F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, January 19, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Hoje em nossa coletiva de imprensa recebemos quatro pilotos de cada categoria. Começando com o F1bC 3, temos a presença de Carlos Zoro e Deco Ganecci, ambos da Toyota, Sergio Kolachinski da Ferrari, e Luis Morais da Toro Rosso. Agradeço de antemão a colaboração de todos.

Carlos Zoro (SC/Toyota)

Você acredita que possa manter a liderança após esta etapa?
É algo que eu posso afirmar. Não, pois meu rendimento nessa pista está péssimo. A não ser que por milagre, eu melhore meus tempos antes da corrida, e todos quebrem no server onde eu estiver hahahah. Mesmo assim é 99% de chance de perder a liderança.

A tática desta vez será mais agressiva ou mais conservadora?
Com a pressão do campeonato, ficaria difícil manter a concentração e ter uma direção mais agressiva, eu acabaria errando e até saindo da prova por besteira. Vou pilotar com cautela, mas sempre tentando me aproveitar dos erros dos adversários.

Luis Morais (SP/Toro Rosso)

Você espera entrar na briga por uma vaga no Server A?
Espero sim, aliás, é minha grande meta para esse GP. Espero uma boa briga por essa vaga e acho que terá muitas "zebras" pintando por ai.

Qual será sua maior dificuldade em Sakhir?
Minha conexão, pois está oscilando ultimamente devido ao mau tempo na região.

Sergio Kolachinski (PR/Ferrari)


Como está sua motivação para esta etapa do Bahrein?
Estou bem motivado.Gosto de Bahrain, é uma pista onde me sinto à vontade e gosto de correr.

Qual você considera a maior dificuldade neste final de semana?
A maior dificuldade acredito que será a internet! Aqui em São Paulo a chuva andou atrapalhando nos últimos dias e a minha conexão só foi regularizada hoje, porém continua chovendo. Se a internet não prejudicar, a maior dificuldade será o alto nível dos participantes, visível na etapa de JPA.

Deco Ganecci (SP/Toyota)

Você acha que poderá somar mais pontos do que na etapa passada?
Creio que sim. O desenvolvimento do chassi nos testes dessa semana me deixaram animados. Podemos somar mais pontos perfeitamente.

Como é o seu relacionamento com seu companheiro de equipe? Vocês trocam informações?
É super amigável. Somos bons amigos, trocamos informações e até nos comunicamos com o Rafinha, que corre na Light. Acho que a Toyota está super unida e isso nos motiva a fazer bonito no campeonato.

Labels:

F1BC Light 1 @ Sakhir: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Mais quatro pilotos gentilmente perderam alguns minutos atendendo a imprensa do F1BC, agora na categoria Light 1. Carlos Eduardo da Renault, Pericles Lee da Toyota, e a dupla da Ferrari Phelipe Baceiredo e Fillipe Vasconcelos darão seus depoimentos, confiram a seguir. Agradecemos a atenção dos pilotos, sempre muito receptivos!

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Você pretende vencer em Sakhir, ou acredita que não será dessa vez?
Pretender é claro que pretendo, mas sendo coerente pelo que vi na semana creio que nessa prova tem pilotos mais favoritos. Os bons tempos realizados na semana pela dupla da toyota Pericles e Rafinha, além de Renan da Toyota colocam eles como favoritos em minha opinião. Temos também pilotos que passam a semana "secreta". Alan me parece ser um candidato também. Minha briga inicial é conseguir vaga no server A, que para a Renault estou achando difícil no Bahrein, estando dentro do Server A tudo pode acontecer, mas realmente vejo outras forças nessa prova.

Qual sua maior dificuldade na pista de Sakhir?
Quanto a pista e trajeto, a maior dificuldade é na início do segundo setor, onde o carro tem se comportado muito mal com a ondulação do trecho e perdido muito tempos com os saltos. Além do carro eu mesmo não consegui ainda compensar tais ondulações na condução, tenho perdido muito tempo ali e sinto que ali é um ponto onde posso perder o controle, e com isso uma rodada que prejudique minha corrida inteira. Outra dificuldade que vejo que irei encontrar, é o consumo de pneus, a pista exige bastante do pneu e em testes vi que o carro ao final do trecho antes dos pits fica muito escorregadio. Ainda não decidi se o melhor serão 2 paradas.

Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari)

Você acredita que poderá se classificar no Server A?
Espero que sim, mas como estou tendo problemas com meu equipamento fica mais dificil.

A Ferrari está pronta para reagir no campeonato de Equipes?
Sim, a Ferrari é a mais tradicional equipe da F1 e não se contenta com pouco, vamos com tudo, vamos dar o melhor.

Pericles Lee (SP/Toyota)

Qual sua expectativa para a etapa de Sakhir?
Minha expectativa é de pelo menos manter a mesma posição da ultima corrida, 3º lugar, porque para essa etapa eu estou mais preparado do que a etapa anterior.

Seu companheiro de equipe estava bem rápido nos treinos, você segue o mesmo ritmo?
Ele está bem ráapido nos treinos sim, e eu acho que ele é o grande favorito para essa etapa. Eu ando no mesmo ritmo que ele só as vezes, mas estou treinando para que isso se torne frequente.

Fillipe Vasconcelos (PA/Ferrari)

Qual sua expectativa para esta etapa no Bahrain?
Eu espero ter uma corrida boa, sempre buscando estar entre os 3 primeiros pelo menos no sprint, já que não tenho experiência alguma no feature race. E o bahrain promete ser uma etapa competitiva, pois é uma pista onde todos os adversários pilotam muito bem.

A Ferrari está com um bom acerto para esta pista?
Até o momento a ferrari ainda não encontrou o ajuste perfeito, mas até o domingo espero ajustar o carro de forma que eu possa dar o meu melhor na pista.

