F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, February 14, 2009

F1BC Cup 6 @ Donington: Resultados e Resumo

Por Daniele Ferraz

Corrida marcada por belas disputas por posição e muitas saídas de pista em Donington, segunda etapa da F1BC Cup 6. Com duas corridas bastante disputadas, vimos a vitória de um vice-campeão e de um estreante promissor. Confira o que rolou de melhor na etapa britânica!

QUALIFYING – Nova dobradinha da dupla da McLaren, desta vez com o estreante Da Matta marcando sua primeira pole position na carreira, com Machado fechando a primeira fila. Eis o grid completo:

Qualifying
1 Vinicios da Matta (SP/McLaren) - 1:07.008
2 Lucas Machado (PR/McLaren) - 1:07:141
3 Daniele Ferraz (RJ/Force India) - 1:07.475
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso) - 1:07.571
5 Luth Cysne (SC/Force India) - 1:07.651
6 Gustavo Kerlahkian (RJ/BMW Sauber) - 1:07.793
7 Matheus Araujo (MG/Honda) - 1:08.089

8 Rodrigo Wizard (SP/BMW Sauber) - 1:08.226
9 Danilo Crestani (PR/Honda) - 1:08.288
10 Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:08.644
11 Ricardo Rossi (XX/Toyota) - 1:09.694
12 Leandro Craveiro (FL/Super Aguri) - sem tempo

Legenda
Server A
Server B



FEATURE RACE – Cysne larga bem e assume a terceira posição, assim como Kerlahkian, que se aproveita de um enrosco entre Morais e Araujo para pular para a quarta colocação. Da Matta também perde a liderança para Machado, mas acaba rodando o companheiro de equipe e ambos caem para as últimas posições. Enquanto as duas McLarens travam brigas intensas com a Toro Rosso de Morais, Kerlahkian e Cysne disparam na frente, seguidos pelo consistente Araujo. Cysne se aproximava cada vez mais de Kerlahkian, enquanto lá atrás as McLaren continuavam se envolvendo em acidentes - desta vez, Da Matta deu adeus à corrida após capotar em alta velocidade e ser atingido em cheio pelo companheiro Machado. Mais à frente, Araujo se aproveitava dos erros de Cysne e Kerlahkian para faturar a vitória, após passar ileso pelos acidentes e não errar durante toda a prova.

A prova do server B foi pontuada por erros dos pilotos, e quem errou menos acabou beneficiado com a vitória, caso do carioca Fernando Passos. A corrida também teve a presença ilustre do campeão da edição passada, Rodrigo Wizard, fazendo sua estréia na Cup 6 e já chegando em segundo, mesmo sem ritmo e sem treino. A carioca que vos fala, Daniele Ferraz, também correu, mas foi obrigada a abandonar, estando em segundo e tendo liderado parte da corrida. Crestani perdeu uma boa chance de pontuar ao abandonar na penúltima volta, com pane seca, assim como Rossi, abandonando na décima volta, também sem gasolina.


Feature Race – Final, 29 voltas
1 Matheus Araujo (MG/Honda); 35:06.600 (média de 195.69 km/h)

2 Luth Cysne (SC/Force India); + 29.168
3 Gustavo Kerlahkian (RJ/BMW Sauber); + 28.289 [ + 5s penalty]
4 Lucas Machado (PR/McLaren); + 52.676
5 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 35:17.281
6 Rodrigo Wizard (SP/BMW Sauber); + 31.063
7 Leandro Craveiro (FL/Super Aguri); + 1:11.308
8 Luis Morais (SP/Toro Rosso); + 1 lap
9 Vinicios da Matta (SP/McLaren); + 1 lap [ + 30s penalty]
- Danilo Crestani (PR/Honda); DNF/Fuel
- Daniele Ferraz (RJ/Force India); DNF
- Ricardo Rossi (XX/Toyota); DNF/Fuel
Fastest Lap: Vinicios da Matta (SP/McLaren); 1:08.491

Punições:
V. da Matta (SP/McLaren); toque em L. Machado fazendo rodar, + 15s

V. da Matta (SP/McLaren); punição da corrida anterior, + 15s
Gustavo Kerlahkian (RJ/BMW Sauber); toque em L. Cysne fazendo perder posição. + 5s


SPRINT RACE – Vários enroscos na largada definiram a corrida mais curta do Server A. Machado pula pra ponta seguido de Morais, mas ao ser ultrapassado dá um toque de leve na Toro Rosso, que sai da pista e cai para penúltimo - na frente somente de Kerlahkian, que dá bobeira na largada e fica parado no grid. Da Matta se aproveita pra assumir a ponta, seguido de perto por Machado, Cysne e Araujo. Cysne bem que tentou dar o pulo do gato ao parar no box mais tarde que os demais, mas foi Da Matta que se deu bem e levou a vitória, seguido de Araujo, Cysne e Machado. Morais e Kerlahkian abandonaram após rodarem sozinhos na pista.

No Server B, largada movimentada também, com Wizard assumindo a ponta logo na primeira curva. Passos também larga bem e cola em Craveiro. Os três, aliás, protagonizaram o lance mais bonito da etapa, com a dupla ultrapassagem de Passos em cima de Craveiro e Wizard, em uma bela manobra do carioca. Craveiro e Crestani também duelaram por algumas voltas, com o paranaense da Honda levando a melhor. No fim, prevaleceram a experiência de Passos e Wizard, que fecharam e primeiro e segundo respectivamente.

Sprint Race – Final, 12 voltas
1 Vinicios da Matta (SP/McLaren); 14:16.621 (média de 199.13 km/h)
2 Matheus Araujo (MG/Honda); + 8.398
3 Luth Cysne (SC/Force India); + 17.186
4 Lucas Machado (PR/McLaren); + 18.662 [ + 5s penalty]

5 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 14:21.741
6 Rodrigo Wizard (SP/BMW Sauber); + 11.333
7 Danilo Crestani (PR/Honda); + 42.342
8 Leandro Craveiro (FL/Super Aguri); + 48.858
9 Ricardo Rossi (XX/Toyota); + 58.079
- Gustavo Kerlahkian (RJ/BMW Sauber); DNF/Accident
- Luis Morais (SP/Toro Rosso); DNF/Accident
- Daniele Ferraz (RJ/Force India); DNS
Fastest Lap: Vinicios da Matta (SP/McLaren); 1:08.050

Punições:
L. Machado (PR/McLaren) - toque em L. Morais fazendo perder posição, + 5s

Labels:

F1BC RT 4 @ New Hampshire: Etapa adiada

Caros pilotos,

Por falta de estabilidade nos três servidores que tínhamos disponíveis, a etapa deste sábado no RT 4 (New Hampshire) foi adiada até o momento, e ainda decidiremos neste domingo (15/2) o que será feito para New Hampshire.

As opções para esta etapa ficam entre realização em uma outra data, considerar o qualifying como resultado final, ou mesmo cancelar (opção de último caso). Caso se realize em uma nova data, o mais provável é que seja durante o Carnaval, pois o sistema de lastro não nos permite adiar uma etapa para depois de outras, já que a somatória cumulativa ficaria confusa. Quem quiser opinar sobre isso, estaremos neste domingo às 19h reunidos no TeamSpeak.

Desde já pedimos nossas sinceras desculpas e contamos com a compreensão de todos os pilotos envolvidos neste evento. Buscamos três servidores diferentes durante a etapa, e nenhum deles aguentou a grande quantidade de carros.

Explicando o problema: os servidores não apresentavam nenhum LAG aparente, inclusive com a classificação e seus 37 carros (contando comissário, transmissão e narrador). Porém, de repente e sem nenhuma explicação, o servidor caía. Quando o mesmo era religado, a configuração estava alterada automaticamente para um limite menor de slots, entre 31 e 32.

Se alguém tiver qualquer informação que possa servir para solucionar este problema, entre em contato, por MSN ou mesmo por aqui. Precisamos de informações corretas e práticas para entender este problema.

Nossa meta antes de mais nada é encontrar uma forma de viabilizar esta quantidade de carros no grid. Iremos estudar todas as possibilidades de servidores, e iremos atrás de um serviço que atenda o que necessitemos.

Porém, como medida de emergência, teremos de tomar algumas atitudes a fim de reduzir o número de carros no grid, pelo menos para a próxima etapa a caráter de teste. Primeiramente, teremos de declinar as 4 inscrições (vagas) que havíamos aberto após a primeira etapa (aqueles que pagaram poderão ter o dinheiro devolvido ou convertido em uma inscrição futura). Também os pilotos que não haviam realizado o pagamento da taxa de inscrição até agora nos desfalcarão nesta temporada, em um primeiro momento, e são 5 pilotos. Com estas 9 ausências, teremos um grid formado por 31 carros.

Pensando no futuro, já deixo clara a intenção do F1BC em dividir o alto número de interessados em nossa liga em divisões, como principal, Light, etc. Este projeto será bastante estudado, antes de poder divulgar qualquer coisa.

Assim que tivermos uma definição sobre a etapa de New Hampshire, ou mesmo em relação aos problemas do servidor, comunicaremos aqui. Mais uma vez pedimos desculpas pelo transtorno deste sábado.

Abraços,
Rodrigo Wizard

Thursday, February 12, 2009

F1BC Indy 2 @ Long Beach: Preview

Por Carlos Cunha

Horários
21:00 às 21:20 - Aquecimento e teste do server
21:20 às 21:30 - Briefing e Dúvidas
(IP: 69.42.56.214:8768)
21:30 às 21:45 - Qualifying

21:45 às 21:50 - Warmup
21:50 - Race


Informações da Prova
Duração: 60 voltas

Condição climática: Dry

Recomendações
- A prova será transmitida ao vivo, portanto não haverá atrasos, seja pontual;
- Largada será lançada, muito cuidado para não rodar e/ou tocar um oponente durante a volta de apresentação;
- Não ultrapasse antes da linha de chegada, pois o jogo pune com um Stop & Go por considerar queimada de largada;
- Entrada dos boxes normal, respeitando a linha branca da entrada;
- Saída dos boxes respeitando a linha de limitação até o fim, passar com algum pneu por cima ja acarretará punição;
- Cuidados extremos com o muro que cerca o circuito inteiro, muito fácil de tocar e rodar, muito fácil de danificar seu carro;
- Bandeira azul: favor respeitá-la e ceder passagem ao oponente mais rápido; seja cuidadoso ao facilitarar a ultrapassagem, não freie bruscamente, não mude o traçado. Bandeira azul é apenas facilitar a ultrapassagem;
- Jamais revidar toques ou batidas, o objetivo é ter menos acidentes.
*O desrespeito às recomendações é passível de punição.

- Contamos com o fairplay de todos os pilotos neste campeonato. Acidentes podem ocorrer - e ocorrem - com um ou outro, o automobilismo real mostra isso, e pedimos compreensão caso alguém acabe sendo prejudicado em incidentes.

Labels:

F1BC Classic 3 @ Detroit: Preview

Por Marcelo Vidal

Horários
19:00 às 19:10 - Briefing
19:15 às 19:30 - Qualifying
19:35 às 19:45 - Divisão p/ servers

19:50 - Race

Informações da Prova
Duração - 42 voltas (50%)
Previsão Climática - Parcialmente nublado (10% de precipitação de chuva)
*No Briefing será definido o clima em tempo real local.
Clique
aqui para ver a tabela de conversão de climas.

Recomendações
- Favor comparecer pontualmente no MSN para instruções;
- Favor não utilizar o chat durante qualifying e race;
- Muito cuidado na largada e primeira volta, ponto crítico da corrida;
- Entrada nos boxes: manter-se à esquerda da pista e seguir o traçado que leva ao pitlane para preservar a segurança;
- Saída dos boxes: respeitar a linha branca que divide a saída da pista até o fim e manter-se à esquerda caso divida a curva com algum oponente;
- Bandeira Azul: favor respeitá-las e ceder passagem ao oponente mais rápido, saindo do traçado;
- Jamais revidar toques ou batidas, o objetivo é ter menos acidentes.
* O desrespeito às recomendações será passível de punição.

- Contamos com o fairplay de todos os pilotos neste campeonato. Acidentes podem ocorrer - e ocorrem - com um ou outro, o automobilismo real mostra isso, e pedimos a compreensão caso alguém acabe sendo prejudicado em incidentes.

Labels:

F1BC Pro 1 @ Istanbul Park: Preview

Por Rodrigo Wizard


Horários
15:00 às 15:10 - Briefing
15:15 às 15:30 - Qualifying
15:30 às 15:35 - Warmup
15:35 - Race

Informações da Prova
Duração: 29 voltas (50%)
Condição climática: Dry

Recomendações
- Favor comparecer pontualmente no Team Speak para instruções;
- Os cinco minutos de intervalo entre as sessões (e o warmup) são o tempo limite de espera;
- Proibido cortar a última curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying;
- Sair do asfalto escuro para a parte clara, ganhando tempo, acarretará punições;
- Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
- Os trechos verdes após as zebras não são consideradas zebras, fique atento;
- As freadas em Istambul são fortes: tenha cautela para não acertar o piloto da frente;
- Entrada nos boxes: manter-se à esquerda da pista e respeitar a linha que divide o pitlane, para preservar a segurança;
- Saída dos boxes: respeitar a linha branca que divide a pista e manter-se à esquerda;
- Bandeira azul: favor respeitá-las e ceder passagem ao oponente, deixando que ele escolha por onde passar;
- Largada: Momento crítico da etapa, cuidado redobrado na primeira curva.
* Desrespeito às recomendações será passível de punição.

- Contamos com o fairplay de todos os pilotos neste campeonato. Acidentes podem ocorrer - e ocorrem - com um ou outro, o automobilismo real mostra isso, e pedimos a compreensão caso alguém acabe sendo prejudicado em incidentes.

Labels:

F1BC Cup 6 @ Donington: Preview

Por Daniele Ferraz

Horários
19:00 às 19:10 - Briefing
19:15 às 19:30 - Qualifying
19:35 às 19:45 - Divisão p/ servers

19:50 às 20:15 - Feature Race
20:20 às 20:35 - Sprint Race


Informações da Prova
Feature Race - 29 voltas (35%)
Sprint Race - 12 voltas (15%)
Previsão Climática - Predominância de sol (10% de precipitação de chuva)
*No Briefing será definido o clima em tempo real local.
Clique
aqui para ver a tabela de conversão de climas.

Recomendações
- Favor comparecer pontualmente no MSN para instruções;
- Os cinco minutos de intervalo entre as sessões são o tempo limite de espera;
- Favor não utilizar o chat durante qualifying e race;
- Muito cuidado na largada e primeira volta, pontos críticos da corrida;
- Entrada nos boxes: manter-se à esquerda da pista e seguir o traçado que leva ao pitlane para preservar a segurança;
- Saída dos boxes: respeitar a linha branca que divide a saída do pitlane até o fim e manter-se à esquerda caso divida a curva com algum oponente;
- Bandeira azul: favor respeitá-la e ceder passagem ao oponente mais rápido; seja cuidadoso ao facilitarar a ultrapassagem, não freie bruscamente, não mude o traçado. Bandeira azul é apenas facilitar a ultrapassagem;
- Jamais revidar toques ou batidas, o objetivo é ter menos acidentes.
*O desrespeito às recomendações é passível de punição.

- Contamos com o fairplay de todos os pilotos neste campeonato. Acidentes podem ocorrer - e ocorrem - com um ou outro, o automobilismo real mostra isso, e pedimos compreensão caso alguém acabe sendo prejudicado em incidentes.

Labels:

Wednesday, February 11, 2009

F1BC Indy 2 @ Daytona: Videos da Etapa

Por Rodrigo Wizard
(Edição da RaceBrasil)

Labels:

F1BC Classic 3 @ Jacarepaguá: Videos da Etapa

Por Marcelo Vidal

Labels:

F1BC Pro 1 @ Melbourne: Videos da Etapa

Por Marcelo Vidal

Labels:

F1BC Cup 6 @ Jerez: Videos da Etapa

Por Carlos Cunha


Labels:

F1BC RT 4 @ Curitiba: Vídeos da Etapa

Por Rodrigo Wizard
(Produção GridTV)

Clique aqui para conferir o vídeo
(Em breve será colocado direto na tela).

Labels:

Monday, February 09, 2009

F1BC Indy 2 @ Daytona: Resultados e Resumo

Por Carlos Cunha

Estréia da categoria e de muitos pilotos, uma prova intensa e muito atrativa, com acidentes, grandes pegas e terminando com a vitória de Carlos Cunha. Asim é o registro do F1BC Indy 2, em Daytona.

Na classificação praticada em configuração fechada, todos atrás de sua melhor volta, 25 pilotos apenas com a performance de seu carro sem uso do vácuo. Após os 15 minutos de quali, a pole ficou com o estreante Larcio Medina que com seu carro confirmou um pequeno favoritismo do motor Honda, mas os tempos foram muito próximos.

Qualifying
1 Larcio Medina (Comptech), 37.675
2 Mauro Botosso (Payton-Coyne), 37.728
3 Eduardo A. Marques (Payton-Coyne), 37.731
4 Renato Chiara Jr. (Newman-Haas), 37.759
5 Carlos Cunha (Green), 37.823
6 Ernesto Brock (Ganassi), 37.866
7 André Chiara (PacWest), 37.872
8 Rodrigo Wizard (Forsythe), 37.896
9 Daniel Maloni (PacWest), 37.944
10 Daniele Ferraz (Walker), 37.948
11 Carlos Silva (Hemelgarn), 37.952
12 Lucas Sena (Foyt), 37.964
13 Fabio Neris (Ganassi), 37.972
14 Leandro Craveiro (Dick Simon), 38.000
15 Vinicios da Matta (Foyt), 38.049
16 Carlos Junior (Galles), 38.153
17 Fernando Passos (Tasman), 38.325
18 Alex Moreira (Pat Patrick), 38.424
19 Diogo Tenan (Penske), 38.427
20 Gean Celso (Galles), 38.455
21 Luis Morais (Bettenhausen), 38.463
22 Douglas Santana (Hall), 38.512
23 Marcelo Vidal (Dick Simon), 39.285
24 Guilherme Cossiolo (Arceiro Wheels), s/ tempo
25Ricardo Rossi (Dick Simon), s/ tempo

Na corrida, Lucas Sena não consegue largar, já na volta de apresentação Larcio perde o controle caindo para o final o grid, um pouco de confusão e toques ocasionando 3 abandonos, Rodrigo Wizard, Carlos Silva e Guilherme Cossiolo. Lá na frente o primeiro pelotão ia se formando com Eduardo Marques, Mauro Botosso, Ernesto Brock, Dani Ferraz, Carlos Cunha, enquanto atrás vinham os pilotos da PacWest André Chiara e Daniel Maloni, que claramente já faziam um jogo de equipe desde o início da prova.

Larcio é desclassificado por não cumprir uma punição e no meio algumas rodadas e acidentes foram tirando pilotos gradativamente, bem como deixando outros pilotos mais longe da briga pela vitória. Na hora dos pit-stops, algumas rodadas fizeram os pilotos na frente perder contato.

Na volta 64, Daniele, que brigava pelas primeiras posições, se envolve em acidente e é forçada a abandonar - a única mulher do grid teve a maior torcida virtual no canal Race Brasil. Oito voltas depois, outro piloto que brigava pela ponta abandona: Mauro Botosso. Lá na frente, A briga era intensa entre Eduardo Marques, Ernesto Brock e Carlos Cunha, seguidos por uma distância boa para a dupla da PacWest. Eduardo Marques foi o outro piloto da ponta que abandonou, na volta 82, mas garantido um 13º lugar e pontuação por cumprir mais de 75% da prova.

Após a segunda janela de paradas nos boxes, Carlos Cunha volta em primeiro, seis segundos à frente de Ernesto Brock, que por sua vez estava colado na dupla da PacWest, em forte ritmo. Desse momento em diante, a briga foi alucinante pela segunda posição entre Brock, Chiara e Maloni, e os três tiravam a diferença para Carlos Cunha, que estava sozinho na pista e não contava com o jogo de vácuo. Contudo, as voltas restantes não foram suficiente para que o pelotão chegasse no líder Carlos Cunha, que venceu por pouco mais de dois segundos de vantagem.

A próxima etapa do F1BC Indy 2 será na segunda-feira (16/2), no circuito de Long Beach (Estados Unidos), e espera-se uma prova tão boa quanto a estréia, porém, será a primeira prova da temporada em um circuito de rua, e seus muros e estratégias diferentes darão um tempero especial a próxima etapa.

Race - Final, 100 voltas
1 Carlos Cunha (Green), 1:07:42
2 André Chiara (PacWest), 1:07:45
3 Daniel Maloni (PacWest), 1:07:45
4 Ernesto Brock (Ganassi), 1:07:50
5 Carlos Junior (Galles), 1:08:10
6 Fernando Passos (Tasman), +2 voltas
7 Gean Celso (Galles), + 2 voltas
8 Alex Moreira (Pat Patrick), + 2 voltas [+15s penalty]
9 Leandro Craveiro (Dick Simon), + 3 voltas
10 Luis Morais (Bettenhausen), + 6 voltas
11 Ricardo Rossi (Dick Simon), + 7 voltas
12 Vinicios da Matta (AJ Foyt), + 15 voltas [+5s penalty]
13 Eduardo A. Marques (Payton-Coyne), DNF (82)
14 Douglas Santana (Hall), DNF (76)
15 Mauro Botosso (Payton Coyne), DNF (72)
16 Daniele Ferraz (Walker). DNF (64)
17 Renato Chiara Jr (Newman-Haas), DNF (35)
18 Marcelo Vidal (Dick Simon), DNF (35)
19 Diogo Tenan (Penske), DNF (18)
20 Fabio Neris (Ganassi), DNF (09)
21 Carlos Silva (Hemelgarn). DNF (01)
22 Rodrigo Wizard (Forsythe), DNF (01)
23 Guilherme Cossiolo (Arciero Wheels), DNF (01)
24 Larcio Medina (Comptech), DQ (32)
25 Lucas Sena (AJ Foyt), DNS
Melhor volta: Carlos Cunha, 37.235

Penalizações
A.Moreira +15s, toque em F.Neris (volta 0)
V.Da Matta +5s, toque em F.Passos (volta 9)

Labels:

F1BC Classic 3 @ Jacarepaguá: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal

Na prova de abertura da terceira edição da Classic, tivemos uma corrida bastante movimentada que foi decidida na verdade por lances ocorridos na primeira volta.

Na classificação, o atual campeão da categoria, Marcelo Vidal, entrou decidido a dar as cartas e marcou a pole position. Logo em seguida tivemos Alexsandro com sua Williams, decidido a obter sua primeira vitória. Seu companheiro Strobel, largaria logo depois em terceiro.

Qualifying
1 Marcelo Vidal (Mclaren), 1:26.598
2 Alexsandro Bazanella (Williams), 1:27.096
3 André Strobel (Williams), 1:27.449
4 João Victor (Tyrrell), 1:28.952
5 Edgard Sparmdale (Minardi), 1:30.583
6 Moisés Pereira (Lola), 1:31.285
7 José Augusto (Arrows), 1:34.283
8 Ronaldo Guillas (Benetton), 1:34.778
9 Fernando Ferreira (Lotus), 1:37.022
10 Hans Loures (Minardi), 1:41,498
11 Ricardo Rossi (Benetton), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

Iniciada a prova, Marcelo Vidal tem uma péssima largada, caindo para o fim do grid. Na tentativa de recuperação se envolve em um acidente com a Williams de Strobel. João se aproveita da confusão e pula a frente. Mas por pouco tempo, já que Vidal consegue encostar rapidamente e aplicar a ultrapassagem em uma recuperação impressionante. Outro que se recuperava era Alexsandro, mas este acaba perdendo a terceira posição para seu companheiro Strobel, depois de uma saída de pista.

Após as paradas nos boxes, pouca coisa muda a não ser pelo abandono de Strobel.Vidal seguia firme na liderança seguido agora por Alexsandro e João. Vidal adianta a segunda parada, mas por problemas em seu pit acaba não conseguindo trocar os pneus de sua Mclaren. Pressionado por Alexsandro, arrisca ir até o fim com o mesmo jogo de pneus, o que acaba permitindo a rápida aproximação do catarinense e sua Williams.

Mesmo tirando a grande diferença, Alexsandro não consegue a ultrapassagem e Vidal cruza a linha de chegada na frente. Mas devido ao incidente no início da prova, Vidal acabaria punido e cairia assim uma posição, deixando a vitória para Bazanella. João Vitor consegue um excelente terceiro lugar em sua estréia. Edgard foi o quarto colocado.

No server B, Fernando Ferreira foi quem comandou a prova, e completou em quinto no geral seguido pela Benetton de Ronaldo Guillas e por Jose Augusto e sua Arrows.

Resultado Final,30 voltas
1
Alexsandro Bazanella (Williams),0:47:32.114
2 Marcelo Vidal (Mclaren),30 voltas [+15s penalty]
3 João Vitor (Tyrrell),+0:18.345 [+15s penalty]
4 Edgard Sparmdale (Minardi),+0:39.789
5 Fernando Ferreira (Lotus),0:49:47.224
6 Ronaldo Guillas (Benetton),+0:25.834
7 José Augusto (Arrows),+1:12.921
8 André Strobel (Williams),DNF
9 Moisés Pereira (Lola),DNF
10 Hans Loures (Minardi),DNF
11 Ricardo Rossi (Benetton),DNF

Punições
M.Vidal: toque em Strobel fazendo rodar (+15s), toque em Edgard,(sem efeito/LAG)
J.Vitor: toque em Vidal fazendo rodar (+15s)

Labels:

Sunday, February 08, 2009

F1BC Pro 1 @ Melbourne: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Categoria fazendo sua estréia no F1BC, a Pro teve neste domingo, em Melbourne, uma corrida com definições apenas nas voltas finais, e a vitória ficou nas mãos do também debutante Jônatas Soares, da Williams.

Na classificação, Wesley Dee (Red Bull) marcou o melhor tempo, com 1:27.207, deixando Carlos Junior (Ferrari) ao seu lado na primeira fila. Jônatas foi o terceiro, e Lucas Machado (Honda) o quarto.

Qualifying

1 Wesley Dee (Red Bull), 1:27.207
2 Carlos Junior (Ferrari), 1:27.415
3 Jonatas Soares (Williams), 1:29.045
4 Lucas Machado (Honda), 1:29.709
5 Matheus Araujo (Honda), 1:30.191
6 Lucas Sena (BMW Sauber), 1:30.778
7 Henrique Galleazzi (Toro Rosso), 1:31.348
8 Gustavo Kerlahkian (Williams), 1:32.114
9 Fernando Passos (Ferrari), 1:32.930
10 Daniel Knob (Toyota), 1:33.780

Na corrida, Wesley largou bem e manteve a ponta, enquanto Junior saiu mal após a primeira curva e caiu para quarto, perdendo posições para Jônatas Soares e Lucas Machado. Este dois, ainda na primeira volta, se enroscaram e saíram da pista, retornando nas últimas posições.

Junior apertou o ritmo, perseguiu Wesley, até que o piloto da Red Bull rodou na volta 6, deixando a liderança com o ferrarista. Alguns abandonos prematuros também ocorreram neste período, com Daniel Knob, Lucas Sena e Fernando Passos, este último rodando e batendo forte.

As paradas para reabastecimento e troca de pneus não tiveram imprevistos ou surpresas - exceto por Wesley Dee, que teve de fazer três pit-stops e caiu para terceiro -, e a corrida então parecia nas mãos de Carlos Junior. Porém, faltando apenas duas voltas para o final, Junior sofreu "a la Massa", e o motor Ferrari inexplicavelmente estourou.

Caminho aberto então para Jônatas Soares triunfar logo em sua estréia no F1BC, com Henrique Galleazzi, que fazia corrida discreta com a Toro Rosso, em segundo. Wesley Dee completou o pódio.

A próxima etapa do F1BC Pro 1 será no domingo (15/2), no circuito de Istanbul Park (Turquia), e espera-se um número bem maior de pilotos para a corrida, já que mais vagas serão abertas aos interessados, através do endereço www.f1bc.com/forum

Race - Final, 29 voltas
1 Jonatas Soares (Williams), 43:48.375
2 Henrique Galleazzi (Toro Rosso), +1 volta
3 Wesley Dee (Red Bull), +1 volta
4 Carlos Junior (Ferrari), DNF/Engine (27)
5 Matheus Araujo (Honda), DNF/Engine (25)
- Lucas Machado (Honda), DNF/Engine (20)
- Gustavo Kerlahkian (Williams), DNF/Accident (19)
- Fernando Passos (Ferrari), DNF/Accident (5)
- Lucas Sena (BMW Sauber), DNF/Suspension (4)
- Daniel Knob (Toyota), DNF (0)
Melhor volta: Carlos Junior, 1:26.663

Labels:

F1BC Cup 6 @ Jerez: Resultados e Resumo

Por Daniele Ferraz

Estréia movimentada da categoria mais tradicional do F1BC, com 11 pilotos comparecendo à pista de Jerez. Após a ameaça de chuva, que acabou não se confirmando, os pilotos partiram mais aliviados para o qualifying com pista seca e um sol de rachar!

QUALIFYING – Lucas Machado confirmou seu favoritismo e cravou a pole position com mais de meio segundo de vantagem para seu companheiro de equipe, formando a dobradinha da McLaren na primeira fila. Confira abaixo o grid completo:

Qualifying
1 Lucas Machado (PR/McLaren) - 1:14.832
2 Vinicios da Matta (XX/McLaren) - 1:15.402
3 Danilo Crestani (PR/Honda) - 1:15.599
4 Gustavo Kerlahkian (SP/BMW Sauber) - 1:15.620
5 Henrique Galleazzi (SC/Super Aguri) - 1:15.794
6 Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:15.880
7 Matheus Araujo (MG/Honda) - 1:16.065

8 Ricardo Rossi (XX/Toyota) - 1:16.323
9 Leandro Craveiro (FL/Super Aguri) - 1:16.581
10 Luis Morais (SP/Toro Rosso) - sem tempo
11 Claudio da Silva (MT/Williams) - sem tempo

Legenda
Server A
Server B


FEATURE RACE – Machado larga bem e mantem a ponta, enquanto que Da Matta bobeia e perde a posição para Crestani. O piloto da Honda, porém, freia tarde e espalha na primeira curva, levando junto o piloto do McLaren. Kerlahkian se aproveita do erro de ambos para ultrapassar por dentro e ganhar duas posições em uma manobra de esperteza. Da Matta consegue se recuperar e deixa Crestani para trás, enquanto Kerlahkian tenta se aproximar de Machado, que disparava na frente. Já a Ferrari de Passos deixou o carioca na mão, parado no grid, e o piloto acabou abandonando. Galleazzi também não largou, este por problemas de conexão.

A corrida seguiu com os pilotos tentando se aproximar, até que Da Matta saiu da pista, batendo e perdendo o bico. Crestani, que estava atrás, acaba ganhando duas posições, pois Kerlahkian também erra e roda. Mas o paulista da BMW consegue se recuperar e retoma a posição, mas com isso, distancia-se do líder Machado. Na primeira janela de pit stops, Machado e Kerlahkian param juntos, mas o paranaense sai com larga vantagem à frente. Mesmo após as paradas, as posições mantiveram-se, com Machado ganhando a corrida com larga vantagem para os demais.

No server B, a corrida foi mais movimentada. Após a largada sem problemas, Cláudio parte para cima de seu companheiro de equipe, o estreante Craveiro, e assume a terceira posição, mas já de olho na Toyota de Rossi. Este, por sua vez, sente a pressão e acaba errando e saindo da pista, caindo para último. A briga na pista ficou entre as Williams, com Craveiro ameaçando Claudio até que erra e é ultrapassado por Morais. Craveiro consegue se aproximar da Toro Rosso, mas acaba tocando o paulista na última curva. Morais sai da pista, perdendo as asas e abandonando a prova. Na janela de pit-stops, Craveiro para primeiro, seguido de Araujo e Rossi. O dia, porém, não era das Williams. Após Claudio abandonar a prova, Craveiro, que ia bem na segunda posição, acaba errando e danificicando a suspensão do carro, abandonando em seguida. A corrida seguiu sem alterações, com Araujo vencendo tranquilamente.

Feature Race – Final, 27 voltas
1 Lucas Machado (PR/McLaren); 36:17.322 (média de 200.13 km/h)
2 Gustavo Kerlahkian (SP/BMW Sauber); + 53.094
3 Danilo Crestani (PR/Honda); + 1:18.914
4 Matheus Araujo (MG/Honda); 37:14.449
5 Vinicios da Matta (XX/McLaren); + 1 lap
6 Ricardo Rossi (XX/Toyota); + 1 lap
- Leandro Craveiro (FL/Super Aguri); DNF/Accident
- Claudio da Silva (MT/Williams); DNF/Fuel
- Luis Morais (SP/Toro Rosso); DNF/Accident
- Fernando Passos (RJ/Ferrari); DNS
- Henrique Galleazzi (SC/Super Aguri); DNS
Fastest Lap: Lucas Machado (PR/McLaren) - 1:17.236

Punições:
L. Craveiro (FL/Williams) - Toque em L. Morais, causando danos nas asas e abandono, sem efeito pois a Feature Race foi disputada com damage em 100% - o piloto ficará sob observação para a próxima etapa.

SPRINT RACE – Com o grid invertido, mais emoção! Já na largada, Da Matta atropela Crestani, que roda e cai para último. Machado erra a freada e também sai da pista. Mais à frente, Da Matta sente o gostinho da liderança, seguido por Kerlahkian e Passos. Estes dois, aliás, protagonizaram outro acidente espetacular - Passos frea e tenta passar por dentro, há o toque, e a BMW capota duas vezes, com Kerlahkian indo parar direto na barreira de pneus, de cabeça para baixo! Felizmente o piloto saiu ileso! Passos acaba abandonando também, e a corrida se resume agora a duas McLarens e uma Honda. Após a janela de pit-stops (sim! também teve parada no box na Sprint!), Da Matta perde a chance de marcar a dobradinha da McLaren logo na estréia, pois erra e vai direto para o muro, perdendo a asa traseira e abandonando a prova. Machado vence novamente, com Crestani marcando pontos importantes em segundo.

No Server B, a corrida também foi das mais intensas. Logo na largada, Rossi força a ultrapassagem em Araujo e passa reto, sendo tocado em seguida por Craveiro e acaba rodando. Morais ia bem até errar, permitindo a ultrapassagem das duas Williams, que novamente lutam por posição entre os dois pilotos. Rossi também se recupera e ameaça Morais, que acaba sendo ultrapassado e toca o piloto da Toyota, que sai da pista. Em uma bela demonstração de fair play, Morais espera Rossi voltar, para então ultrapassá-lo novamente após um errinho da Toyota na última volta. Já as Williams pareciam ter problemas, pois saíram da pista e trocaram posições várias vezes. Rossi abandona após bater, assim como Craveiro, que novamente danifica a suspensão de sua Williams. Araujo seguia passeando para completar a prova, até que encontra Morais pelo caminho e toca a Toro Rosso, que fica com a suspensão danificada e sofre para tentar completar a última volta. Morais acaba ficando pelo caminho por pane seca, mas leva a pontuação por ter completado mais de 75% da prova.

Sprint Race – Final, 11 voltas
1 Lucas Machado (PR/McLaren); 14:38.015 (média de 202.19 km/h)
2 Danilo Crestani (PR/Honda); + 42.911
3 Matheus Araujo (MG/Honda); + 16:24.626
4 Claudio da Silva (MT/Williams); + 28.044
- Luis Morais (SP/Toro Rosso); DNF/Fuel
- Vinicios da Matta (XX/McLaren); DNF/Accident [ +15s penalty]
- Gustavo Kerlahkian (SP/BMW Sauber); DNF/Accident
- Fernando Passos (RJ/Ferrari); DNF/Accident [DQ]
- Leandro Craveiro (FL/Super Aguri); DNF/Engine
- Ricardo Rossi (XX/Toyota); DNF/Engine
- Henrique Galleazzi (SC/Super Aguri); DNS
Fastest Lap: Lucas Machado (PR/McLaren) - 1:16.545

Punições:
V. da Matta (XX/McLaren) - Toque em D. Crestani, fazendo o adversário rodar, + 15s
F. Passos (RJ/Ferrari) - Toque em G. Kerlahkian, causando danos nas asas e abandono, DQ
M. Araujo (MG/Honda) - Toque em L. Morais, sem efeito

Os pilotos que sofreram punições e não completaram a prova, terão as mesmas aplicadas na próxima etapa que terminarem.

Labels: