F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, March 08, 2008

F1BC RFT 0 @ Mar del Plata: Resultados e Resumo

Por Cassius Naves

Chegamos em Buenos Aires, na Argentina para a realização da 5ª etapa do F1BC RFT, no circuito de Mar Del Plata. Nesta etapa tivemos a ausência do líder do campeonato Michel Mendonça e a estréia do 2º carro da Skol Racing com a piloto Daniele Assis, tendo assim no total 9 pilotos presentes para a disputa. Gabriel Sarmento e Thiago Lisboa até que tentaram, mas tiveram problemas na conexão.

QUALIFYING – Na terra de nossos ’’Hermanos’’ tivemos uma classificação bastante disputada do 2º colocado para trás, pois Carlos Júnior fez uma volta voadora sendo cerca de um pouco mais de 1 segundo mais rápido que o paranaense Carlos Eduardo que conquistou a vaga restante na 1 fila. A Skol Racing fechou o grid com Rodrigo Miranda e Daniele Assis, respectivamente.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/Atari Team), 1:05.956
2 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), 1:07.343
3 Cassius Naves (MG/CN Design), 1:07.520
4 Eduardo Marques (MG/Goodwrench Racing), 1:07.551
5 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), 1:07.757
6 Rodrigo Wizard (SP/Atari Team), 1:07.794
7 Carlos Henrique (MT/Vasco Clio Team), 1:07.797
8 Rodrigo Miranda (PA/Skol Racing), 1:08.939
9 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), 1:09.132

RACE – Tivemos um começo de prova bastante agitado com algumas relargadas, mas nada que tirasse a emoção da corrida em território argentino. Quando as luzes se apagaram Carlos Júnior pulou na ponta sendo seguido de perto por Cadu, Eduardo Marques e Cassius Naves, que realizaram uma disputa incluindo algumas trocas de posições entre os 3 durante a corrida. Um pouco mais atrás disputavam posições Carlos Henrique, Rodrigo Wizard, Frederico da Matta e os pilotos da Skol Racing.

Pode se dizer que a corrida foi decidida nos pits quando Carlos Júnior em uma boa estratégia conseguiu abrir cerca de 10 segundos para o segundo colocado até então, o mineiro Naves, que agora era acompanhado de perto por Cadu, Eduardo e Carlos Henrique, que fez uma bela corrida de recuperação. Quando a ordem final parecia estar estabelecida Naves perdeu o controle do carro e Cadu não conseguiu evitar o choque, perdendo posições e dando adeus a disputa pela posição.

Já no final da prova Carlos Henrique e Cassius Naves disputaram a 3ª posição até a ultima curva tendo o mato grossense levando a melhor sobre o mineiro. Júnior finalizou a corrida com certa tranqüilidade e mostrou que está de vez na briga pelo título, Marques e Carlos Henrique completaram o pódium.

Final, 25 minutos
1 Carlos Junior (PA/Atari Team), +25:11.091
2 Eduardo Marques(MG/Goodwrench Racing), +14.946
3 Carlos Henrique (MT/Vasco Clio Team), +17.519
4 Cassius Naves (MG/CN Design), +17.632
5 Carlos Eduardo (PR/Jeito a Mais), +27.245
6 Rodrigo Miranda (PA/Skol Racing), +1 volta
7 Rodrigo Wizard (SP/Atari Team), +1 volta
8 Frederico da Matta (MG/Da Matta Racing Team), DNF (19)
9 Daniele Assis (RJ/Skol Racing), DNF (9)

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F1BC School 1 @ Spa: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Andrei Fonseca

Uma semana após o adiamento da etapa bélga de Spa-Francorchamps, apenas oito dos treze pilotos alinhados no Qualifying do último dia 7 compareceram à nova data marcada para a etapa. Mesmo assim, na soma de participações podemos computar nada menos do que 13 entradas, sendo esta também a estréia do manauara Gus Scherer.

QUALIFYING - Mais do que óbvio, a sessão de classificação para o grid de largada foi decidida na semana anterior, quando a etapa foi adiada por inúmeras largadas e bandeira vermelha. Assim, Daniele Assis manteve a pole-position, e os pilotos que não marcaram tempo na data anterior foram ordenados por entrada no campeonato, já que todos estavam zerados na pontuação.

Qualifying
1 Daniele Assis (RJ/Williams), 1:58.843
2 Luth Cysne (SC/Renault), 1:58.847
3 Diogo Leal (GO/Renault), 2:01.708
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 2:02.517
5 Andrei Fonseca (MG/Honda), 2:02.543
6 Marcelo Vidal (SP/Williams), 2:02.990
7 Carlos Silva (RJ/Honda), 2:03.184
8 Raphael Brito (SP/Red Bull), 2:03.825
9 Robson Santos (SP/McLaren), 2:38.933
10 Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), sem tempo
11 Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), sem tempo
12 Eduardo Marques (MG/Ferrari), sem tempo
13 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), sem tempo

FEATURE RACE - Na primeira largada da Feature Race em Spa-Francorchamps, Lucas Chaves não consegue frear sua Red Bull na La Surce e acerta Diogo Leal que perde uma roda e a asa traseira. A largada é cancelada e Lucas Chaves é obrigado a largar dos boxes com sua Red Bull. Com a nova partida, Marcelo Vidal larga bem e força uma ultrapassagem sobre a Honda de Andrei Fonseca rente ao muro, mas não consegue segurar sua Williams e toca na Renault de Diogo Leal, que roda. Daniele Assis se mantém na ponta, seguida por Luth Cysne e Andrei Fonseca. Marcelo Vidal, Eduardo Marques, Raphael Brito, Diogo Leal e Gus Scherer completam a ordem após a primeira curva.

Andrei Fonseca fez uma ultrapassagem audaciosa sobre Luth Cysne após este perder velocidade ao subir a Eau Rouge. Raphael Brito toca em Eduardo Marques, que passa reto e bate na proteção de pneus, perdendo a asa dianteira. Leal também não contorna bem a Eau Rouge e é superado por Scherer. Na Les Combes, Fonseca perde o ponto de freada e a contorna com dificuldade. Luth Cysne acerta a traseira da Honda, lenta na pista, e empurra Fonseca para o lado, consquistando assim a segunda posição. No mesmo lugar, Raphael e Diogo passam reto. Vidal consegue passar ileso e tanto Leal quanto Brito voltam na pista perigosamente para Scherer. Leal cai pra sexto, mas erra na Les Combes, perde o bico do carro e cai pra penúltimo ao sair na frente de Eduardo Marques nos boxes.

Na frente, Luth ao errar na La Source, é superado por Andrei novamente. No bloco intermediário, Gus se aproxima dde Marcelo e, na Pouhon, o empurra pra fora da pista, assumindo a quarta posição. E no fim da fila, após uma disputa de quase meia volta pela oitava posição, Eduardo erra a Bus Stop, tentando passar Diogo por fora desde a Blanchimont. Daniele Assis erra na La Source, e Andrei consegue passar pela Williams, mas não evita o Xis, permanecendo na segunda posição. Vidal é obrigado a parar nos boxes, caindo para a sétima posição. Marques se aproxima novamente de Diogo Leal e finalmente conquista a oitava posição.

Dani é a primeira a parar nos pits na sexta volta caindo para terceira posição. Lucas, Gus e Raphael pararam na mesma volta, voltando em sétimo, quinto e nono respectivamente. Scherer sofreu com o atraso na parada, perdendo muito tempo até achar o local certo para parar sua Toro Rosso. Já Brito foi punido com 10 segundos por parar no pit-stop junto com Lucas no mesmo box.Andrei e Luth, primeiro e segundo, param ao mesmo tempo para reabastecimento e troca de pneus na sétima volta. A equipe da Renault foi mais eficiente e pôs seu piloto na frente do da Honda. Porém, na saída dos pits, os dois, junto com Daniele, protagonizaram a manobra mais linda de todo o final de semana da School, talvez do F1BC. Renault e Honda voltaram menos de meio segundo na frente de Assis. Esta, mais embalada do que os dois, passou, primeiro, Andrei por dentro sem muitas dificuldades e, depois, Luth divindo por fora com ele a entrada da Eau Rouge. Inevitavelmente eles se tocam e Cysne leva a pior, saindo da pista e perdendo a posição ganha de Fonseca.

Scherer abandona a corrida com problemas. E Leal também abandona após ter muitas dificuldades para guiar seu carro e bater. Vidal entra para os pits na oitava volta e fica muito tempo parado caindo para sétima posição. Marques entra na mesma volta e sai em sexto. Enquanto isso, na frente, Fonseca é tocado por Cysne na Les Combes, que perde a posição.

Raphael erra e cede a quinta posição para Eduardo. Marcelo teve que parar faltando poucas voltas para o final devido a um erro no contador de combustível. Andrei ainda tenta uma última vez passar novamente por Luth, mas este defende bem a posição por dentro na freada da Les Combes. Daniele tem que fazer novamente uma parada Splash-And-Go apenas pra fazer a última volta da corrida e cai para terceira posição. Parecia certa a primeira vitória da piloto da Williams. A corrida termina com Luth vencendo mais uma, seguido de Andrei Fonseca, Daniele Assis, Lucas Chaves, Eduardo Marques e Raphael Brito. Marcelo Vidal completou voltas suficientes para marcar pontos na sétima posição.

Feature Race - Final, 13 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 24:12.840 (média de 223.15 km/h)
2 Andrei Fonseca (MG/Honda), +3.695
3 Daniele Assis (RJ/Williams), +22.870 [+2s penalty]
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +29.819 [+20s penalty]
5 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +1:05.319 [+18s penalty]
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), +1:21.626 [+85s penalty]
7 Marcelo Vidal (SP/Williams), DNF/Bug (8) [+34s penalty]
- Gus Scherer (AM/Toro Rosso), DNF (7) [+6s penalty]
- Diogo Leal (GO/Renault), DNF/Accident (6) [+25s penalty]
- Carlos Silva (RJ/Honda), DNS
- Robson Santos (SP/McLaren), DNS
- Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DNS
- Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNS
Fastest Lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:47.657

Explicação de punições
R.Brito: +30s (toque em E.Marques, causando danos)
R.Brito: +15s (corte de chicane na entrada do box)
R.Brito: +10s (pit-stop junto com L.Chaves no mesmo box)
R.Brito: +30s (15x cut track)
D.Leal: +10s (toque em E.Marques, sem danos maiores)
D.Leal: +15s (corte de chicane na entrada do box)
L.Chaves: +20s (10x cut track)
E.Marques: +18s (9x cut track)
M.Vidal: +30s (toque em D.Leal, causando danos)
M.Vidal: +4s (2x cut track)
G.Scherer: +6s (3x cut track)
D.Assis: +2s (1x cut track)

SPRINT RACE - O grid invertido foi formado por Raphael Brito, Eduardo Marques, Lucas Chaves, Daniele Assis, Andrei Fonseca, Luth Cysne, Marcelo Vidal, Gus Sherer e Diogo Leal. Na primeira largada, Diogo se mete no meio do bolo na freada da La Source e acerta Lucas, tirando sua asa traseira. A largada é cancelada e, como punição, Diogo tem que largar dos boxes.

Na segunda largada, seis carros dividem o espaço da freada da La Source. Daniele e Raphael levam a pior ficando em últimos. Andrei fica na ponta seguido de perto por Eduardo e Luth. Marcelo, Gus e Lucas formam o pelotão intermediário. Cysne supera Marques na saída da Eau Rouge, assim como Lucas em cima de Marcelo. Porém, o piloto da Red Bull tenta ultrapassar Gus na freiada da Les Combes e passa reto, perdendo a posição para Marcelo, caindo para sexto. Na mesma curva, Raphael consegue fazer o que seu companheiro de equipe Red Bull não fez, e ultrapassa Daniele.

Na frente, a briga pelas primeiras posições é intensa com alguma alternância entre Marques e Cysne até que, na Stavelot, Fonseca freia muito dentro da curva e perde velocidade assim como a posição para ambos. Também na Stavelot, Chaves toca em Vidal que sai da pista fritando o pneu de forma espetacular. O piloto da Williams cai pra oitavo e o da Red Bull ainda perde a posição para Scherer e Assis o acerta, jogando-o no muro. Não tendo outra alternativa ao ficar com o carro todo torto, Chaves é obrigado a abandonar a Sprint Race ainda na primeira volta.

Luth e Eduardo travam uma bela disputa pela primeira posição por praticamente quatro voltas, sendo que o piloto da Renault leva a melhor. Enquanto isso, Andrei se defende de Gus, se mantendo na terceira posição. Raphael erra ao fazer a La Source e perde sua posição para Daniele. Ele ainda tenta retomar sua posição na freiada da Le Combes, mas erra e sai da pista. Já Daniele erra mais à frente, e na volta à pista bate, perdendo o bico e caindo para sétimo, abandonando em seguida.

Desse ponto em diante, os carros continuaram contanstes na pista sem maiores mudanças. Luth em primeiro, Eduardo em segundo e Andrei fechando o pódio. Gus , Raphael, Marcelo e Diogo completaram a classificação ao fim da Sprint Race. Devido a punição recebida pelo piloto da Red Bull, Raphael Brito, por cortes de pista durante a prova, ele caiu para sexta posição, ficando Marcelo Vidal, da Williams, em quinto.

Sprint Race - Final, 4 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 7:18.380 (média de 227.55 km/h)
2 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +1.309
3 Andrei Fonseca (MG/Honda), +3.018
4 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +13.387
5 Marcelo Vidal (SP/Williams), +20.836
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), +19.151 [+6s penalty]
7 Diogo Leal (GO/Renault), +39.395
- Daniele Assis (RJ/Williams), DNF (2) [+30s penalty]
- Lucas Chaves (DF/Red Bull), DNF/Suspension (0) [+12s penalty]
- Carlos Silva (RJ/Honda), DNS
- Robson Santos (SP/McLaren), DNS
- Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DNS
- Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNS
Fastest Lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:46.832

Explicação de punições
D.Assis: +30s (toque em L.Chaves, causando danos)
L.Chaves: +10s (toque em M.Vidal, sem maiores danos)
L.Chaves: +2s (1x cut track)
R.Brito: +6s (3x cut track)

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Friday, March 07, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Spa: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps iniciou suas atividades nesse mesmo ano, com motocicletas, enquanto os carros vieram em 1922. Dois anos mais tarde, e apenas um ano depois das 24 Horas de Le Mans, Spa-Francorchamps deu vida às 24h de Spa, vencida em sua primeira edição por Springuel/Bequet, a bordo de um Bignan. Em 1925, sediou um Grande Prêmio pela primeira vez, ainda que sob o nome de GP da Europa (o GP mais reconhecido do continente na época), com vitória de Antonio Ascari (pai do bi-campeão de Fórmula 1 Alberto Ascari).

A Fórmula 1 recebeu 18 GPs até 1968, quando Spa foi boicotada por questões de segurança. A pista foi remodelada em 1979 e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores, tornando-se ainda mais técnico. Em 1983, a pista voltou a receber a F-1, já que, no ano anterior, o circuito belga de Zolder havia sido palco da morte do canadense Gilles Villeneuve.

Localizada entre as duas cidades que a batiza, Spa-Francorchamps é uma pista de alta velocidade, com variadas curvas, sendo algumas de baixa, outras de média e as de alta velocidade. Os pontos de ultrapassagem são vários, sendo nas curvas Les Combes e Bus Stop os principais. Spa é considerado o circuito mais técnico do mundo segundo os próprios pilotos.

Um dos pontos críticos da pista é a primeira curva após a largada, que é extremamente fechada e, não raro, sempre ocasiosa interrupções da prova, devido a acidentes múltiplos. Foram várias as vezes que mais de uma largada precisou acontecer. Uma delas, foi em 1991, quando acidentes na primeira curva provocaram não menos do que três largadas. Em 1998, simplesmente 17 carros bateram na primeira curva e a prova acabou sendo interrompida para uma nova largada - inclusive com os que tinham abandonado. Por causa destes ingredientes, o GP é um dos que acabam sendo um dos mais emocionantes da temporada.

Informações da pista
Circuit de Spa-Francorchamps
Localidade: Circuit House, Francorchamps, BEL
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2004-06
Extensão: 6.976 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Gabriel Sarmento (Cup)

Disgrace Race para
Michel Mendonça (Cup)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (13 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (13 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (13 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Nublado (20% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
Caso se confirme Nublado, o clima usado será Dry, para aliviar gráficos.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Spa-Francorchamps
F1BC Cup 2 - Vencedor Sprint Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 2 - Vencedor Feature Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002), v2002-03
Volta mais rápida: Carlos Junior, 1:44.549 (McLaren 2002), v2002-03

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: primeira curva é ponto crítico, não tente manobras impossíveis,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Áreas de escape asfaltadas: cuidado para não sair completamente da pista,
Entrada dos pits: caminho de asfalto APÓS a chicane da Bus-Stop,
Saída dos pits: respeitar 100% a linha branca de saída, sem "pisar" nela,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

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Thursday, March 06, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Rodrigo Wizard + colaboradores

O F1 Brasil Challenge apresenta hoje mais uma inovação. Trata-se do Jornal F1BC News, uma obra que teve idéias iniciais por Gabriel Zanchetta e Frank Aguiar, e foi deselvolvido nesta primeira edição por Rodrigo Wizard, com colaboração de Cassius Naves e todos os membros que enviaram seus textos com notícias.

O Jornal F1BC News terá uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta primeira edição é bastante simples, praticamente com uma folha apenas de notícias, porém, com o tempo, ele poderá crescer, de acordo com a demanda de notícias e textos que eventualmente venham saturar as postagens do blog.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições ficará por conta de Cassius Naves.

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Wednesday, March 05, 2008

F1BC Cup 3 @ Montreal: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Gabriel Rak Zanchetta

Bom, chegamos à terra do Rush, para mais uma etapa de BC III, essa corrida, diga-se de passagem foi a mais murcha de todas, com apenas 8 pilotos. Realmente não acredito que os outros 14 estavam na fila para o show do Iron (UP THE IRONS!)

Foi um show muito bom, o cenário tava muito bem feito, o som tava bom, a banda estava em forma, tocando somente as músicas dos anos...AHHHHHHHH, esquece... bom, Sergio Kolachinski conseguiu sua 1a. vitória na F1BC III com a punição de Cassius, e agora é 4o. no geral, para que queria apenas o top 5 ele está indo relativamente bem (eu se não fosse tão azarado estaria por lá também =P). Outra mudança foi na briga pelo título, com a falta de Felipe, Carlos Junior toma a ponta, e poderia ter se distanciado mais, porém tinha um Deco no meio do caminho e isso o prejudicou muito. Mas gente no meio do caminho também sofreu, Rodrigo era outro que ficaria próximo de Felipe, caso não fosse "strikeado" por Lucas Sena, o piloto da Honda é o Kenny dessa temporada, sem dúvida.

Cassius Naves fez mais 2 boas corridas (poderia ser melhor, foi punido e perdeu pontos preciosos) e briga com Passos pelo 5o. lugar no geral, graças a pequena falta de sorte do carioca, o grupo dos vagões está se separando cada vez mais. Luis Morais dessa vez surpreendeu (numas... somente pela pontuação, pois tomar 1 volta não é mérito nenhum) e vai a caça agora de um outrora veloz Carlos Zoro.

Mais atras na tabela, somente Deco marcou alguns pontinhos na Sprint, pois na Feature fez caca... o resto não compareceu a prova, mas Frank Aguiar e eu merecíamos alguns pontos de bonificação por ter visto um showzaço (eu merecia mais pontos por ter visto da pista, mas isso é outra história). Atééé mais galera, e em Spa não terá show, portanto voltem a correr!

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

Passada as aventuras pelas terras da América do norte a F1BC cup 3 retorna para sua “casa” na Europa onde a maioria das equipes tem sede, e com isso esperamos muitas disputas na próxima etapa em Spa-Francorchamps, uma pista que agrada a maioria dos corredores. Completadas oito etapas até o momento, o campeonato dos construtores vai causando uma disputa ponto a ponto para ver quem consegue chegar na incrível Super Aguri-Honda, pois a equipe B da Honda somou nada mais que 254 pontos até aqui, se dando ao luxo de não participar da etapa de Montreal, e assim mesmo não conseguindo ter sua liderança ameaçada.

Na segunda posição uma mudança, pois saiu a Mclaren-Mercedes (181 pontos) para entrar a BMW Sauber (191), que conseguiu uma grande recuperação nas provas do contiente Americano. Na Quarta posição temos ainda a Spyker-Ferrari (179 pontos), mas já sendo ameaçada por Ferrari (150 pontos), que teve o melhor resultado por equipes em Montreal e a Honda (140 pontos) que teve um final de semana de muito azar.

Caindo do quinto para o sétimo lugar temos a Toyota (128 pontos). Esta começou muito bem o campeonato, mas vai dando sinais de pouca evolução em seu carro ao decorrer da temporada. A Toro Rosso (92 pontos) é quem se aproxima da equipe nipônica, dando sinais de uma reação. Por fim, temos um bloco das equipes que não tem conseguido alinhar seus carros constantemente nas etapas, são elas: Renault (59 pontos), Red Bull-Renault (31 pontos) e Williams-Toyota (21 pontos), mas que prometem comparecer mais vezes as etapas daqui pra frente.

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F1BC Light 1 @ Montreal: Análise da Classificação

Campeonato de Pilotos: Por Gabriel Rak Zanchetta

Em primeiro lugar, agradeço por conseguirem fazer apenas uma corrida, assim poupa (e muito) do meu trabalho. Agora vamos aos números... os heróicos Rodrigo Oliveira e Alan Tavares que conseguiram a façanha de completar a Feature aproveitaram-se da falta de Péricles Lee, e agora estão colados no Paulista. Tão igualmente heróico foi Thiago Tavares, que venceu a prova, e mostra que quando não falta, ou sofre de azares, pode andar bastante com a Macca.

Já na Sprint, os pontos distribuidos devido a falta de segurança da pista, serviram apenas para embolar a ponta da tabela (até que não foi de todo o mal), e a diferença entre o 1o. e o 5o. é de 14 pontos, muito pouco aliás. Traduzindo, um campeonato emocionante! Com muita pancadaria gratuita e um grid lotado! Parabéns!

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

Neste campeonato o título de construtores está cada vez mais disputado, onde qualquer perda de ponto é prejudicial na tabela de pontos. Assumindo a primeira posição vem a Renault (205 pontos), seguida de perto da Toyota (179 pontos), esta demonstrando ter um carro muito rápido em Qualifying mas ainda precisando melhorar em ritmo de corrida. Em terceiro está a Mclaren-Mercedes (178 pontos), que teve uma reação impressionante, saindo do quarto lugar na tabela, e muito se deve a excelente atuação em Montreal na qual somou 56 pontos. Na quarta posição vem a Spyker-Ferrari (147 pontos), sem possibilidade de somar mais pontos.

Mais distante passando para a quinta posição vem a Toro Rosso-Ferrari (111 pontos), que vem tendo um desempenho melhor que a sua matriz, a Red Bull-Renault (88 pontos), que vem logo em seguida na tabela. Com a ausência em Montreal, a Honda (81 pontos) perdeu pontos importantes que poderiam levar a equipe nipônica a ficar mais perto da quinta colocação na tabela. Vindo num bloco mais distante temos respectivamente as equipes BMW Sauber (68 pontos), Ferrari (19 pontos), Super Aguri -Honda (19 pontos) e Williams-Toyota (4 pontos). Entre essas equipes, Ferrari e Williams prometem uma reação nas próximas etapas, assim podendo tirar pontos importantes das lideres da tabela.

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F1BC School 1 @ Montreal: Análise da Classificação

Campeonato de pilotos: Por Gabriel Rak Zanchetta

Estamos aqui, na 2ª corrida da promissora BC School, e promissora mesmo, pois dessa vez, das 3 ligas, essa foi a que teve maior número de presentes (10 no total). E sem maiores transtornos, o que é invejável para uma categoria teoricamente de base. Bom, vamos à tabela: Luth Cysne mantém a ponta, porém não foi tão bem tal como foi em Cleveland e, mesmo assim, ainda é cotado como um dos favoritos pela sua aparente consistência. Rafael Brito e Marcelo Vidal também não repetiram o resultado do aeroporto, de qualquer forma ainda é necessário algumas etapas para traçar o perfil de cada um.

A agradável surpresa veio por conta dos atuais 4o., 5o. e 6o. na tabela. Andrei Fonseca e Eduardo Marques conseguiram dois pódios cada, e Daniele Assis um, sendo que a diferença entre os três é de dois pontos na tabela, porém nota-se uma desempenho muito forte por parte de Andrei, que, na minha opinião é um dos favoritos para o título. Marques, recém estreante como é, não tem como termos uma base do que ele pode fazer e aonde pode ir, já a esforçada Daniele Assis melhora aos poucos seu desempenho e pode surpreender.

Carlos Silva e Lucas Chaves tiveram resultados modestos, completando esse outro "pelotão" Diogo Leal, depois da ausência em Cleveland, fez dois 4o. lugares, mostrando que pode ir um pouco mais longe na tabela. Robson Santos ainda sofre acidentes, e não tenho como falar nada, mesma coisa para os outros faltantes.

Campeonato de Equipes: Por Fernando Passos

Tendo um período menor de duração que as outras categorias, com 15 etapas, as equipes terão um espaço curto para poderem reagir, e qualquer deslize poderá ser faltal na busca do título de construtores. Passada as duas primeiras etapas, digamos que a equipe a ser batida é a Williams-Toyota, com um total de 71 pontos partindo na liderança do campeonato, mas esta deverá ter cuidado com a Renault, com 64 pontos mas que não teve um desempenho suficiente para diminuir a diferença.

Com uma desvantagem de um ponto vem na terceira colocação a equipe Red Bull com 63 pontos, que somou o mesmo número ,que a líder Williams nessa etapa de Montreal (37), e deverá se preocupar, pois a Honda vem numa crescente com 53 pontos e o melhor desempenho no Canadá onde somou 43 pontos.

Na quinta colocação com 29 pontos vem a equipe Ferrari onde, mesmo correndo com somente um carro, já pode esperar algo melhor para as próximas etapas, enquanto na ultima colocação vem a Mclaren-Mercedes com nenhum ponto marcado até o momento, mas que certamente irá melhorar nas etapas seguintes. Agora é espera por mais emoções no circuito Belga de Spa-Francorchamps.

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Tuesday, March 04, 2008

F1BC Cup 3 @ Montreal: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo

Carlos Junior (PA/McLaren)

Junior, ninguém melhor do que você para nos passar a sensação daquele acidente terrível na parte final da corrida onde você estava a toda velocidade e colidiu com o Deco. Nos conte sobre o susto?
Lamentável aquilo... na hora fiquei realmente irritado, primeiro porque era uma oportunidade única de ganhar na Feature e aproveitar a ausência do Felipe, e segundo pq era a terceira vez que encontrava o Deco na pista com a suspensão torta... parecia que tava adivinhando que uma hora aquilo ia acontecer.

Contando com o acidente que fez você largar em último na sprint e você acabou ganhando. Você largou pro tudo ou nada ou preferiu esperar os enroscos. Aliás podia comentar sobre esse final de semana que foram vários?
Bom, na Sprint tava ainda decepcionado com a Feature e só pensava em vencer pra pelo menos amenizar o prejuízo. Mas sempre guiando com cautela e sem forçar a barra, sabemos como é difícil correr online em servidores como os nossos. Sobre o fim de semana... bom, foi quase perfeito, só faltou mesmo a Feature do F1BC.

Falando na ausência do líder do campeonato e com você pontuando, em um balanço geral, o final de semana foi bom ou ruim para você?
Foi ótimo, com certeza. Poderia ser perfeito, mas quando poderei contar com a ausência do Líder do campeonato novamente? O balanço é positivo, mas claro que não me entusiasmo, é uma situação que provavelmente não vai perdurar.

Cassius Naves (MG/BMW Sauber)

Cassius, essa semana se falou pouco de você e da sua equipe, na classificação você largou mais atrás, comente seu bom desempenho e sua vitória (não oficial) na feature?
Bom o que eu sempre soube devido a uns 3 testes era que em volta lançada nosso carro não era muito forte,mas em ritmo de corrida era bem constante e acabou confirmando o esperado.

Esse ótimo resultado te faz subir novamente na classificação. Isso te ânimo para as próximas etapas?
Olha mesmo com essa melhora de desempenho estamos dependendo de patrocinadores para dar continuidade no campeonato,mas vamos analisar com calma os projetos para quem sabe melhorar mais ainda nas próximas etapas.

Na sprint vc teve um acidente feio no finalzinho, mas pareceu que devido ao ótimo resultado isso não te irritou tanto, isso é verdade? Aliás Deco protagonizou os dois piores acidentes das duas corridas, você chegou a falar com ele depois?
Não que eu não tenha me irritado,mas o final de semana foi muito conturbado então preferi ficar quieto mesmo. Não cheguei a falar com ele mas tenho certeza ki um 4 lugar seria bem melhor que um 5 né hehe

Sergio Kolanchiski (PR/Ferrari)

Sergio, um final de semana de muita confusão em várias categorias inclusive na principal. 2 pódios.... comente para gente sua performance?
Meu desempenho foi discreto, me preocupei em levar até o final e me aproveitar dos erros dos adversários. Infelizmente o Deco cometeu uma infelicidade em tentar levar o carro até o fim, depois de ter entortado completamente a suspensão, e com isso ele tirou a vitória garantida do Junior, o que é lamentável para alguém que participou de todas as outras edições, definitivamente é o tipo de conduta que não esperamos. Fiquei feliz por somar bons pontos, mas muito chateado em relação ao que aconteceu com o Junior, o vencedor moral da Feature.

Esse final de semana você deve subir na classificação e com possibilidade de de estar entre os 3 primeiros colocados ou muito próximo. Isso mostra sua constância, é nisso que você vem apostando?
De fato estou apostando nisso, regularidade é a única maneira de me manter entre os cinco primeiros. Meu objetivo é terminar as corridas e tentar ser rápido nas pistas que me sinto bem.

Spa é uma pista muito rápida, boa de ultrapassagens, você acha que o cavalinho da ferrari vai correr solto?
Eu realmente espero isso (risos). Spa é uma pista que não me dou muito bem e ainda preciso trabalhar um acerto, aí sim vou ter uma idéia das chances reais que terei.

Fernando Passos (RJ/Spyker)

Este final de semana foi positivo para você?
Realmente depois de Mônaco esse foi o meu melhor final de semana,pois a equipe se "encontrou" novamente e ficamos animados com esse resultado. Aproveitando gostaria de agradecer ao time e ao Michel por ter me ajudado nessa evolução no decorrer da competição.

O que aconteceu quando você perdeu uma roda? Foi complicado terminar a corrida daquele jeito?
Foi erro meu ali ,pois acelerei antes da hora e o carro saiu de traseira infelizmente perdi uma das rodas da frente e na manobra para voltar a pista o Kola e Lucas me passaram foi realmente complicado levar o carro até o final.

E na Sprint Race, o que ocorreu para você ficar parado no grid?
A equipe identificou uma pane hidráulica no carro onde simplismente ele apagou no acender das luzes infelizmente não pude fazer nada, pois quando ocorre esses problemas nós somos apenas passageiros e nada podemos fazer.

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F1BC Light 1 @ Montreal: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Carlos Eduardo (PR/Renault)

O que você pensou no momento em que o Rafinha Hadesoul te tirou da corrida?
Olha, o horário não permite eu dizer o que senti, mas fiquei muito revoltado e umas das coisas que pensei foi "de novo não", e a outra coisa foi "pq treino a semana toda?" A briga foi bonita, mas o resultado foi horroroso.

A vitória na Sprint Race foi justa? Como você estava encarando as várias relargadas?
Na hora eu não tava mais ligando, em várias das relargadas fui tocado e jogado pra último, mas já estava com aquela sensação de "dane-se", não tava nem aí e só queria que acabasse logo. Pena que acabou da pior maneira possível e desmoralizando a categoria.

Mesmo com todos os problemas, você está em quinto no campeonato, mas a apenas 14 pontos do líder. Ainda dá pra buscar o título?
Não digo mais nada qto ao campeonato, é mais fácil os outros me pegarem do que eu pegar a liderança. Queria mesmo é que todos revissem suas posturas, choradeiras, ganhar acima de tudo não combina com a essência de F1BC.

Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso)

Você teve de fazer um pit-stop extra na Feature Race, ou aquilo era uma estratégia de duas paradas?
O pit stop extra foi mais um erro de estratégia do que qualquer outra coisa, ele não estava programado, mas meu combustivel ia acaba a 5 voltas do final e eu tive que parar e pra ajudar ainda perdi o bico no meio do caminho e fiquei mais tempo do que o previsto nos boxes, mas é a vida.

Como foi a surpresa de ver uma conquista de um segundo lugar após uma corrida não-realizada? Foi justo o resultado?
Foi uma bela duma surpresa, mas como em Imola preferia ter ficado em último correndo do que em segundo parado.

Agora você está em terceiro no campeonato, a apenas três pontos do líder Pericles Lee. Já dá para pensar em título?
Eu nunca pensei que isso fosse acontecer, mas ja que aocnteceu vo aproveita enquanto durar, pensar no titulo eu não penso, pra mim ele ja é do Pericles mas se acontecer eu não vo reclamar (risos).

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F1BC School 1 @ Montreal: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis

Andrei Fonseca (MG/Honda)

Qual é a sensação de vencer pela primeira vez no F1BC?
Sensação de dever cumprido. Meu resultado na etapa de Cleveland foi, no mínimo, frustrante. Por isso, passei a semana inteira trabalhando para colher um bom resultado. Não esperava que fosse tão bom, quase perfeito. Mas no final, me sinto com o dever cumprido e até um pouco surpreso pelo ótimo resultado. Cabe aqui agradecer a toda a equipe, principalmente meu companheiro de pista, Carlos Silva.

Durante os treinos você só apareceu na frente nos últimos dias. Você escondeu o jogo ou estava difícil acertar o carro para a corrida?
Eu não consegui arrumar o carro nos primeiros dias de treino. Só comecei a encontrar o caminho quando Carlos foi pra pista e me ajudou a fazer o setup. Foram horas e mais horas na pista tentando acertar o carro em vão. Acho que como estou começando ainda, tenho muitas dificuldades nesse ponto e preciso muito da ajuda do Carlos. Ele que foi o maior responsável por esse excelente resultado, principalmente pela minha pole, pois ele me passou o setup pronto que usei no Qualifying meia hora antes de irmos pra pista fazer as voltas rápidas. Daí em diante, foi apenas se manter focado. Acho que não há o que esconder nesse campeonato em que todos estão começando.

Agora que já se passaram duas etapas da School, dá pra se ter uma idéia do nível de cada piloto. Arrisca apontar os favoritos para o título?
Eu tenho minhas impressões sobre cada piloto depois dessas duas etapas. Mas, o fundamental, que é a constância em corrida só depois de umas cinco etapas que podemos analisar. Por enquanto, apontar um ou alguns favoritos seria um tiro, ainda, no escuro.

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Monday, March 03, 2008

F1BC Cup 3 @ Montreal: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC Light 1 @ Montreal: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC School 1 @ Montreal: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo / Marcelo Vidal

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F1BC RFT 0 @ Surfers Paradise: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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Sunday, March 02, 2008

F1BC Cup 3 @ Montreal: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Luis Morais

Chegamos até Montreal, no Canadá, para a realização da oitava etapa do F1BC Cup 3. Este fim de semana, devido a diversos compromissos de alguns participantes, teve o menor grid até o momento: apenas oito correram. Mas quem disse que quantidade é sinal de qualidade? Apesar da ausência do até então lider do campeonato Felipe Augusto, vários outros pilotos do topo do escalão compareceram mais uma vez, brigando bravamente pela vitória nesse circuito travado, com retas longas e chicanes traiçoeiras. Além disso, o número de participantes fez com que todos ficassem no mesmo servidor, realizando então a primeira corrida totalmente simultânea da temporada.

QUALIFYING - Dessa vez tudo foi realizado em apenas um server, para abrangir todos os pilotos, e isso no treino classificatório foi realizado tranqüilamente. E por ser também apenas um servidor de corrida, vários pouparam equipamento e prefiraram apenas fazer um bom tempo, já que não cairiam para um Server B. E que bom tempo foi o estabelecido por Carlos Júnior, único a alcançar a casa de 1minuto e 12 segundos. Passos foi super bem e fechou a primeira fila, com Kola e Wizard logo atrás. Sena não chegou a tempo para marcar seu tempo e só participou das Races.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:12.767
2 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:13.370
3 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:13.668
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:13.866
5 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:13.868
6 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:14.128
7 Deco Ganecci (SP/Toyota), 1:15.396
8 Lucas Sena (RJ/Renault), sem tempo

FEATURE RACE - Bem diferente do Qualifying, a Feature foi super disputada e com os pilotos corrrendo no limite. Carlos Junior largou bem e manteve a pole, seguido por Fernando Passos, Rodrigo Wizard, Cassius Naves, Lucas Sena e Deco Ganecci, esses dois últimos logo depois invertaram as posições. Kolachinski foi tocado e caiu para penúltimo, enquanto Morais rodou sozinho e perdeu a asa logo após a Virage Senna. Kola se livrou rapidamente de Sena, o ultrapassando na terceira volta. Exceto por Morais, todos estavam juntos, e qualquer erro poderia ser fatal pela disputa da vitória. Não necessariamente um erro próprio, como a ultrapassagem de Naves sobre Wizard.

A partir dai os pilotos começaram a se estudar, tentando ver qual a melhor forma de ultrapassar o próximo, e logo vieram os acidentes. Ganecci foi o primeiro a parar, já na volta 8, e logo após a saida do pit stop rodou, bateu, perdeu o aerofólio dianteiro e detonou a suspensão, tendo que parar na volta seguinte. Morais bateu mais uma vez e também teve que antecipar seu segundo pit stop. Mas os boxes não foram só restauradores de asas, foram também destruidores, e que destruição: Wizard estava prestes a receber o aviso do "homem do pirulito" que poderia sair, com pneus novos, combustível e carro lustrado, e Sena apronta a coisa mais bizarra da corrida, batendo na traseira da Honda, danificando o carro do atual tri-campeão, ao ponto dele ter que se contentar em apenas tentar terminar a corrida, já que teve de dar outra volta completa pela pista até retornar aos boxes, para uma parada de 40 segundos, pois uma troca de asa traseira leva tempo. Uma manobra claramente intencional, já que não havia LAG no servidor - causando desqualificação de Lucas Sena na certa.

Outra pancada feia foi protagonizada por Ganecci, com a suspensão ferrada, que rodou bem no meio da Droit do Casino, e Junior não conseguiu desviar a tempo da Toyota da pista, batendo em cheio e dando adeus à corrida e à vitória. Passos então assumiu a liderança, porém por pouco tempo, já que Naves, mineiro como outro qualquer, chegou na dele e ultrapassou o piloto da Spyker logo após a ultima chicane, na volta 14. O carioca tentou pressioná-lo de volta, mas rodou na última passagem e danificou o carro, cruzando a linha de chegada em quarto (mas subindo ao pódio devido a desqualificação de Sena). Cassius venceu, com Sergio em segundo.

Feature Race, Final (27 voltas)
1 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari),+25:55.941 (média de 204.58 km/h)
2 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 25:41.941 [+24s penalty]
3 Fernando Passos (RJ/Spyker), +27.901
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +1 lap
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +1 lap
6 Carlos Junior (PA/McLaren), DNF/Accident (16)
- Deco Ganecci (SP/Toyota), DQ
- Lucas Sena (RJ/Renault), DQ
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:13.868

Explicação de punições
Cassius Naves: +20s (2x toque, em S.Kolachinski e R.Wizard) +4s (2x Cut Track)
Lucas Sena: +30s (batida em R.Wizard nos pits) / DQ (manobra intencional)
Deco Ganecci: +30s (colisão com C.Junior) / DQ (colocar adversários em risco)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

SPRINT RACE - Após a conturbada Feature, a Sprint foi um pouco mais conservadora, mas com muitas emoções. Sena e Passos tiveram problemas e ficaram parados na largada, então ficaram apenas seis na pista. Morais deu um toque em Kolachinski, diminuiu para deixá-lo passar mas Júnior não percebeu isso e acabou tocando no paulista, que caiu pra último. Ganecci errou a freada e perdeu duas posições, e começou então um duelo particular com Naves. Wizard, Kolachisnki e Júnior duelaram pela liderança, mas o paraense aproveitou dos únicos erros que seus concorrentes tiveram e os ultrapassou, e dessa vez atingiu o topo do pódio, seguido muito de perto por Rodrigo e Sergio. Já Luis terminou em quarto, após ver Cassius e Deco se chocarem por tentarem ser solidários no final da Droit do Casino na penúltima volta, mas ambos terminaram.

Sprint Race, Final (8 voltas)
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 8:49.615 (média de 210.40 km/h)
2 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +1.058
3 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +2.558
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +17.566
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +40.413 [+2s penalty]
6 Deco Ganecci (SP/Toyota), +40.762 [+10s penalty]
7 Fernando Passos (RJ/Spyker), DNF/Accident (1)
- Lucas Sena (RJ/Renault), DQ
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:13.811

Explicação de punições
Cassius Naves: +2s (1x Cut Track)
Deco Ganecci: +10s (batida em C.Naves / pena reduzida por esperar adversário)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

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F1BC Light 1 @ Montreal: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Surpreendente o início das atividades de domingo no F1 Brasil Challenge com apenas sete pilotos comparecendo ao Briefing para a oitava etapa do F1BC Light 1. O atual líder Péricles Lee está com problemas em seu equipamento, enquanto o último vencedor Rodrigo Miranda teve compromissos inadiáveis, e Thiago Lisboa estava se divertindo e acompanhando a etapa brasileira do WTCC em Curitiba. Assim, o grupo foi composto por Rafinha, Cadu, Alan e Thiago Tavares, Gustavo e Oliveira.

QUALIFYING - A lógica não prevaleceu desta vez, e Carlos Eduardo superou Rafinha Hadesoul, que semostrava mais rápido nos treinos livres. Ambos dividiram a primeira fila, deixando Alan e Gustavo na segunda, Daniel e Thiago na terceira, e Rodrigo fechando o grid.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:13.524
2 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.658
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:14.448
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:14.952
5 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:15.393
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:19.602
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:20.484

FEATURE RACE - A corrida até começou muito bem, com uma largada confusa porém mantendo os pilotos nas posições originais do grid, e logo depois com perseguições muito boas de Rafinha buscando Cadu, e Gustavo atrás de Alan. O primeiro a atacar de fato foi Gustavo, ao colocar a BMW Sauber por fora no hairpin e tentar passar, mas com Alan defendendo e ambos se tocando. Melhor para Daniel, que ganhou duas posições.

Stenio não desistiu e foi à luta contra Alan, mas ao final da longa reta ele freiou muito tarde e acertou a traseira da McLaren. Depois o mineiro ainda perseguiu Daniel, mas sem sucesso, e foi para os boxes na nona volta. Um giro depois foi a vez de Cadu, Rafinha e Daniel, este último voltando atrás de Stênio. Mais um acidente ocorreu na 11ª volta, desta vez com o piloto da Renault acertando Stênio ao final da reta. Na 15ª volta o terceiro acidente semelhante, só que entre os líderes: Rafinha tentou passar Cadu diversas vezes, mas na Curva 3 acabou batendo na traseira do paranaense, que foi para o muro e perdeu uma roda.

Quem também ficou sem roda foi Alves, ao bater na passagem seguinte, enquanto Alan e Rodrigo fizeram um pit-stop extra cada. Eles voltaram para a pista ainda disputando uma posição e Alan tocou em Rodrigo, que abandonou. Na última volta, Rafinha cruzou a linha de chegada em primeiro, enquanto a briga na McLaren foi liberada, com Thiago e Alan, os primos, tentavam defender e atacar desesperadamente, com Thiago levando a melhor. Mais trade, veio a desqualificação de Daniel, Gustavo e Rafinha, que acabou deixando a vitória nas mãos de Thiago Tavares, a primeira de sua carreira.

Feature Race, Final (19 voltas)
1 Thiago Tavares (PA/McLaren), 27:05.836 (média de 194.68 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +0.500
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNF/Accident (17)
4 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (14)
- Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DQ
- Daniel Alves (RJ/Renault), DQ
- Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul, 1:14.002

Explicação de punições
Rafinha Hadesoul: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
Gustavo Stênio: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
Daniel Alves: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

SPRINT RACE (ou não) - Esta corrida só vai ser lembrada em texto mesmo, pois ela é inexistente. Com o grid inverso, porém considerando os pilotos que abandonaram por causa de batidas dos adversários (na Regra diz que a largada inversa é apenas para os que completaram a prova), os pilotos então tentaram sair do primeiro Esse sem maiores complicações. Foram diversas tentativas, e nenhum êxito. Ainda em duas outras oportunidades, eles passaram ilesos pelo ponto crítico do início, mas logo depois se acidentaram. Resultado: muitas relargadas e a opção de Red Flag (bandeira vermelha) na prova, encerrando assim sem nenhuma volta completada. A pontuação fica por conta do grid de largada.

Sprint Race, Final (0 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), Grid order
2 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), Grid order
3 Alan Tavares (PA/McLaren), Grid order
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), Grid order
5 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), Grid order
6 Daniel Alves (RJ/Renault), Grid order
7 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), Grid order
*Corrida não-realizada por falta de segurança.

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Plantão F1BC: Um ano de blog, novidades vêm aí!

Por Rodrigo Wizard

Poucos devem ter percebido, mas ao final de fevereiro o F1 Brasil Challenge comemorou um ano de existência do endereço www.f1bc.blogspot.com , que tem sido a casa das notícias com muita bravura, apesar das limitações que um blog possui. Em comemoração a este aniversário, informamos que neste mês de março estudaremos novas formas de organizar a grande quantidade de informações que por aqui tem passado, e também buscaremos novas tecnologias para melhor servir ao F1BC.

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