação procede, ou ele é fundamental no time?
Conheço o GRZ a muito tempo, aprendemos juntos a domesticar as feras em meados de 2002. Nada na aguri ta decidido em termos de prioridade nas corridas, até porque ta no inicio ainda.

Você já tem três vitórias em quatro corridas, a torcida mais empolgada já o chama de o Ayrton Senna do F1BC, e a próxima etapa é em Imola. Qual seu recado para a Tamburello?
Não me chamem de Ayrton antes Imola, por favor! (uhahua) Senão vou pensar que tão jogando praga em mim. O que tenho a dizer pra ela é que minha barra de direção ta em perfeitas condições e que vou fazer ela aos 300km/h de olhos fechados!

Rodrigo Wizard (SP/Honda)

Terceiro fim de semana sem vitórias. Essa dificuldade era esperada por você?
Dificuldade, que dificuldade? (risos) Mas sim, esse era exatamente o nível de competitividade que eu esperava neste campeonato, com pelo menos seis ou sete pilotos com chances de brigar pelo título. Até agora, considero que estou até me dando bem, já que estou conseguindo me manter próximo dos líderes do campeonato, mesmo sem ter vencido ainda.

Na pré-temporada, seu tempo em Imola foi o primeiro. É correto dizer que você chega como favorito para a próxima prova?
Eu ainda não estou confirmado para esta próxima etapa devido ao carnaval, mas a essa altura do campeonato não há favoritismo. Os recordes da pré-temporada estão todos sendo quebrados, então aquele meu tempo só ilustra uma condição de lutar pela vitória, não necessariamente como favorito.

Carlos Zoro (SC/Toyota)

O que aconteceu na Feature Race, quando você abandonou prematuramente? Mesmo com tudo isso, você marcou um segundo lugar.
Bom, na hora do qualify, eu fiz uns ajustes de última hora e acabei conseguindo um terceiro tempo milagroso. Só que um dos ajustes foi reduzir o duto de ventilação do radiador, que acabou superaquecendo meu motor.. e pra evitar que ele explodisse no meio da corrida, eu abandonei a prova. Na Sprint, meu maior adversário, foi o Lag. Pois na minha visão, eu havia passado todos os outros logo na primeira curva.. mas acabei sendo ultrapassado pelo felipe no finalzinho mesmo chegando na frente.. lag é complicado.. mas valeu.. bons pontos!

Este fim de semana no geral foi bom para você?
Eu diria que não foi de todo ruim. Eu podia ter marcado até um pódio na Feature pois minhas voltas de tanque cheio estavam melhores que as dos líderes no warm-up que fiz antes da corrida. Mas o segundo lugar foi bom sim, teve um gostinho de primeiro durante a corrida inteira. Vamos com tudo pra Ímola e pretendo vencer lá!

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F1BC Light 1 @ Istanbul: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Zoro

Renan Rittes (SP/Spyker)

Mais duas vitórias na temporada e o topo da lights por enquanto. Fim de semana perfeito?
Perfeito não, quase perfeito, seria perfeito se minha vitória fosse na pista e não com o problema de conexão do rafinha.

Duas corridas, duas dobradinhas. A Spyker pode repetir a dose em Imola?
Não podemos adiantar nada, até mesmo a spyker não é a unica com chances de vitória, mas se vier a dobradinha de novo não temos porque reclamar.

Lucas Rittes (SP/Spyker)

Finalmente mostrando a que veio, comente sobre as duas corridas.
Desde q tomei punição em jacarepagua eu falei pro wiz q se nao fosse dobradinha spyker em istanbul ele podia me expulsar do campeonato, tive uma ma sorte na primera curva, tomei um totó me prejudicando mas no final a punição do daniel fez com q fosse dobradinha. Na Sprint eu aki disse pro meu irmao, "essa eh nossa" e as spyker foram liderando a sprint ate o final, mas não foi facil. cadu estava com um bom ritmo.

Qual seu objetivo pra Imola?
Em Imola quero chegar ao podium pelo menos, sei q vai ser dificil. É um circuito muito dificil principalmente akelas chincanes malditas, mta gente vai perde aleron ali.

Pericles Lee (SP/Toyota)

Mesmo chegando em quarto, você herdou o terceiro lugar pois o Daniel Alves recebeu punição. Este resultado na Feature Race foi bom para você?
É devo confessar que a sorte estava do meu lado (risos). Até porque eu sabia que não iria nada bem nessa pista, mas consegui um terceiro lugar e estou muito feliz por isso.

Na Sprint Race, as Toyotas bateram cabeça, e seu companheiro de equipe lhe tirou da disputa. Como está o clima na equipe neste momento?
Pois é, infelizmente aconteceu aquilo, meu companheiro bateu em mim, e acabou arrancando minha asa, eu acho que deveria ter voltado, mas depois não fiz muita questao pra que isso acontecesse. O clima esta muito bom, não é por causa desse acidente que o clima pioraria, isso faz parte, só espero que não aconteça mais até o final do campeonato (risos)

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Você conseguiu o pódio na última chance, quando as Toyotas bateram cabeça. Comente sobre a Sprint Race.
Bom, minha Sprint Race na verdade foi ruim, estava em terceiro e qdo o Rafinha deu problemas estaria em segundo. Porém logo no começo da corrida qdo o Daniel e o Pericles bateram, ao invés de pedirem relargada simplesmente comçaram a papear (chat) com o host. Parece desculpa, mas como eu já estava P... da vida com o acontecido na feature, aquele barulhinho e letras me desconcentraram fazendo eu rodar sozinho e cedendo minha posição ao Lucas. Depois, tive a sorte do Rafinha ter problemas e ganhar a terceira posição.

Na Feature Race, foi a dupla da Renault que bateu cabeça. Como está o clima entre os companheiros de equipe?
Ainda não consegui normalizar, fiquei chateado demais, são duas corridas que na primeira volta sofro acidente, mas acidente onde eu sou envolvido sem ter causado o mesmo ou feito uma manobra que causa-se, duas features que joguei no lixo sem poder competir com os candidatos ao título. O que me deixou triste com meu companheiro é que passei a semana toda incentivando ele a treinar, ele melhorou a cada dia, conseguiu vaga no server A, e após ao briefing eu chamei ele e disse para ter calma, tomar cuidado com toques, não se encovler em acidentes, disse que a turma do server A era rápida e sempre tinha riscos, pra ele ir com calma... ele me respondeu que estava ciente que ia deixar as coisas se acentarem e depois fazer sua corrida tranquila.... então lofo na primeira volta aconteceu aquilo, um toque que nem se eu estivesse brigando por posição seria tão forte, mas no caso ele tava distante, eu tava controlando.... sinceramente, fiquei muito triste, duas corridas que fui prejudicado, brigar pelo título está longe e desmotiva um pouco... como só volto em Monaco, até lá talvez a poeira baixe.

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Monday, January 28, 2008

F1BC Cup 3 @ Istanbul: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo




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F1BC Light 1 @ Istanbul: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


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Sunday, January 27, 2008

F1BC Cup 3 @ Istanbul: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard
(Atualizado em 28/01 às 18h30)

Novamente o F1BC 3 superou as expectativas, e desta vez recebeu 15 pilotos em uma só etapa. O espetáculo ficou garantido, ainda porque a maioria dos que compareceram fazem parte do grupo de candidatos ao título. O critério adotado para a divisão de servidores foi o esquema 5-5-5, para evitar qualquer lag nos servidores, visto que as conexões brasileiras já são ruins, e ainda ficam mais congestionadas nestes horários.

Direto ao assunto, vamos falar de Classificação para o grid. Divididos em três grupos e combinados os tempos, todos puderam perceber que os favoritos para esta etapa eram novamente Felipe Augusto e Carlos Junior, com tempos bem abaixo dos demais. Carlos Zoro novamente surpreendeu e ficou com o terceiro tempo, seguido de Wizard, que retornou então ao Server A, e Rafael Carvalho, sempre constante. Por apenas oito milésimos, Fernando Passos ficou no Server B, junto de Michel Mendonça, Gabriel Zanchetta, Cassius Naves e Luís Morais - um grupo digno de estar em um Server A, mas dessa vez não deu para eles. Sergio Kolachinski, Frank Aguiar, Deco Ganecci, Lucas Sena (estreante) e Sidney Dias formaram o Server C.

Qualifying
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:22.432
2 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:22.623
3 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:23.200
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:23.318
5 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), 1:23.371
6 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:23.379
7 Michel Mendonça (ES/Spyker), 1:23.516
8 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 1:23.535
9 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:23.932
10 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:23.981
11 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:24.505
12 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), 1:25.149
13 Deco Ganecci (SP/Toyota), 1:25.623
14 Lucas Sena (RJ/Renault), 1:25.987
15 Sidney Dias (SP/McLaren), 1:30.549

Legenda
Server A
Server B
Server C

FEATURE RACE - Começando pelo Server A, Junior e Augusto mantiveram a ponta na largada e travaram uma ótima disputa durante as primeiras voltas, seguidos também de perto por Wizard, Zoro e Carvalho, que logo superou o concorrente da Toyota, que estava com problemas de superaquecimento no motor. Quando Felipe finalmente conseguiu abrir uma vantagem mais confortável (de meros dois segundos) para Carlos, a corrida praticamente ficou definida. Com erros mínimos, a sequência de Super Aguri, McLaren e Honda permaneceu a mesma durante o restante da corrida, sendo que a BMW Sauber de Rafael abandonou após problemas com seu pit-stop.

O Server B ganhou dos demais no quesito emoção. Na largada, Mendonça manteve a ponta com seu companheiro de equipe logo atrás, pressionando bastante e mostrando que não havia jogo de equipe com a Spyker. Enquanto isso, Zanchetta e Naves mantinham a mesma curta distância, quando o piloto da Super Aguri cometeu um pequeno erro e permitiu a passagem do adversário da BMW Sauber, que foi diretamente pressionar a Spyker de Passos. O mineiro perdeu a freada no último Esse e teve de fazer um Cut Track, voltando lado-a-lado com Passos, e tocando o adversário, tendo ainda de ceder a posição de volta. Logo depois, o carioca rodou no penúltimo Esse e permitiu a passagem de Cassius, que então passou a perseguir Michel, este já com uma vantagem um pouco maior. A ordem então era Michel, Cassius, Gabriel, Fernando e Luís, quando este bateu e danificou a suspensão. Na penúltima volta, a surpresa: Cassius achou que havia completado a corrida, sendo que ainda faltava uma volta, e deu um ESC, ou seja, abandonou! E Michel, que não teve cálculos muito exatos de consumo de combustível, parou para um Splash and Go. A vitória então caiu no colo de Gabriel Zanchetta.

Já o Server C teve uma disputa mais amena, pois tanto Lucas Sena quanto Deco Ganecci tiveram problemas técnicos de conexão e acabaram não alinhando seus carros para a largada. Sergio Kolachinski, Frank Aguiar e Sidney Dias então tiveram de se virar para garantir a diversão, e de certa forma conseguiram. Kolachinski venceu, mas iniciou a prova com um belo duelo contra Aguiar, e Dias terminou uma volta atrás.

Feature Race, Final (17 voltas)
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 24:25.081 (média de 221.91 km/h)
2 Carlos Junior (PA/McLaren), +6.457
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +17.555
4 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 24:57.378
5 Fernando Passos (RJ/Spyker), +10.292
6 Michel Mendonça (ES/Spyker), +15.137
7 Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari), 0:25:28.752
8 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), +0:44.248
9 Sidney Dias (SP/McLaren), +1 lap
10 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), DNF/Cachaça (16)
11 Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF/Suspension (14)
12 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), DNF/Bug (13)
13 Carlos Zoro (SC/Toyota), DNF/Overheating (3)
14 Deco Ganecci (SP/Toyota), DNS
15 Lucas Sena (RJ/Renault), DNS
Fastest Lap: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:23.727

SPRINT RACE - Muita movimentação marcou esta corrida no Server A, que teve Wizard largando na ponta e mantendo a mesma nas primeiras curvas - embora na visão de Zoro ele estivesse na frente do piloto da Honda, comprovado pelo replay, concluindo então uma enorme diferença de tempo/espaço causada por LAG. Wizard por sua vez, viu Zoro o ultrapassar na terceira curva e derrapou na descida, ficando quase parado na pista e recebendo um toque de Junior, que não tinha como evitar. O piloto da McLaren então rodou, e Felipe aproveitou para abocanhar o segundo lugar. Rafael Carvalho teve problemas e não conseguiu largar. O restante da prova teve a perseguição intensa de Felipe Augusto sobre Carlos Zoro, e a ultrapassagem ocorreu na última curva, em uma brilhante vitória do pernambucano. Wizard imprimiu um forte ritmo de recuperação e chegou apenas um segundo atrás.

Corrida igualmente apertada no Server B, agora com Michel novamente assumindo a liderança, seguido de Cassius, Gabriel, Fernando e Luís. O único incidente foi quando Naves deu um toque com sua BMW Sauber na Spyker de Passos, e logo depois bateu na Curva 8. Zanchetta, que então partiu novamente colocando a Aguri a pressionar o carro laranja de Mendonça, ambos terminando muito próximos, mas com o capixaba vencendo desta vez. Luís Morais foi traído pelo consumo de combustível e abandonou com pane seca na última volta.

O duelo da etapa sem dúvidas foi no Server C. Kolachinski e Aguiar travaram uma disputa que durou as cinco voltas da Sprint Race, com muito respeito e fairplay, praticamente sem toques, e a vitória por lá foi decidida nos milésimos, a favor do piloto da Ferrari. Sidney fez a lição de casa e terminou a corrida para pontuar.

Sprint Race, Final (5 voltas)
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 7:08.001 (média de 223.42 km/h)
2 Carlos Zoro (SC/Toyota), +0.401
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +1.314
4 Carlos Junior (PA/McLaren), +7.111
5 Michel Mendonça (ES/Spyker), 7:08.552
6 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +0.690
7 Fernando Passos (RJ/Spyker), +16.441
8 Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari), 07:21.209
9 Frank Aguiar (RJ/Red Bull),+0.081
10 Sidney Dias (SP/McLaren), +1:09.043
11 Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF/Fuel (4)
12 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), DNF/Accident (0)
13 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), DNS
14 Deco Ganecci (SP/Toyota), DNS
15 Lucas Sena (RJ/Renault), DNS
Fastest Lap: Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 1:23.789

Punições e alertas para próxima etapa
* Sidney Dias (não respeitou bandeira azul) está sob observação,
* Cassius Naves (confusão após cut track) está sob observação.

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F1BC Light 1 @ Istanbul: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Na categoria Light, começa a se formar um grupo mais fidelizado de jogadores, que aparentemente estarão presentes na maior parte da temporada. É o caso das Renaults, Toyotas, Spykers, e com pelo menos um representante das demais equipes. Assim se formou o grupo de 11 participantes na etapa de Istanbul. E a rivalidade também começa a crescer, nos deixando alertas para que a esportividade mantenha-se acima de qualquer coisa.

A pole-position ficou com o óbvio, quando Rafinha Hadesoul marcou 1:23.137, um tempo à altura da categoria principal. Cadu também fez uma boa passagem, seguido de perto pelos irmãos Rittes, e com Daniel Alves e Pericles Lee completando o Server A, muito próximos. O Server B teve Gustavo Stenio, Ademir Carvalho, Alan Tavares e Thiago Lisboa. Rodrigo Oliveira não pôde participar do Qualifying, mas largou no final do grid, no Server B.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:23.137
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:23.586
3 Lucas Rittes (SP/Spyker), 1:23.720
4 Renan Rittes (SP/Spyker), 1:23.970
5 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:24.002
6 Pericles Lee (SP/Toyota), 1:24.031
7 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:24.424
8 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), 1:24.731
9 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:25.687
10 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 1:31.270
11 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - No Server A, Carlos Eduardo mal teve a chance de competir, quando seu companheiro de equipe o tocou e lhe tirou da corrida. Rafinha Hadesoul mostrava toda sua superioridade nesta pista, liderando com sobras, mas também teve seu momento de infelicidade, com probemas na conexão, e caiu do servidor quase no final da corrida. Renan Rittes aproveitou e levou a vitória, com uma boa atuação de Daniel ALves em segundo, e Lucas Rittes em terceiro, em seu retorno à categoria. Pericles Lee chegou em quarto lugar.

Simultaneamente no Server B, a disputa foi mais amena com Ademir Carvalho, Gustavo Stenio e Alan Tavares assumindo suas três primeiras posições e gradativamente se distanciando um do outro, sem muito combate. A surpresa mesmo ficou com os dois pilotos que formaram o pelotão do fundo, Rodrigo Oliveira e Thiago Lisboa, que cometeram erros, mas no final estavam disputando a quarta posição, em ritmo muito similar.

Feature Race, Final (17 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 24:49.092 (média de 219.19 km/h)
2 Lucas Rittes (SP/Spyker), +20.220
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +25.680
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +11.199 [+40s penalty]
5 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), 25:07.589
6 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +13.851
7 Alan Tavares (PA/McLaren), +25.453
8 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +1 lap
9 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +1 lap
10 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Connection (15)
11 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (0)
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:24.683

SPRINT RACE - Uma confusão logo no início do Sprint Race marcou o Server A. prestem atenção na sequência. Pericles Lee toca Daniel Alves logo na largada e arranca a asa traseira da Renault, fazendo o carioca abandonar. Na curva seguinte é a vez de Lucas Rittes passar Pericles, seguido por Renan Rittes e Rafinha Hadesoul. Na terceira curva, Rafinha tenta a ultrapassagem em Renan, dá um toque na Spyker, e logo em seguida perde o controle e acerta seu companheiro da equipe Toyota em cheio, arrancando a asa traseira, e para finalizar o Esse, freia em cima de Lucas Rittes, que leva também sua pancada. Juntando os cacos, sobraram nas três primeiras posições Renan, Lucas e Cadu, que desta vez passou longe da confusão e garantiu um pódio.

Desta vez a agitação no Server B foi bem maior. Alan manteve a ponta e foi seguido por Gustavo e Ademir, quando este ultrapassou a BMW Sauber e se colocou logo à frente do adversário na freada da curva, levando uma batida por trás que custou sua corrida. Gustavo ainda continuou na prova e ultrapassou todos os adversários, mas era evidente que a punição viria, já que uma colisão desta gravidade não poderia passar batida. Thiago Lisboa e Rodrigo Oliveira novamente proporcionaram diversão a si próprios e travaram um bom duelo nas duas últimas posições.

Sprint Race, Final (5 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 7:12.261 (média de 215.24 km/h)
2 Lucas Rittes (SP/Spyker), +2.187
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), +9.067
4 Alan Tavares (PA/McLaren), 7:24.267 (média de 215.24 km/h)
5 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 7:19.525 [+30s penalty]
6 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +31.683
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +35.775
8 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (4)
9 Daniel Alves (RJ/Renault), DNF/Accident (0)
10 Pericles Lee (SP/Toyota), DNF/Accident (0)
11 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), DNF/Accident (0)
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:24.265

Punições e alertas para próxima etapa
* Os pilotos punidos com 30s (danificar o carro do oponente) estão sob observação,
* Os pilotos punidos com 10s (fazer o oponente rodar) estão sob observação,
* Rafinha Hadesoul (danificou carro do oponente) está sob observação,
* Pericles Lee (danificou carro do oponente) está sob observação,
* Pericles Lee (usou chat durante a corrida) está sob observação,
* Thiago Lisboa (não respeitou bandeira azul) está sob observação,
* Gustavo Stenio (grosserias aos adversários) está sob observação.

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