F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Friday, October 10, 2008

F1BC Classic 2 @ Imola: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal /Rodrigo Wizard

Uma corrida de sobrevivência em Imola abriu o final de semana do F1 Brasil Challenge. Na categoria Classic, os pilotos tiveram de suar a camisa para tentar acumular pontos, chegando inteiros com seus carros nesta desafiadora pista.

QUALIFYING - Aproveitando ausências importantes na sessão de classificação, Marcelo Vidal crava o melhor tempo para etapa seguido de longe por Edgard com sua Minardi.Completaram ainda o server A: Wendt da Ferrari, Tenan da Mclaren e Alexsandro da Benetton. Claudio, Fernando e Oliveira ficaram no Server B, assim como Cassius e Lisboa que perderam a chance de ir para o server principal devido a ausência na sessão de qualificação.

Qualifying
1 Marcelo Vidal (RS/Williams), 1:18.006
2 Edgard Sparmdale (MG/Minardi), 1:21.350
3 Thiago Wendt (MG/Ferrari), 1:22.029
4 Diogo Tenan (RJ/Mclaren), 1:22.572
5 Alexsandro Bazanella (SC/Benetton), 1:23.350
6 Claudio da Silva (MT/Lotus), 1:24.457
7 Fernando Ferreira (DF/Tyrrel), 1:32.512
8 Thiago Lisboa (PR/Lotus), sem tempo
9 Cassius Naves (MG/Benetton), sem tempo
10 Rodrigo Oliveira (SP/Jordan), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

RACE - Vidal é surpreendido na largada pela Minardi de Edgard que pula rapidamente para a liderança.Tenan também larga bem e já rouba a posição de Wendt.Vidal pacientemente segue de perto Edgard até escolher o momento certo para o bote.Era uma questão de tempo graças a sua Williams melhor equilibrada para a prova.

Edgard cai de rendimento ao perder a liderança e vira alvo fácil para Tenan e sua Mclaren. Dali para frente, o que se viu foi o controle absoluto de Vidal seguido sempre por Tenan mas com uma confortável diferença de mais de vinte segundos. Vidal conquista assim sua segunda vitória em 3 provas da Classic 2. Tenan é a grata supresa assim como Edgard que completou o pódio.

No Server B, muita monotonia na corrida, que foi de sobrevivência. Thiago bateu e abandonou na volta 4, Cassius bateu na sexta volta, e andou com a suspensão torta até a 11ª, quando desistiu, e Claudio perdeu a asa dianteira, foi aos boxes, mas a equipe não atendeu sua solicitação. Sobrou para Fernando vencer, sozinho e tranquilo.

Final, 29 voltas
1 Marcelo Vidal (RS/Williams), 39:58.365
2 Diogo Tenan (RJ/Mclaren), +1:04.126
3 Edgard Sparmdale (MG/Minardi), +1:18.745
4 Fernando Ferreira (DF/Tyrrel), 48:34.422
- Claudio da Silva (MT/Lotus), DNF (15)
- Cassius Naves (MG/Benetton), DNF (11)
- Thiago Wendt (MG/Ferrari), DNF (5)
- Thiago Lisboa (PR/Lotus), DNF (4)
- Alexsandro Bazanella (SC/Benetton), DNS
- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan), DNS

Labels:

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Diogo Leal + colaboradores

30ª edição do Jornal F1BC News com uma versão Light, apenas com notícias e comunicados de equipes, produzidos pelos próprios pilotos!

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço.

Cliquem na imagem e divirtam-se! A produção das próximas edições está por conta de Diogo Leal. Aceitamos também sugestões para melhorar ainda mais a arte final do informativo, bem como a organização e as notícias. Contamos também com o envio das novidades através dos tópicos criados semanalmente em nossa Comunidade no Orkut.

Labels: , , ,

Thursday, October 09, 2008

F1BC Indy 1 @ Surfers Paradise: Preview

Por Carlos Cambará / Rodrigo Wizard

Segunda-feira, 13 de outubro
21:30 às 21:40 – Briefing
21:40 às 21:45 – Practice
21:45 às 22:00 – Qualifying
22:00 às 22:05 – Warmup
22:05 às 22:45 – Corrida

Recomendações especiais para esta etapa
Favor comparecer pontualmente às 21h30 no MSN e TeamSpeak para instruções,
Sessões de Practice e Warmup são o tempo limite para aguardar entrada dos pilotos,

Labels:

F1BC Cup 5 e Light 3 @ Mônaco: Preview

Por Rodrigo Wizard

Previsão do tempo
Light: Dry (Céu claro, 10% de possibilidades de chuva)
Cup:
Dry (Ensolarado, 10% de possibilidades de chuva)
*No Briefing será definido o clima em tempo real local.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas.


Programação ........................ Light: Sábado .....
Cup: Domingo
Briefing ................................... 20:00 às 20:10 ...... 14:00 às 14:10
Qualifying ................................ 20:15 às 20:30 ...... 14:15 às 14:30
Divisão p/ Server ..................... 20:35 às 20:45 ...... 14:35 às 14:45
Feature Race, 30% (23 voltas) ... 20:50 às 21:10 ...... 14:50 às 15:10
Sprint Race, 10% (7 voltas) ....... 21:15 às 21:25 ...... 15:15 às 15:25

Recomendações especiais para esta etapa
Favor comparecer pontualmente (14h Cup / 20h Light) no MSN para instruções,
Os cinco minutos de intervalo entre as sessões são o tempo limite de espera,
Entrada nos boxes: manter-se à direita da pista para preservar a segurança,
Saída dos boxes: Respeitar a linha amarela que divide a saída da pista até o fim,
Largada: Momento crítico da etapa, cuidado redobrado na primeira curva!

Labels: ,

F1BC RT 3 @ Melbourne: Preview

Por Rodrigo Wizard

Sábado, 11 de outubro
14:00 às 14:20 – Briefing
14:20 às 14:25 – Practice
14:25 às 14:45 – Qualifying
14:45 às 14:50 – Warmup
14:50 às 15:30 – Corrida

Recomendações especiais para esta etapa
Favor comparecer pontualmente às 14h no MSN e TeamSpeak para instruções,
Sessões de Practice e Warmup são o tempo limite para aguardar entrada dos pilotos,
Entrada nos boxes: manter-se à direita da pista,
Saída dos boxes: manter-se à direita da pista,
Largada: Momento crítico da etapa, cuidado redobrado na primeira curva!
Cut Tracks: mantenha pelo menos uma roda na pista, cortes podem gerar punições.

Labels:

F1BC Classic 2 @ Imola 94: Preview

Por Marcelo Vidal

Informações da pista
Imola - Autodromo Enzo & Dino Ferrari
Localidade: Imola, San Marino, Itália
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 1981-94
Extensão: 5.040 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Horários F1BC Classic 2/Sexta Feira:
Briefing: 20:00 às 20:10
Qualifying: 20:15 às 20:30
Divisão p/ Server: 20:25 às 20:45
Race (24 voltas): 20:50

Previsão do tempo
Dry (Céu claro, 20% de possibilidade de chuva)

Recomendações especiais para este circuito
Largada: Ponto crítico da corrida, atenção na primeira freada!
Saída dos pits: Muita atenção ao sair para evitar acidentes, manter-se à direita,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels:

Monday, October 06, 2008

F1BC Cup 5 @ Sepang: Videos da Etapa

Por Carlos Cunha


Labels:

F1BC Light 3 @ Sepang: Videos da Etapa

Por Carlos Cunha


Labels:

F1BC RT 3 @ Norisring: Videos da Etapa

Por Carlos Cunha

Labels:

F1BC Classic 2 @ Hermanos Rodriguez: Videos da Etapa

Por Marcelo Vidal

Labels:

F1BC Indy 1 @ Sebring: Resultados e Resumo

Por Carlos Cambará

A liga F1 Brasil Challenge estreou nessa semana, dia 06, a categoria baseada na antiga Cart do ano de 1995, a Indy 95. A primeira etapa contou com a presença de 18 pilotos no circuito misto de Sebring, nos Estados Unidos.

