F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, March 01, 2008

F1BC RFT 0 @ Surfers Paradise: Resultados

Por Cassius Naves

Qualifying
1 Michel Mendonça, 1:54.570
2 Carlos Eduardo, 1:55.069
3 Carlos Junior, 1:55.275
4 Eduardo Marques, 1:55.576
5 Cassius Naves, 1:56.325
6 Rodrigo Wizard, 1:56.866
7 Lucas Sena, 1:57.718
8 Frederico Da Matta, 1:58.156
9 Rodrigo Miranda, 2:00.300
10 "Vale", 2:00.544
11 Carlos Henrique, 2:01.169
12 Fernando Passos, sem tempo
13 Gabriel Sarmento, sem tempo

Final, 25 minutos
1 Carlos Junior, 26:55.310
2 Rodrigo Miranda, +37.090
3 Cassius Naves, +50.455
4 Eduardo Marques, +51.333
5 Rodrigo Wizard, +1:11.164
6 Lucas Sena,+1.45.694
7 Frederico da Matta, +1.53.470
8 Michel Mendonça, DNF (14)
- Carlos Eduardo, DNS
- Vale, DNS
- Carlos Henrique, DNS
- Fernando Passos, DNS
- Gabriel Sarmento, DNS

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F1BC School 1 @ Montreal: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard / Andrei Fonseca

O F1BC School já começou a bater seus próprios recordes. Se na primeira etapa da categoria foram sete pilotos, desta vez já pudemos ver 10 deles se apresentando, o que fez com que o sistema de dois servidores fosse utilizado, com cinco em cada, mais os comissários de cada um. Como o próprio comissário Carlos "Cadu" Eduardo disse, "essa turma do School está mais responsável que a Light", o que significa que a nova divisão do F1BC está se saindo bem, em corridas com poucas ocorrências e mais disputas em pista.

QUALIFYING - Enquanto nas corridas foram usados dois servidores, no Qualifying apenas um, comportando os dez jogadores. Marcelo Vidal e Lucas Chaves tiveram problemas e tiveram de se contentar em dar duas voltas rápidas cada um ao final do treino, para não deixá-los de fora logo de cara sem a oportunidade de se classificarem em um Server A. Enquanto isso, Andrei Fonseca marcou sua primeira pole-position, deixando Eduardo Marques, na estréia, em segundo. Luth Cysne e Daniele Assis formaram a segunda fila, enquanto Lucas Chaves, estreante, fechou os cinco primeiros.

Qualifying
1 Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:13.042
2 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:13.909
3 Luth Cysne (PR/Renault), 1:14.420
4 Daniele Assis (RJ/Williams), 1:14.543
5 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:14.759
6 Carlos Silva (PR/Honda), 1:14.821
7 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:16.357
8 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:16.751
9 Diogo Leal (GO/Renault), 1:18.864
10 Robson Santos (SP/McLaren), 1:20.971

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Na largada da Feature no Server A, Andrei Fonseca mantém a liderança tranquilamente. Daniele Assis e Lucas Chaves largam bem também e vão ambos pra cima de Renault de Luth Cysne. Numa manobra espetacular, Williams, Red Bull e Renault dividem a reta, sendo que Luth é ultrapassado por Daniele e Lucas, cada um de um lado. Eduardo Marques larga com cautela e é alcançado pelos três que viam atrás na primeira curva. Antes de chegarem a primeira curva da corrida, quatro carros já procuram o seu espaço onde apenas cabem dois. A Williams toma a frente da Ferrari, porém, ao contornar a primeira curva, a Daniele espalha na frente da Ferrari e perde a posição para Eduardo. Luth, mesmo espremido entre a Ferrari de Eduardo e a Williams de Daniele, consegue escapar. Enquanto isso, Lucas Chaves contorna esta curva com segurança e se mantém atrás de Eduardo Marques.

Na primeira perna da Curve Senna, Daniele volta perigosamente para dentro da pista e a atravessa, empurrando Eduardo Marques pra cima de Lucas Chaves e há um toque. Na tão grave, mas suficiente para deixar Lucas Chaves para trás da confusão. Luth aproveita a confusão e coloca sua Renault por dentro ultrapassando Lucas Chaves. Eduardo Marques consegue segurar o carro e trazê-lo a tempo de evitar a ultrapassagem de Luth e se mantendo a frente do piloto da Red Bull. Lucas segue Luth e Daniele volta pra pista. Ao fim dessa perigosa seqüência de curvas temos Andrei Fonseca em primeiro, Eduardo Marques em segundo, seguido de Luth Cysne, Lucas Chaves e Daniele Assis que consegui voltar pra pista. Depois desse início a mil por hora, a corrida se limitou a Andrei Fonseca levando sua Honda tranquilamente na frente, enquanto que Ferrari, Red Bull e Renault brigavam pelo segundo lugar, com alternando posições entre si e pneus fora da pista. Enquanto isso, Daniele Assis partiu para uma corrida de recuperação.

Após uma escorregada de Eduardo Marques, Lucas Chaves assumiu a segunda posição, seguido de perto de Luth e Eduardo. Luth esboçou uma reação para conseguir a segundo posição, mas não consegui acompanhar do ritmo dos Lucas e, algumas voltas depois, foi ultrapassado por Eduardo na freada da chicane. Após passar reto no cotovelo e perder o bico do carro ao tentar voltar pra pista, Luth teve que ir aos boxes e também foi ultrapassado por Daniele. Enquanto isso, Andrei Fonseca mantinha sua liderança e Eduardo Marques ia à caça de Lucas Chaves. Quase no meio da corrida, Eduardo Marques alcança Lucas Chaves e depois de duas voltas de pressão, o piloto da Red Bull erra o ponto de freada e pula a chicane. Sem ter como desviar, Eduardo Marques empurra Lucas Chaves fazendo-o rodar para fora da pista e toma sua segunda posição. A rodada de Lucas Chaves permite que Daniele Assis se aproxime. A janela de pit stops foi aberta pelo líder da corrida, seguido por Lucas e Daniele, ambos na volta 10. Eduardo assumiu temporariamente a primeira posição enquanto Luth continua na sua levando com alguma dificuldade sua Renault. Duas voltas depois é a vez de Eduardo e Luth pararem nos boxes e a liderança voltar para as mãos de Andrei.

No Server B, a briga foi igualmente grande, porém com duas largadas canceladas. Em duas delas, Robson Santos não segurou o carro na primeira curva e acertou os demais, porém nosso sistema de relargada fez com que todos pudessem correr a prova sem danos. Quando as luzes apagaram pra valer, Carlos Silva pulou na ponta, seguido de Raphael Brito, Marcelo Vidal, Diogo Leal e Robson Santos. O primeiro incidente veio ainda na primeira volta, quando Marcelo Vidal rodou, Diogo Leal reduziu para evitar uma colisão, e Robson Santos não conseguiu evitá-la, fazendo Diogo rodar, e ainda perdendo o bico ao colidir com Vidal. Mesmo com a confusão, as posições forsam cedidas e nada se alterou, exceto a necessidade de reparos na McLaren de Robson.

A primeira alteração nas posições veio logo na terceira volta, quando Carlinhos perdeu o controle no último Esse e quase rodou. Raphael, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar uma colisão, que deixou o adversário ao contrário na pista e então caindo para terceiro. Robson Santos abandonou após mais uma batida, desta vez na quinta volta e perdendo uma roda. As posições permaneceram assim após os pit-stops, porém Carlinhos ensaiou uma reação e encostou em Vidal, conseguindo ultrapassar o piloto da Williams nas voltas finais. Vidal bem que tentou dar o troco, mas já era tarde.

Feature Race, Final (20 voltas)
1 Andrei Fonseca (MG/Honda), 25:43.973 (média de 206.19 km/h)
2 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +4.501
3 Daniele Assis (RJ/Williams), +24.125
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +29.958
5 Luth Cysne (PR/Renault), +1:06.244
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), 26:26.660 [+10s penalty]
7 Carlos Silva (PR/Honda), +14.772
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), +25.108
9 Diogo Leal (GO/Renault), +1 lap
10 Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Accident (5) [+10s penalty]
Fastest lap: Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:14.352

SPRINT RACE - Na largada com o grid invertido na Sprint, a confusão não foi menor do que a Feature no Server A. Logo na largada, Lucas Chaves ganhou a primeira posição de Luth, que por sua vez também foi ameaçado pela Williams de Daniele. Mas ela espalhou ao tentar ultrapassar Luth por fora e quase perdeu a posição para Andrei. Este também largou bem e consegui passar por Eduardo Marques com alguma facilidade. Lucas Chaves entrou muito veloz na Virage Senna e acabou espalhando também, dando de presente a liderança para Luth. Ao voltar para o traçado, Lucas atravessou a frente de Daniele e fez a sua Williams sair do chão. Andrei aproveitou para passar por ela, mas um toque polêmico de Eduardo em sua roda traseira direita o fez sair de traseira e ele teve que reduzir a velocidade de sua Honda para não rodar na pista. Mesmo assim, Andrei se manteve na pista e consegui passar por Daniele, porém perdeu sua posição para Eduardo Marques.

Assim, após a largada, as posições foram: Luth na liderança; Lucas Chaves em segundo; Eduardo Marques; Andrei Fonseca; e Daniele Assis. Após duas voltas e meia de pura pressão de Lucas Chaves pra cima de Luth Cysne, o que permitiu que Eduardo Marques e Andrei Fonseca se aproximassem, num ultrapassagem apertada, Lucas consegue tomar a liderança tocando a Renault de Luth, que leva a pior e roda na entrada dos boxes, perdendo a posição também para Eduardo e Andrei. Esse toque e Lucas em Luth foi penalizado pela direção de prova com um acréscimo de 10 segundos no tempo final do piloto da Red Bull. Eduardo ainda consegue se aproveitar da confusão a sua frente e passar por Lucas Chaves na saída da chicane. Andrei agora segue em terceiro, seguido de Luth e Daniele. Lucas ainda tenta acompanhar o ritmo de Eduardo, mas este segue muito forte. Lucas acaba rodando na chicane, perdendo a segunda posição para Andrei e Luth. Daniele continua em quinto. Todos mantêm suas posições até a bandeirada final. Eduardo Marques em primeiro, Andrei Luiz em segundo e Luth Cysne em terceiro completa o pódio. Lucas Chaves (que mesmo recebendo uma punição ainda se mantém em quarto) e Daniele Assis completam o grid de chegada do Server A na Sprint Race.

O Server B teve uma ótima corrida de curta duração, cheia de pegas. Com o grid invertido, Diogo Leal aproveitou uma boa largada e manteve a ponta, seguido de Vidal, Silva, Brito e Santos. Ao final da segunda volta, Marcelo tentou ultrapassar Diogo, mas fez a manobra cortando a chicane, também para evitar um acidente, já que ambos ainda dividiam a reta com Carlinhos, ou seja, três carros lado-a-lado! Quem poderia se aproveitar da confusão era Raphael, mas este errou na entrada da chicane e manteve a posição. Uma volta mais tarde foi a vez de Robson abandonar com uma batida, e de Carlinhos cometer um erro ao tentar superar Diogo, perdendo o bico dianteiro na saída do hairpin.

Raphael então não deu chances para Diogo e o ultrapassou, mas tambémnão conseguiu uma aproximação efetiva de Marcelo, deixando a vitória então com o piloto da Williams, que aindalevou uma punição pelo seu corte de chicane, mas não afetando o resultado final. Carlos ainda passou por maus bocados, trocando o bico de seu Honda e levando um Stop and Go por exceder a velocidade limite nos boxes (assim como ocorreu em Cleveland), terminando quase uma volta atrás do líder.

Sprint Race, Final (7 voltas)
1 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 8:52.944 (média de 209.04 km/h)
2 Andrei Fonseca (MG/Honda), +1.937
3 Luth Cysne (PR/Renault), +8.103
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +12.220 [+10s penalty]
5 Daniele Assis (RJ/Williams), +22.983
6 Marcelo Vidal (SP/Williams), 9:07.327 [+5s penalty]
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), +10.342
8 Diogo Leal (GO/Renault), +27.271
9 Carlos Silva (PR/Honda), +59.082
10 Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Accident (3)
Fastest lap: Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:14.434

Explicação de punições
Robson Santos: +10s por fazer Diogo Leal rodar,
Raphael Brito: +10s por fazer Carlos Silva rodar,
Lucas Chaves: +10s por fazer Luth Cysne rodar,
Marcelo Vidal: +5s por corte de chicane.

Não custa nada ajudar, também. Desta forma, passaremos algumas dicas úteis a cada etapa, sempre no intuito de colaborar para que estes jogadores evitem ao máximo alguns imprevistos, que uma hora ou outra acontecem, já que se tratam de corridas! Confiram a lista de dicas.

Dicas Úteis e Alertas
Eduardo Marques: favor evitar toques na traseira de adversários,
Lucas Chaves: favor evitar toques na traseira de adversários,
Lucas Chaves: evitar usar chat durante Qualifying/Race,
Marcelo Vidal: caso corte chicane e ganhe posição, devolva em seguida,
Raphael Brito: favor evitar toques na traseira de adversários,
Robson Santos: favor evitar toques na traseira de adversários,
Todos os pilotos: evitem cortes de chicanes, isso pode ser decisivo no resultado,
Todos os pilotos: durante o Qualifying, respeitem a velocidade limite nos pits.

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Friday, February 29, 2008

F1BC Cup 3 @ Montreal: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Eduardo

Felipe Augusto (PE / Super Aguri)

Felipe, como tem sido seu trabalho para manter a excelente campanha. Como a Aguri tem te ajudado a manter esse rendimento e ótimo desempenho?
Pra falar a verdade, eu tenho trabalhado pouco no desenvolvimento do carro. O Gabriel, que fez pré-temporada dá os seus toques para mim e chego na pista só para correr mesmo, até porque ando meio sem tempo para testes, ainda bem que não está sendo necessário melhorar meu ritmo!

O que você prevê para o Canadá? Você gosta da pista? Está otimista com seu possível desempenho?
Gosto muito de lá, é uma pista estreita e que temos que tirar proveito da reta do 3º setor. Acredito que esteja com um bom ritmo para a corrida, mas é uma pista em que não tenho muita sorte, nas duas ultimas temporadas do F1C que disputei fui campeão mas não venci lá, então se for bom não vencer pra levar o título né? (risos)

Hoje você é candidato disparado ao título, num campeonato que temos uma lenda como o Wizard. Você conseguindo esse feito realmente marca seu nome na história, você já chegou a pensar nisso?
Sim, infelizmente eu corri pouco com o Wizard, vim entrar para a F1BC esse ano, sei que ele papou tudo e isso me motiva ainda mais para tentar buscar esse título. Quando entro num campeonato sempre busco a vitória, me adapto a situação do campeonato para guiar do meu jeito e está saindo tudo como esperava.

Luis Morais (SP / Toro Rosso)

Luis, como estão seus preparativos para o Canadá? Acha que está preparado e rápido para estar no server A?
Não espero muita coisa para o Canadá, não treinei muito, e quando treinei os tempos não foram nada bons. Infelizmente creio que não me classificarei pro Server A, e priorizarei mais a consistência na corrida

Faça uma avaliação de seu desempenho e de sua equipe nesse primeiro terço de campeonato.
Pra ser sincero, até agora só foram pistas que não gosto de correr, exceto Mônaco. E meu desempenho até foi bom, mesmo eu tendo problemas e abandonando em mais da metade das corridas (na maioria depois dos 75%, então menos mal). A equipe ta indo na sua, eu e o Djalma não fizemos nenhuma corrida excepcional, e como ele esteve meio sumido a uns tempos, nossa pontuação está boa.

Qual sua estratégia para o Canadá? Mais conservador ou mais agressivo?
Em todas as corridas fui conservador, não briguei muito por posições para não prejudicar o próximo, porque sou muito barbeiro. Por isso vou manter essa condição.

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F1BC Light 1 @ Montreal: Coletiva Pré-Corrida

Por Carlos Eduardo

Rafinha Hadesoul (SP / Toyota)

Rafinha, depois de finalmente você conseguiu sua primeira vitória na Sprint em Cleveland, Você acha que tudo tende a melhorar? O que representou pra você e pro campeonato essa vitória?
Assim eu espero, tomara que minha onda de azar passe para o Cadu ou qualquer outro piloto (rs), vamos ver se eu consigo boas melhoras em Canadá, pois estou muito motivado para essa corrida apesar de não gostar do circuito... e significou muito pra mim, pois acredito que a zica resolveu me deixar em paz, já pro campeonato não foi muito bom pois poderia ter ganhado mais pontos se não tivesse abandonado o Feature.

No Canadá você acha que pode repetir o bom desempenho de Cleveland, quais as maiores dificuldades que você vê para essa prova?
Não só acho como tenho que correr melhor do que Cleveland, minha maior dificuldade e a impaciência, estou trabalhando muito forte nisso.

Você ainda pensa no título? Ou já começa e querer trabalhar pra dar tranqüilidade ao seu companheiro, hoje o grande favorito?
Se penso no titulo? Essa pergunta foi feita pra pessoa errada e na hora errada. Se eu ainda tenho chance de vencer, nunca irei desistir do titulo... falta muita briga pela frente e eu darei meu máximo para obter esse título, quem sabe mais umas 4 provas tendo o azar que tive ai sim eu começo ha pensar em trabalhar para ajudar o Péricles.

Péricles Lee (SP / Toyota)

Péricles, hoje você é com certeza o candidato mais forte ao título, como você tem trabalhado com isso. Aumentou de alguma maneira a pressão?
Se sou realmente um candidato ao título eu fico muito feliz, mas não posso deixar isso subir a cabeça, pois se não eu posso me prejudicar e muito no decorrer da competição. Em relação a pressão não aumentou não, estou tentando manter a calma e não cometer erros bobos nas próximas etapas.

Você está otimista para correr no Canadá? Você acha que pode manter ou abrir a liderança?
Eu estou otimista sim, mesmo não fazendo a melhor tempo nessa pista, estou muito confiante que posso fazer uma ótima corrida, e pretendo sim ampliar minha vantagem em relação aos outros competidores.

Na última etapa a equipe toyota pontuou bastante, você acha que agora vocês podem fazer um trabalho e levar o campeonato de construtores?
Eu acho q sim, até pq finalmente meu parceiro de equipe ganhou, quem sabe ele agora não de a volta por cima (só espero q ele não me passe rsrsrs) e nós vamos lutar por isso

Thiago Lisboa (PR / Red Bull)

Thiago, qual sua expectativa para o Canadá? Como ficou os boatos ou bajulações sobre você estar se mudando para WTCC?
Não participarei das etapas do Canadá, como anunciei semana passada, devido a minha visita ao WTCC. Fico chateado, quando escuto noticias, infundadas, e feita no "chutometro" sobre transferências e etc, mais confirmo aqui, e digo, estarei no campeonato, participando, até o fim...pra mim é fantástico estar na red bull, e não trocarei por nada....No fim do ano, espero não ver, "Thiago Lisboa vai para o Fia-GT", já que pretendo assistir as etapas de potrero de los funes, na argentina......mas simplesmente por que sou fã incontestável de competições GT e turismo.

Aproveitando sua ausência nesse final de semana. Você poderia nos fazer uma análise sua do campeonato até agora?
Está superando minhas expectativas a minha performance no campeonato, e em Cleveland finalmente consegui mostrar que tenho forças pra futuramente vencer corridas. Peguei um carro problemático na corrida longa, e transformei ele num super carro pra corrida curta....Acho que tenho muito para melhorar, mais a minha performance até agora, anda me surpreendendo muito...

Você aposta em algum piloto para a corrida do Canadá? Torce para alguém?
Olha, vou manter a minhas apostas da ultima corrida......Espero que de Miranda, Carlos Eduardo ou Oliveira.....Mais tem muita gente que anda bem no nosso grid, como o Lee e o Alves, que também acho que podem vencer.....enfim, na light as coisas são assim, não da pra prever muito quem vai ganhar.....a única coisa que resta, é eu dar uma boa sorte a todos, excelente corrida, e que se divirtam acima de tudo, pois o campeonato ta muito embolado.....e depois do Canadá, eles que não esqueçam que eu volto!...... Abraço a todos, e até a próxima.

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F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Montreal: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - A Fórmula 1 começou a visitar o Canadá nos anos 60, porém, por conta da rivalidade entre os franco-canadenses de Quebec e a população inglesa, um rodízio entre as pistas de Mont Tremblant e Mosport Park foi projetado. O acordo durou pouco, já que Mont Tremblant era muito perigosa, e então Mosport passou a ser a única a sediar a etapa.

Logo, os franco-canadenses, inspirados pelo sucesso da crescente estrela Gilles Villeneuve em 1977, decidiram que era preciso ter novamente um circuito em Quebec. Construir um autódromo estava fora dos planos, já que o custo era (e até hoje é) muito alto, e então foi sugerido que se ligassem as estradas da Ilha de Notre Dame, formando assim um curso. Em 1978, projetado por Roger Peart, estava pronto o Circuito de Notre Dame.

Quando substituiu o circuito de Mosport, ainda em 1978, O circuito recebeu esse nome (Circuito Notre Dame) e, apenas após a morte trágica do canadense Gilles Villeneuve (pai do piloto Jacques Villeneuve) em Zolder, no ano de 1982, a pista canadense foi rebatizada como Circuit Gilles Villeneuve. Tecnicamente, esta é uma pista que permite uma boa velocidade na reta que antecede a entrada dos boxes, porém tem diversas chicanes e dois "hairpins": o Pits Hairpin e a Virage Senna.

Tamanha a complexidade deste circuito - que ainda tem nos freios um problema crítico -, as equipes de Fórmula 1 são capazes de planejar um pacote aerodinâmico específico apenas para ser usado nesta corrida. Conciliar alta velocidade, freadas fortes, curvas apertadas e muros próximos é o próximo desafio para o F1BC Cup, Light e School.

Informações da pista
Montreal, Circuit Gilles Villeneuve
Localidade: Ilha de Notre Dame, Montreal, Quebec, CAN
Tipo: Temporary Parkland Road Course
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4.421 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Esquerda

Home Race para
Rodrigo Oliveira (Light)

Disgrace Race para
Deco Ganecci (Cup)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (20 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (7 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (20 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (7 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (20 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (7 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Neve fraca (80% de possibilidade de chuva)*
F1BC Light 1 - Ensolarado (20% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
* Mesmo com possibilidade de neve na School, o clima será Dry.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Montreal
F1BC Cup 1 - Vencedor: Sergio Kolachinski (Ferrari 2002)
F1BC Cup 0 - Vencedor: Victor Cardoso (Benetton 1999)
Volta mais rápida: Frank Aguiar, 1:14.559 (Williams 2002)

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: Máximo de atenção, favor evitar toques (pode causar LAG no server),
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: o "S" pintado com faixas brancas lá dentro não precisa ser seguido,
Saída dos pits: respeitar 100% a linha branca de saída, sem "pisar" nela,
Pista estreita: não tente ultrapassar onde não dá, siga a simulação da realidade,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

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Thursday, February 28, 2008

Jornal F1BC: Comunicados e Notícias

Por Frank Aguiar / Rodrigo Wizard / Gabriel Zanchetta / Leonardo Schuskel /
Eduardo Azeredo / Luis Morais / Deco Ganecci / Fernando Passos / Carlos Junior /
Michel Mendonça / Rodrigo Miranda / Thiago Lisboa / Carlos Eduardo / Lucas Sena

Muitos comunicados de Pilotos e Equipes nesta semana! Disponibilizamos tudo em uma imagem à parte, onde você clica e lê todas estas notícias. Basta clicar ao lado e conferir tudo o que está rolando no F1 Brasil Challenge!

A cada etapa de campeonato, os jogadores enviam notícias sobre seus treinos, expectativas, comentários sobre os resultados obtidos, entre outras criações imaginárias, que simulam uma verdadeira rotina de pilotos.

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Wednesday, February 27, 2008

F1BC Cup 3 @ Cleveland: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Bom... cá estamos, e terminamos essa 1a. passagem pela terra da Junkie Food, da Bola Ovalada da Poluição Industrial desenfreada, dos Carros Beberrões e das pistas Ovais. O clima certamente vai mudar... masa tabela não. Felipe Augusto e Carlos Junior deixam Rodrigo para tras e limitam a disputa pelo caneco entre eles 2, por enquanto Rodrigo fica isolado na tabela, longe do 2o. e do 4o.. Porém, se não se cuidar pode ser ultrapassado por Kolachinski ou Zoro, que estão bem proximos dele.

Saindo do Top 5 (nem tão top 5 assim) Fernando Passos, a dupla da BMW, Fael e Cassius além de Gabriel "el santo" Rak Zanchetta estão numa briga feroz para ver quem consegue ficar mais perto da ponta sem realmente chegar nela. Dos 4, apenas Fael não compareceu ao aeroporto, e Zanchetta lembrou que não só escreve, mas corre também e conseguiu bons resultados.Cassius também andou bem no server A (na sprint, teve pane seca na feature) e Passos fez uma bela corrida no server B. Michel Mendonça e Luis Morais completam esse grupo, apesar da falta de Michel. Já Luis conseguiu uma vitória no server B, mas não teve muita sorte na sprint race.

Agora temos o grupo dos relaxados, azarados, ausentes ou qualquer outro motivo que o leitor queira dar para eles não estarem numa posição melhor. Lá temos Sidney Dias, Frank Aguiar, Eduardo Azeredo, Deco Ganecci, Lucas Sena, DJ Bereta e Gabriel Sarmento. Desses, o destaque em Cleveland foi Deco, que conseguiu pontuar nas 2 corridas que participou. Azeredo, Sena e Bereta pontuaram só na Sprint e Aguiar em nenhuma.

Schuskel, Rodrigues e Dias... não vou comentar nada!

Dica da Semana

Agora... hummm...er... retornamos a programação normal!

Inaugurado em 1998, o bar The Wall Café faz barulho com muito Rock 'N Roll no mais que tradicional bairro do Bixiga em São Paulo na Rua Treze de Maio 152. O nome da casa faz referência ao clássico álbum da banda de Rock Progressivo, Pink Floyd, e foi batizado assim, pelos fiéis freqüentadores do bar.

O The Wall Café mantêm a arquitetura antiga original, piso de madeira escura, parede de tijolos decoradas com neons e propagandas antigas de bebidas como Coca-Cola e cervejas. Dois telões exibem vídeo clipes, um localizado na entrada da casa e outro acima do palco, e é neste palco que todas as noites tocam as melhores bandas de Rock de São Paulo.

Não se pode deixar de falar do bar, o The Wall Café possui dois bares um em cada piso, que servem uma grande variedade de bebidas, e claro, o já tradicional Chopp servido em jarras. O The Wall Café é também um dos poucos bares em São Paulo onde o proprietário -Wallace Van Loon- acompanha diretamente todo o funcionamento do bar, atendendo sempre com muita simpatia à todos os clientes.

Fonte: http://www.thewallcafe.com.br

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F1BC Light 1 @ Cleveland: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Bom... aqui estamos na 7a. etapa da BC Light, e a disputa pela ponta da tabela parece ser mais emocionante que os embates entre Felipe x "Qualquer um com chance" da BC III. Temos nada mais que 6 pilotos vivos e 1 morto na disputa pelo caneco, e Pericles Lee tomou a liderança de novo, depois de uma série de problemas em Monte Carlo e Indianápolis. Daniel Alves foi razoável e agora toma a vice liderança.

Depois, numa diferença de 3 pontos, temos 4 pilotos na briga: Thiago Lisboa, Rodrigo Oliveira, Carlos Eduardo e Alan Tavares. Rodrigo Oliveira chegou nesse bolo depois de um bom desempenho no aeroporto, os outros ou faltaram, ou não foram lá essas coisas, mas a tendência é melhorar (maioria das vezes). Rodrigo Miranda, com 81 pontos também faz parte da briga, e vem vindo muito forte depois de ótimos resultados na terra do McDonalds, ele deve ser fã de Big Mac.

Depois no 2o. pelotão, temos Gustavo Stênio, Rafinha Hadesoul, Thiago Tavares, e alguns atestados de óbito. Gustavo conseguiu seu melhor resultado e dá sinais de vida no certame, Rafael precisa saber que não tem 20 descartes (lição aprendida por Gabriel Zanchetta e Luis Morais) e Thiago Tavares se conseguir faltar menos pode melhorar também. Mais para baixo da tabela... não adianta comentar, não mudou nada... é triste 1/3 do grid simplesmente debandar do campeonato que nem na metade chegou... enfim, é a vida.

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F1BC School 1 @ Cleveland: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Bom... mais uma categoria surgiu, e no aeroporto de Cleveland, nos Estados Unidos, foi a 1a. etapa da F1BC School, pilotos desconhecidos da maioria, uma primeira corrida, logo não se pode ter um parâmetro exato do que temos por vir. Porém alguns destaques podem ser citados desde já. Luth Cysne conseguiu levar as duas corridas pela calma, não foi afobado, recebeu poucas punições e ganhou merecidamente. Essa aparentemente é a mesma linha seguida por Vidal, porém não teve tanta sorte e não foi tão bem na Sprint como foi na Feature.

Daniele mostrou ser veloz, porém com algumas besteiras não pontou tanto quanto poderia, pode ir bem melhor nas etapas seguintes. Raphael Brito é muito veloz porém, segue a escola G. Villeneuve de ser muito a risca, correndo de uma forma muito inconstante, mesmo exemplo de Carlos, que por besteira não pontuou na feature. E por fim temos Andrei Fonseca e Robson Santos que precisam de alguns resultados para se ter uma real noção do que podem fazer.

Mas a maior parte está por correr no futuro... Diogo Leal, Diogo Felicio, Diogo Tenan, Arthur Estrada, Jefferson Leão, Eduardo Marques, Lucas Chaves, Rodrigo Lacerda, Alvaro Nunes e Marcos Carvalho. Ou seja, qualquer parâmetro feito agora para a School é prematuro, precisando assim de mais corridas, motores explodindo e asas voando.

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Tuesday, February 26, 2008

F1BC Cup 3 @ Cleveland: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Felipe Augusto (PE/Super Aguri)

Como foi sua vitória na Feature Race?
Vitória tranquila, corri de acordo com o que tinha planejado sem nenhum problema. A 1ª fila da aguri foi até uma surpresa pra mim, porque não esperávamos estar rápidos la em cleveland por pouco treino, ou quase nenhum pra falar a verdade.

Deixar os adversários errarem sozinhos foi uma tática na Sprint Race?
Isso mesmo, como o lag atrapalha, eu espero sempre erro dos adversários pra evitar ultrapassar "fantasma", mas tem horas que não da mesmo e sempre acontece esses choques inexistentes. Não esperava tomar punição por cut-track, mas não vou questionar a direção de prova.

Carlos Junior (PA/McLaren)

Mais uma vez você ficou atrás de Felipe Augusto na Feature, e à frente na Sprint. Essa é uma tendência para o restante do campeonato?
Espero que sim. Essa estratégia tem se mostrado o único jeito de tentar alguma aproximação a Felipe na tabela, ou pelo menos evitar que a vantagem se amplie muito.

Na Sprint Race, você cruzou a linha de chegada em terceiro mas venceu por conta das punições adversárias. Você considerou justo o resultado?
Sim. Era uma regra que valia para todos, e certamente eu poderia ter sido mais rápido se não fosse a excessiva cautela naquele setor, já temendo punições como as que ocorreram.

Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri)

Qual foi a sensação de voltar ao pódio nesta etapa?
Voltar ao pódio é gratificante, visto os problemas que tive nas 2 ultimas etapas, realmente não esperava um desempenho tão bom, visto que tive uns problemas com o carro e a chegada de umas peças. Espero manter essa linha de pódios e subir na tabela.

Colocar os dois Super Aguri na frente do grid era uma estratégia prevista?
Não, até 10min antes da corrida não tinha nenhum acerto do carro, treinei as pressas, fiquei muito surpreso com a 1a. fila, porém não me mantive na corrida, mas isso eu já previa, mas poderia ter sido melhor, errei na estratégia, o que comprometeu meu resultado.

Cassius Naves (MG/BMW Sauber)

Ao final da Feature você sofreu pane seca. Aquilo foi erro muito grande de cálculo?
Acredito que esse erro seja justificado pela falta de testes em relação ao consumo, pois so arrumei a quantidade de combustivel na hora da corrida , e um 4 lugar na seria nada mal para uma feature onde larguei em 7.

Na Sprint, você ganhou mas não levou. Foi justo o resultado na sua opinião?
Acredito que assim como a maioria cometi erros ki merecem punições então estou tranquilo pois sei que a punição foi o certo a se fazer.

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F1BC Light 1 @ Cleveland: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Rodrigo Miranda (PA/Honda)

Como foi a emoção nessa primeira vitória no F1BC?
Não teve emoção, não corri bem, apenas tentei errar ao menos. Afinal nem sempre o mais rápido é quem ganha!

O que ocorreu na segunda prova, em que você se arrastou na pista?
Eu cometi um erro e perdi a asa traseira, e então tive que ligar o limitador pra poder ficar reto na pista, e levei duas voltas mas terminei nos pontos.

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

Finalmente você venceu. Como foi a sensação de superar esta barreira?
Sinceramente, eu naum senti sensação nenhuma... pois esta com raiva por ter abandonado o feature, onde eu poderia chegar no minimo em 4 lugar. As vezes eu dou uns vacilos imperduaveis!

O que ocorreu na Feature Race, quando você rodou e abandonou?
Me enrrolei todo no comeco caindo pra 3 lugar, e ja qria recuperar a pocisão o mais rapido possivel, esse foi meu erro, pois perd o controle do carro ao passar na chincane e rodei, o pior d tudo e q eu mesmo bati no muro por que o carro ja tinha parado sem perder nada, fui manobra e perd a asa batendo no muro. estou muito impaciente, preciso melhor muito ainda!

Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber)

O que você achou do final da Feature Race, quando houve o toque com Pericles Lee?
Achei falta de esportiva por parte do Lee, pois ele sabia que não tinha como me passar ali e bateu jogando minha corrida fora, e incompetencia da direção de prova para poder punir o lee, pois como ele está brigando pelo titulo, não tiveram coragem de desqualificar ele por atitude anti desportiva.
Nota da organização: Não faltou coragem ou competência coisíssima nenhuma. A reclamação do piloto não procede, pois a punição ao piloto Péricles Lee era suficiente para deixar o piloto Gustavo Stenio à frente dele, mas o piloto da BMW Sauber levou punições por corte de caminho, e ficou merecidamente atrás do rival no resultado final.

Comente sobre sua prova da Sprint Race.
Na Sprint, por outra atitude anti-desportiva, Rafinha seguiu fora do traçado para fazer a curva e tirando assim a estabilidade do meu carro, fazendo com que eu não pudesse brigar pela corrida.
Nota da organização: O piloto Rafinha Hadesoul já estava por dentro, com o carro à frente no apex da curva, e quem provocou o toque foi o próprio Gustavo Stênio.

Alan Tavares (PA/McLaren)

O que você acha que pode ser o motivo desta greve dos mecânicos da McLaren, que não fizeram mais uma vez seu pit-stop em Cleveland?
Creio que se trata de desunião na equipe, ja reuni todos e lavamos a roupa suja, espero que Cleveland e monaco sejam esquecidas e apartir de agora a equipe esta em prol de um so objetivo, dá um carro confiável aos seus pilotos.

Qual sua opinião sobre esse circuito de aeroporto? Está aprovado para o futuro, ou existem pistas melhores para se usar?
Cleveland é um circuito bem seletivo, ali vc tem que ser agressivo e ao mesmo tempo cauteloso pq qualquer vacilo vc pode sair da pista e perder o controle do carro, mas acredito que num futuro próximo aparecerão pistas melhores para serem acrescidas ao campeonato.

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Monday, February 25, 2008

F1BC Cup 3 @ Cleveland: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


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F1BC Light 1 @ Cleveland: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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F1BC School 1 @ Cleveland: Vídeos da Etapa

Por Marcelo Vidal

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F1BC RFT 0 @ Turagua: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

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Sunday, February 24, 2008

F1BC Cup 3 @ Cleveland: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Foram 14 pilotos dividindo a pista de Cleveland, nso Estados Unidos, e muitas disputas no F1BC Cup 3, nesta sétima etapa do campeonato. A pista, com todos os seus problemas (luzes de largada não funcionando, cones dividindo pista de entrada dos boxes, e chicane de alta velocidade) não foram um grande problema para os pilotos. É claro, punições viriam a surgir, mas quem soube evitá-las deu um grande passo rumo a um melhor resultado.

QUALIFYING - Os 15 minutos livres voltaram nesta etapa como formato de Qualifying para a corrida, e os pilotos usaram bem este valioso tempo para maracarem seus tempos. Sem problemas, Felipe Augusto mais uma vez deixou a marca de pole-man e cravou o melhor tempo, seguido de seu companheiro de equipe Gabriel Zanchetta, ressurgido das cinzas, deixando Carlos Junior e Rodrigo Wizard na segunda fila.

Qualifying
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 51.105
2 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 51.627
3 Carlos Junior (PA/McLaren), 51.681
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 51.879
5 Carlos Zoro (SC/Toyota), 51.904
6 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 52.117
7 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 52.328
8 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 52.817
9 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), 53.254
10 Fernando Passos (RJ/Spyker), 53.332
11 Deco Ganecci (SP/Toyota), 53.454
12 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), 3.929
13 Lucas Sena (RJ/Renault), 55.027
14 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - O Server A começou com uma boa largada de ambas as Super Aguris, e com Sergio Kolachinski levando um toque de Carlos Zoro e perdendo terreno. Rodrigo Wizard se desconcentrou na confusão e caiu de quatro para sétimo, enquanto Carlos Junior foi à caça dos adversários, e Cassius Naves mantinha um bom ritmo. Durante os pit-stops, Cassius ganhou a posição de Gabriel, enquanto Junior já era o segundo. Nas últimas voltas, a única alteração no resultado foi a ultrapassagem de Wizard em Kolachinski, e o abandono de Cassius com pane seca no giro final. Zoro chegou uma volta atrás do líder Felipe, que cravou também uma bela volta mais rápida. As punições por corte de caminho não alteraram o resultado real dos carros que cruzaram a linha de chegada, mas aproximou Gabriel, Sergio e Rodrigo, que então poderiam ter finalizado a prova a menos de um segundo de distância entre eles.

No Server B, foi a vez de Luis Morais levantar o caneco, e ainda chegando na sexta posição geral. Mesmo não largando bem, o piloto da Toro Rosso viu seus adversários ficando pelo caminho por conta de incidentes. Seu companheiro de equipe Djalma Bereta estourou o motor ainda no início da prova, mas os dois acidentes espetaculares foram protagonizados por Eduardo Azeredo, Frank Aguiar e Lucas Sena. No primeiro, Aguiar rodou, e Azeredo sem poder desviar acabou decolando na Red Bull do adversário, capotando várias vezes até pular a barreira de concreto e ir parar no canteiro central da pista. O segundo, mais bizarro ainda, foi de Lucas Sena, que entrou errado pelo lado direito dos boxes e em altíssima velocidade, esborrachando o carro e a si próprio. Sobraram Fernando Passos e Deco Ganecci na pista, sendo que Fernando poderia até ter vencido, e foi por muito pouco.

Feature Race, Final (27 voltas)
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 24:34.474 (média de 243.65 km/h)
2 Carlos Junior (PA/McLaren), +12.503 [+8s penalty]
3 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), + 27.015 [+20s penalty]
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +39.265 [+8s penalty]
5 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +41.780 [+6s penalty]
6 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 24:52.419
7 Fernando Passos (RJ/Spyker), +1.580
8 Deco Ganecci (SP/Toyota), +43.193 [+5s penalty]
9 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), DNF/Fuel (26) [+26s penalty]
10 Carlos Zoro (SC/Toyota), +1 lap [+54s penalty]
11 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), DNF/Engine (6) [+2s penalty]
12 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), DNF/Accident (6) [+40s penalty]
13 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), DNF/Accident (6) [+2s penalty]
14 Lucas Sena (RJ/Renault), DNF/Accident (3) [+5s penalty]
Fastest Lap: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 51.964

SPRINT RACE - No Server A, uma grande coincidência com o resultado, sendo que os pilotos que subiram no pódio da Sprint Race foram os mesmos e na mesma ordem da corrida mais curta de Indianápolis, a etapa anterior. Na realidade, quem cruzou a linha de chegada na frente foi Cassius Naves, seguido de carlos Junior e Felipe Augusto, mas as punições por corte de chicane trocaram as posições. A largada teve uma boa disputa na primeira curva, com Gabriel tentando ultrapassar Rodrigo por dentro, e uma boa defesa do paulista da Honda. que não deu espaços na Curva 2 e ainda teve de fechar a porta para Sergio - uma defesa dupla em uma reta bastante larga. Na saídas daquela curva, porém, Kolachinski levou um toque de Junior, que fez o paranaense (radicado em São Paulo, risos) perder suas colocações. Na volta seguinte, Wizard estava na cola de Zoro e o ultrapassou, mas o catarinense bateu na traseira da Honda na curva seguinte e deixou o atual campeão sem asa traseira. Wizard ainda foi para o pit mas seu carro estava completamente torto, e na volta seguinte ele quase acertou o líder até então, Cassius Naves, quando contornava a chicane, quando o mineiro teve bastante reflexo e desviou. Zanchetta e Kolachinski poderiam ter levado a vitória, mas eles também levaram pequenas punições em tempo por corte de chicane e ficaram em quarto e quinto, respectivamente. Zoro levou vários penaltys, também por levar um cone embora, e teve de se contentar com o sexto lugar.

Continuação da Sprint Race, o Server B deu uma mostra de cavalheirismo, até de forma exagerada, quando Fernando Passos e Eduardo Azeredo devolveram suas posições para Deco Ganecci, após acertarem a traseira do piloto da Toyota, cada um a seu tempo. Passos foi o primeiro a fazer isso, mas não tinha como evitar a colisão pois Deco errou uma curva, mas mesmo assim o piloto da Spyker dcedeu a posição. Nisso, Eduardo Azeredo também tocou Ganecci nas curvas seguintes, mas passou o adversário e também Passos, que estava desacelerando para o colega. Na linha de chegada, porém, Edu foi coerente e deixou Deco levar a vitória, com Passos em terceiro. Lucas Sena chegou em quarto, mesmo com alguns cut tracks, e Djalma Bereta em quinto, uma volta atrás. Frank Aguiar não largou, e Luis teve problemas.

Sprint Race, Final (8 voltas)
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 7:16.747 (média de 244.27 km/h)
2 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), +0.474 [+2s penalty]
3 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 7:15.773 [+6s penalty]
4 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), + 2.516 [+4s penalty]
5 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +4.367 [+6s penalty]
6 Carlos Zoro (SC/Toyota), +4.016 [+32s penalty]
7 Deco Ganecci (SP/Toyota), 8:48.904
8 Eduardo Azeredo (RJ/Ferrari), +1.272
9 Fernando Passos (RJ/Spyker), +4.343
10 Lucas Sena (RJ/Renault), +24.109 [+8s penalty]
11 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +1 lap
12 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +2 laps
13 Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF (3) [+5s penalty]
14 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), DNS
Fastest Lap: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 52.213

Punições e alertas para próxima etapa
* Todos os jogadores: evitar futuros Cut Tracks,
* Luis Morais: evitar deixar p/ resolver problemas de mismatch em cima da hora,
* Carlos Zoro: evitar toques e batidas na traseira de adversários (em observação),
* Rodrigo Wizard: evitar manobras bruscas em posição arriscada (em observação)

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F1BC Light 1 @ Cleveland: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Corridas decididas nas últimas voltas, incidentes, punições, ultrapassagens e muita emoção, tudo isso fez o F1BC Light dar uma grande apresentação Cleveland, nesta sétima etapa. Carlos Eduardo não esteve presente, então fatalmente a liderança passou para as mãoes de Péricles Lee, que também cometeu vários tropeços, mas nada que o mantivesse a um ponto atrás de um líder ausente na ocasião. Foram nove participantes ao todo, e novamente o esquema de dois servidores foi utilizado, para evitar ao máximo o LAG.

QUALIFYING - A classificação foi feita em server único, sendo que Daniel Alves e Thiago Lisboa chegaram atrasados e não marcaram tempo, mas tiveram a chance de correr. Rafinha Hadesoul confirmou sua velocidade em classificações e marcou a pole-position, ao lado de seu companheiro Pericles Lee.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 51.643
2 Pericles Lee (SP/Toyota), 52.700
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 53.033
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 53.115
5 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 53.705
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), 58.440
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:00.462
8 Daniel Alves (RJ/Renault), sem tempo
9 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Agora divididos em dois servers, o A (principal) teve um início de corrida tranquilo, exceto pelo toque entre Rafinha e Gustavo, onde a Toyota rodou e o piloto partiu para uma tentativa de recuperação. Hadesoul até cravou a volta mais rápida, mas não foi suficiente e, quando ele rodou na penúltima curva do circuito, acabou desistindo da disputa. Alan Tavares tinha tudo para obter a vitória, e foi para o pit-stop com bastante vantagem, mas novamente os mecânicos não atenderam seu pedido e o paraense abandonou sem combustível. A briga então estava entre Stênio, Lee e Miranda, os três bastante próximos. O piloto da BMW Sauber ensaiou uma reação e ultrapassou Pericles, porém na última volta o vice-líder do campeonato acabou fechando a trajetória do mineiro, que bateu e perdeu a asa traseira. Quem se aproveitou disso foi Rodrigo Miranda, que cruzou a linha de chegada em segundo, mas por conta das penalizações de Péricles, herdou a vitória, a primeira de sua carreira dentro do F1 Brasil Challenge. Gustavo Stenio poderia chegar em segundo, mas também levou penalizações por corte de chicane, o que prejudicou seu resultado.

O Server B foi tranquilo, com Daniel Alves obtendo a vitória. Thiago Tavares poderia ter vencido, não fosse seu erro de mismatch, onde seu GDB indicava número incorreto de voltas. Uma lição que não deve ser esquecida. Rodrigo Oliveira chegou em segundo, porém duas voltas atrás de Daniel, e Thiago Lisboa abandonou a prova e usou o tempo para se preparar para a Sprint Race.

Feature Race, Final (27 voltas)
1 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 26:28.966 [+10s penalty] (média de 229.32 km/h)
2 Pericles Lee (SP/Toyota), 26:06.579 [+39s penalty]
3 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +27.030 [+24s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), 29:02.893
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +2 laps
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), +3 laps
7 Thiago Lisboa (PR/Red Bull),DNF/Suspension (14)
8 Alan Tavares (PA/McLaren), DNF/Fuel (14)
9 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (11)
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 53.509

SPRINT RACE - Teria Rafinha Hadesoul espantado seu azar para sempre? Um dos favoritos ao título, o piloto da Toyota finalmente venceu sua primeira na carreira do F1BC, nesta prova de apenas oito voltas de duração. Ele cruzou a linha de chegada com quase seis segundos de vantagem sobre Alan Tavares, e mesmo a punição de +8 segundos não foi suficiente para lhe tirar a conquista, já que Alan levou +4 segundos. Péricles Lee chegou em terceiro, enquanto Gustavo Stênio ficou em quarto. Rodrigo Miranda perdeu a asa traseira e teve de andar por algumas voltas pela pista com o limitador ligado, tamanha a indirigibilidade de seu Honda.

No Server B, a tática de Thiago Lisboa, de abandonas a Fetaure Race para se concentrar no ajuste de seu Red Bull para a Sprint, deu certo. Ele chegou 14 segundos à frente de Daniel Alves, que cruzou em terceiro mas levou a posição de Thiago Tavares, que cortou a chicane algumas vezes. Oliveira terminou em quarto.

Sprint Race, Final (8 voltas)
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:18.144 [+8s penalty] (média de 230.44 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +5.935 [+4s penalty]
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +25.643 [+4s penalty]
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +1:05.529 [+2s penalty]
5 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 7:55.040
6 Daniel Alves (RJ/Renault), +14.694
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), +11.826 [+12s penalty]
8 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +31.582
9 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +3 laps
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 52.783

Punições e alertas para próxima etapa
* Todos os jogadores: evitar futuros Cut Tracks,
* Pericles Lee: evitar fechar a trajetória dos adversários (em observação),
* Thiago Tavares: evitar deixar p/ resolver problemas de mismatch em cima da hora.

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