F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, April 05, 2008

F1BC RFT 0: Premiação Final

Por Rodrigo Wizard

Chegou a tão esperada hora de conhecer os ganhadores de troféus na Premiação do campeonato. Nesta edição do RFT foram distribuídos 24 prêmios entre 13 pilotos, um número bastante considerável.

Além de Piloto campeão, tivemos a continuidade dos prêmios de Equipe e Estado. Entre os prêmios de desempenho, temos os de vitórias, poles-positions, pódios, revelação, rookie, passador, chicane ambulante, fairplay e prancheta.

Já os acontecimentos isolados ilustram os troféus gasparzinho, trevo, kenny, keystone keepers, tesourinha, janelinha, roleta, red bull, jeremias e vaca no brejo. Finalizando com os prêmios fora de jogo, temos o de colaborador e o de poeta.

Clique na imagem ao lado e confira a Premiação!
F1BC School 1 @ A1-Ring: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Fantástica a etapa do F1BC School 1, no circuito de A1 Ring, na Áustria. Graças à ousadia de colocar 12 pessoas (sendo 10 participantes e dois comissários) em um único servidor, pudemos acompanhar um dos melhores rounds da categoria até o momento.

Todos os postulantes ao título estiveram presentes, exceto Daniele Assis. A mudança de horário (das 20h para as 22h) foi a única polêmica nesta etapa, já que diversos jogadores consideraram inviável esta alteração, e muitos acreditavam que o briefing começaria às 22h, enquanto outros já entenderam que fosse a corrida neste horário. Como consequência, uma nova votação de horário será feita, priorizando a configuração original.

QUALIFYING - Sete pilotos ficaram separados por menos de um segundo, em uma sessão de treino de tirar o fôlego de qualquer um. Vale lembrar que, caso ocorresse LAG na corrida, o esquema adotado poderia ser o de 5/5, o que acirrou ainda mais a disputa. Eduardo Marques, embalado pelo título do F1BC RFT 0, cravou a pole-position, seguido de Thiago Wendt, agora conseguindo fazer sua estréia. A segunda fila teve cheiro de rivalidade, com Luth Cysne e Lucas Chaves, dois favoritos à conquista. Marcelo Vidal e Raphael Brito vieram logo em seguida, seguidos por Matheus Romanowski, Matheus Ferro, Rodrigo Chaves e Raphael Garcia, com um tempo ainda bastante alto.

Qualifying
1 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:06.288
2 Thiago Wendt (MG/Spyker), 1:06.547
3 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:06.744
4 Luth Cysne (SC/Renault), 1:06.765
5 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:06.815
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:06.925
7 Matheus Romanowski (RS/Spyker), 1:07.183
8 Matheus Ferro (MG/Super Aguri), 1:08.371
9 Rodrigo Chaves (DF/Toro Rosso), 1:09.729
10 Raphael Garcia (GO/Toyota), 1:14.146

FEATURE RACE - Dez carros então se alinharam para a largada, e veio aquela sensação padrão da primeira curva em A1 Ring, de tentar segurar no "puta que pariu" mais próximo. Raphael Brito ficou colado ao guard-rail na reta de largada até a curva e, claro, acabou acertando alguém que vinha no traçado, no caso, seu amado companheiro de equipe Lucas Chaves. Quem também bobeou foi Rodrigo Chaves, que freou muito tarde e fez um efeito dominó em Marcelo Vidal e Thiago Wendt, que perderam posições.

Como todos conseguiram se recompor na pista e retornaram sem maiores danos, a prova teve sequência, com a seguinte ordem: Cysne, Ferro, Romanowski, L.Chaves, Marques, Wendt, Vidal, Garcia, Brito e R.Chaves. Ainda na primeira volta, estes dois últimos citados erraram e perderam suas asas traseiras, sendo que Brito fez a troca, e Chaves abandonou.