O primeiro pole-position da categoria foi Carlos Junior, campeão do F1BC Cup 3, dividindo a primeira fila com Carlos Cambará, experiente piloto virtual. Cadu e Eduardo Marques II formaram a segunda fila.

Qualifying
1 Carlos Junior (Rick-Galles)
2 Carlos Cambará (Newman-Haas)
3 Carlos Cunha (Rahal-Logan)
4 Eduardo Marques (Newman-Haas)
5 Andre CHiara (PacWest)
6 Raphael Brito (Tasman)
7 Renato Chiara Jr (Green)
8 Luth Cysne (Rahal-Logan)
9 Thiago Lisboa (Project Indy)
10 Diogo Leal (Hemelgarn)
11 Flavio Falcão (Dick Simon)
12 Gus Scherer (Hall)
13 Helio Neto (Penske)
14 Walter Policastro (convidado)
15 Marcelo Vidal (Penske)
16 Douglas Santana (Walker)
17 Daniel Maloni (PacWest)
18 Frederico da Matta (Dick Simon)

Para a primeira etapa, o balanço feito pela diretoria foi muito bom. A corrida se definiu na estratégia de parada com a vitória para Carlos Cambará, com Eduardo Marques na segunda posição e Carlos Cunha em terceiro. A próxima etapa será realizada em outro circuito misto: Surfes Paradise, Austrália, no dia 13 de outubro. Promessa de muitas disputas nessa etapa.

Final, 25 voltas
1 Carlos Cambará (Newman-Haas) 47:17:603
2 Eduardo Marques (Newman-Haas) 48:22:418
3 Carlos Cunha (Rahal-Logan) 48:50:997
4 Andre Chiara (PacWest) +1 lap
5 Douglas Santana (Walker) DNF/Fuel (23)
6 Thiago Lisboa (Project Indy) +6 laps
7 Daniel Maloni (PacWest) +6 laps [+15]
8 Flavio Falcão (Dick Simon) +6 laps
- Carlos Junior (Rick-Galles) DNF/Suspension (12)
- Gus Scherer (Hall Racing) DNF/Engine (5)
- Raphael Brito (Tasman) DNF/Suspension (2) [+10]
- Diogo Leal (Hemelgarn) 2/25 DNF/Suspension (2)
- Marcelo Vidal (Penske) DNF/Suspension (2)
- Renato Chiara (Green) DNS
- Helio Neto (Penske) [DQ]
- Luth Cysne (Rahal-Logan) 4/25 DNF/Suspension [DQ]
- Frederico da Matta (Dick Simon) DNS
- Walter Policastro (convidado) DNS
Fastest lap: Carlos Cunha

Punições
D.Santana [+5] toque em R. Brito
D.Maloni [+15] toque fazendo D. Leal rodar
H.Santos [DQ] deixar o carro na pista
L.Cysne [DQ] deixar o carro na pista, [+5] toque em R.Brito
R.Brito [+5] toque em D. Santana [+5] toque D. Leal

Luth Cysne e Helio Santos, como levaram DQ e não terminaram a prova de Sebring, largam dos boxes. Thiago Lisboa, por envolvimento em um incidente que estava recebendo volta, também larga dos boxes.

OBS: Próxima etapa, retardatarios que darem problemas para outros pilotos que estão dando volta serão punidos mais severamente, mas também os pilotos que estão dando volta tem que saber o momento ideal para fazer isso, pois se bater em um retardatário por erro dele será severamente punido também. Então cuidado na pista pilotos.

Labels:

Sunday, October 05, 2008

F1BC Cup 5 @ Sepang: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Declarar como não vencedor aquele que cruza a linha de chegada primeiro, é sempre uma situação que desejamos evitar. Porém, nesta segunda etapa da Cup 5, ambas as vitórias foram herdadas por pilotos que não receberam a bandeira quadriculada na frente, e o campeonato ficou com uma pontuação bem diferente do que qualquer um imaginava na manhã de domingo.

Na qualificação, começam as surpresas. Não com o pole-position Luth Cysne, mas com Rafael Carvalho, em segundo, e Rodrigo M.Oliveira, em terceiro lugar. Surpresa e decepção também para a McLaren, que viu Carlos Cunha cair para o Server B, uma raridade, mas icando muito bem acompanhado, com as presenças de André e Doug Chiara, Lucas Sena, Gabriel Sarmento e Daniel Alves por lá.

Qualifying
1 Luth Cysne (McLaren), 1:31.363
2 Rafael Carvalho (Honda), 1:31.574
3 Rodrigo M.Oliveira (Force India), 1:31.615
4 Matheus Romanowski (Williams), 1:31.631
5 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:31.793
6 Raphael Brito (Williams), 1:31.805
7 Fernando Passos (Ferrari), 1:31.908
8 Douglas Chiara (Toyota), 1:31.953
9 Carlos Cunha (McLaren), 1:31.977
10 Daniel Alves (Honda), 1:32.869
11 André Chiara (Toyota), 1:33.140
12 Lucas Sena (BMW Sauber), 1:33.197
13 Gabriel Sarmento (Toro Rosso), 1:33.440

FEATURE RACE - Cysne largou bem e manteve a liderança, seguido por Romanowski e Oliveira. Carvalho ficou para trás, e começou sua recuperação partindo para cima de Passos, enquanto Wizard tentava superar Brito, tocou na Williams do adversário, devolveu a posição, mas perdeu mais duas - justamente para Carvalho e Passos.

A alegria de Luth não durou muito: Matheus tentou fazer uma ultrapassagem na curva 8, tocou a McLaren, e o ex-líder da prova agora era último. Recuperando-se aos poucos, Luth ainda encontrou resistência em Wizard, ambos disputaram várias curvas, mas a sorte não estava ao lado do catarinense. Aparentemente, um problema no acelerador fez com que Luth passasse reto na saída da Curva 1, batendo na proteção de pneus e perdendo a asa dianteira.

Nos pit-stops, Brito parou na volta sete, Romanowski e Carvalho na oito, Oliveira na nove, Wizard na 10 e Passos na 11. Estratégias totalmente diferentes, mas que não ajudaram nem atrapalharam em nada. Só quem pecou na conta foi Oliveira, que teve de fazer um splash and go no finalzinho da prova.

De fato, Romanowski cruzou em primeiro, mas sua punição pelo toque em Luth era certa, e Fael Carvalho herdou a vitória. Aliás, herdar é um termo que remete a pouco valor de conquista, e precisamos destacar que o carioca fez uma grande corrida de recuperação, levando com méritos os 20 pontos. Roma e Brito completaram o pódio, este último sofrendo forte pressão de Wizard no final. Luth teve o mesmo problema citado mais algumas vezes, e terminou heroicamente com três rodas.

Batendo na trave do Server A mas ficando no B, Doug Chiara justificou seu desempenho nos treinos e dominou a Feature B. A briga era praticamente pelo segundo lugar, e esta era boa, entre André, Lucas e Cadu, mas não durou muito: Lucas tocou em André, foi esperar o adversário mas o fez reduzindo a velocidade no meio da pista, e Cadu, que não tinha nada a ver com isso, acertou a BMW Sauber e ainda perdeu a asa dianteira. Um fato curioso é a melhor volta da prova, registrada por Lucas Sena, do Server B, comprovando o equilíbrio em alto nível desta etapa.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Rafael Carvalho (Honda), 27:23.423 [+5] (média 203.00km/h)
2 Matheus Romanowski (Williams), 27:20.524 [+15]
3 Raphael Brito (Williams), +18.889
4 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +19.334
5 Fernando Passos (Ferrari), +32.497
6 Rodrigo M.Oliveira (Force India), +1:18.411 [+15]
7 Douglas Chiara (Toyota), 27:33.906
8 Daniel Alves (Honda), +14.666
9 Lucas Sena (BMW Sauber), +8.778 [+35]
10 Carlos Cunha (McLaren), +53.200
11 André Chiara (Toyota), +1:21.867
12 Luth Cysne (McLaren), +2 laps
- Gabriel Sarmento (Toro Rosso), DNF (6)
Fastest Lap: Lucas Sena, 1:33.235

Punições
M.Romanowski +15s, rodou L.Cysne
R.Carvalho +5s, toque em R.M.Oliveira
R.M.Oliveira +15s, rodou R.Wizard
L.Sena +30s, brake-test causando danos (dianteira) em C.Cunha
L.Sena +5s, cruzou a linha de saída dos boxes

SPRINT RACE - A largada já teve sua pequena peça pregada, quando Wizard freiou forte para evitar toque em Cysne, e Carvalho fez o mesmo em relação a Wizard. Um efeito dominó fez a Honda tocar na BMW Sauber, que por sua vez tocou na McLaren, e Luth mais uma vez levou a pior, rodando e caindo para último.

Rodrigo M.Oliveira então liderava, com Wizard em segundo. Esta foi a briga que custou a vitória de ambos. Em um erro de cálculo - muito ajudado pelo LAG - Wizard tocou em Oliveira, que rodou e perdeu várias posições. Ao final, Wizard cruzou em primeiro, mas não levou, e Romanowski, que acompanhou ambos o tempo todo, ficou com os louros. Passos passou liso por qualquer obstáculo e garantiu um segundo lugar, e Oliveira ainda se recuperou e ficou em terceiro.

Muita disciplina no Server B, com os pilotos arriscando muito pouco, pensando em somar pontos pelo campeonato e contando com abandonos no Server A. Contudo, um acidente na saída da Curva 2 foi registrado, quando Daniel tocou em Lucas. Já Cadu não deixou barato e se mandou, conseguindo a vitória. André poderia ser o segundo, mas não ofereceu resistência quando seu companheiro de equipe, Doug Chiara, o ultrapassou na Curva 1, e ambos subiram ao pódio.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Matheus Romanowski (Williams), +7:54.989 (média 206.58km/h)
2 Fernando Passos (Ferrari), +2.895
3 Rodrigo M.Oliveira (Force India), +9.088
4 Raphael Brito (Williams), +9.525
5 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 7:53.972 [+15]
6 Luth Cysne (McLaren), +27.889
7 Rafael Carvalho (Honda), +13.334 [+15]
8 Carlos Cunha (McLaren), 7:51.398
9 Douglas Chiara (Toyota), +7.407
10 André Chiara (Toyota), +9.296
11 Daniel Alves (Honda), +11.077 [+15]
12 Lucas Sena (BMW Sauber), +2:04.672
- Gabriel Sarmento (Toro Rosso), DNS
Fastest Lap: Rafael Carvalho, 1:32.549

Punições
R.Wizard +15s, rodou R.M.Oliveira
R.Carvalho +15s, toque em R.Wizard/rodou L.Cysne
D.Alves +15s, rodou L.Senna

Labels:

F1BC Light 3 @ Sepang: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

O circuito de Sepang costuma reservar algumas das mais interessantes disputas em pista, e neste sábado não foi diferente, durante a segunda etapa da Light 3. Com 15 entradas e dois servidores utilizados, a competitividade se manteve em alto nível, e tudo isso ajudou a classificação do campeonato a ficar mais equilibrada ainda.

Os treinos classificatórios não mostraram nenhuma surpresa na primeira fila, sendo que a dupla da Force India dominou os tempos, seguidos não muito de perto por Diogo Leal e Jonatan Pelisoli. Já Helio Neto, que venceu em Melbourne, teve de se contentar com o Server B.

Qualifying
1 Marcelo Marck (Force India), 1:30.890
2 Erick Smart (Force India), 1:31.281
3 Diogo Leal (Ferrari), 1:32.275
4 Jonatan Pelisoli (BMW Sauber), 1:32.654
5 Matheus Araujo (Honda), 1:32.821
6 Lucas Machado (BMW Sauber), 1:33.143
7 Moises Pereira (Williams), 1:33.684
8 Fabio Trindade (Red Bull), 1:33.942
9 Renato Chiara (Toro Rosso), 1:34.288
10 Danilo Crestani (Honda), 1:34.430
11 Marcelo Vidal (Renault), 1:34.820
12 Helio Neto (McLaren), 1:34.832
13 Fernando Igor (Toyota), 1:34.870
14 Alessandro Sartorelli (Red Bull), 1:35.889
15 Luiz Mutuka (McLaren), 1:36.524

FEATURE RACE - Mesmo sendo o mais rápido nos treinos, Marck deu mole na largada e perdeu muitas posições. O que os adversários não esperavam era uma reação do piloto, que recuperou as posições uma a uma, até se consolidar na frente e levar a vitória. A dobradinha da Force India se deu com uma boa apresentação de Erick Smart, que fez ainda a melhor volta da prova e chegou em segundo.

Moisés Pereira, que vinha muito bem na liderança, ficou sem combustível, em um erro de estratégia que custou valiosos pontos. Quem também poderia ter se dado bem era Diogo Leal, mas o goiano cometeu um descuido ao tocar em Jonatan Pelisoli, devolveu a posição e perdeu muito tempo com isso, ainda rodando voltas mais tarde. Ainda assim o piloto da Ferrari garantiu o pódio. Jonatan ficou em quarto, e Araújo fechou os cinco primeiros.

Surpresa mais uma vez foi Fernando Igor, levando a vitória do Server B e se colocando então no sétimo lugar da Feature Race. O Server B, aliás, foi bastante tranquilo, com poucas ultrapassagens, apenas um acidente envolvendo Danilo Crestani e Luiz Mutuka. Renato Chiara vinha em, mas também teve um consumo de combustível acima do previsto, e ficou na mão.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Marcelo Marck (Force India), 27:45.631 (média 200.30km/h)
2 Erick Smart (Force India), +11.279
3 Diogo Leal (Ferrari), +16.122 [+5]
4 Jonatan Pelisoli (BMW Sauber), +16.892 [+5]
5 Matheus Araujo (Honda), +24.042
6 Fabio Trindade (Red Bull), +53.407
7 Fernando Igor (Toyota), 28:18.000
8 Helio Neto (McLaren), +40.000
9 Alessandro Sartorelli (Red Bull), +1:14.000
10 Lucas Machado (BMW Sauber), DNF/Fuel (16)
11 Luiz Mutuka (McLaren), DNF/Suspension (15)
- Renato Chiara (Toro Rosso), DNF/Fuel (10)
- Moises Pereira (Williams), DNF/Fuel (5)
- Danilo Crestani (Honda), DQ
- Marcelo Vidal (Renault), DNS
Fastest Lap: Erick Smart, 1:33.931

Punições
D.Crestani DQ, colisão em L.Mutuka causando abandono
J.Pelisoli +5s, toque em E.Smart ganhando posição
D.Leal +5s, toque em J.Pelisoli ganhando posição
*Pilotos desclassificados terão de largar dos boxes na Feature seguinte.

SPRINT RACE - O que os pilotos da Force India acertaram na Feature Race, erraram na Sprint. Marck chegou até a tocar em seu companheiro de equipe, tentando uma ultrapassagem. Não bastasse isso, ambos erraram no combustível e tiveram de fazer uma parada extra, na mesma volta!

Cruzando a linha de chegada na frente, Moisés Pereira não garantiu a vitória, já que tocou na traseira da Ferrari de Leal, rodando o adversário. Leal, por sua vez, garantiu a vitória, sua segunda na carreira. Matheus Araújo passou ileso às confusões e ficou em segundo, com o próprio Moisés em terceiro. Fabio Trindade ficou em quarto, seu melhor resultado até hoje, e a dupla da BMW Sauber em quinto e sexto lugar, após se enroscarem na terceira volta.

O Server B manteve a tranquilidade da corrida anterior, e Fernando Igor mostrou estar inspirado mesmo, levando novamente a vitória parcial, com Helio em segundo, e Renato em terceiro, perdendo uma posição por conta de um toque em um adversário.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Diogo Leal (Ferrari), 8:16.203 (média 197.75km/h)
2 Matheus Araujo (Honda), +14.629
3 Moises Pereira (Williams), 8:02.970 [+15]
4 Fabio Trindade (Red Bull), +16.928
5 Lucas Machado (BMW Sauber), +20.079
6 Jonatan Pelisoli (BMW Sauber), +5.450 [+15]
7 Erick Smart (Force India), +50.133
8 Fernando Igor (Toyota), 8:06.073
9 Helio Neto (McLaren), +5.067
10 Renato Chiara (Toro Rosso), +1.522 [+5]
11 Danilo Crestani (Honda), +15.001
12 Alessandro Sartorelli (Red Bull), +15.029
13 Marcelo Marck (Force India), DNF (4) [+30]
- Luiz Mutuka (McLaren), DNS
- Marcelo Vidal (Renault), DNS
Fastest Lap: Jonatan Pelisoli, 1:33.531

Punições
M.Pereira +15s, rodou D.Leal
M.Marck +15s x2, rodou L.Machado, E.Smart/J.Pelisoli
J.Pelisoli +15s, rodou L.Machado
R.Chiara +5, toque em D.Crestani ganhando posição
*Quem abandonou, cumpre a punição na próxima Sprint que completar.

Labels:

F1BC RT 3 @ Norisring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

O primeiro sábado de outubro trouxe um novo recorde para o F1BC. Nada menos do que 23 pilotos disputaram simultaneamente uma corrida oficial, no circuito de Norisring, pelo F1BC RT 3. Um espetáculo cheio de ultrapassagens e lances polêmicos, mas acima de tudo uma experiência aprovada pela grande maioria.

A classificação também mostrou um dado incrível. Os 21 pilotos que marcaram tempo ficaram distantes por menos de quatro segundos, do primeiro ao último colocado. A pole-position mais uma vez ficou com o goiano Paulo Roberto, dividindo a primeira fila com Carlos Cunha. Michel Mendonça e Carlos Junior formaram a segunda fila, enquanto Lucas Sena e Gabriel Chaubah surpreenderam com quinto e sexto tempos.

Qualifying
1 Paulo Roberto, 56.432
2 Carlos Cunha, 56.923
3 Michel Mendonça, 57.089
4 Carlos Junior, 57.123
5 Lucas Sena, 57.307
6 Gabriel Chaubah, 57.348
7 Ricardo Pereira, 57.555
8 Renato Chiara, 57.559
9 Gabriel Sarmento, 57.595
10 Carlos Cambará, 57.646
11 Fernando Emetério, 57.756
12 Gus Scherer, 57.759
13 Marcos Antunes, 57.837
14 Rodrigo Wizard, 57.889
15 Luth Cysne, 58.058
16 Diogo Tenan, 58.131
17 André Chiara, 58.155
18 Caio Chaubah, 58.197
19 Helio Neto, 58.709
20 Carlos Silva, 59.295
21 Paulo Chiara, 59.816
22 Frederico Da Matta, sem tempo
23 Diogo Leal, sem tempo

Para resumir a corrida, é preciso adiantar que Paulo Roberto venceu com sobras. Largando bem, o goiano manteve-se à frente o tempo todo - exceto durante o pit-stop - e deixou a briga pelo segundo lugar com Cadu, Junior e Michel. Aliás, esta foi a melhor disputa durante os 40 minutos, e os três pilotos chegaram a estar no segundo posto. Todos eles chegaram a encontrar retardatários mais difíceis, mas foi Cadu quem se desvencilhou de todos sem maiores problemas, enquanto Junior chegou a ser rodado por um adversário, e Michel levou uma fechada em plena reta.

O quinto colocado também merece destaque. Marcos Antunes voltou a participar da categoria, largou em 13° é verdade, mas imprimiu um forte ritmo o tempo todo para fazer uma excelente corrida de recuperação. Caco encontrou pilotos que não vendem barato suas posições, como André Chiara, Lucas Sena e Carlos Cambará (que abandonou), e até acabou rodando ao dividir curva com Rodrigo Wizard, mas nada foi capaz de detê-lo no bloco intermediário.

Houve também uma turma dos pilotos que estavam em um péssimo dia. Começando por Luth Cysne, que fez apenas o 15° tempo e causou o drama na largada, ao perder totalmente o ponto de freada e acertar vários carros. Carlos Silva, em sua estréia no RT, também não foi dos mais felizes, e acabou voltando de uma área de escape fechando Mendonça bem na reta. Diogo Tenan, também em sua primeira participação na temporada, rodou três adversários.

Para finalizar, vale à pena lembrar o bloco dos azarados. Gus Scherer estava em uma boa sexta posição, quando sua conexão caiu. Renato Chiara, que fez o oitavo melhor tempo na classificação, foi bloqueado logo na largada e ficou até sem o porta-malas, e Gabriel Sarmento e seu xará Chaubah foram rodados duas vezes cada.

Race, Final
1 Paulo Roberto, 40:03.493 (41 voltas)
2 Carlos Cunha, +12.535
3 Carlos Junior, +30.154
4 Michel Mendonça, +33.841
5 Marcos Antunes, +45.852
6 André Chiara, +49.660 [+15]
7 Rodrigo Wizard, +1 volta
8 Lucas Sena, +58.288 [+15]
9 Ricardo Pereira, +1 volta [+15]
10 Gabriel Chaubah, +1 volta [+15]
11 Frederico Da Matta, +1 volta
12 Gabriel Sarmento, +1 volta [+15]
13 Renato Chiara, +2 voltas
14 Caio Chaubah, +3 voltas [+15]
15 Paulo Chiara, +3 voltas
16 Diogo Leal, +3 voltas
17 Gus Scherer, DNF (31)
- Carlos Cambará, DNF (28) [+15]
- Diogo Tenan, DNF (24) [+45]
- Helio Neto, DNF (9) [+5]
- Fernando Emetério, DQ
- Carlos Silva, DQ
- Luth Cysne, DQ
Fastest Lap: Paulo Roberto, 56.761

Punições
L.Cysne DQ, causou acidente múltiplo na largada
C.Silva DQ, rodou G.Sarmento, fechada em M.Mendonça
D.Tenan: +15s x3, rodou R.Chiara, C.Chaubah, G.Chaubah
R.Pereira +15s, rodou G.Sarmento
A.Chiara +15s, rodou G.Sarmento
G.Sarmento +15s, rodou G.Chaubah
G.Chaubah +15s, rodou F.Emetério
C.Cambará +15s, rodou M.Antunes
L.Sena +15s, rodou F.Da Matta
H.Neto +5s, toque em C.Cambará
*Quem abandonou, cumpre a punição na próxima corrida que completar.
*Pilotos desclassificados terão de largar dos boxes na etapa seguinte.

Labels: