F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Spa: Preview
Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar
Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar
História - O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps iniciou suas atividades nesse mesmo ano, com motocicletas, enquanto os carros vieram em 1922. Dois anos mais tarde, e apenas um ano depois das 24 Horas de Le Mans, Spa-Francorchamps deu vida às 24h de Spa, vencida em sua primeira edição por Springuel/Bequet, a bordo de um Bignan. Em 1925, sediou um Grande Prêmio pela primeira vez, ainda que sob o nome de GP da Europa (o GP mais reconhecido do continente na época), com vitória de Antonio Ascari (pai do bi-campeão de Fórmula 1 Alberto Ascari).
A Fórmula 1 recebeu 18 GPs até 1968, quando Spa foi boicotada por questões de segurança. A pista foi remodelada em 1979 e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores, tornando-se ainda mais técnico. Em 1983, a pista voltou a receber a F-1, já que, no ano anterior, o circuito belga de Zolder havia sido palco da morte do canadense Gilles Villeneuve.
Localizada entre as duas cidades que a batiza, Spa-Francorchamps é uma pista de alta velocidade, com variadas curvas, sendo algumas de baixa, outras de média e as de alta velocidade. Os pontos de ultrapassagem são vários, sendo nas curvas Les Combes e Bus Stop os principais. Spa é considerado o circuito mais técnico do mundo segundo os próprios pilotos.
Um dos pontos críticos da pista é a primeira curva após a largada, que é extremamente fechada e, não raro, sempre ocasiosa interrupções da prova, devido a acidentes múltiplos. Foram várias as vezes que mais de uma largada precisou acontecer. Uma delas, foi em 1991, quando acidentes na primeira curva provocaram não menos do que três largadas. Em 1998, simplesmente 17 carros bateram na primeira curva e a prova acabou sendo interrompida para uma nova largada - inclusive com os que tinham abandonado. Por causa destes ingredientes, o GP é um dos que acabam sendo um dos mais emocionantes da temporada.
Informações da pista
Circuit de Spa-Francorchamps
Localidade: Circuit House, Francorchamps, BEL
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2004-06
Extensão: 6.976 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita
Home Race para
Gabriel Sarmento (Cup)
Disgrace Race para
Michel Mendonça (Cup)
Horários F1BC School 1
Sexta-feira
19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (13 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Horários F1BC Light 1
Domingo
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (13 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Horários F1BC Cup 3
Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (13 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Previsão do tempo
F1BC School 1 - Nublado (20% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
Caso se confirme Nublado, o clima usado será Dry, para aliviar gráficos.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.
Disputas anteriores em Spa-Francorchamps
F1BC Cup 2 - Vencedor Sprint Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 2 - Vencedor Feature Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002), v2002-03
Volta mais rápida: Carlos Junior, 1:44.549 (McLaren 2002), v2002-03
Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.
Recomendações especiais para este circuito
Largada: primeira curva é ponto crítico, não tente manobras impossíveis,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Áreas de escape asfaltadas: cuidado para não sair completamente da pista,
Entrada dos pits: caminho de asfalto APÓS a chicane da Bus-Stop,
Saída dos pits: respeitar 100% a linha branca de saída, sem "pisar" nela,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.
A Fórmula 1 recebeu 18 GPs até 1968, quando Spa foi boicotada por questões de segurança. A pista foi remodelada em 1979 e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores, tornando-se ainda mais técnico. Em 1983, a pista voltou a receber a F-1, já que, no ano anterior, o circuito belga de Zolder havia sido palco da morte do canadense Gilles Villeneuve.
Localizada entre as duas cidades que a batiza, Spa-Francorchamps é uma pista de alta velocidade, com variadas curvas, sendo algumas de baixa, outras de média e as de alta velocidade. Os pontos de ultrapassagem são vários, sendo nas curvas Les Combes e Bus Stop os principais. Spa é considerado o circuito mais técnico do mundo segundo os próprios pilotos.
Um dos pontos críticos da pista é a primeira curva após a largada, que é extremamente fechada e, não raro, sempre ocasiosa interrupções da prova, devido a acidentes múltiplos. Foram várias as vezes que mais de uma largada precisou acontecer. Uma delas, foi em 1991, quando acidentes na primeira curva provocaram não menos do que três largadas. Em 1998, simplesmente 17 carros bateram na primeira curva e a prova acabou sendo interrompida para uma nova largada - inclusive com os que tinham abandonado. Por causa destes ingredientes, o GP é um dos que acabam sendo um dos mais emocionantes da temporada.
Informações da pista
Circuit de Spa-Francorchamps
Localidade: Circuit House, Francorchamps, BEL
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2004-06
Extensão: 6.976 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita
Home Race para
Gabriel Sarmento (Cup)
Disgrace Race para
Michel Mendonça (Cup)
Horários F1BC School 1
Sexta-feira
19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (13 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Horários F1BC Light 1
Domingo
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (13 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Horários F1BC Cup 3
Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (13 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)
Previsão do tempo
F1BC School 1 - Nublado (20% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
Caso se confirme Nublado, o clima usado será Dry, para aliviar gráficos.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.
Disputas anteriores em Spa-Francorchamps
F1BC Cup 2 - Vencedor Sprint Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 2 - Vencedor Feature Race: Victor Cardoso (BMW Schnitzer), v2002-03
F1BC Cup 1 - Vencedor: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002), v2002-03
Volta mais rápida: Carlos Junior, 1:44.549 (McLaren 2002), v2002-03
Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.
Recomendações especiais para este circuito
Largada: primeira curva é ponto crítico, não tente manobras impossíveis,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Áreas de escape asfaltadas: cuidado para não sair completamente da pista,
Entrada dos pits: caminho de asfalto APÓS a chicane da Bus-Stop,
Saída dos pits: respeitar 100% a linha branca de saída, sem "pisar" nela,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.
Labels: Cup 3 Preview, Light 1 Preview, School 1 Preview

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