Labels:

Friday, January 18, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Sakhir: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição: Sakhir foi o primeiro Grand Prix a ser disputado no Oriente Médio pela Fórmula 1. Um autódromo moderníssimo, no qual foram desembolsados mais de US$ 150 milhões para sua conclusão. Muito bonito e moderno, com uma das mais belas paisagens de todo o certame da maior categoria de automobilismo do planeta, possui apenas um defeito: cercado de areia por todo lado. E areia não combina com motor, nem com pneu.

O traçado tem cinco curvas de baixa velocidade, parecidos com "cotovelos". Há, pelo menos, uma curva veloz e freadas muito duras. O certo é que, por esta configuração, o desempenho vai depender de uma boa tração, e quem conseguir este ajuste no carro poderá aproveitar os muitos pontos de ultrapassagem na corrida.



Informações da pista
Sakhir - Bahrain International Circuit
Localidade: Sakhir, Manama, Bahrain
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Ativo
Versão: 2004-Atual
Extensão: 5.417 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Rodrigo Wizard (F1BC 3)

Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (17 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race
, 30% (17 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Enrolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Sakhir
Nenhuma até o momento.

Recomendações especiais para este circuito
Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
Sair do asfalto para a parte bege ganhando tempo acarretará punições,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
As freadas em Sakhir são fortes: tenha cautela para não acertar o piloto da frente,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Linha branca de saída dos pits deve ser respeitada até o fim.

Labels: ,

Thursday, January 17, 2008

F1BC Cup 3 @ Sakhir: Comunicados e Notícias

Por Carlos Zoro / Luis Morais / Gabriel Zanchetta / Rafael Carvalho / Deco Ganecci / Rodrigo Wizard / Gabriel Sarmento / Michel Mendonça / Leonardo Schuskel / Eduardo Azeredo

Toyota Dividida em emoções!

Enquanto a equipe festeja a vitória e o atual segundo lugar no quadro de pilotos do catarinense Carlos Zoro, ela vê um desempenho não tão bom para Deco, rafinha(Lights) e pericles(Lights). Comenta-se que o nervosismo da estréia pode ter afetado o desempenho deles.

Após algumas horas de reunião na diretoria da equipe, Zoro foi liberado para dar entrevista. "Foi um dia ruim pros meus companheiros mas nada que vá afetar nosso desempenho no futuro. Nosso carro está ótimo e já mostrou ser extremamente competitivo. Conquistar uma vitória logo de cara é muito animador, e é isso que vamos usar como inspiração pra próxima etapa!", declarou. Os treinos da Toyota em Sakhir começam segunda-feira (14).

Toro Rosso decepcionada

Ontem, após a estréia do campeonato da F1BC 3, talvez a equipe mais desapontada do circo foi a Toro Rosso, que foi a única que não pontuou na etapa de abertura. Luís Morais, certamente nervoso com os problemas hidraulicos que o carro apresentou na hora da largada, prefiriu não comentar. Djalma Bereta também sofreu do mesmo problema para a sprint e seguiu o seu companheiro de equipe no silêncio do motorhome italiano. Uma coisa é clara: eles usaram a regra de descarte desde já. Os treinos para Sakhir ainda não foram programados.

Super Aguri anuncia parceria com a Bruce Air

A Equipe Super Aguri anunciou nessa segunda feira, um contrato com a Bruce Air para o setor de logística da equipe, assim a Aguri planeja menores custos com viagens e melhor aproveitamento do tempo nos testes. "É uma grande oportunidade trabalhar na fórmula 1, a Super Aguri é uma equipe promissora e uma grande vitrine para minha empresa." declarou Bruce Dickinson, dono da Bruce Air.

"É mais um passo para uma melhora da equipe, viajaremos com mais segurança, rapidez e conforto, o que irá melhorar nosso desempenho nas pistas." declarou Aguri Suzuki. O piloto Gabriel Zanchetta logo deu sua declaração: "AE ! Será que consigo uns ingressos gratis!?".

Radio Paddock: Zoro treme na hora da pressão

Imprensa especializada confirma nervosismo do piloto Carlos Zoro por estar etre os primeiros na primeira etapa do F1BC3: "A pressão da primeira corrida quase me tira da disputa" disse Zoro. O própio piloto confirmou que esse problema tabém vai prejudicá-lo na próxima etapa. "Realmente pode me prejudicar caso eu esteja em disputa de posições!", concluiu Zoro. Portanto, não seria surpresa o piloto Carlos Zoro ter problemas na etapa do Bahrain.

Equipe BMW confiante em marcar mais pontos

Apesar de julgar os resultados da primeira etapa satisfatórios, a equipe BMW Sauber quer marcar mais na etapa de Sakhir. "O erro do piloto Cassius na primeira etapa não é do tipo que costuma se repetir, mas treinaremos forte pra evitar que aconteça novamente. Regularidade vai ser a palavra-chave desse campeonato tão disputado, mas também nos esforçaremos para ser rápidos e estar entre os primeiros."

Em resposta às punições a equipe e seus pilotos foram bem amigáveis. "Nossos pilotos reconheceram os erros e se desculparam logo em seguida, ambos aceitaram bem as punições pois não questionaram o fato de que Wizard estava mais rápido."

Veterano, Ganecci usará tática conservadora

O veterano e experiente Deco Ganecci não teve um bom início de campeonato. A primeira etapa do F1BC 3, disputada no circuito de Jacarepaguá, deixou Ganecci entristecido e desapontado. O paulista da Toyota, que já foi considerado um dos favoritos ao título em campeonatos passados, amargurou uma classificação péssima, ficando no server C. Para Sakhir, Ganecci avisa que não fará muita coisa melhor em relação ao que fez na etapa brasileira. ''Não vejo um futuro muito bom pra mim nessas próximas corridas, e provavelmente manterei o ritmo lento que obtive aqui no Brasil. Não sei ainda como melhorar, já que o problema não é do carro'', afirmou Deco.

E, culpar o carro ou o setup não é motivo para afirmar o desempenho fraco de Ganecci. Seu companheiro, Carlos Zoro, ganhou uma das duas corridas e ainda conquistou um segundo lugar na outra. ''Vou me focar mais nas próximas corridas, mas tenho dois trunfos nas mãos. Tenho certeza que vou surpreender muita gente, inclusive meu companheiro que começou bem melhor. Tem muitos ''novatos'' na categoria e eu vou me dar bem em cima das fraquezas que eles irão apresentar em certos momentos do campeonato'', encerrou Ganecci.

Honda espera somar mais pontos no Bahrain

O início da equipe Honda na temporada do F1BC 3 rendeu 23 pontos e a quarta colocação, empatada com a Spyker, no Campeonato de Equipes. Mesmo assim, os japoneses não estão satisfeitos, e prometem uma soma maior no próximo final de semana, em Sakhir (Bahrain). "Somamos os 23 pontos apenas com o Rodrigo (Wizard) em Jacarepaguá, então quando o Leonardo (Schuskel) também puder correr, sabemos que a soma será bem maior", declarou Ross Brawn, diretor-técnico da equipe.

Super Aguri Sakhir Press Release

"O funk carioca que prejudicou nossa equipe não será mais problema. Esperamos um resultado melhor no Bahrain, até por que já era esperado um desempenho apenas razovael da equipe na 1ª passagem pelo Brasil. Agora no Bahrain esperamos contar com os 2 carros, e um acerto melhor."

Williams vai apresentar novo pacote aerodinamico

O segundo piloto da Williams Gabriel Sarmento informou que nesse final de semana a equipe At&t Williams vai apresentar um novo pacote aerodinamico e que os testes estão sendo realizados com resultados muito positivos. Gabriel ainda diz que o carro está com um bom acerto e que ele espera andar bem no deserto. "Temos alguns dias para treinar e esse novo pacote para a corrida de domingo está trazendo resultados excelentes nos treinos espero com essa corrida obter mais experiência e assim poder melhorar gradativamente pois como sou novato na categoria somente um acumulo de provas pode me proporcionar um salto de qualidade para a disputa com os melhores".

Gabriel ainda se desculpou pelos toques no piloto Gabriel Zanchetta na próva brasileira onde na feature quase o fez rodar e na sprint poderia ter jogado os dois pilotos para fora da corrida. "Espero que o Zanchetta entenda que os toques não aconteceram de próposito e que as próximas disputas sejam cada vez melhores". O fim de semana em Sakhir começa no domingo ao 12:00 para a F1BC light e as 14:00 para a F1BC.

Michel está de fora por problemas físicos

Enquanto todos estãoafinadissimos na pista do deserto, Mendonça é um dos únicos que ainda naum veio a pista.Há rumores de que o Piloto esteja com problemas sérios no tornozelo, oq ue pode tirá-lo desta etapa. Nenhuma nota oficial veio a imprensa, mas até agora o piloto nem ao menos deu as caras no paddock, o que é preocupante para toda a equipe.

BMW Sauber em parceria com Toro Rosso da Light

A comissão de imprensa da BMW anuncia, com orgulho, que a equipe Toro Rosso do campeonato F1BC Lights será a "Equipe B" da BMW Sauber, compartilhando dados que serão de grande utilidade para ambas equipes no desenvolvimento de seus carros. "Esperamos que, com a parceria, nossas informações sejam mais do que compartilhadas ou somadas, queremos que sejam multiplicadas, o que provavelmente acontecerá", revelou Mario Theissen.

Honda crê em dificuldades para entrar no Server A

Com os primeiros treinos realizados no Autódromo de Sakhir, no Bahrein, a equipe Honda do F1BC 3 já começa a projetar sua real meta para esta etapa de domingo (20/1). Sentindo dificuldades no acerto do carro, pilotos e engenheiros acreditam que o carro terá um desempenho que lhes permita ficar no máximo entre os seis primeiros. "O Qualifying será decisivo, por isso trabalharemos mais em cima do setup para hotlaps", revelou Nick Fry, chefe da equipe.

Azeredo pego em flagra na Inglaterra

O 'curso' de Azeredo na Jim Russell na Inglaterra nao parece se tratar apenas de automobilismo. O agora carioca piloto do carro numero 5 da Ferrari parece estar fazendo mais que um mero curso na terra da Rainha. Segundo o 'The Sun', o piloto da equipe de Maranello foi visto em uma festa muito bem acompanhado.

Diferentemente da temporada anterior quando Azeredo teria sido visto com suecas enquanto era persuadido pela Volvo, fontes dizem que o piloto teria sido visto acompanhado por uma modelo argentina. O piloto nega de forma enfatica as acusacoes. "Nao passa de invencao da imprensa que quer vender mais causando polemica e instabilidade na equipe". Os efeitos de tais rumores so serao vistos na volta de Azeredo, marcada para Fevereiro, sem etapa especifica ainda.

Leonardo precisando relaxar

"O jovem piloto paulista, Leonardo Schuskel, parte para a praia essa sexta a noite. O piloto disse que, apesar dos bons resultados dos testes privados das equipes japonesas, precisa relaxar. Afirmou que volta com força total para o GP turco e que confia veemente no seu parceiro de equipe, Rodrigo Wizard." Contou a acessora de imprensa do piloto.

Toro Rosso Reports

A Toro Rosso acaba de sair na frente dos concorrentes pelo menos no quesito comunicação, e estará lançando a Toro Rosso Reports, que anunciará toda sexta feira a noite como estará para a corrida de domingo. Para a proxima etapa em Sakhir, Luís Morais treinou durante a semana para aperfeiçoar sua volta rápida, e testou alguns acertos que ainda não foram definidos qual será o utilizado, mas que foram aprovados pelo jovem piloto joseense, confiante para pelo menos pontuar na próxima etapa. "Irei adotar uma tática bem mais conservadora, pois após os problemas hidraulicos ocorridos no Brasil, tentaremos deixar o carro mais preservado e que possa chegar ao final da corrida e quem sabe pontuar", comentou. Djalma Bereta não apareceu para se comunicar com a imprensa durante a semana.

Labels:

F1BC Light 1 @ Sakhir: Comunicados e Notícias

Por Rafinha Hadesoul / Ogue Brito / Rodrigo Wizard / Alan Tavares / Carlos Eduardo

Festa e Decepção na Toyota

A Toyota Light não foi muito bem com seus pilotos, com apenas dois 3 lugares "Pericles" e dois abandonos decepcionante "Rafinha". Apesar que Rafinha ja se mostrava certa insegurança quanto a primeira etapa, mas disse logo depois da corrida, "estava muito nervoso com a estreia, apesar de meu primeiro tropeço não haverá mas nenhuma em todo o campeonato, de agora em diante serei estratégico, cauteloso e muito mais rápido do que deveria ser, em Sakhir vou mostrar a todos que não estou aqui de brincadeira", afirmou com muita raiva pelo fracasso.

Mas a Toyota comemora muito com a vitória de "Zoro" um 2 e 1 lugar no F1BC 3, e espera que Zoro e Deco tenha rendimento parecido em Sakhir. Para isso a Toyota se reuni para treinar entre si, e mostrar para seus fans do que são capazes !

Honda enfrenta problemas de conexão

Após a primeira etapa do F1BC Light 1, realizada em Jacarepaguá, a equipe Honda constatou que está com uma grave deficiência em sua conexão. O paraense Ogue Brito, espera q não seja surpreendido, negativamente, por sua conexão outra vez. "Após os treinos exaustos, ser tirado pelo conexão é um balde de agua fria", salienta o piloto.

Os testes para o Bahhein estão bons, o carro está respondendo, e o piloto está feliz com o desempenho...apesar de seu chefe de equipe estar furioso com seus dois pilotos que decepcionaram no Rio de Janeiro. Rodrigo Miranda abandonou a Feature Race na 11ª volta, e não largou na Sprint Race.

Rádio Paddock: Dupla da Ferrari foi para a noitada e perdeu a hora

Depois de não aparecerem na abertura do F1BC Light 1 em Jacarepaguá, muito se questionou sobre o paradeiro da dupla Fillipe Vasconcelos e Phelipe Baceiredo, que pareciam estar prontos para fazer bonito na corrida. Fontes anônimas dizem que a dupla saiu para a noitada no sábado, acabaram parando em uma festa country, onde a dupla então foi acalorada pelo público e eles resolveram aceitar o convite de tocarem no palco do local, já que Fillipe e Phelipe também formam dupla sertaneja.

Williams pode não contar com Tarcisio em fevereiro

Poucos dias antes do final de semana de Sakhir, no Bahrein, o piloto Tarcisio Giordani revelou que poderá não disputar as etapas que serão realizadas durante o mês de fevereiro. "Meu contrato com a Williams permite um mês de férias e eu as usarei", revelou o paraense. O destino de Tarcísio, que marcou os primeiros pontos da Williams na Sprint Race de Jacarepaguá, pode ser a América do Sul, em uma expedição pelo continente, mas o piloto não confirmou sua rota de viagem.

BMW Sauber da Light fará exibição na Mauritânia

Mesmo com o cancelamento do Rally Dakar 2008, devido às ameaças terroristas da Al-Qaeda na região da Mauritânia, a BMW Sauber da categoria Light resolveu fazer uma apresentação neste país, com os dois carros rasgando o deserto em alta velocidade. Gustavo Stênio e Hildo Marcelos estarão pilotando as BMW Sauber na exibição, e o diretor Mario Theissen comentou a iniciativa. "Vamos levar o F1BC para onde nunca se imaginou, começando pela Mauritânia". Theissen também disse como será o procedimento. "Acredito que lá é uma área bem segura... eu tenho alguns compromissos e... bem, não vou poder estar lá, mas boa sorte aos pilotos!", finalizou.

McLaren diz que poderia vencer em Jacarepaguá e tem chances em Sakhir

A McLaren Light não se demonstrou muito rápida no treinos de Jacarepaguá, mas quanto a sua performance de corrida estava excelente, tanto que na segunda bateria superou em tempo de prova o vencedor do Server A, o que prova que o piloto Alan Tavares teria totais condições de vencer. Tal rendimento lhe deu a 3ª colocação no campeonato, apesar de estar correndo no Server B. As expectativas para a segunda etapa são boas, levando em conta que o tempo de Alan Tavares esta entre os cinco melhores somados o F1BC 3 e o Light.

Rádio Paddock: Lucas Rittes já está em Istanbul treinando

Crescem os boatos de que o piloto Lucas Rittes da Spyker, após ser suspenso do final de semana do Bahrein por conduta imprópria na estréia, viajou direto para a Turquia, onde será realizada a terceira etapa. Fontes turcas dizem que a Spyker também já armou suas instalações no autódromo de Istanbul, e Lucas começou já esta semana seu treinamento, buscando impressionar a equipe e os adversários.

Renault temerosa na Light

Depois de participar de algumas sessões com os rivais na pista de Sakhir, o conglomerado Renault F1 fica bastante preocupado. Cadu e Daniel, a dupla da Light para Renault está bastante temerosa com a perda da liderança do campeonato de construtores já na segunda prova, isso se deve a comparação de desempenho.

Segundo o piloto Cadu, ele está abismado com a dupla Toyota, ou melhor com o quarteto que vem pulverizando tempos. "A dupla Lee e Rafinha já estão abaixo do 1,27, isso é mais de 2 segundos mais rápido do que nós na renault estamos conseguindo, tenho temor que essa prova seja um verdadeiro passeio." Os pilotos Renault têm treinado e deverão treinar muito até o dia da prova, mesmo assim fica a incognita e dificuldade de bater os atuais tempos mostrados.

Labels:

Tuesday, January 15, 2008

F1BC Cup 3 @ Jacarepaguá: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Zoro

Vamos entrevistar os pilotos que subiram no pódio neste final de semana em Jacarepaguá, tanto da Feature quanto da Sprint Race. São eles: Carlos Zoro, Rafael Carvalho, Rodrigo Wizard e Carlos Junior. Agradecemos a atenção dos pilotos!

Carlos Junior (PA/McLaren)

Na Feature, você venceu mas não levou. O que você tem a dizer sobre isso?
É bastante frustrante, principalmente por seguir o mesmo padrão de treino há quase 1 mês e não ter sido alertado antes... em todo caso valeu a disputa, me diverti bastante. Vamos ver o que acontece pela frente.

Na Sprint Race, qual foi a tática adotada para chegar ao pódio?
O conservadorismo. Sabia que largar atrás era complicado e a recuperação deveria ser alcançada pacientemente ao longo das 6 voltas, e foi o que procurei fazer, sempre evitando possíveis colisões.

Jacarepaguá é um circuito que você aprovaria para campeonatos futuros?
O circuito é muito bom, tem um traçado original, e está em perfeitas condições para se usar em outros campeonatos.

Carlos Zoro (SC/Toyota)

Conte-nos um pouco sobre a sua corrida hoje.
Bem, após a surpresa do segundo lugar no qualify, eu consegui uma ótima largada e logo na primeira curva já era líder, mas infelizmente a pressão de estar entre os melhores e o nervosismo da estréia falaram mais alto.... perdi 3 posições quase que de uma vez, foi uma disputa intença entre o Fael (carvalho) o michel (Mendonça) e eu....Felizmente consegui recuperar 2 a lá Schumacher.. pelo pit! Haahaha. A primeira corrida acabou sendo uma grande surpresa de modo geral, cheguei em segundo lugar e ganhei mais confiança pra segunda corrida... essa sim, a maior surpresa do fim de semana! Logo na largada eu ultrapassei o fael e parti pra cima do Rodrigo Wizard.. chegamos a tocar roda com roda mas ninguém saiu prejudicado.. depois de tudo, assumi a ponta e fui assim até o fim! Uma vitória muito suada! hehehe

Qual a sua análise sobre os adversários que disputam com vc?
Simplesmente fantástico correr com tanta gente tão rápida! Sempre uso eles como base pros meus treinos, e saber que estou conseguindo manter um duelo na pista com pelo menos um deles me motiva a andar cada vez melhor. Todos os pilotos, inclusive os que não participaram do server A, são pilotos de grande qualidade. Sem dúvidas, esse campeonato vai ser o melhor de todos!

Como você reage à pressão por estar entre os melhores e oque pretende fazer para que isso não te atrapalhe?
Bom, como eu já expliquei antes.. a pressão da primeira corrida quase me tira da disputa, mas com o tempo eu vou aprender a controlar esse nervosismo que eu sinto durante a corrida. Não é algo que atrapalhe meus tempos de volta, mas realmente pode me prejudicar caso eu esteja em disputa de posições! Vou procurar me concentrar ao máximo em todas as corridas e fazer esse nervosismo virar contra meus adversários! hehe.

Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber)

Conte-nos um pouco sobre a sua corrida hoje.
Fiquei bastante satisfeito, na primeira corrida fui bem mas o Jr e o Zoro estavam muito melhores então o 3º lugar e a corrida foram ótimos, apesar do susto da pane seca na linha de chegada. Na segunda corrida eu fui mal, estava errando muito e até tive um acidente com o Wizard por erro meu, felizmente não foi tão sério e já me desculpei. Então outro 3º lugar caiu muito bem, já que não corri bem.

Qual a sua análise sobre os adversários que disputam com vc?
Todos são muito bons, mas isso não é surpresa, a pré-temporada mostrou que ia ser equilibrado e é assim que está sendo. O Junior e o Zoro por enquanto estão muito bem,sem dúvida os melhores dessa etapa.

A equipe BMW Sauber poderia ter marcado muitos pontos pois os 2 pilotos estavam presentes no servidor A, o que aconteceu na primeira corrida, onde seu companheiro não chegou até o fim?
Poderíamos ter marcado muitos sim, mas oque conseguimos não foi tão ruim. Na primeira corrida o Cassius disse que cometeu um erro bobo que comprometeu sua corrida e na segunda ficou dificil chegar nos 2 da frente, eles estavam melhores mesmo, agora vamos nos empenhar pra alcançar o rítimo do Jr e do Zoro.

Rodrigo Wizard (SP/Honda)

Como você define esse início de temporada?
Bastante competitivo. Na classificação haviam pelo menos oito ou nove pilotos no mesmo ritmo, e consegui vaga no Server A na última oportunidade. A pontuação é mais ou menos a planejada, pois eu sabia que já deveria contar com imprevistos durante as provas, e começar o campeonato em quarto no geral não é tão ruim.

Uma corrida com grandes surpresas e alguns incidentes, comente sobre deles.
Na Feature corrida eu cometi um erro que custou caro, fui pressionar o Cassius e acabei dando um leve toque na traseira dele na saida de uma curva, que não prejudicou ele, mas me fez perder uns cinco segundos. Isso nas contas gerais poderia garantir até uma segunda posição na corrida, pois estávamos todos muito próximos. Na Sprint passei o Zoro, logo depois o Fael, mas nessa manobra busquei ficar o tempo todo na linha de dentro do traçado, enquanto ele tangenciou a curva e me acertou bem no apex dela. Ele não tinha muito o que fazer pois o Zoro também estava logo atrás. Depois quando voltei para a pista o Cassius tentou uma ultrapassagem impossível e me bateu na traseira, mas corridas são assim.

Quais os planos para a próxima etapa?
Sakhir é uma das pistas que eu menos gosto entre estas mais modernas, mas farei o possível para continuar somando pontos que me permitam brigar por título. Manter a consistência e marcar pódios são os objetivos principais.

Labels:

F1BC Light 1 @ Jacarepaguá: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Compareceram na sala de imprensa os pilotos Carlos Eduardo, Renan Rittes e Péricles Lee. Alan Tavares não foi encontrado até a publicação, mas outras oportunidades virão. Estes conseguiram subir ao pódio hoje em Jacarepaguá no F1BC Light 1 e darão seus depoimentos.

Renan Rittes (SP/Spyker)

Qual foi a sensação de estrear com duas grandes vitórias?
Foi ótima, eu nunca tinha ganhado em um campeonato online, chance não faltou mas sempre tinha algo pra atrapalhar, mas finalmente saiu a vitória.

Você acha que a competição vai ser tranquila ou pode esquentar no futuro?
A competição tem tudo pra esquentar no futuro porque não tem apenas um piloto bom e sim 4 pilotos, a competição será bem disputada.

Com seu companheiro de equipe fora da próxima etapa, a Spyker pode sair prejudicada no campeonato de pilotos?
Prejudica um pouco, mas acho que não vamos ter muitos problemas em conseguir uma colocação boa porque a Spyker pretende correr todas etapas.

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Como você avalia este seu começo de temporada?
Creio que foi muito bom. Em uma primeira corrida se adaptando ao MOD as novas regras e a um carro com uma motorização sonora diferente. Não quebrando já foi ótimo e chegando na fente de feras como Rafinha, Alan e Lucas não tem como eu achar ruim.

Na Feature Race, se não fossem os acidentes, você acredita que poderia vencer Renan?
Creio que não, o Renan estava mais rápido do que eu, acho que poderiam acontecer apenas duas coisas se eu não acindetasse. Uma seria chegar mais próximo e não ficar essa coisa horrorosa de um carro ficar zilhões de segundos atrás do outro. A outra coisa é que talvez com uma distância reduzida o Renan poderia estar mais propício ao erro com a preocupação de alguem mais próximo, mas creio que essa seria improvável, Renan realmente dominou a corrida desde o treino até a bandeirada final.

A Renault lidera nos Construtores. Você acha que a equipe é favorita ao título?
Gostaria de ter essa certeza, mas vale lembrar que o incidente com o Lucas tirou vários pontos da Spyker. Quero tb ter mais contato com meu companheiro Daniel para podermos trocar boas informações e ajudar a Renault sim, não creio que a escuderia seja favorita, mas que vamos brigar, isso vamos.

Pericles Lee (SP/Toyota)

Como é a sensação de subir ao pódio logo na estréia?
A sensaçao de subir ao pódio logo na primeira corrida foi ótima, até porque tem muitos competidores de nível muito alto, e eu não estava nem um pouco confiante pra essa corrida, mas espero manter esse resultado pras próximas etapas.

O que você achou da competitividade da Light até agora?
A competividade é muito legal, porque apesar de todos estarem afim de fazer uma boa corrida, eles respeitam tb o outro participante, tentando pelo menos evitar acidentes, apesar de as vezes não ser possivel rssrsrs

O objetivo para as próximas etapas continua sendo o pódio?
Com certeza o pódio é sim o meu objetivo pras próximas etapas, mas para isso vou treinar muito mais, até porque os competidores são muito bons.

Labels:

Monday, January 14, 2008

F1BC Cup 3 @ Jacarepaguá: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Jacarepaguá: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

Sunday, January 13, 2008

F1BC Cup 3 @ Jacarepaguá: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Logo na primeira etapa do F1BC 3, o próprio F1 Brasil Challenge bateu seu recorde em número de participantes em uma única etapa. Nada menos do que 17 jogadores (de um total de 22 inscritos) ficaram online aguardando ansiosamente pelo início das atividades, infelizmente atrasadas em cerca de 30 minutos, em decorrência de atrasos na categoria preliminar, o F1BC Light 1.

Desde já pedimos desculpas a Leonardo Schuskel, Luís Morais e a algum outro jogador que por ventura tenha sido prejudicado pelo atraso. Mas, em todo caso, valeu e muito a pena participar desta abertura de temporada. Pela primeira vez também, o F1BC teve de usar três servidores simultaneamente, para comportar tal número de pilotos, o que gerou apreensão e tornou os procedimentos mais complexos, servindo portanto como mais um aprendizado à organização do campeonato, que nunca será perfeita, mas sempre busca evoluir.

QUALIFYING - Para se ter uma idéia da competitividade, no Qualifying o atual campeão Rodrigo Wizard registrou um tempo que lhe garantiu a apertada sexta colocação, a última posição do grid do Server A, enquanto o vice-campeão do F1BC 1, o carioca Frank Aguiar, assim como o terceiro colocado da mesma edição, o paulista Deco Ganecci, ficaram apenas no Server C. A primeira fila foi formada pelos Carlos Júnior e Zoro, que mostraram grande ritmo, enquanto as duas filas seguintes foram formadas por Michel Mendonça, Rafael Carvalho, Cassius Naves e Rodrigo Wizard, quatro figurinhas carimbadas que deram show no último campeonato, o F1BC 2.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:18.016
2 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:18.434
3 Michel Mendonça (ES/Spyker), 1:18.539
4 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), 1:18.870
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:18.942
6 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:19.060
7 Gabriel Rak (SP/Super Aguri), 1:19.128
8 Gabriel Sarmento (ES/Williams), 1:19.221
9 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:19.416
10 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:19.500
11 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:19.541
12 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 1:20.193
13 Daniel Carvalho (SP/Renault), 1:20.527
14 Deco Ganecci (SP/Toyota), 1:21.065
15 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), 1:21.733
16 Sidney Dias (SP/McLaren), 1:31.334
17 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), 1:40.956

Legenda
Server A
Server B
Server C


FEATURE RACE - No Server A, a experiência falou alto e a largada se deu logo na primeira tentativa, com os pilotos mantendo suas mesmas posições de origem. O único abandono chegou cedo, com Cassius Naves, enquanto Zoro perdia posições para Fael e Michel, mas ainda tinha uma carta na manga. Tanto Fael quanto Michel pararam na oitava volta para reabastecimento, enquanto Zoro e Wizard pararam na nona volta: Zoro então saiu dos boxes à frente de seus rivais, e Wizard logo atrás. Junior parou na décima volta e portanto não deu nenhuma chance aos adversários de o alcançarem. Ao final, Wizard ainda ultrapassou Michel, e chegou próximo de Fael. * Nota pós-corrida: Carlos Junior usou a parte amarela listrada além da faixa branca que delimita o circuito misto do oval e foi punido por dois segundos a cada manobra.

A briga no Server B foi igualmente fantástica, com Gabriel Zanchetta sendo seguido de perto por Fernando Passos, que por sua vez recebia intensa pressão de Gabriel Sarmento, enquanto Sergio Kolachinski recuperava terreno após largar mal, já que Luís Morais ficou parado no grid logo a sua frente. Passos então estava mais leve, ultrapassou Zanchetta e se mandou para abrir vantagem, enquanto os dois Gabriel se estranhavam na pista. A estratégia de Passos quase deu certo, de modo que o carioca voltou a pressionar Zanchetta até a última volta, quando ultrapassou o paulista na Curva Norte, mas ambos se tocaram e Gabriel ficou com a pista e Fernando com a grama. Gabriel foi punido com 10 segundos, mas isso não o impediu de vencer e ficar em 7° no geral da Feature, já que Passos foi punido por usar a pista externa do oval por algumas voltas, deixando Kolachinski herdar a segunda colocação.

O Server C foi o mais "tranquilo" dos três, com Daniel Carvalho vencendo Frank Aguiar por apenas sete segundos de vantagem, ambos deixando os concorrentes longe: Deco Ganecci ficou quase um minuto atrás, enquanto Sidney Dias e Djalma Bereta sofreram na pista de Jacarepaguá e terminaram com duas voltas de desvantagem.

Feature Race, Final (18 voltas)
1 Carlos Zoro (SC/Toyota),
24:50.593 [média de 223.94 km/h]
2 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), +19.322
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +20.114
4 Michel Mendonça (ES/Spyker), +27.345
5 Carlos Junior (PA/McLaren), 24:37.313 (+36s penalty)
6 Gabriel Rak (SP/Super Aguri), 25:12.272 (+10s penalty)
7 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +15.394
8 Fernando Passos (RJ/Spyker), +7.734 (+10s penalty)
9 Daniel Carvalho (SP/Renault), 25:29.788
10 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), +7.538
11 Deco Ganecci (SP/Toyota), +57.432
12 Gabriel Sarmento (ES/Williams), DNF (17)
13 Sidney Dias (SP/McLaren), +2 laps
14 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +2 laps
15 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), DNF (3)
16 Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF (0)
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNS
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:19.375


SPRINT RACE - Agora com grid inverso em relação a chegada da Feature Race, excetuando-se os abandonos, a emoção foi ainda maior. No Server A, Wizard não soube aproveitar a pole-position e perdeu posições para Fael e Zoro na largada, mas recuperou-se em grande estilo ao ultrapassar os dois adversários. Porém, quando o paulista executou a manobra sobre Rafael Carvalho, este não conseguiu impedir um toque, fazendo a Honda de Rodrigo rodar e cair para penúltimo. Completando a sequência, Wizard voltou para a pista e foi atingido por Naves, agora sim ficando em último. Zoro então aproveitou a deixa e logo passou Rafael, o mesmo que Junior fez logo depois, após um início discreto de corrida. Ao final, Zoro venceu Junior por apenas cinco centésimos, enquanto as duas BMW foram punidas pelos toques na Honda e o terceiro lugar ficou com Wizard. * Nota pós-corrida: Carlos Junior, Carlos Zoro e Cassius Naves receberam punição de dois segundos por cada vez que utilizaram a parte listrada amarela na reta oposta.


No Server B, Gabriel Zanchetta largou em último com o grid inverso, mas ao final da reta dos boxes o paulista já assumiu a liderança, em uma fantástica arrancada, e quase saindo da pista com um toque de Sarmento. Zanchetta então abriu vantagem e liquidou mais uma vitória, mas a emoção continuou na briga pela segunda, terceira e quarta colocações, com Sarmento, Passos e Kolachinski revezando as posições constantemente, mas finalizando na respectiva ordem, e novamente com uma punição de 10 segundos para Fernando por usar a área externa da reta.

No Server C, só alegria. Daniel Carvalho levou novamente, agora largando em último mas assumindo a ponta com facilidade, abrindo pouco mais de 10 segundos para seus dois adversários principais, Deco e Frank, que travaram uma boa disputa e cruzaram a linha de chegada separados por menos de três segundos. Djalma Bereta teve problemas e não largou, enquanto Sidney Dias não passou da primeira volta.

Sprint Race, Final (6 voltas)
1 Carlos Zoro (SC/Toyota), 8:08.005 (+2s penalty) [média de 228.00 km/h]
2 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +9.701
3 Carlos Junior (PA/McLaren), +0.050 (+12s penalty)
4 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber), +3.666 (+10s penalty)
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +4.048 (+22s penalty)
6 Gabriel Rak (SP/Super Aguri), 8:12.104
7 Gabriel Sarmento (ES/Williams), +4.474
8 Fernando Passos (RJ/Spyker), +13.992 (+10s penalty)
9 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), +30.520
10 Daniel Carvalho (SP/Renault), 8:17.394
11 Deco Ganecci (SP/Toyota), +11.043
12 Frank Aguiar (RJ/Red Bull), +13.864
- Sidney Dias (SP/McLaren), DNF (0)
- Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), DNS
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNS
- Michel Mendonça (ES/Spyker), DNS
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNS
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:19.156

Labels:

F1BC Light 1 @ Jacarepaguá: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

A nova categoria do F1 Brasil Challenge teve um começo típico de primeiro dia na escola: todo mundo se conhecendo, poucos realmente por dentro dos procedimentos, alguns ainda precisando de um material para poder jogar corretamente, e a maioria eufórica. Mas já que esta é uma "categoria escola" para formar pilotos o mais completo possível, nada mais apropriado do que este ponto de partida.

Uma deficiência técnica de conexão foi o principal problema enfrentado. O principal Host da Light, de 4mb/600k, estava caindo constantemente e não suportando nem metade dos jogadores previstos, o que causou mais atrasos. Graças aos nossos compreensivos jogadores, isso não causou nenhum adiamento maior e nos permitiu realizar a prova duas horas depois. Pedimos desculpas pelo transtorno, e faremos o possível para que isso não ocorra novamente.

QUALIFYING - Com um atraso no Briefing, pela quantidade de informações a serem passadas, os jogadores então foram divididos em dois servidores para a classificação, com Rodrigo Wizard e Fernando Passos supervisionando cada grupo. Em termos de velocidade, a categoria não é nada Light, e Renan Rittes marcou a pole-position com o excelente tempo de 1:18.808, enquanto o recém-chegado Thiago Lisboa brigava bravamente para assinalar 1:40.381, mas ainda assim ganhando três posições de pilotos que perderam a hora da sessão classificatória.


Qualifying
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 1:18.808
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:19.243
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:19.360
4 Pericles Lee (SP/Toyota), 1:19.453
5 Lucas Rittes (SP/Spyker), 1:20.176
6 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), 1:20.369
7 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:20.406
8 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:22.089
9 Ogue Brito (PA/Honda), 1:24.014
12 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 1:40.381
13 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), sem tempo
14 Tarcisio Giordani (PA/Williams), sem tempo
15 Daniel Alves (RJ/Renault), sem tempo

Legenda
Server A
Server B


FEATURE RACE - No Server A, a briga foi enorme. Talvez pela inexperiência dos jogadores, duas relargadas foram executadas, por conta de acidentes na primeira curva. Quando a ordem se estabeleceu, Renan tomou a ponta, ainda que seguido de perto por Rafinha, Lucas e Cadu, enquanto Pericles recebeu um toque e teve de passear na brita. Lucas então foi pra cima de Rafinha com certa afobação, e tocou o piloto da Toyota primeiro na Curva Suspiro e depois na Norte, e ainda manobrou o carro de forma perigosa em direção ao rival quando ambos dividiam a reta. O esforço foi em vão e Rafinha manteve a posição, e agora Lucas tinha Cadu em sua cola. Logho depois Rafinha perdeu o controle, bateu e abandonou. A briga intensa teve ainda o toque de Cadu em Lucas, e este algumas curvas depois perdeu o controle e bateu, ficando sem a asa traseira. O piloto da Spyker então andou lento na pista e levou uma volta do líder Renan. Logo depois, coincidentemente ele se colocou parado no meio da Curva Sul, bem no momento em que Cadu passava. Uma manobra avaliada pelos comissários, considerada anti-esportiva e de má fé, que causou a desqualificação de Lucas nesta prova e no próximo final de semana. Contudo, Cadu viu suas chances de alcançar Renan indo por água baixo, mas terminou em segundo, com Péricles chegando a duas voltas de desvantagem.

O Server B teve o domínio do paraense Alan Tavares, que voltou à ativa em boa forma e colocou a McLaren tranquila no topo do servidor. Ogue Brito abandonou logo no início, sem condições de conexão, enquanto Tarcisio ficou na quarta volta e Thiago na nona. Na décima foi a vez de Miranda bater, restando apenas o bravo Daniel Alves, que chegou a quase uma volta atrás de Alan. Estes porém foram congratulados com a persistência e conseguirasm terceira e quarta colocações, respectivamente, no geral do F1BC Light 1 nesta prova.


Feature Race, Final (18 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 24:47.672 [média de 224.38 km/h]
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +49.555 (+10s penalty)
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 25:39.867
4 Daniel Alves (RJ/Renault), + 1:25.190
5 Pericles Lee (SP/Toyota), +2 laps
6 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF (11)
7 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), DNF (10)
8 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), DNF (9)
9 Tarcisio Giordani (PA/Williams), DNF (4)
10 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (3)
11 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), DNF (2)
12 Ogue Brito (PA/Honda), DNF (0)
- Lucas Rittes (SP/Spyker), DQ
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:19.586

SPRINT RACE - Nenhuma mudança drástica ocorreu no Server A na segunda prova do dia. Mesmo com grid inverso, a ordem de chegada foi a mesma no pódio, com Renan, Cadu e Pericles, já que Lucas Rittes cometeu alguns erros e tocou em Ademir, desta vez esperando o piloto da Super Aguri, ambos perdendo muito tempo portanto. Rafinha novamente se acidentou, em um final de semana para ele esquecer. Renan e Cadu estavam em um ritmo muito parecido, e a diferença foi de pouco mais de dois segundos na linha de chegada.

No Server B, mais um passeio de Alan Tavares, mesmo largando em posição inversa com Daniel Alves, que novamente marcou o segundo lugar. Porém desta vez Thiago Lisboa e Tarcisio Giordani foram consistentes, e conseguiram terminar a prova e marcar seus primeiros pontos na competição, além de abrirem o marcador para Williams e Red Bull. Rodrigo Miranda, Ogue Brito e Raphael Ramos saíram do servidor durante a Feature, perdendo portanto a chance de somarem pontos na Sprint Race.


Sprint Race, Final (6 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 8:34.587 [média de 222.56 km/h]
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +2.506
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +14.835
4 Lucas Rittes (SP/Spyker), +18.923
5 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), +22.984
6 Alan Tavares (PA/McLaren), 8:21.555
7 Daniel Alves (RJ/Renault), +17.475
8 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +35.635
9 Tarcisio Giordani (PA/Williams), +1:17.943
10 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (3)
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNS
- Ogue Brito (PA/Honda), DNS
- Raphael Ramos (RJ/Red Bull), DNS
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:19.742

Punições e alertas
* Lucas Rittes (SP/Spyker) ficará uma rodada (Bahrein) suspenso,
* Gabriel Sarmento (ES/Williams) recebe um alerta por toques em adversários,
* Os pilotos punidos com Penalty de 10s estão sob observação na próxima etapa,
* Os pilotos punidos com 2s por cada Cut Track estão sob observação na próxima etapa.

Labels: