F1BC Cup 3, Light 1 @ Imola: Preview
Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar
História - O Autódromo Enzo & Dino Ferrari está localizado em Ímola, na Itália, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Esta etapa sempre esteve denominada como o GP de San Marino devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que um GP representando-o na Fórmula 1 (exceto em 1980, único ano em que Monza não esteve no calendário da Fórmula 1, e Imola recebeu o título de GP da Itália, em sua primeira aparição na categoria).
Imola é um local cercado desde a antiguidade por velocidade. Nos tempos do Império Romano, chamava-se Forum Cornelli e por lá havia uma arena, onde corridas de bigas eram disputadas! Após a Segunda Guerra, com o crescimento da região, alguns entusiastas por motociclismo tiveram a idéia de construir um autódromo na região, que só foi concluído em 1952, e logo teve o interesse de Enzo Ferrari para apoiar o local e por lá instalar competições. Em 1963 finalmente a Fórmula 1 deu as caras por lá, porém em um GP extra-oficial, com vitória de Jim Clark em grande estilo. O circuito porém não tinha estrutura para uma prova oficial da categoria, e só chegou a este nível nos anos 80.
Esta é a primeira vez que utilizaremos um circuito com sua versão antiga no calendário do F1BC 3 e F1BC Light 1 (se desconsiderarmos o fato de que aquela pista de Jacarepaguá foi a última verdadeiramente decente). Desta vez, viajamos um pouco no tempo e retornamos para o período entre 1981 e 1994, quando Imola ainda era considerada uma pista de alta velocidade, com curvas perigosas, como a Tamburello - onde Ayrton Senna teve seu acidente fatal - e a Villeneuve (batizada assim quando Gilles Villeneuve bateu forte por ali em 1980, e que um dia antes de Senna, vitimou o austríaco Roland Ratzenberger, durante os treinos).
A escolha desta versão é óbvia: San Marino já é recordista de participações em calendários do F1BC, estando até agora em todas as competições já realizadas. Nada mais justo do que variar, agora em uma versão mais veloz e com 5.040 metros de extensão. É um local que traz uma certa triste lembrança aos fãs do automobilismo nos anos 90, mas não será isso que nos impedirá de usá-la.
A largada é dada no mesmo ponto de sempre, os pilotos tomam veocidade logo na Tamburello, e se preparam para a frenagem já na Villeneuve, seguida da curva Tosa, a mais crítica no início da prova, com uma forte freada. A curva seguinte é a Piratella, de média velocidade, porém em descida e já encaminhando o piloto para a Aqeua Mineralle, que nesta versão é uma chicane bastante estreita e com zebras altas, sem dar alternativas de ultrapassagens. O circuito segue na subida e a próxima curva é a Variante Alta, no ponto mais alto do circuito, com uma chicane também arriscada dese tentar uma manobra de ultrapassagem. Descendo agora em alta velocidade, os competidores vão rumo à Rivazza, que nesta configuração é de velocidade mais alta, e depois de alguns metros já se deparam com a chicane final, que não deixa de ser um ponto crítico e difícil de se contornar, com a linha de chegada logo à frente.
Informações da pista
Imola - Autodromo Enzo & Dino Ferrari
Localidade: Imola, San Marino, Itália
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 1981-94
Extensão: 5.040 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda
Home Race para
Carlos Zoro (F1BC 3)
Disgrace Race para
Nenhum piloto
Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (5 voltas)
Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (5 voltas)
Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.
Disputas anteriores em Imola
F1BC 2 - Vencedor Sprint Race: Sergio Kolachinski (BMW Carly)
F1BC 2 - Vencedor Feature Race: Carlos Zoro (BMW Italy-Spain)
F1BC 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002)
F1BC Zero - Vencedor: José D'Agostini (Arrows 1999)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard, 1:19.220 (Ferrari 2002)
*Disputas realizadas no layout de 2000-06.
Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
Muito cuidadona curva TOSA, especialmente na largada: não tente frear tarde,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,
Limite de saída dos pits: linha amarela, respeite-a até o fim,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da reta no início dela.
História - O Autódromo Enzo & Dino Ferrari está localizado em Ímola, na Itália, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Esta etapa sempre esteve denominada como o GP de San Marino devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que um GP representando-o na Fórmula 1 (exceto em 1980, único ano em que Monza não esteve no calendário da Fórmula 1, e Imola recebeu o título de GP da Itália, em sua primeira aparição na categoria).
Imola é um local cercado desde a antiguidade por velocidade. Nos tempos do Império Romano, chamava-se Forum Cornelli e por lá havia uma arena, onde corridas de bigas eram disputadas! Após a Segunda Guerra, com o crescimento da região, alguns entusiastas por motociclismo tiveram a idéia de construir um autódromo na região, que só foi concluído em 1952, e logo teve o interesse de Enzo Ferrari para apoiar o local e por lá instalar competições. Em 1963 finalmente a Fórmula 1 deu as caras por lá, porém em um GP extra-oficial, com vitória de Jim Clark em grande estilo. O circuito porém não tinha estrutura para uma prova oficial da categoria, e só chegou a este nível nos anos 80.
Esta é a primeira vez que utilizaremos um circuito com sua versão antiga no calendário do F1BC 3 e F1BC Light 1 (se desconsiderarmos o fato de que aquela pista de Jacarepaguá foi a última verdadeiramente decente). Desta vez, viajamos um pouco no tempo e retornamos para o período entre 1981 e 1994, quando Imola ainda era considerada uma pista de alta velocidade, com curvas perigosas, como a Tamburello - onde Ayrton Senna teve seu acidente fatal - e a Villeneuve (batizada assim quando Gilles Villeneuve bateu forte por ali em 1980, e que um dia antes de Senna, vitimou o austríaco Roland Ratzenberger, durante os treinos).
A escolha desta versão é óbvia: San Marino já é recordista de participações em calendários do F1BC, estando até agora em todas as competições já realizadas. Nada mais justo do que variar, agora em uma versão mais veloz e com 5.040 metros de extensão. É um local que traz uma certa triste lembrança aos fãs do automobilismo nos anos 90, mas não será isso que nos impedirá de usá-la.
A largada é dada no mesmo ponto de sempre, os pilotos tomam veocidade logo na Tamburello, e se preparam para a frenagem já na Villeneuve, seguida da curva Tosa, a mais crítica no início da prova, com uma forte freada. A curva seguinte é a Piratella, de média velocidade, porém em descida e já encaminhando o piloto para a Aqeua Mineralle, que nesta versão é uma chicane bastante estreita e com zebras altas, sem dar alternativas de ultrapassagens. O circuito segue na subida e a próxima curva é a Variante Alta, no ponto mais alto do circuito, com uma chicane também arriscada dese tentar uma manobra de ultrapassagem. Descendo agora em alta velocidade, os competidores vão rumo à Rivazza, que nesta configuração é de velocidade mais alta, e depois de alguns metros já se deparam com a chicane final, que não deixa de ser um ponto crítico e difícil de se contornar, com a linha de chegada logo à frente.
Informações da pista
Imola - Autodromo Enzo & Dino Ferrari
Localidade: Imola, San Marino, Itália
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 1981-94
Extensão: 5.040 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda
Home Race para
Carlos Zoro (F1BC 3)
Disgrace Race para
Nenhum piloto
Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (5 voltas)
Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (5 voltas)
Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuvoso (70% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.
Disputas anteriores em Imola
F1BC 2 - Vencedor Sprint Race: Sergio Kolachinski (BMW Carly)
F1BC 2 - Vencedor Feature Race: Carlos Zoro (BMW Italy-Spain)
F1BC 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002)
F1BC Zero - Vencedor: José D'Agostini (Arrows 1999)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard, 1:19.220 (Ferrari 2002)
*Disputas realizadas no layout de 2000-06.
Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
Muito cuidadona curva TOSA, especialmente na largada: não tente frear tarde,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,
Limite de saída dos pits: linha amarela, respeite-a até o fim,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da reta no início dela.
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