F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Sunday, September 16, 2007

F1BC 2 @ Magny-Cours: Coletiva Pós-Corrida

Por Sergio Kolachinski

Vamos entrevistar os presentes no pódio durante a etapa de Magny-Cours. Infelizmente Rodrigo Miranda não compareceu, mas temos ainda as presenças de Rafael Carvalho, Rodrigo Wizard e Fernando Passos. Confiram as declarações.

Rafael Carvalho, você estava rápido nos treinos. Vencer as duas baterias te surpreendeu ou você esperava por isso?

Os treinos nunca podem dizer muito por si só por dois motivos: Primeiro que alguns pilotos costumam esconder o jogo, e segundo que cravar bons tempos no treino não significa que você vai ser sempre rápido durante a corrida. Vencer sempre é surpresa, pois até mesmo quando se é um dos favoritos não se deve esperar muito, afinal, qualquer coisa pode acontecer.

Você foi agressivo, principalmente na segunda bateria quando partiu do fundo, e foi muito criticado por isso. Como você encara essas críticas?
Na primeira bateria disseram que fui agressivo quando toquei no Wizard e ele rodou, na minha visão foi um acidente de corrida. Na segunda bateria foi tudo muito agitado. Logo na primeira volta o Sidney acabou perdendo o controle e me acertou, absolutamente normal. Na volta seguinte o Wizard forçou e perdeu o traçado, voltou bruscamente para o traçado desconsiderando que estava lento, fui pego de surpresa, mas consegui frear evitando algo pior. No fim da curva estava bem colado na traseira dele e fiz o que pude para ultrapassá-lo, mas com o toque ele perdeu o controle e beliscou a grama, eu ainda dei sinal de luz mostrando minha indignação sobre a manobra anterior, porém acredito que ele não interpretou bem e na Adelaide ele nem freou, me acertando em cheio. Vendo o replay tudo indica que foi proposital, mas acredito que isso fica a critério do diretor de prova. Nessa mesma volta eu errei na Ímola e rodei atingindo o Kolachinski, acidente, eu sequer estava tentando ultrapassá-lo. Já com o Miranda foi imprudência minha, forcei um pouco a barra e acabei desconsiderando ele, acredito que ele não tenha perdido um tempo comprometedor, porém precioso, portanto vou me esforçar bastante para evitar isso.

Você está sob observação, qual será sua postura para a próxima etapa?
Eu já expliquei todo o ocorrido na corrida deste sábado, falei bastante inclusive. O bom é que consegui enxergar meus erros e o que posso fazer pra evitar acidentes, e é isso que vou fazer.

Fernando Passos, você fez uma primeira bateria discreta, porém conquistou o pódio na segunda. Como você avalia sua estréia em competições oficiais?
Bom, na primeira prova estava muito nervoso, com isso depois da largada acabei escapando na Estoril, perdendo então muito tempo. Tentei então imprimir um ritmo forte o suficiente para garantir uma boa colocação, levando em conta que a diferença entre a Audi e as BMW’s foi muito grande em termos de velocidade final e estabilidade nas curvas de alta, dificultando muito o meu trabalho. Na segunda prova corri mais tranqüilo, com isso consegui abrir em relação ao segundo colocado, mas cometi dois erros cruciais na Estoril e acabei caindo para terceiro. Tentei ainda recuperar a segunda colocação na ultima volta, porém o Miranda acabou de maneira brilhante me dando um “X”. Avaliando assim a minha estréia, acredito que foi um bom resultado, tamanha a diferença entre Audi e BMW, conseguindo somar os primeiros pontos para a Audi Sport no campeonato de construtores.

A etapa foi tumultuada, principalmente em função dos problemas técnicos enfrentados. Você acredita que isso possa ter atrapalhando sua concentração?
Realmente esses problemas me fizeram ficar mais nervoso do que já estava, pois juntou com a emoção da estréia, porém isso melhorou depois que a corrida teve inicio.

Você destacou a diferença entre Audi e BMW, fale um pouco mais sobre isso.
Acredito no potencial da Equipe Audi Sport para diminuir a diferença em relação as BMW’s, e nós pilotos da Audi Sport já estamos analisando uma maneira de solucionar isso o quanto antes. Acho que essa diferença não deve se repetir em alguns circuitos e assim poderemos brigar de igual para igual.

Rodrigo Wizard, você conquistou a pole com uma volta voadora. Nas duas baterias você acabou se envolvendo em acidentes, mesmo assim conquistou um bom resultado na primeira bateria. Fale um pouco sobre os incidentes.
Na primeira corrida o Rafael me acertou logo no curvão, e virei passageiro, só parei no muro e fiz as sete voltas com a suspensão e asa traseira tortas. Na recuperação dei um toque no Kolachinski, levei o troco no hairpin, e rodei de novo. Na segunda corrida eu errei a entrada do curvão e consegui me manter na pista, mas o Rafael vinha rápido e me tocou por trás. No final da reta perdi o controle e o acertei, e de novo fiz a corrida com o carro totalmente danificado, até perder o controle de vez e capotar.

Foi cogitado que você estaria se auto-desqualificando da etapa, procede essa informação?
Não. Na verdade não tem como eu fazer isso, são os comissários que analisam os incidentes e julgam o melhor a ser feito. Mas confesso que fiquei mal comigo mesmo ao me envolver em tantos incidentes, mesmo sendo eu o maior prejudicado em todos eles.

Rafael Carvalho agora lidera com folga a classificação geral. Você já lidou com uma desvantagem assim nos campeonatos anteriores?
Em termos de pontuação, nunca estive tão longe do líder, mas começar um campeonato em desvantagem já não é novidade, como ocorreu no F1BC I. De qualquer forma, em competições de carros turismo sou novato, e não tem pressão nenhuma por causa da pontuação.

Labels: