F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, September 22, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Duas grandes provas marcaram a terceira etapa do F1BC II, no circuito de Enna Pergusa, na Itália. Para falar a verdade, foram quatro provas, já que, pela primeira vez, esta edição do F1BC fez uso de dois servidores, visto que nada menos do que 13 jogadores compareceram para esta disputa. Infelizmente, dois deles estavam com problemas técnicos: Cassius Naves e Rodrigo Miranda. Logo, 11 participantes abrilhantaram a noite.

A classificação começou pontualmente às 19h30, e deu-se sem maiores problemas. Na junção dos tempos entre os dois servidores, constatou-se a pole-position de Rodrigo Wizard, quase meio segundo à frente de Rafael Carvalho, segundo no grid. Já Alan Tavares, Sidney Dias e Ogue Brito ficaram para o Server B - e deveriam receber a companhia de Rodrigo Miranda e Cassius Naves, o que infelizmente não aconteceu.

Qualifying
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1min37s981
2. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 1min38s453
3. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 1min39s480
4. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 1min39s826
5. Fernando Rodrigues (BA/BMW Carly/T.Coronel), 1min40s906
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 1min41s066
7. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1min41s196
8. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), 1min41s231
9. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), 1min45s705
10. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 1min47s280
11. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), 1min57s703

A primeira prova então começa. Entretanto, com oito participantes no Server A, logo uma capotagem de Michel Mendonça na primeira curva fez a largada ser abortada. O processo foi repetido, e agora foi a vez de Eduardo Azeredo e Fernando Passos se enroscarem, em mais um grande acidente. Na terceira tentativa, a controvérsia: mesmo recebendo um toque e saindo da pista, Rodrigo Wizard permaneceu na disputa, enquanto Rafael Carvalho, que caiu para último, tentou uma permanência na pista na primeira volta, mas pediu a relargada.

Sem maiores delongas, vamos a largada de fato. Rodrigo Wizard errou logo na primeira curva e rodou, e a liderança caiu no colo de Victor Cardoso, que aproveitou bem os espaços e pulou à frente. Rafael Carvalho perdeu posições ao abrir passagem, enquanto Fernando Rodrigues rodou e também bloqueou a passagem de Michel Mendonça, deixando Eduardo Azeredo e Sergio Kolachinski em segundo e terceiro, respectivamente.

Na corrida de recuperação, Wizard e Carvalho ainda se encontraram pelo caminho, ambos na perseguição de Fernando Rodrigues, quando o paulista e o carioca se tocaram, e Carvalho levou a pior. Rodrigo continuou a caçada e superou Rodrigues, e logo depois também deixou Kolachinski para trás. Enquanto Cardoso abria uma distância confortável na liderança, Wizard e Azeredo travaram uma boa disputa, que culminou com a segunda colocação de Rodrigo e a dobradinhada BMW Schnitzer. Eduardo ainda recebeu a pressão de Sergio pelo terceiro lugar, mas cruzou a linha de chegada à frente do paranaense.

Já no Server B, a disputa foi mais tranquila, com Sidney Dias abrindo uma boa vantagem sobre Ogue Brito, que finalizou em segundo. Alan Tavares, com uma batida e outros problemas, ficou uma volta atrás do líder, mas somou seus primeiros pontos na competição.

Race 1 - Final, 7 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 11min58s223
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 2s578
3. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 25s210
4. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 25s541
5. Fernando Rodrigues (BA/BMW Carly/T.Coronel), + 39s556
6. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 54s252
7. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 1min16s249
8. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), Server B, 13min31s359
9. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), + 37s664
10. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), + 1 volta
11. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), DNF/Suspension

A segunda prova, com o grid invertido em relação a chegada da primeira corrida, não teve nenhum acidente na largada. Fernando Passos não conseguiu manter a primeira posição, e Rafael Carvalho tomou a posição por fora, enquanto seu companheiro Michel lhe tomou a ponta por dentro, em uma bela manobra. Rodrigo Wizard novamente errou, e ficou longe dos demais. Na primeira chicane, veio o primeiro acidente, com Rafael Carvalho batendo na barreira e danificando seriamente o carro. Na segunda chicane, mais uma baixa, desta vez com Victor Cardoso acertando o muro e abandonando. Pela liderança, Fernando Rodrigues tocou sua dianteira na traseira de Michel Mendonça, fazendo com que o capixaba rodasse e perdesse cinco posições. partir daí, Rodrigues não foi mais ameaçado e venceu a prova.

Na segunda volta, Fernando Passos e Eduardo Azeredo disputaram ferozmente a segunda posição, ambos saindo pela grama por um instante. Passos ainda voltou à frente e segurou Kolachinski e Mendonça, que estavam logo na cola. Michel rodou, e logo perdeu a posição para Eduardo. Foi então que Passos recebeu um toque por trás de Kolachinski, ambos rodaram, mas o carioca teve que abandonar. Com isso, Edu tomou a segundas posição e Michel a terceira. A briga entre estes três esquentou, com diversas trocas de posições, e até mesmo uma pirueta de Kolachinski, aterrissando com as quatro rodas no chão e dando continuidada a sua prova. Eduardo Azeredo fez o segundo pódio do final de semana, e Michel Mendonça enfim conseguiu estourar o champagne, em terceiro lugar.

Simultaneamente, o Server B teve novamente o triunfo de Sidney Dias, que com isso alcançou a sexta posição geral na segunda prova. E não foi nada fácil desta vez, já que Alan Tavares pressionou e chegou a pouco mais de três segundos depois do paulista. Ogue Brito fechou a sequência.

Race 2 - Final, 4 voltas
1. Fernando Rodrigues (BA/BMW Carly/T.Coronel), 7min00s599
2. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 8s738
3. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 9s388
4. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 13s910
5. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 16s751
6. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), Server B, 7min20s668
7. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), + 3s440
8. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), + 20s810
9. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 1 volta
10. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), DNF/Suspension
11. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), DNF/Accident

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Friday, September 21, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Dança das Cadeiras

Por Rodrigo Wizard

Com o mercado de pilotos mais estabilizado após o início do campeonato, a Dança das Cadeiras mostrou poucas mudanças para a etapa de Enna Pergusa, na Itália.

A única baixa fica por conta da AUDI Sport, que perdeu dois de seus pilotos. O capixaba Michel Mendonça e o carioca Fernando Passos receberam uma ótima proposta da ALFA Autodelta, equipe oficial da Alfa Romeo, e deixaram a escuderia germânica apenas com Deco Ganecci a representando. A Audi não desistiu do campeonato, e procura novos pilotos para ocupar as duas vagas deixadas. Especula-se que novos pilotos poderão aparecer nesta equipe em breve, já que a Audi apresentou um ótimo desempenho nas primeiras etapas e seu carro tem potencial.

A ALFA ROMEO aproveitou a etapa em sua "casa" e, por sua vez, é o grande destaque da semana, com os grandes reforços de Michel Mendonça e Fernando Passos. A dupla agora se unirá a Yuri Apolônio e Carlos Garcia, formando um quarteto dos mais fortes. As equipes com carros da Alfa Romeo ainda dispõe de dois carros na Clever Cats, mais dois na Bigazzi, e uma vaga tanto na Alfa Test quanto na GTItalia.

Thursday, September 20, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Ao final do último dia antes da terceira etapa do F1 Brasil Challenge, que será realizada no circuito de Enna Pergusa, na Itália, conversamos com três pilotos e buscamos suas opiniões e expectativas para a prova que acontecerá logo mais. Confira as declarações.


Fernando Passos (ALFA ROMEO Autodelta)

Qual sua expectativa para essa corrida, agora pela equipe oficial da Alfa Romeo?
Depois da mudança de equipe, agora na Autodelta, acredito que poderei fazer um boa prova nas duas baterias. Andei com o carro na pista particular da Alfa e os resultados foram animadores, pois consegui rapidamente me adaptar ao carro, que por sinal tem um enorme potencial e acredito que em Enna Pergusa brigaremos de igual pra igual com as BMW's.

E o que você achou dessa pista de Enna Pergusa?
Não conhecia a pista, e andando percebi que tem umas retas importantes onde ter um bom motor será primordial. Mas por outro lado tem chicanes que poderá causar uma grande confusão na corrida, então a tática é ser conservador pra depois atacar, além de tomar cuidado com os toques na traseira, pois isso poderá jogar o carro nas barreiras de pneus.


Rodrigo Miranda (SEAT Sport)

Como está o clima da equipe SEAT Sport para essa prova?
Os pilotos não se mostraram adaptados a pista e estão sentindo grandes dificuldades de segurar os carros nas freiadas.

E diante desta situação, como ficam os objetivos do time em Enna Pergusa?
O que a equipe mas almeja é se mater na corrida, pois como a pista é muito rápida fica dificil segurar o carro e sair sem algum arranhão, ou seja, não vamos correr pra conseguir bons tempos, mas para se manter intactos!


Sergio Kolachinski (BMW Carly Motorsport)

Qual sua meta neste sábado?
Buscar um tempo que me garanta no Server A e completar a prova. Essa pista é complicada, traiçoeira, então vou buscar um ritmo bom, porém seguro, principalmente para a primeira bateria, esperando com isso um lugar no pódio.

Para esta etapa em Enna Pergusa, você crê em algum favorito?
Rodrigo Wizard e Rafael Carvalho impressionaram nos treinos, sabemos do potencial desses nomes, acredito que a vitória fique entre esses dois, apesar de que não será surpresa um nome diferente no lugar mais alto do pódio, o campeonato está muito competitivo.

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Wednesday, September 19, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Comunicados das Equipes

Por Rodrigo Miranda / Michel Mendonça / Rodrigo Wizard / Fernando Passos


SEAT Sport quer chegar ao nível das BMW

A equipe começa a montar seus boxes nesta quarta-feira. Os treinos coletivos serão iniciados na quinta. Com a troca da sua distribuidora de Combustivo para a REDE ALE os carros prometem ter um menor desgaste do motor. Os problemas de ausência de parte da equipe no sábado passado se deu por conta do GameSpy e da Telemar que deixou os carros sem conexão, mesmo com todas as dificuldades o equipe conseguiu botar o piloto Rodrigo Miranda 2 vezes no pódio. Alan Tavares e Ogue brito estão anciosos pra consquistar os primeiros pontos e ja se mostraram bastante agrecivos nos treinos no silulador, agora so falta esperar se o carro responderá bem e consiguirá chegar ao nível das BMW's.


Acidente Forte marca treino da Audi

Os treinos para a etapa de Pergusa começaram na noite de ontem para a equipe AUDI sport. O primeiro treino livre da equipe ficou marcado pelo forte acidente que envolveu o piloto Michel Mendonca na Chicane da Piscina. O piloto passa bem. "Tudo acontceu muio rápido, qdo percebi o muro já tava bem na minha frente!" São as palavras do piloto após a batida.

A chicane possui uma inclinação em sua entrada que dificulta o trablho do piloto na desaceleração do carro, o caro de Michel decolou e deu um leve toque na proteção de pneus, fazendo o carro voar com a lateral no muro, na saida da curva. Após o susto a equipe continua trabalhando no carro, para tentar dar um equilibrio maior com relação aos carros BMW.


BMW Team Schnitzer iniciará treinos na sexta-feira

Mais atrasada do que de costume, a equipe Schnitzer iniciará seus treinos para a terceira etapa do F1BC 2, no circuito de Enna Pergusa (Itália), apenas nesta sexta-feira (21/9). A dupla formada por Rodrigo Wizard e Victor Cardoso só conseguirá treinar junta a menos de 24h da corrida, fruto de compromissos tanto do paulista quanto do carioca, que levaram ao desencontro de horários. "Não será nada fácil buscar o entrosamento e traçar as estratégias neste curto espaço de tempo, mas estou confiante de que faremos um bom papel neste final de semana", destacou Rodrigo.

Segundo colocado na tabela com 34 pontos, Wizard já participou dos treinos coletivos esta semana, colocando sua BMW entre os mais rápidos em várias sessões, e também já tendo a oportunidade de observar os concorrentes para a próxima corrida. "Os AUDI evoluíram muito, e virão fortes para esta etapa, assim como os SEAT, que já estão virando ótimos tempos", analisou o bi-campeão do F1BC. "Mas todas as equipes que utilizam carros da BMW têm pilotos fortes, e não dá pra apontar favoritos", alertou.

O BMW Team Schnitzer lidera o Campeonato de Equipes, com 54 pontos, enquanto a BMW é lider isolada no Campeonato de Marcas. A etapa de Enna Pergusa do F1 Brasil Challenge II terá início neste sábado (22/9), a partir das 19h20 (horário de Brasília).


AUDI Sport com problemas financeiros

Devido a um grande furo no orçamento da equipe,ela se viu obrigada a fechar negocio envolvendo dois de seus pilotos. Os pilotos Michel Mendonca e Fernando Passos estão migrando para a equipe Auto della, que usa o chassis da alfa romeo. O motivo de tal mudança, niguem da Audi pode responder,mas a negociação provocou uma grande discussão dentro do paddock das duas equipes.

A equipe Auto della termina hj a montagem de seu boxe em Enna Pergusa, já prometendo um carro mais competitivo que o da Audi, segundo boatos. Os pilotos Michel Mendonca e Fernando Passos, estão apenas esperando a confirmação da organização para poder se juntar a nova equipe e aos novos companheiros. A noite os treinos prosseguem!


ALFA ROMEO Autodelta comemora contratações

O porta voz da equipe Alfa Romeo Autodelta o italiano Francesco Malatti veio a imprensa informar sobre a contratação dos pilotos Michel Mendonça e Fernando Passos que já vão correr na etapa de Enna Pergusa pela equipe. "Nesse momento informamos que estamos muito felizes com a contratação de Michel e Fernando. Como foi um acontecimento muito rápido devido a negociação com a Audi Sport somente nesse momento pudemos confirmar a contratação de ambos os pilotos.

Para se adaptarem melhor com o carro os pilotos estão realizando testes na pista privada afim de obter maiores detalhes dos carros e depois irão para a etapa de Enna. Com isso espera-se reforçar a nossa equipe em busca de conseguir recuperar o campeonato de construtores e pilotos que está com a BMW."

Tuesday, September 18, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Manual de Sobrevivência

Por Rodrigo Wizard

Como ficou provado nos treinos livres desta semana, que antecede a terceira etapa do F1BC II deste sábado (22/9), o circuito italiano de Enna Pergusa é um dos mais complicados para uma disputa sem incidentes de corrida. Para evitar ao máximo estes imprevistos, vamos analisar os principais pontos a serem destacados desta pista.

A maior complicação sem dúvida está nos Checkpoints, ou “linhas de parciais”. Ao contrário da grande maioria das pistas, em Enna Pergusa estas linhas são bem no meio de curvas, o que torna obrigatória a passagem pela pista nestes pontos. A primeira marcação encontra-se na Curva 3, enquanto a segunda está bem entre as barreiras de pneus da Chicane 1, onde está a maior preocupação: se um carro passar por for a desta chicane, sua volta não será computada, pois não terá passado pelo checkpoint. Isso significa que, se o piloto errar a entrada da chicane, terá de dar meia-volta e passar por ela, para ter sua volta computada.

As Chicanes, aliás, são o segundo maior motivo de preocupação entre os comissários de prova. Tanto na Chicane 1 quanto na Chicane 2, cabe apenas um carro em sua passagem, que é limitada por barreiras de pneus. Portanto, uma disputa de posição mais forçada nestes pontos poderá acarretar uma batida frontal na barreira, que causará graves danos aos veículos. Para evitar esse tipo de acidente, é extremamente recomendável que o piloto que não estiver no traçado ideal tenha o bom-senso de aliviar a disputa na entrada destas curvas, caso esteja lado-a-lado com seu oponente. Tentar ganhar o traçado ideal no “jogo de corpo” durante a reta também não é o ideal, e toques desse tipo acarretarão punições.

Outro ponto a ser destacado está nas zebras da pista. É de conhecimento geral que os carros de turismo são mais altos que monopostos e, portanto, têm certa facilidade em cortar a pista pela grama ou brita. Ao atacar as zebras, será preciso um cuidado redobrado, pois um corte que dê ganho de tempo poderá ao final da prova levar a uma punição, através do replay da corrida. A regra básica nestas situações é manter o carro com pelo menos uma roda dentro da pista, levando em conta que a zebra é considerada pista.

Para finalizar, vale ressaltar a questão dos horários. O F1 Brasil Challenge tem o compromisso da pontualidade com seus participantes, que muitas vezes não podem contar com atrasos na programação da prova. Para que o processo se torne dinâmico e simples, pedimos a presença de todos os participantes online no MSN a partir das 19h10, para confirmarmos às 19h20, no máximo, os pilotos que participarão da etapa. Isso fará com que acertemos o planejamento dos servidores – caso seja necessário mais de um – e a quantidade de pilotos que será distribuída entre estes servers.

Observação importante: A primeira prova terá 7 voltas, enquanto a segunda, com grid de partida inverso em relação a chegada da primeira, terá 4 voltas. O total em 100% desta corrida é de 11 voltas, então esta será a partilha de voltas em Enna Pergusa.

Monday, September 17, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Quem esperava por tanta competitividade? Esta é a pergunta que paira ao conferir a Classificação Geral do F1BC II após a etapa de Magny-Cours. E partindo para a Itália, em Enna Pergusa, o torneio promete ainda mais surpresas.


Campeonato de Pilotos

É fato que Rafael Carvalho ganhou o favoritismo inicial. Na primeira etapa dupla, ele não deu chances aos adversários e venceu as duas provas, somando 47 pontos no geral. Em segundo, Rodrigo Wizard soma 34 e já pensa em tentar descartar estas duas primeiras etapas como piores resultados, mas para isso deverá pilotar muito para somar mais do que 17 tentos por final de semana. Sergio Kolachinski e Rodrigo Dias, respectivamente com 32 e 27 pontos, estão na cola de Wizard, e são dois pilotos em franca ascensão de forma geral.

Quem já ficou no zero pelo menos uma vez também não está muito atrás. Rodrigo Miranda com 26, Sidney Dias e Victor Cardoso com 20, e Fernando Passos com 18 pontos, têm plenas condições de subir na classificação, já que podem descartar uma de suas faltas e ainda tropeçar em mais uma etapa. Completando os que possuem pontos, Eduardo Azeredo (11) e Huggo Aquino (8) precisam reagir, mas estes se mostraram muito rápidos na pré-temporada e não será novidade se obterem pódios em sequência.

Os demais pilotos ainda não compareceram nas etapas, e já precisam ficar alertas para evitar futuras ausências, para não comprometerem suas trajetórias no campeonato. Eles ainda têm a seu favor a regra dos descartes, que exclui os dois piores resultados, e podem tranquilamente reagir na classificação. São os casos de Carlos Garcia, Yuri Apolonio, Michel Mendonça, Deco Ganecci, Fernando Rodrigues, Vitor Durans, Raphael Ramos, Cassius Naves, Alan Tavares, Ogue Brito e Djalma Bereta, todos com qualidade suficiente para não se abalarem com a ausência de pontos.

1. Rafael Carvalho, 47 pontos

2. Rodrigo Wizard, 34
3. Sergio Kolachinski, 32
4. Rodrigo Dias, 27
5. Rodrigo Miranda, 26
6. Victor Cardoso, 20
7. Sidney Dias, 20
8. Fernando Passos, 18
9. Eduardo Azeredo, 11
10. Huggo Aquino, 8


Campeonato de Equipes

Esta é a briga que tem a maior competitividade no momento. A BMW Schnitzer (Wizard e Cardoso) soma 54, a BMW Carly (Kolachinski, Rodrigues e R.Dias) computa 50 pontos, e muito provavelmente brigarão pelo título até o fim. Outra equipe que pode incomodar e muito é a BMW Italy-Spain (Carvalho, Ramos e Durans), que só teve à disposição um de seus pilotos e mesmo assim confere 47 tentos, o que leva a crer que poderão lutar pela liderança nas próximas etapas.

Outras equipes estão em ascensão: SEAT Sport (Miranda, Tavares e Brito) com 26 pontos, BMW Redline (Naves e S.Dias) com 20, e AUDI Sport (Mendonça, Passos e Ganecci) com 18. Estas só fizeram a estréia na segunda etapa, e já mostraram que estão dispostas a comparecer com o time completo nas próximas rodadas.

Em situação um pouco mais difícil se encontram a BMW Mamprey (Azeredo) e ALFA Reoboots (Aquino), que contam com apenas um piloto cada, e suas ausências foram sentidas neste último final de semana. Já a SKODA Autospektrum, que tinha Rodrigo e Sidney Dias, está sem pilotos, mas conta com nove pontos e procura novos representantes. Enquanto isso, a ALFA Autodelta (Garcia e Apolonio) parece que iniciará o campeonato a partir de Enna Pergusa, na casa italiana, e a VOLVO Art (Bereta) poderá confirmar presença a qualquer momento.

1. BMW Schnitzer, 54 pontos
2. BMW Carly, 50
3. BMW Italy-Spain, 47
4. SEAT Sport, 26
5. BMW Redline, 20
6. AUDI Sport, 18
7. BMW Mamprey, 11
8. SKODA Autospektrum, 9
9. ALFA Reoboots, 8


Campeonato de Marcas

Sem dúvidas esta é a disputa mais óbvia em termos de resultados. A BMW venceu todas as corridas até o momento, e é o carro preferido entre os pilotos, acumulando incríveis 182 pontos entre suas cinco equipes. A SEAT com 26, e a AUDI com 18, estão com apenas um trio de pilotos cada uma, limitando suas pontuações. Entretanto, a SEAT ainda tem uma equipe de três carros totalmente disponível para novos inscritos.

Mesmo sendo a campeã de 2003 no ETCC no campeonato real, a ALFA ROMEO parece não convencer os pilotos de que é um ótimo carro. Talvez o fato de ser um modelo de tração dianteira tenha confundido alguns pilotos, mas a certeza é de que, se ajustada corretamente, as Alfas são excelentes carros, talvez os melhores entre todos, e seus oito pontos somados poderão em breve ser bastante aumentados. SKODA com nove pontos, VOLVO e HONDA estão cada vez mais longe do título entre Marcas, mas é certo que ainda possam aparecer pilotos para defender as equipes que usam seus carros.

1. BMW, 182 pontos
2. SEAT, 26
3. AUDI, 18
4. SKODA, 9
5. ALFA ROMEO, 8


Campeonato de Estados

Esta é uma interessante disputa que pela primeira vez é realizada em uma edição do F1BC. Neste início de competição, o Rio de Janeiro mantém a ponta com 96 pontos, contando com os vencedores Victor Cardoso e Rafael Carvalho, além das atuações de Eduardo Azeredo e Fernando Passos.

O Paraná, apenas com Sergio Kolachinski e Rodrigo Dias, já consegue somas 59 pontos e assume a segunda posição, deixando São Paulo, que tem o dobro de cadastrados gerais no F1 Brasil Challenge, em terceiro com 54 pontos, somados por Rodrigo Wizard e Sidney Dias, e esperando uma reação com o reforço pelas futuras participações de Deco Ganecci, Carlos Garcia e Vitor Durans.

A grande promessa é o estado do Pará, que já assume a quarta colocação com 26 pontos marcados por Rodrigo Miranda, e ainda aguarda Ogue Brito e Alan Tavares para uma reação, todos da equipe SEAT Sport. Pernambuco soma oito pontos com o solitário Huggo Aquino, mas já deixa para trás os demais estados.

1. Rio de Janeiro, 96 pontos
2. Paraná, 59
3. São Paulo, 54
4. Pará, 26
5. Pernambuco, 8

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Sunday, September 16, 2007

F1BC 2 @ Magny-Cours: Coletiva Pós-Corrida

Por Sergio Kolachinski

Vamos entrevistar os presentes no pódio durante a etapa de Magny-Cours. Infelizmente Rodrigo Miranda não compareceu, mas temos ainda as presenças de Rafael Carvalho, Rodrigo Wizard e Fernando Passos. Confiram as declarações.

Rafael Carvalho, você estava rápido nos treinos. Vencer as duas baterias te surpreendeu ou você esperava por isso?

Os treinos nunca podem dizer muito por si só por dois motivos: Primeiro que alguns pilotos costumam esconder o jogo, e segundo que cravar bons tempos no treino não significa que você vai ser sempre rápido durante a corrida. Vencer sempre é surpresa, pois até mesmo quando se é um dos favoritos não se deve esperar muito, afinal, qualquer coisa pode acontecer.

Você foi agressivo, principalmente na segunda bateria quando partiu do fundo, e foi muito criticado por isso. Como você encara essas críticas?
Na primeira bateria disseram que fui agressivo quando toquei no Wizard e ele rodou, na minha visão foi um acidente de corrida. Na segunda bateria foi tudo muito agitado. Logo na primeira volta o Sidney acabou perdendo o controle e me acertou, absolutamente normal. Na volta seguinte o Wizard forçou e perdeu o traçado, voltou bruscamente para o traçado desconsiderando que estava lento, fui pego de surpresa, mas consegui frear evitando algo pior. No fim da curva estava bem colado na traseira dele e fiz o que pude para ultrapassá-lo, mas com o toque ele perdeu o controle e beliscou a grama, eu ainda dei sinal de luz mostrando minha indignação sobre a manobra anterior, porém acredito que ele não interpretou bem e na Adelaide ele nem freou, me acertando em cheio. Vendo o replay tudo indica que foi proposital, mas acredito que isso fica a critério do diretor de prova. Nessa mesma volta eu errei na Ímola e rodei atingindo o Kolachinski, acidente, eu sequer estava tentando ultrapassá-lo. Já com o Miranda foi imprudência minha, forcei um pouco a barra e acabei desconsiderando ele, acredito que ele não tenha perdido um tempo comprometedor, porém precioso, portanto vou me esforçar bastante para evitar isso.

Você está sob observação, qual será sua postura para a próxima etapa?
Eu já expliquei todo o ocorrido na corrida deste sábado, falei bastante inclusive. O bom é que consegui enxergar meus erros e o que posso fazer pra evitar acidentes, e é isso que vou fazer.

Fernando Passos, você fez uma primeira bateria discreta, porém conquistou o pódio na segunda. Como você avalia sua estréia em competições oficiais?
Bom, na primeira prova estava muito nervoso, com isso depois da largada acabei escapando na Estoril, perdendo então muito tempo. Tentei então imprimir um ritmo forte o suficiente para garantir uma boa colocação, levando em conta que a diferença entre a Audi e as BMW’s foi muito grande em termos de velocidade final e estabilidade nas curvas de alta, dificultando muito o meu trabalho. Na segunda prova corri mais tranqüilo, com isso consegui abrir em relação ao segundo colocado, mas cometi dois erros cruciais na Estoril e acabei caindo para terceiro. Tentei ainda recuperar a segunda colocação na ultima volta, porém o Miranda acabou de maneira brilhante me dando um “X”. Avaliando assim a minha estréia, acredito que foi um bom resultado, tamanha a diferença entre Audi e BMW, conseguindo somar os primeiros pontos para a Audi Sport no campeonato de construtores.

A etapa foi tumultuada, principalmente em função dos problemas técnicos enfrentados. Você acredita que isso possa ter atrapalhando sua concentração?
Realmente esses problemas me fizeram ficar mais nervoso do que já estava, pois juntou com a emoção da estréia, porém isso melhorou depois que a corrida teve inicio.

Você destacou a diferença entre Audi e BMW, fale um pouco mais sobre isso.
Acredito no potencial da Equipe Audi Sport para diminuir a diferença em relação as BMW’s, e nós pilotos da Audi Sport já estamos analisando uma maneira de solucionar isso o quanto antes. Acho que essa diferença não deve se repetir em alguns circuitos e assim poderemos brigar de igual para igual.

Rodrigo Wizard, você conquistou a pole com uma volta voadora. Nas duas baterias você acabou se envolvendo em acidentes, mesmo assim conquistou um bom resultado na primeira bateria. Fale um pouco sobre os incidentes.
Na primeira corrida o Rafael me acertou logo no curvão, e virei passageiro, só parei no muro e fiz as sete voltas com a suspensão e asa traseira tortas. Na recuperação dei um toque no Kolachinski, levei o troco no hairpin, e rodei de novo. Na segunda corrida eu errei a entrada do curvão e consegui me manter na pista, mas o Rafael vinha rápido e me tocou por trás. No final da reta perdi o controle e o acertei, e de novo fiz a corrida com o carro totalmente danificado, até perder o controle de vez e capotar.

Foi cogitado que você estaria se auto-desqualificando da etapa, procede essa informação?
Não. Na verdade não tem como eu fazer isso, são os comissários que analisam os incidentes e julgam o melhor a ser feito. Mas confesso que fiquei mal comigo mesmo ao me envolver em tantos incidentes, mesmo sendo eu o maior prejudicado em todos eles.

Rafael Carvalho agora lidera com folga a classificação geral. Você já lidou com uma desvantagem assim nos campeonatos anteriores?
Em termos de pontuação, nunca estive tão longe do líder, mas começar um campeonato em desvantagem já não é novidade, como ocorreu no F1BC I. De qualquer forma, em competições de carros turismo sou novato, e não tem pressão nenhuma por causa da pontuação.

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