Nas voltas seguintes, Ferro rodou e perdeu posições, enquanto Romanowski perdia rendimento e era ultrapassado por Chaves, Marques e Wendt. Poucas voltas depois, a emoção ficou por conta de Garcia, muito lento na pista, e dificultando a passagem dos que lhe colocavam uma volta. Quem também se deu mal foi L.Chaves, que errou sozinho e caiu para quinto.

A janela de pit-stops então chega e a única alteração é entre segunda e terceira posições, já que Wendt parou uma volta mais tarde e ganhou a posição de Marques ao retornar. Garcia completou sua participação neste final de semana com um acidente curioso: ele saiu do pitlane e bateu no guard-rail interno da curva, perdendo a roda e, torcendo para que seus mecânicos arrumassem seu carro, desceu na contra-mão, sendo desqualificado.

A parte final da corrida teve ainda o erro de Romanowski, que perdeu posição para Chaves, e a rodada de Ferro, que em seu retorno bloqueou Vidal e o fez perder o bico. Uma curva depois, Ferro tocou Vidal novamente, e o fez capotar, mas ficando com as quatro rodas no chão e prosseguindo. Romanowski fez um pit-extra, para evitar pane seca, e chegou já sem combustível nos boxes, enquanto Brito rodou na entrada do pit, deu ré e ficou atravessado na pista, sendo acertado e tendo de abandonar. Mas o destaque mesmo foi o duelo entre Cysne, o líder, e Wendt, segundo. Os dois quase se tocaram, mas, em uma briga limpíssima durante algumas voltas, a vitória ficou com Luth.

Feature Race - Final, 21 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 24:42.201 (média de 218.39 km/h)
2 Thiago Wendt (MG/Spyker), +1.050
3 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +4.081
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +15.768
5 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +1:17.039 [+10s penalty]
6 Marcelo Vidal (SP/Williams), +1 lap
7 Matheus Ferro (MG/Super Aguri), +1 lap [+40s penalty]
8 Raphael Brito (SP/Red Bull), DNF/Suspension (17) [+10s penalty]
- Rodrigo Chaves (DF/Toro Rosso), DNF (1) [+20s penalty]
- Raphael Garcia (GO/Toyota), DQ
Fastest lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:07.430

Explicação de punições
M.Romanowski: +10s (toque em M.Ferro, sem danos maiores)
R.Brito: +10s (toque em L.Chaves, sem maiores danos)
R.Chaves: +10s (toque em M.Vidal, sem danos maiores)
R.Chaves: +10s (toque em T.Wendt, sem danos maiores)
M.Ferro: +30s (bloqueio em M.Vidal, causando danos)
M.Ferro: +10s (toque em M.Vidal, causando danos)

SPRINT RACE - Agora em seis voltas e grid invertido, tivemos as ausências de Raphael Garcia, desqualificado na prova anterior, e Eduardo Marques, com compromissos extra-pista. Thiago Wendt até tentou, mas só largou e abandonou com problemas de conexão logo depois. Mas vamos para a pista, onde a largada praticamente não viu posições alteradas após a primeira curva.

Na segunda curva, Ferro não freou e foi reto na barreira de pneus, retornando em seguida. Quem se deu bem foi L.Chaves, que pulou para segundo e foi pra cima de Brito. Entretanto, na segunda curva, Chaves já tinha recolhido o carro, sabendo que não conseguiria ultrapassar o companheiro de equipe, mas o LAG falou mais alto, e Brito recebeu o toque e rodou. A ordem então era: L.Chaves, Vidal, Romanowski, Cysne, Chaves e Brito.

As voltas seguintes tiveram pressão total de Cysne sobre Romanowski, que se defendia com estilo, até errar na curva Rindt. Cysne quase devolve o presente, errando na Curva 1, mas retornou à frente da Spyker. Brito também foi pra cima de R.Chaves e o ultrapassou com categoria, mas já era tarde para qualquer um reagir, e Lucas Chaves venceu, seguido de perto por Marcelo Vidal.

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 6:52.975 (média de 223.95 km/h)
2 Marcelo Vidal (SP/Williams), +3.392
3 Luth Cysne (SC/Renault), +13.138
4 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +15.295
5 Raphael Brito (SP/Red Bull), +18.360
6 Rodrigo Chaves (DF/Toro Rosso), +24.037
- Matheus Ferro (MG/Super Aguri), DNF/Accident (4)
- Thiago Wendt (MG/Spyker), DNF/Connection (1)
- Eduardo Marques (MG/Ferrari), DNS
- Raphael Garcia (GO/Toyota), DNS
Fastest lap: Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:07.300

Labels:

Friday, April 04, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ A1-Ring: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição: A1-Ring, que irá ser a próxima etapa, já foi outrora chamada de Österreichring. A pista é localizada em Spielberg, no estado de Styria. O velho Österreichring normalmente era referido como localizado na cidade de Zeltweg, que é maior e mais conhecida. Contudo, o circuito nunca foi relocalizado, somente modificado.

O velho Österreichring foi conhecido por ter muitas curvas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta. Muitos consideraram Österreichring perigoso, especialmente a “Boschkurve”, uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape. Tragicamente, o estadunidense Mark Donohue morreu após bater na curva “Hella-Licht” em 1975. Sabe-se também que o tetracampeão Alain Prost do mundo disse frequentemente que todas as pistas podem ser modificadas mas que o Österreichring deve remanescer intocado, apenas adicionando áreas de escape para maior segurança.

E, Principalmente devido aos interesses de segurança, a pista foi abandonada pela Fórmula 1 por quase uma década. O circuito foi reconstruído totalmente, no mesmo local, por Hermann Tilke em 1995 e 1996. O circuito foi encurtado em 4.326 quilômetros (2.684 milhas), as curvas rápidas substituídas por três cotovelos apertados, a fim de alcançar oportunidades para a F1. São três retas longas, assim como uma seção mista, pedida para os boxes.

Rebatizado de A1-Ring (depois que surge um patrocinador, a empresa de telefonia móvel A1), o 'novo' circuito era único, tendo apenas duas curvas para a esquerda. E, em 2004 as arquibancadas e os prédios dos pits foram demolidos, deixando novamente a pista sem condições de sediar qualquer categoria de automobilismo. Entre 2004 e 2005, houveram discussões intensas se o proprietário, a Red Bull, encontraria um outro uso para o local ou para trazer de volta as corridas esportivas. Entretanto, até a data de hoje, isto parece mais improvável do que nunca, como Dietrich Mateschitz anunciou publicamente que não teve nenhuma intenção de desperdiçar dinheiro em um circuito deficitário.

Informações da pista
A1-Ring
Localidade: Spielberg, Styria, AUT
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Inativo
Versão: 1996-2004
Extensão: 4.800 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Deco Ganecci (Cup)
Leonardo Schuskel (Cup)
Fernando Berti (Light)
Thiago Lisboa (Light)
Pericles Lee (Light)

Disgrace Race para
Nenhum piloto.

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

22:00 às 22:10 - Briefing
22:10 às 22:30 - Qualifying
22:35 às 22:45 - Divisão p/ Server
22:50 às 23:20 - Feature Race, 30% (21 voltas)
23:25 às 23:35 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (21 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (21 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Chuva fraca (60% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em A1-Ring
F1BC Cup 1: Vencedor - Rodrigo Wizard (Ferrari 2002)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard (Ferrari 2002), 1:06.197

Regulamento atualizado
O Regulamento de todas as categorias foi atualizado. Confiram no link ao lado.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: ponto crítico da corrida, muito cuidado na primeira curva!
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: respeite a linha branca que delimita a entrada,
Saída dos pits: permaneça no lado direito da reta para preservar a segurança,
Abandono: mantenha-se no server, para evitar bugs de queda do server,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels: , ,

Thursday, April 03, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard + colaboradores

Chegamos na quinta edição do Jornal F1BC News, um pouco atrasados mas chegamos. Esta edição foi bastante aproveitada para diversos anúncios que não caberiam no blog durante a semana, em nossa nova política de economia de espaço. Os temas abordados são diversos: o final do RFT Zero, as incrições do RT 1, o andamento e expectativas para Cup, Light e School em A1 Ring, e também o aniversário da comunidade F1 Brasil.

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta quinta edição é bastante simples, praticamente com uma folha apenas de notícias, porém, com o tempo, ele poderá crescer, de acordo com a demanda de notícias e textos que eventualmente venham saturar as postagens do blog.

Cliquem na imagem e divirtam-se!

Labels: , ,

Wednesday, April 02, 2008

F1BC Cup 3 @ Monza: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Papo rápido nesta quarta-feira. O líder, como já sabem, é Carlos Junior com 269 pontos, enquanto Rodrigo Wizard é o vice-líder com 246. Um dado que pode colocar Rodrigo em pé de igualdade com Carlos é o fato do paulista ter 84 pontos a descartar atualmente, em suas seis piores etapas, enquanto o paraense teria de descartar 107 pontos pelo mesmo cálculo, resultando no placar rigorosamente empatado de Wizard 162 x 162 Junior!

Quem deve estar rindo dessa briga é o Felipe Augusto. Ele tem 206 pontos no total, porém, ele teve cinco ausências, e sua pior soma em finais de semana é de 20 pontos, o que o faz ainda ter uma boa vantagem nesta conta de descartes, com 186 pontos. Mas, por outro lado, Felipe não pode mais relaxar, já que as próximas faltas começarão a pesar mesmo com seis descartes possíveis.

Querem saber a situação do segundo bloco com os seis descartes aplicados atualmente? Vamos lá: Fernando Passos (170) fica com 116, Cassius Naves (168) fica com 143, Gabriel Zanchetta (153) fica com 137, Sergio Kolachinski (146) fica com 119, Luis Morais (122) fica com 99, e Carlos Zoro (97) fica com 92.

Labels:

F1BC Light 1 @ Monza: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Como estávamos a 15 dias sem análise, vamos abordar também aqui a regra de descartes. O atual líder Carlos Eduardo tem 212 pontos totais, e ficaria com 172, enquanto tem Alan Tavares na cola com 210 pontos, e ficaria com 153 se os descartes fossem aplicados hoje. A solução para Alan é tentar chegar à frente de Cadu o máximo possível, enquanto este por sua vez deve evitar faltas.

Pelos mesmos critérios, Daniel Alves (183) fica com 136, Rodrigo Oliveira (164) fica com 125, Rafinha Hadesoul (144) fica com 133, e Pericles Lee (136) fica com 127. Apenas 11 pontos separam estes quatro pilotos, e todos eles podem pensar em brigar pelo título, já que não estão muito distantes de Cadu e Alan.

Porém, estes participantes precisam de alguns detalhes a mais: Rafinha deve evitar faltar mais do que duas vezes nas próximas nove etapas, Péricles deve consertar sua placa de vídeo em, pelo menos, 15 dias, e Rodrigo já deve pensar em buscar acertos melhores para o carro, pois mostrou que tem regularidade, e o que falta é este desempenho de setup. Dos quatro, Daniel está em posição mais favorável, mas também não pode dar mole, se quiser buscar os líderes.

Labels:

F1BC School 1 @ Monza: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Na categoria School não são seis descartes, mas sim quatro, para fazer uma proporção justa às 15 etapas da temporada que teve seu início em Cleveland. Como temos apenas seis etapas passadas, seria muito cedo falar em apenas dois melhores resultados de cada um. Mas vamos falar, oras!

Luth Cysne, o atual líder, tem uma larga vantagem para os demais. O catarinense somou 144 pontos e, com descartes, teria 64 pontos, o máximo possível! Porém esta diferença pode ir caindo, e esta é a tendência, já que ele não vence a quatro corridas, e diversos adversários de peso entraram na competição, enquanto outros passaram a encarar com muita dedicação o campeonato.

A dupla da Red Bull vem logo a seguir. Raphael Brito (114) teria 49 pontos, porém Lucas Chaves (107) teria 63, apenas um a menos que o líder Luth Cysne. E o brasiliense tem a vantagem de estar em alta, já que estes pontos foram todos conquistados nos dois últimos finais de semana, quase perfeitos em Hockenheim e Monza. Mais uma dupla vem a seguir: Daniele Assis (98) teria 51, e Marcelo Vidal (94) teria 52 pontos, ambos então imprimindo até mesmo uma pequena vantagem sobre o vice-líder Raphael. Andrei Fonseca (90) teria 58 pontos e seria terceiro colocado, porém deixou a competição. O equilíbrio é tanto que continuamos falando de números bem próximos. finalizando os sete primeiros com Eduardo Marques (85), que teria 53 pontos.

Labels:

Tuesday, April 01, 2008

F1BC Cup 3 @ Monza: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Rodrigo Wizard (SP/Honda)

Como foi a Feature Race para você? Teve alguma dificuldade?
No início fiquei no meio do bolo após a largada, e na Curva Grande fui otimista demais pra cima do Cassius e quase dancei. Depois, eu tive a surpresa de ver o Passos e o Junior errando, o que não é normal, e em seguida o Naves deu uma bobeira e eu consegui me aproximar muito dele e do Zanchetta, e passei os dois. Mas a pressão continuou porque a maioria se recuperou, e no final não podia errar porque quem estava logo atrás era o Junior, e é dele que tinha de diminuir a desvantagem no campeonato.

Você se complicou na largada da Sprint Race?
Eu até agora não sei o que aconteceu, pois entrei no ponto certo de frenagem e mesmo assim o carro travou, e tive que contornar a chicane em último. Ali eu já sabia que ficaria complicado, mas até que um terceiro lugar está bom.

Carlos Junior (PA/McLaren)

O que ocorreu quando você perdeu algumas posições na Feature Race?
Na primeira volta eu cometi um erro na curva seguinte à segunda chicane (troca pelo nome da curva) e nessa o Cassius se aproximou bastante, aí na curva seguinte ele tentou me passar por dentro, eu fechei a porta e acabei sendo lançado pra brita, perdendo as posições. Infelizmente eu tenho cometido mais erros que o normal ultimamente...prefiro crer que tenha a ver com o meu novo "volante" (teclado rsrs), que é muito mais sensível que o anterior e to demorando a me adaptar a ele.

Você esperava tirar mais pontos desta etapa, ou 29 pontos está dentro da meta?
Na verdade eu esperava mais, assim como esperava mais pelo menos nas últimas 5 etapas. O fato é que já faz um tempo que eu to numa zica danada (rsrs). Só me basta trabalhar pra ver se essa fase passa.

Labels:

F1BC Light 1 @ Monza: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Rafinha Hadesoul (SP/Toyota)

A sua vitória da Feature Race foi ameaçada em algum momento?
Na verdade não. Eu achei estranho não terem me ameaçado, pois errei muito e não estava tendo um bom rendimento. Bem ai eu não sei se o os outros pilotos erravam tambem ou era o ritmo normal deles. Enfim, eu não me senti ameaçado em nenhum momento, mesmo andando mal.

Você sabia da existência daquele bug em que todos podem cair do server caso alguém saia no meio do jogo? O que você tem a dizer aos seus adversários que estavam presentes?
Eu peço desculpas para todos os que estavam presente no dia, pois não sabia desse bug, nunca tinha acontecido isso comigo. No momento eu fiquei um pouco nervoso, mas eu reconheço que errei de certa forma... Mil perdões ai pessoal!

Labels:

F1BC School 1 @ Monza: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis

Lucas Chaves (DF/Red Bull)

A Red Bull apresentou uma grande evolução na etapa de Monza. Acabaram as brigas dentro da equipe?
Sim na corrida de monza tivemos uma ótima evolução, como se diz as brigas por enquanto acabaram mas sempre haverá briguinhas mas o importante é fazer uma corrida boa.

Você acredita que a Red Bull possa conquistar o título de construtores, já que ultrapassou grandes equipes como Renault e Williams?
Eu acredito sim,agora é so saber se vamos continuar bem no campeonato,temos que manter esse ritmo bom agora para as proximas etapas.

Qual é a sua opinião em relação aos comentários dos outros pilotos sobre o estilo de pilotagem "perigoso" dos pilotos da Red Bull?
Eu acredito que meu estilo de pilotagem não é perigoso eu evito sempre bater,não importa q seja na ultima volta evitarei bater mas acidentes acontecem e pra isso que as punições servem,agora no caso do meu pco de equipe perguntem a ele não a mim.

Andrei Fonseca (MG/Honda)

Na sua opinião, qual é a causa da queda (ou falta de evolução) da Honda no campeonato?
Na minha opinião, a equipe Honda School está acima das expectativas que qualquer um de dentro da equipe poderia ter. O carro está rendendo cada vez mais e os pilotos respondem à altura. A equipe só não está melhor na tabela por irresponsabilidade de seus adversários na pista. O momento em que passarem a correr com fairplay contra a Honda School, aí sim poderemos ver quem são os melhores na pista. A Honda School tem capacidade de sobra pra estar, pelo menos, em segundo na classificação de construtores e colocar, no mínimo, um piloto entre os três primeiros.

Seu principal adversário, o piloto da Renault Luth Cysne, está 54 pontos a sua frente. Acredita que ainda possa superá-lo até o fim do campeonato?
Ele deixou de ser a surpresa das primeiras etapas e tem tido dificuldades de correr sem errar, recebendo assim as punições que merece. Se eu não tivesse sido tão prejudicado em 5, das 12 corridas que fizemos nessas ja passadas 6 etapas, acredito que teria capacidade de pelo menos incomodá-lo na liderança do campeonato. Mas, enquanto não interferirem na classificação da tabela, não posso fazer nada além de continuar com meu fairplay sem acertar todos na pista. Aqui, vale também pedir desculpa pelas pouquissimas vezes que atrapalhei alguém na pista.

Labels:

Monday, March 31, 2008

F1BC Cup 3 @ Monza: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Monza: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC School 1 @ Monza: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


Labels:

F1BC RFT 0 @ Interlagos: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

Sunday, March 30, 2008

F1BC Cup 3 @ Monza: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Quando a quantidade não é o forte, a qualidade trata de se mostrar o ponto forte no F1 Brasil Challenge. Sete pilotos apareceram para esta etapa de Monza, disputada portanto em server único, e emoções não faltaram, em um final de semana que viu Carlos Junior e Rodrigo Wizard aumentando as chances de título em relação a Felipe Augusto, que esteve ausente.

QUALIFYING - Com essa quase ninguém contava. A lenda de que não é possível baixar de 1 minuto e 20 segundos uma volta em Monza finalmente caiu por terra, com o paraense Carlos Junior estabelecendo o recorde absoluto de 1:19.800 cravados. O segundo lugar também surpreendeu, com Fernando Passos mostrando porque Monza é seu Home Race. Cassius Naves e Rodrigo Wizard formaram a segunda fila, e Leonardo Schuskel e Luis Morais a terceira, separados por míseros quatro milésimos!

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:19.800
2 Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:20.200
3 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:20.548
4 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:20.650
5 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 1:20.692
6 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:20.696
7 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), 1:21.620

FEATURE RACE - Largada sem maiores problemas, apenas com um princípio de confusão entre Passos e Junior, onde o carioca teve de cortar a chicane para evitar uma colisão, mas devolveu posições mais à frente. Rodrigo Wizard tentou tomar a Curva Grande por fora, e Cassius Naves por dentro acabou impedindo a passagem da Honda, que deu um belo passeio pela terra.

