F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, January 26, 2008

F1BC Cup 3 @ Istanbul: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Luis Morais (SP/Toro Rosso)

Qual sua expectativa para esta etapa? Classificar-se no Server A está ao seu alcance?
Após uma etapa em que fui muito lento no Sakhir, é dificil esperar muita coisa para Istambul, mas creio que será uma etapa muito melhor, pois em alguns treinos andei perto do resto do povo. E dessa vez estou consciente que se classificar no Server A é algo muito dificil, pelo alto nível técnico do povo e baixo nível técnico do dono dessa resposta.

Qual sua maior dificuldade em Istambul?
Com certeza a maior vai ser a minha conexão totalmente instavel, nas duas etapas ela decepcionou na hora H, mas acho que dessa vez não terei tantos problemas.. E uma dificuldade grande que terei também é para entrar naquele bendito box.

Gabriel Sarmento (ES/Williams)

Como foi sua semana de preparação para esta etapa?
O carro está muito equilibrado e pode surpreender na corrida, porém para uma hot lap o acerto ainda não é o ideal e ficariamos satisfeitos com uma vaga no server B, de qualquer forma os treinos para a corrida ainda prometem evoluções em nosso carro. Por enquanto está sendo uma ótima semana e com excelentes aprendizados.

Você buscará subir na tabela com uma tática conservadora ou agressiva?
Entro com o pensamento de fazer uma boa corrida e os pontos virão em consequencia de um bom fim de semana como o carro está muito equilibrado para corrida uma tática conservadora pode levar o carro para uma boa colocação a agressividade deve vir em outras etapas do circuito quando eu espero uma evolução em meu nível técnico tanto para pilotar quanto para experiências em corridas.

Fernando Passos (RJ/Spyker)

O que você achou do traçado de Istanbul? É favorável para sua pilotagem?
Realmente gostei muito da pista, pois lembra um pouco do Bahrein onde tive uma excelente atuação,e por isso acredito que seja favorável sim ao meu estilo.

Qual será o momento crítico da corrida na sua opinião?
Na minha opinião os momentos críticos dessa corrida serão Três.... A primeira curva depois da largada,pois chega a ser uma curva "cega", a segunda curva a esquerda onde tem um ponto de frenagem importante e por fim a chicane logo após as sequências da curva 8,pois ali se vc colocar a roda na zebra o carro perde equilibrio e velocidade para a grande reta.

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F1BC Light 1 @ Istanbul: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Thiago Lisboa (PR/Red Bull)

Qual sua expectativa para esta etapa? Classificar-se no Server A está ao seu alcance?
Irei tentar conseguir uma classificação no server A, já que a pista não é muito estranha para mim, tem alguns detalhes que preciso melhorar em nosso carro, mais acredito ter tempo para corrigir.

Qual sua maior dificuldade em Istambul?
Acredito que a maior dificuldade está sendo conseguir um acerto rapido em retas, pois o carro se comporta nervoso, um carro consistente em curvas é o que temos no momento. Com mais testes temos certeza que vamos corrigir este problema. Unica preocupação real que tenho, é o comportamento dos outros pilotos na pista em corrida. Pois já conhecemos bem o traçado de Istambul Park.

Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari)

Como foi sua semana de preparação para esta etapa?
A semana foi tranquila, fiz algumas experiencias com os Set Up's pre programados e consegui uma boa melhora, só na primeira parcial fui mais de 2 segundos mais rapido, estou confiante em conseguir um melhor posicionamento nesta corrida, espero uma melhor sorte.

Você buscará subir na tabela com uma tática conservadora ou agressiva?
Pretendo ir por partes, primeiro quero garantir uma posição boa para a largada, depois verei com o decorrer da prova se será necessário arriscar ou se será possivel poupar e tentar algo mais para o final da corrida.

Ademir Carvalho (SP/Super Aguri)

O que você achou do traçado de Istanbul? É favorável para sua pilotagem?
Achei o traçado, muito bom é bem meu estilo de pilotagem, uma pista com vários pontos de ultrapassagem, pois se o piloto que estiver asua frente errar um pouquinho, ja éra é ultrapassagem certa.

Qual será o momento crítico da corrida na sua opinião?
O ponto crítico com certeza vai ser a entrada e saidas dos boxes, tanto a entrada como saida são de alto risco principalmente a saida, pois os pilotos ali ja abrem a volta com a primeira curva sendo muito rápida, e os que estão saindo dos boxes praticamente saem no mesmo traçado, além da sinalização que e muito ruim.

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Friday, January 25, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Istanbul: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - Em 2005, após o encerramento dos treinos livres da sexta-feira no Grande Prêmio da Turquia, Felipe Massa foi perguntado sobre o que havia achado do circuito que estreava no calendário. O brasileiro sorriu e não titubeou: “Esta pista é um tesão”. Podia-se mudar o idioma, mas o sentimento entre os 20 pilotos do grid era o mesmo. O traçado do circuito de Istambul é mesmo encantador.

Dos quatro circuitos, daquele calendário, inteiramente desenhados pelo arquiteto alemão Hermann Tilke (Xangai, Sepang e Sakhir), o do Istambul é o único a apresentar desníveis significantes em sua topografia. A concepção do traçado também foi feita de modo original. Antes que qualquer linha fosse desenhada no computador, Tilke ordenou que uma maquete grande do terreno fosse construída e passou a experimentar diferentes traçados nela, utilizando um barbante. “Em dois dias eu já havia encontrado o desenho final”, falou o alemão.

Além de oferecer bons pontos de ultrapassagens, o circuito de Istambul proporcionou uma curva digna de rivalizar com a Eau Rouge em termos de desafio, a curva 8. São quatro pernas, todas feitas em alta velocidade e sem a visão da saída. Resumindo, uma curva cega com raio superior a 180°, algo inédito na categoria.

Informações da pista
Istanbul - Istanbul Park Circuit
Localidade: Istanbul, Tuzla, Turkey
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 2005-Atual
Extensão: 5.333 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Home Race para
Gabriel Rak Zanchetta

Disgrace Race para
Nenhum piloto

Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Enrolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Istanbul
Nenhuma até o momento.

Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Sair do asfalto escuro para a parte clara, ganhando tempo, acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
As freadas em Istanbul são fortes: tenha cautela para não acertar o piloto da frente,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de entrada dos pits: pelo menos uma roda dentro do caminho de asfalto,
Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,
Limite de saída dos pits: mantenha o carro todo no caminho asfaltado,
Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da curva no início dela.

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Thursday, January 24, 2008

Jornal F1BC: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Daniel Carvalho / Rodrigo Wizard / Deco Ganecci / Carlos Zoro / Rafael Carvalho / Eduardo Azeredo / Michel Mendonça / Gabriel Rak Zanchetta / Fernando Passos / Leonardo Schuskel / Luis Morais / Sergio Kolachinski / Pericles Lee

Muitos comunicados de Pilotos e Equipes nesta semana! Disponibilizamos tudo em uma imagem à parte, onde você clica e lê todas estas notícias. Basta clicar ao lado e conferir tudo o que está rolando no F1 Brasil Challenge!

A cada etapa de campeonato, os jogadores enviam notícias sobre seus treinos, expectativas, comentários sobre os resultados obtidos, entre outras criações imaginárias, que simulam uma verdadeira rotina de pilotos.

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Wednesday, January 23, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Análise da Classificação

Por Gabriel Rak Zanchetta

Já se foram 2 etapas na 3ª edição da F1BC, e o que encontramos é um provável cenário de um grande e competitivo campeonato. Na ponta da tabela temos uma surpresa, o piloto Rafael Carvalho, da BMW segue firme na ponta da tabela, chegando bem em todas as corridas e por enquanto mostra ser mais um candidato a título, nessa etapa ele ultrapassou Carlos Zoro, da Toyota, que teve um começo meteórico, porém não rendeu o esperado em Jacarepaguá, a esperança da Toyota é que o desempenho no Rio não tenha sido algo isolado.

Não só Rafael (ou "Fael", como conhecido) está bem pelos lados do time alemão, seu companheiro, Cassius Naves foi muito bem no Bahrain, vencendo a sprint e chegando em 2º na feature, recuperando-se depois de não ter completado a feature race no Brasil. Proximo a Cassius, está um pelotão, liderado por Carlos Junior, piloto muito veloz, porém vêm tomando punições e têm certos "azares" nas corridas, o que está prejudicando a sua real performance, inclusive perdendo muitas posições depois de ter conseguido a vitória no Brasil. Depois vem Rodrigo Wizard, pela Honda, que teve um bom desempenho no Brasil e não conseguiu repiti-lo no Bahrain, porém era conhecido o seu amor por essa pista. 1 ponto atras está o "estreante sensação" Felipe Augusto (o legítimo corredor misterioso, ou Driver X), desconhecido por grande maioria, e que já emplacou 1 bela vitória e um 2º lugar, mostrando ser um outro candidato ao título.

No pelotão intermediario temos Daniel Carvalho, da Renault, que vêm de forma consistente conseguindo pontos, Sergio Kolachinski da Ferrari, que poderia estar melhor, se não fosse pelos problemas na feature em Sakhir, Fernando Passos, da Spyker, que viu o fim da corrida junto com Sergio, Gabriel Rak Zanchetta (o escritor imparcial dessa coluna) que é um excelentíssimo piloto, favorito ao titulo, escreve muito bem e... bom voltando, teve um desempenho apenas razoavel no Brasil e não pode comparecer no Bahrain, ou seja, ainda são nebulosas as suas perspectivas para o campeonato. Completando, temos Michel Mendonça, que teve o mesmo problema de Gabriel, depois de um bom desempenho no Brasil, e Luis Morais, que depois do começo "reject" da Toro Rosso, comseguiu recuperar-se na tabela.

No fim dos presentes (leia-se: aqueles que compareceram pelo menos uma corrida) temos: Sidney Dias, da McLaren, que teve um começo mais reject ainda, porém salvou a 1ª etapa, hospedando o server B, que teve sérios problemas; Gabriel Sarmento, que protagonizou bons duelos no Server B do Brasil, e não pode ir à 2ª etapa; Frank Aguiar (o Cãozinho dos Teclados), Deco Ganecci e Djalma Bereta, que tiveram desempenhos modestos, estando no server C em Jacarepaguá, e que não foram para a 2ª etapa. Desses, apenas Bereta ainda não pontuou.

Agora, quanto ao fim do grid, oferecemos recompensas para quem encontra-los.

Concluindo essa coluna, meu doce favorito: Torta gelada de BIS

Ingredientes

Para o creme branco:
. 1 lata de leite condensado
. 1 e 1/2 lata de leite de vaca
. 2 gemas
. 1 colher de sopa cheia de amido de milho
. 1 colher de sopa de margarina

Separe um pouco do leite de vaca e dissolva a maizena. Misture todos os ingredientes e leve aos fogo mexendo sem parar até engrossar o creme (uns quatro minutos depois de começar a ferver) despeje o creme já no pirex que vai ser servido e espere esfriar.

Para o mousse de chocolate:
. 1 tablete de chocolate 1/2 amargo
. 1 lata de creme de leite sem soro
. 3 claras em neve bem firme
. 3 colheres de açúcar

Derreta o chocolate picado no microondas (potência descongelar) misture com o creme de leite. Reserve. Bata as claras em neve bem firme e junte o açúcar aos poucos. Bata mais. Junte o chocolate misturando delicadamente. Por cima do creme branco despeje 1 caixa de BIS picado e por cima do BIS o mousse de chocolate. Leve ao freezer por 2 horas e depois passe para a geladeira até a hora de servir.

Bem, essa foi a 1ª coluna "Analise da Classifição", espero que vocês tenham gostado. Proxima quarta tem mais. Tchau!

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F1BC Light 1 @ Sakhir: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Menos de 10% do campeonato se passou, e vamos falar de análise de classificação desde já. Prestem atenção nestas postagens, pois existem muitas dicas implícitas que poderão ajudar os pilotos a terem uma boa campanha no decorrer da temporada. O líder todos já sabem quem é, Péricles Lee, com 53 pontos, que estava em quarto após a primeira etapa e já deu um pulo à frente com duas vitórias consecutivas. Isso já mostra que tropeços não são muito aceitáveis em meio a tanta concorrência, e Péricles terá de usar a cabeça para se manter no topo da tabela.

Podemos considerar ainda como primeiro pelotão um quarteto que citaremos a seguir. Destes, quem mais surpreende é Daniel Alves (4°), já que até agora ele só se classificou no Server B, mas subiu ao pódio em ambas as etapas! Você se pergunta: como isso é possível? Sim, é bem possível, pois os pilotos do Server A na categoria Light têm se mostrado rápidos, porém afoitos, e abandonos e penalizações acabaram fazendo com que o piloto da Renault chegasse a esta incrível soma de pontos.

Rafinha Hadesoul (5°) também não deixa de ser uma surpresa, porém negativa. O que o paulista está fazendo em quinto lugar, com quase a metade de pontos do líder? Este que é sem dúvidas uma das maiores revelações do F1BC em 2008, agora terá um belo desafio pela frente, precisando somar pontos sem riscos, para que os descartes não comecem a assustá-lo, lembrando que os seis piores resultados serão excluídos da soma de cada piloto.

Carlos Eduardo (2°) e Renan Rittes (3°) já podem ser analisados conjuntamente. Ambos são rápidos o suficiente, são constantes, mas coincidentemente estão quase formando uma rixa entre Spyker e Renault. Como se não bastasse, a rivalidade é apoiada por Lucas Rittes, irmão de Renan e também piloto da Spyker, fazendo com que Cadu tenha de se esquivar ao máximo de provocações. Tanto Renan quanto Cadu são fortes candidatos ao título e, se cada um se concentrar neste objetivo, o clima ficará mais saudável e tranquilo para ambos.

Para pilotos como Alan Tavares (6°), Rodrigo Miranda (9°), Gustavo Stenio (13°), que já bateram na trave em busca do Server A, o momento para se concentrar nos Qualifyings é agora. Garantindo vaga no primeiro servidor, este trio certamente somará cada vez mais pontos. Para Thiago Lisboa (8°), Rodrigo Oliveira (10°), e Tarcisio Giordani (14°), basta manter o ritmo crescente de aprendizado, e a tranquilidade com que eles pilotam durante as corridas em busca dos pontos, mas se considerarem que seus tempos estão mais altos do que vocês precisam, procurem auxilio, pois sempre existem pilotos dispostos a ajudar.

Já que estamos analisando em trios, vamos com mais um, formado por Fillipe Vasconcelos (7°), Lucas Rittes (11°) e Ademir Carvalho (12°), que simbolizam aqueles que ainda precisam se concentrar em terminar as provas sem maiores riscos. Fillipe acertou alguns oponentes em sua estréia, com freadas muito atrasadas, enquanto Lucas retornou agora de uma suspensão de um final de semana por causar um grave acidente, e Ademir só completou uma prova, tendo problemas em uma e se acidentando em outras duas.

Raphael Ramos (15°) só precisa comparecer nas etapas e não abandonar, pois seu potencial foi aprovado pelos rivais durante o Qualifying, mas na corrida o carioca abandonou, e deixou a incógnita no ar. Caso de reza brava mesmo é com Ogue Brito (16°). Essa conexão do paraense é terrível, já o deixou parado no grid bem no momento da largada, e para piorar a situação, a Honda não teve organização para combinar os pit-stops dos dois carros em voltas diferentes, e lá ficou Ogue, aguardando Rodrigo Miranda abastecer seu carro para poder então receber o apoio dos mecânicos. Phelipe Baceiredo (17°) também é outro que precisa de uma benzedeira, já que seus pedais estão danificados e sua conexçao pouco ajuda durante os finais de semana.

A tendência agora é que Rafinha, Lucas, Gustavo e Fillipe evoluam na tabela, enquanto é tempo. Para aqueles que ainda não somaram pontos, não se esqueçam dos descartes: são seis piores finais de semana descartados no total, e todos ainda estão com chances de brigar por título. Mas não deixem estas seis oportunidades ficarem escassas até o final da competição, pois imprevistos acontecem e isso poderá pesar lá na frente!

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Tuesday, January 22, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Felipe Augusto (PE/Super Aguri)

Logo na estréia, você chegou no F1BC desbancando uma forte concorrência. O que você achou disso?
Olha, foi meio nas escuras, eu não conhecia ninguem, exceto o Wizard e o Zanchetta. Sabia que o nível era bom pelo que meu companheiro tinha me falado, o maior problema, se é que considero assim, é que eu não conhecia o carro ainda, tinha pilotado pela primeira vez um dia atrás da corrida em Sakhir e foi muito animador ter sido o mais rápido sem experiencia com a Aguri.

Você já se considera um forte candidato ao título nesta temporada?
Eu só posso afirmar isso e vocês também apos algumas etapas, tem muito chão pela frente, mas que vou lutar pra isso eu vou sim.

Na Sprint Race, você começou largando atrás. Conte como foi esta prova.
A Sprint race foi um pouco complicada pra mim, eu nunca joguei uma liga com esse formato de competição, largando atrás em um race curto, na outra liga em que corro sempre foram corridas longas de 100% de distância, entao tenho que me adaptar ainda a esse formato. Logo no início caí pra último por cautela, não disputei as curvas fortemente com medo de alguns danos causados pelo lag e o ping, que estava meio alto pra mim, mas no decorrer das poucas voltas os adversarios foram errando e por ultimo travei uma briga boa pra garantir a 2ª colocação.

Cassius Naves (MG/BMW Sauber)

Cassius, uma vitória e um segundo lugar. Você esperava este resultado?
Sinceramente não. Eu sabia que tinha um bom ritmo de corrida, mas não tão rápido assim.

Comente sobre sua vitória na Sprint Race. Foi tão fácil quanto pareceu?
Fácil não é a palavra adequada, diria tranquila. Meu ritmo em volta lançada era muito bom, tanto que fiz o segundo tempo no qualifying, então foi só andar forte e esperar a bandeirada.

A BMW Sauber provou ser a favorita entre as equipes? Existe alguma rival na sua opinião?
Eu diria que, em termos de equipe, não tem um favorito mesmo, será uma briga dura contra a Super Aguri, que já mostrou ter dois pilotos muito rápidos, então é aguardar as próximas etapas.

Sergio Kolachinski (PR/Ferrari)

Depois de vários incidentes onde você levou a pior, este pódium na Sprint Race serviu como um prêmio de consolação?
Foi frustrante deixar a feature na segunda volta. Na sprint conquistei o pódium, mas de certa forma a etapa marcou pelo resultado ruim.

A maior parte do tempo, você travou disputas com o Fernando Passos. Comente como foi.
É sempre bom disputar posições com o Passos, pois ele é um jogador tranquilo e sabe respeitar os limites da pista e tem noção do espaço. Foram boas divididas de curvas e sem toques, o que facilita bastante.

Você acredita que poderá manter-se no Server A nas próximas etapas?
Definitivamente não. Agora vem a pior parte do calendário pra mim, mas com certeza vou dar o máximo para estar no Server A.

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F1BC Light 1 @ Sakhir: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Zoro

Pericles Lee (SP/Toyota)

Um resultado surpreendente e o primeiro lugar no geral. A estratégia é ser paciente?
É devo confessar que eu não esperava essa vitória, tanto é que só consegui pela infelicidade do Renan, mas a minha estratégia agora é ser mais paciente sim, porque eu estou muito afobado e acabo causando acidentes ou rodando outros participantes (pelo menos nos treinos) e isso não é legal, e com certeza se eu for mais paciente conseguirei ótimos resultados.

Seu parceiro não está com muita sorte na corrida, mas vocês são uma dupla candidata ao título, como você encara isso?
É realmente ele não está com muita sorte mesmo (risos), mas todos nós da Light e atémesmo do F1BC 3 conhecemos o potencial dele, e sabemos que ele pode e com certeza vai dar a volta por cima, conseguindo bons resultados nas próximas etapas. Em relação a nossa equipe ser candidata, eu digo que nós não podemos pensar dessa forma, até porque na corrida tudo pode acontecer, e por consequência ir tudo por água abaixo. Mas nós estamos trabalhando pra que isso realmente se concretize, pois os outros participantes estão treinando duro também, e essa briga vai ser muito interessante.

Istambul vai ser uma corrida boa pra toyota ou vocês ainda buscam melhoras no carro?
Isso que eu espero, que nós façamos uma ótima corrida, de preferência sem cometer nenhum erro. E nós estamos procurando melhorar o carro sim, ate porque sempre dá pra melhorar um pouquinho mais. Mas o que realmente importa é que a Toyota vai entrar firme e forte para essa prova, e conseguiremos sim um bom resultado (assim espero, risos).

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

Depois de uma estréia com duplo abandono, conte como é subir duas vezes ao pódio no F1BC.
De principio achei uma maravilha, apesar que sabia que eu tinha plena condição de subir ao topo do pódio, errei muito, mas as punições que fui acusado eu não concordo, isso me deixou um pouco desepicionado. Mas continuo firme e contente por ter subido ao pódio.

Na pré-temporada, sua performance estava melhor que a de seu companheiro de equipe. Hoje, ele venceu as duas e agora lidera o campeonato. Existe alguma pressão quanto a isso?
Olha, bem que ele poderia ter fingido errar no sprint e deixar eu passar, ja que pelo pit seria impossivel, rsrsrs... mas tbm prefiri não força a barra, nos somos bons companheiros e na pista a uma certa rivalidade entre a gente, mas sabemos nos entender, cobro muito dele nos treinos dando dicas e ambos nos ajudamos, acho que por isso tivemos uma exelente performance.

O campeonato mostra uma tendência de rivalidade entre Toyota, Renault e Spyker pelo título. Você acredita que esse equilíbrio dure até o final?
Com certeza, os pilotos das três equipes são bons e por esse equilibrio tudo pode acontecer. sem esquecer de Alan Tavares da McLaren, mas pelo que parece so ele corre por la, e uma pena. Ah, e eu volto a dizer, não estamos de brincadeira e iremos mostrar muito mais nas próximas etapas, se cuidem Renault e Spyker!

Daniel Alves (RJ/Renault)

Você imaginava conseguir subir no pódio, mesmo largando no server B?
Bom, no Bahrain eu subi, mas predendo treinar bastante para entrar no Server A, para ver se consigo algo melhor até.

Esse resultado colocou você na briga direta pelo título por enquanto, a pressão aumenta pra você?
Eu nãm diria que vou brigar pelo título, mas vou tentar não despencar muito. E aumentar com certeza, ainda mais porque está meio dificil para arrumarmos os setups.

A Renault tem pensamento positivo pra próxima corrida ou vai ter que correr pra achar os acertos?
Os acertos dos carros estão bons, mas eu tenho que treinar mais na pista pra melhorar meu tempo, porque o Cadu já está muito bem.

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Cadu, Sakhir foi um fim de semana que você consideraria bom?
Depende, minha frustração após a corrida foi muito grande, logo na primeira volta um acidente que me fez ficar sem duas voltas e correr as 16 voltas com o carro jogando pra esquerda. Como eu disse fiquei muito frustrado mas após as punições e a infelicidade do Ademir e do Renan na feature race com a desconexão, mais o excelente rendimento do Daniel no outro server, creio que pra Renault foi ótimo e pra mim dos males o menor. Corrida péssima, resultado individual horrível e resultado total bom.

Você ficou em segundo no quadro geral. Isso o motiva pra Istambul?
Sempre tento me manter motivado, mais uma vez essa semana a mulecada ta vindo forte e já está pulverizando os tempos da pré temporada. Eu não tenho conseguido isso, mas tenho apostando muito na consistência de fazer corridas sem nenhum problema.É nisso que aposto, estar classificando para correr no server A é minha meta principal. Tenho tentado ficar fora de confusões dentro e fora das pistas para não perder a concentração.

Seu companheiro de equipe é 4° colocado no geral. O que você acha disso?
Daniel tem se mostrado numa evolução absurda, na verdade acho que a Renault só manteve a liderança no campeonato de construtores graças a ele que deu show no server B. Ele pra mim já está pronto e batendo na porta para correr no server A, vem treinando diariamente e dominando cada dia mais o carro. Não vejo nós dois como pilotos fortes individualmente dentro da turma, mas vejo nós como uma dupla fortíssima juntos na soma dos resultados.

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Monday, January 21, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


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F1BC Light 1 @ Sakhir: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


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Sunday, January 20, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

A segunda etapa do F1BC 3 e F1BC Light 1 pode ser descrita como um grande sucesso. Ajustes nos horários e programação, jogadores já assimilando o formato de disputa, e uma maior comunicação entre os pilotos fizeram desta uma ágil rodada de domingo, sem maiores complicações. Desta vez a conexão também colaborou um pouco mais, porém, ainda sabemos que é preciso melhorar esta infraestrutura tecnológica o quanto antes, e em breve traremos novidades!

O F1BC 3 teve início com uma pontualidade britânica no Briefing. Sem muitas observações a fazer (já que o blog ressaltou durante a semana os procedimentos básicos), os 11 jogadores presentes dividiram-se em dois servidores para a disputa, tanto do Qualifying quanto da corrida. Todos eles puderam largar na Feature Race, sendo que apenas Carlos Junior não conseguiu largar na Sprint Race.

QUALIFYING - O processo seletivo que define quais pilotos ficarão no Server A ou B nunca foi tão surpreendente. O estreante Felipe Augusto (Super Aguri) começou na frente, recebeu a resposta com tempos rápidos de Carlos Junior (McLaren) e Cassius Naves (BMW Sauber), mas no final exterminou a concorrência, baixando para a casa dos 1:26 em uma fantástica volta. Sergio Kolachinski e Fernando Passos, que na etapa anterior ficaram no Server B, desta vez mostraram poder de reação, enquanto o atual campeão Rodrigo Wizard mostrou que a informação de Sakhir ser seu Dirgrace Race não era blefe, e amargou pela primeira vez em sua carreira uma corrida em Server B.

Qualifying
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:26.920
2 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:27.388
3 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:27.441
4 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1,27.623
5 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1,27.650
6 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), 1:27.768
7 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:27.983
8 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:28.102
9 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:29.066
10 Daniel Carvalho (SP/Renault), sem tempo
11 Sidney Dias (SP/McLaren), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - Felipe Augusto manteve a ponta no Server A, seguido de Cassius Naves e Rafael Carvalho, que fez uma ótima largada. O primeiro duelo ficou por conta de Sergio Kolachinski (Ferrari) e Fernando Passos (Spyker), mas esta acabou cedo, quando um toque "à distância" por puro LAG acabou tirando o carioca da prova. Na curva seguinte, Carlos Junior (McLaren) freou tarde demais e acertou Kolachinski, que perdeu a asa traseira e também abandonou. Junior ainda causou mais um incidente, tocando a traseira da BMW Sauber de Cassius Naves, que derrapou e perdeu a posição para o paraense. A partir daí, mesmo com a janela de pit-stops, os pilotos mantiveram suas posições, sendo que Junior foi punido pelos toques e perdeu a segunda posição, caindo para quarto. Logo em sua primeira prova oficialmente no F1BC, Felipe Augusto já subiu no topo do pódio, e é mais um candidato ao título.

No Server B a largada teve os pilotos mais na defensiva, mantendo suas posições de partida, com Zoro permanecendo na liderança e Wizard segurando Sidney Dias e Daniel Carvalho na primeira curva. Na terceira virada, Luis Morais deu um chega pra lá em Sidney Dias, mas também levou um maior ainda de Daniel Carvalho, que ganhou ambas posições e partiu para cima dos líderes. Wizard atacou Zoro de todas as formas, mas sua baixa velocidade final não o permitia uma aproximação por muito tempo. Assim, Daniel passou a pressionar a Honda do atual campeão, que se defendeu como pôde, em uma boa disputa entre ataque e defesa, até que na reta principal a Renault pegou o vácuo e foi embora, assumindo o segundo posto. Na volta seguinte, Rodrigo cometeu um erro nos comandos e acionou um botão errado, explodindo seu motor Honda instantaneamente. Durante os pit-stops, briga intensa entre Toyota e Renault, com Zoro saindo na hora H à frente de Daniel, que já vinha pelo pitlane na velocidade limite. Na primeira curva, no entanto, Carvalho deu o troco e assumiu a ponta, para não mais deixar a vitória escapar. Luis Morais fez uma corrida conservadora e garantiu o terceiro lugar do pódio.

Feature Race - Final, 17 voltas
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 25:48.897 [média de 214.02 km/h]
2 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +16.168
3 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), +20.224
4 Carlos Junior (PA/McLaren), +6.500 (+50s penalty)
5 Daniel Carvalho (SP/Renault), 26:05.105
6 Carlos Zoro (SC/Toyota), +6.893
7 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +38.109
8 Sidney Dias (SP/McLaren), +1 lap
9 Rodrigo Wizard (SP/Honda), DNF/Engine (7)
10 Fernando Passos (RJ/Spyker), DNF/Accident (2)
11 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), DNF/Accident (2)
Fastest Lap: Daniel Carvalho (SP/Renault), 1:28.202

SPRINT RACE - Largada limpa e sem drama no Server A, exceto pelo fato de Carlos Junior ficar parado no grid, com a conexão travada e obrigado a abandonar, em mais um final de semana de pouca sorte para o piloto da flecha de prata. As BMW Sauber pularam na frente e por ali ficaram, mesmo com a pressão de Fernando Passos, em ótimo ritmo. No entando, o carioca da Spyker tentou ultrapassar Fael e recebeu um toque, que posteriormente cravou uma punição para a BMW Sauber. Kolachinski passou Augusto mas logo depois as posições voltaram ao momento anterior, após erro do piloto da Ferrari. Felipe Augusto ainda mostrou todo seu estilo partindo para cima de Rafael Carvalho, travando uma ótima disputa por posição e assumindo o segundo lugar. Assim, Cassius Naves conseguiu uma vitória um pouco mais tranquila, mas também com muita velocidade.

No Server B, não surtiu praticamente efeito algum a inversão de grid em relação a chegada da Feature Race, sendo que Daniel e Carlos tomaram a ponta logo de cara, com Wizard em terceiro, e Sidney e Morais brigando pela quarta posição. Zoro ainda tentou vencer mas não conseguiu diminuir a vantagem do piloto da Renault, que estava impossível neste domingo, e levou novamente o maior troféu no Server B. Wizard terminou em terceiro, e Luís ganhou a disputa com Sidney, que acabou rodando.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 7:26.464 [média de 218.17 km/h]
2 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), +4.111
3 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +12.258
4 Fernando Passos (RJ/Spyker), +13.372
5 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), +6.316 (+10s penalty)
6 Daniel Carvalho (SP/Renault), 7:26.937
7 Carlos Zoro (SC/Toyota), +1.636
8 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +6.477
9 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +10.947
10 Sidney Dias (SP/McLaren), +45.568
- Carlos Junior (PA/McLaren), DNS
Fastest Lap: Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:27.889

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F1BC Light 1 @ Sakhir: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Logo nesta segunda etapa, no Bahrein, a categoria Light do F1BC mostrou que tem pilotos com grande potencial, e muitos deles já estão provando que podem evoluir e muito na pilotagem de simuladores virtuais. Além disso, o Briefing e todo o processo de organização foi mais tranquilo, com a maior parte dos pilotos já entendendo o que deveria ser feito durante as sessões. Em números, nem é preciso comentar: enquanto o F1BC 3 recebeu 11 jogadores, o Light 1 teve 13 participantes online, provando de vez que é uma categoria firmada no F1 Brasil Challenge.

QUALIFYING - Na categoria Light, não foi surpresa ver o paulista Rafinha Hadesoul (Toyota) na pole-position, já que durante a semana seu desempenho nos treinos impressionou os adversários, até mesmo os jogadores do F1BC 3. Renan Rittes manteve-se na primeira fila para defender a liderança do campeonato, enquanto Carlos Eduardo e Pericles Lee formaram a segunda fila. O Server B ficou com uma Honda na pole, com o paraense Rodrigo Miranda, dividindo a ponta com o carioca Daniel Alves, da Renault.


Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:27.438
2 Renan Rittes (SP/Spyker), 1:27.769
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:28.326
4 Pericles Lee (SP/Toyota), 1:28.353
5 Fillipe Vasconcelos (PA/Ferrari), 1:28.420
6 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri),1:29.202
7 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:30.204
8 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:30.963
9 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:31.210
10 Ogue Brito (PA/Honda), 1:31.810
11 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 1:35.274
12 Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), 1:38.609
13 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:41.015


Legenda
Server A
Server B


FEATURE RACE - No Server A, tudo teve início com uma largada tumultuada. Três carros dividiam paralelamente a pista na primeira curva e, para piorar, Fillipe Vasconcelos veio de trás freando muito atrasado, formando uma reação em cadeia que fez com que Cadu tocasse em Pericles. Renan e Ademir aproveitaram e passaram batido pela confusão, ganhando várias posições. Na curva seguinte, Fillipe novamente freou em cima de um adversário, desta vez a Toyota de Rafinha, que rodou e caiu da liderança para a lanterna. Nisso, Renan e Ademir já lideravam, somente escapando da bagunça. Ademir então passou a receber a pressão do temido Fillipe, que o ultrapassou, e o paulista rodou com a Super Aguri na penúltima curva. A partir daí, mais incidentes: Cadu não tinbha como evitar o choque e perdeu seu bico tocando no carro atravessado de Ademir. Retornando à pista, Cadu teve então a asa traseira arrancada por Rafinha, que também perdeu o spoiler dianteiro. Pericles rodou na volta seguinte e foi superado por Ademir, mas retornou com tudo e acabou tocando no adversário, deixando a Super Aguri sem a asa dianteira. Na janela de pit-stops, vários pilotos passaram pela linha branca de saída e foram punidos, e ainda Fillipe entrou com sua Ferrari a mais de 250km/h no pitlane, ganhando um Penalty do próprio jogo. Cadu, que já não tinha quase nada a perder, perdeu: uma roda, e ainda terminou a prova. Renan e Ademir, que dividem conexão, travaram e ficaram fora da disputa. Praticamente por eliminação, ou por menos problemas, Pericles e Rafinha cruzaram a linha de chegada em primeiro e segundo lugares, em dobradinha da Toyota, mesmo que tenham levado vários segundos de punição.

O Server B quase viu a vitória de Gustavo Stenio, logo em sua primeira participação no F1BC Light 1. Porém, um problema de conexão não reconheceu suas voltas, e ele acabou abandonando quando o pit-stop não o atendeu. Daniel Alves então levou a Renault para uma vitória, não menos merecida, já que a disputa com o mineiro da BMW Sauber era intensa. Rodrigo Miranda chegou em segundo e mostrou que a experiência pode valer muito em corridas como essa. Ogue Brito teve novamente problemas de conexão, mas desta vez teve tempo de completar 75% da provas, garantindo pontos. Thiago Lisboa e Rodrigo Oliveira ficaram distantes, mas certamente se divertiram em uma boa briga pela terceira posição.


Feature Race, Final (17 voltas)
1 Pericles Lee (SP/Toyota), 26:21.761 (+39s penalty) [média de 209.58 km/h]
2 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), +44.858 (+32s penalty)
3 Daniel Alves (RJ/Renault), 26:48.208
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +22.373
5 Fillipe Vasconcelos (PA/Ferrari), +1:35.209 (+40s penalty)
6 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +1 lap
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +1 lap
8 Carlos Eduardo (PR/Renault), +2 laps (+5s penalty)
9 Ogue Brito (PA/Honda), DNF/Connection (13)
10 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DNF/Bug (12)
11 Renan Rittes (SP/Spyker), DNF/Connection (11)
12 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), DNF/Connection (11)
- Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), DNS
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1.29.843


SPRINT RACE - Uma largada perfeita da dupla da Toyota marcou esta prova. Pericles por dentro, e Rafinha por fora, ambos engoliram e ultrapassaram a primeira fila, formada por Cadu e Fillipe. Na terceira curva, mais dois momentos sensacionais: Ademir ultrapassando Cadu com propriedade, e Fillipe tentando fazer o mesmo com Renan, mas levando um Xis. O piloto da Ferrari tentou três curvas depois a mesma manobra, e outra vez recebeu o troco da Spyker. Logo depois, Renan foi pra cima de Ademir na última curva do traçado de Sakhir, e o pioto da Super Aguri rodou e perdeu o bico, abandonando ao final da reta. A ordem então se manteve com Pericles, Rafinha e Cadu no pódio.

Agora sem problemas de conexão, Gustavo Stenio pôde finalmente brigar pela vitória até o fim, em mais um belo duelo com Daniel Alves. O mineiro da BMW Sauber fez bonito e chegou na frente, apenas três décimos de segundo antes da Renault. Rodrigo Miranda manteve o desempenho e fechou em terceiro, com Thiago Lisboa e Rodrigo Oliveira aproveitando bem as chances de pontuar, finalizando a corrida com tranquilidade.


Sprint Race, Final (5 voltas)
1 Pericles Lee (SP/Toyota), 7:27:804 [média de 201.40 km/h]
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +6.425
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), +1.280 (+6s penalty)
4 Renan Rittes (SP/Spyker), +12.252
5 Fillipe Vasconcelos (PA/Ferrari), +14.854
6 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 7:43.938
7 Daniel Alves (RJ/Renault), +0.329
8 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +6.602
9 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +27.044
10 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +48.814
11 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), DNF/Accident (4)
12 Ogue Brito (PA/Honda), DNS
- Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), DNS
Fastest Lap: Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), 1.29.202


Punições e alertas para próxima etapa
* Lucas Rittes (SP/Spyker) está liberado para retornar já na próxima etapa,
* Os pilotos punidos com 30s (danificar o carro do oponente) estão sob observação,
* Os pilotos punidos com 10s (toque que tire o adversário da pista) estão sob observação,
* Os pilotos punidos com 5s (passar pela faixa de saída do pit) estão sob observação,
* Os pilotos punidos com 2s (cut track) estão sob observação na próxima etapa.

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