Carlos Junior então liderava, mas errou na primeira curva di Lesmo, caindo três posições. A ordem então era: Cassius, Gabriel, Rodrigo, Junior, Fernando, Luis e Leonardo, estes dois últimos abandonando: Schuskel por levar batida e ficar sem a asa, e Morais por julgar não ter condições de jogo, já que seu equipamento provocou a colisão com o adversário.

Mais à frente, em disputa pela liderança, Cassius saiu mal da Variante Ascari e permitiu que Gabriel e Rodrigo colassem. O lance capital veio na reta oposta, portanto: Gabriel passou Cassius, e Rodrigo aproveitou para embutir no vácuo do mineiro e ganhar velocidade. Este, por sua vez, tentou pegar o vácuo de Gabriel, ficando ambos por fora, ambos deixando Wizard livre por dentro para tomar a Parabolica na frente e assumir a liderança de vez! Ainda na freada, Naves tirou o pé para não acertar Zanchetta, e então perdeu terreno.

O segundo bloco então se formou, e mais uma briga tripla, agora entre Gabriel, Junior e Fernando, os três dividindo a reta principal! Junior levou a melhor no jogo de vácuo e assumiu a segunda posição, com Gabriel em terceiro. A reação de Junior pra cima de Wizard parecia certa, quando os pit-stops chegaram e Wizard parou uma vota mais tarde, ganhando um refresco de alguns segundos de vantagem a mais.

Com isso, Wizard conseguiu terminar as últimas voltas controlando a vantagem para Junior, que vinha caindo. Passos em seu Home Race subiu no pódio, ao ultrapassar Zanchetta, e Naves completou o Top 5.

Feature Race - Final, 15 voltas
1 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 21:10.030 (média de 244.53 km/h)
2 Fernando Passos (RJ/Spyker), +9.025
3 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +19.219
4 Carlos Junior (PA/McLaren), +2.061 [+30s penalty]
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +48.345
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF (6) [+30s penalty]
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNF/Accident (3)
Fastest lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:20.753

Explicação de punições
L.Morais: +30s (colisão em L.Schuskel causando danos)
C.Junior: +30s (colisão em G.Zanchetta causando danos)

SPRINT RACE - Grid invertido e mais emoções. Gabriel e Rodrigo espalharam e ficaram para trás, enquanto Fernando, Cassius e Junior estavam colados disputando a liderança, ora da BMW Sauber, ora da Spyker. Mas quem se deu melhor mesmo foi a McLaren de Junior, que aproveitou a bobeira dos dois adversários e passou ambos para assumir a liderança ao final da primeira volta.

Naves rodou na segunda chicane e caiu para quinto, e Wizard partiu para cima de Passos, ensaiando uma ultrapassagem na terceira volta, sem sucesso, após ótima defesa do carioca. Ao final, os pilotos pareciam contentes com suas posições, sendo que Junior venceu, com Passos em segundo e Wizard em terceiro, tirando o pé na volta final para poupar o motor, que estava sobreaquecendo. Gabriel chegou em quarto, e Cassius em quinto.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 6:49.741 (média de 252.65 km/h)
2 Fernando Passos (RJ/Spyker), +2.629
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +6.825
4 Gabriel Zanchetta (SP/Super Aguri), +7.617
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +13.146
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNS
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNS
Fastest lap: Fernando Passos (RJ/Spyker), 1:20.352

Labels:

F1BC Light 1 @ Monza: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Seis jogadores (qualificados a participar) estiveram presentes neste final de semana no F1BC Light 1, para a disputa da etapa de Monza, na Itália. O teoricamente circuito mais fácil da temporada não deixou tão fácil assim a missão dos pilotos, que continuam à caça do título.

QUALIFYING - Mais uma vez deu a lógica com Rafinha Hadesoul na pole-position, com Carlos Eduardo em segundo, Daniel Alves em terceiro e Alan Tavares em quarto. Thiago Tavares e Rodrigo Oliveira, com tempos muito acima dos demais, diviiram a última fila.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:20.412
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:21.005
3 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:21.544
4 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:22.086
5 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:26.140
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:27.282

FEATURE RACE - Largada tranquila onde os pilotos mantiveram suas posições de origem, com Rafinha na ponta, seguido por Cadu, Daniel, Alan, Thiago e Rodrigo, estes dois últimos sofrendo um pouco mais com o fraco desempenho de seus carros em reta.

A prova foi marcada por algumas penalizações pequenas mas que fizeram a diferença: tanto Alan quanto Thiago tiveram de cumprir um stop and go por excesso de velocidade na entrada dos boxes, que convenhamos, é uma freada bastante brusca, enquanto Daniel e Thiago levaram ao final da prova os segundos referentes a não respeitar a linha branca na saída dos pits. Um detalhe curioso é que as McLarens, com Alan uma volta á frente de Thiago, foram cumprir a mesma penaização praticamente juntos! Pior para Thiago, que teve de aguardar então 20 segundos nos boxes.

Rafinha foi o primeiro a parar, e então Cadu, Alan e Daniel tinham a oportunidade de fazerem as próximas voltas basante rápidas e tentarem voltar á frente do rival, mas nenhum conseguiu tal feito. Um incidente nas voltas finais entre Alan e Daniel ainda deixou o carioca da Renault sem bico, mas ele completou a corrida mesmo assim. Vitória de Rafinha Hadesoul, que então diminuiu a desvantagem para os líderes em busca do ainda possível título.

Feature Race - Final, 15 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 21:02.736 (média de 245.95 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +6.498
3 Daniel Alves (RJ/Renault), +1:12.980 [+10s penalty]
4 Alan Tavares (PA/McLaren), +1:01.687 [+30s penalty]
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +1 lap
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), +2 laps [+10s penalty]
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:21.372

Explicação de punições
D.Alves: +10s (2x não respeitou linha branca na saída dos pits)
T.Tavares: +10s (2x não respeitou linha branca na saída dos pits)
A.Tavares: +30s (toque em D.Alves causando danos)

SPRINT RACE - Confusão na corrida que estava já em sua terceira volta, quando uma batida de Daniel Alves danificou o carro de Rafinha Hadesoul na prova. Este deixou o servidor e todos caíram por conseguência de um bug, tendo então uma corrida incompleta. Os jogadores aceitaram refazer as cinco voltas, e a largada foi dada com os seis pilotos.

Na prova de fato então, Rafinha largou patinando e tocou em Cadu, mas seguiu à frente. Na freada, Alan Tavares perdeu o ponto e acertou a traseira de Rafinha, que ficou sem asa. Como os jogadores decidiram partir sem um comissário, e Hadesoul não pediu relargada, a prova seguiu assim mesmo, com o piloto da Toyota fazendo um pit-stop para reparos.

As cinco voltas foram repletas de ação, com as Renaults de Cadu e Daniel dividindo quase todas as curvas durante uma volta e terminando com exatos 1/4 de segundo separando ambos, com Daniel à frente. Alan Tavares começou a prova na frente, mas cometeu alguns erros que o fizeram perder terreno e cruzar a linha de chegada em terceiro, enquanto Rodrigo Oliveira e Thiago Tavares também duelaram, mas Rodrigo levou a melhor. Ao final, a confusão rendeu punições e os resultados estão a seguir.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 7:04.829 (média de 243.68 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +2.914
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +26.656
4 Daniel Alves (RJ/Renault), 7:04.579 [+30s penalty]
5 Thiago Tavares (PA/McLaren), +44.562
6 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (4)
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:21.615

Explicação de punições
D.Alves: +30s (colisão em R.Hadesoul causando danos)
R.Hadesoul: considerado seu resultado da primeira prova
* Hildo Marcelos está eliminado da competição.

Labels: