F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, March 29, 2008

F1BC RFT 0 @ Interlagos: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Fechamos neste sábado a primeira experiência com rFactor no F1 Brasil Challenge. O Campeonato RFT Zero, usado como teste para futuras competições com essa engine, foi um sucesso. A última etapa em Interlagos contou com nove participantes, e o título finalmente foi decidido, a favor do favorito na reta final, o mineiro Eduardo Marques.

A corrida foi uma surpresa total, já que se esperava um duelo particular entre Cassius Naves e Eduardo Marques em busca do título. Cassius ficou um pouco para trás no começo, e a missão de Eduardo parecia fácil. O pelotão intermediário, composto por Carlos Eduardo, Frederico Da Matta, Rodrigo Wizard, Emerson e Alisson Gresoski parecia não ter chance nenhuma de se aproximar dos líderes, quando a zica chegou para ambos.

Cadu levou sua vitória, com Emerson em segundo e Eduardo em terceiro, suficiente para levantar o caneco. Daniele Assis foi desqualificada por largar dos boxes passando pela luz vermelha, enquanto Gabriel Sarmento levou punição por excesso de velocidade no pitlane, assim como Rodrigo Wizard, que ainda teve de cumprir outro stop and go por cut track, e mais uma parada extra por erro de cálculo no combustível.

Race - Final, 25 minutos
1 Carlos Eduardo (PR), 14 voltas em 25:22.192
2 Emerson Gresoski (PR), +3.904
3 Eduardo Marques (MG), +8.046
4 Frederico Da Matta (MG), +12.269
5 Alisson Gresoski (PR), +23.482
6 Cassius Naves (MG), +58.321
7 Rodrigo Wizard (SP), +1:30.688
- Gabriel Sarmento (ES), DNF (9)
- Daniele Assis (RJ), DQ

Parabéns Eduardo Marques por esta conquista! E parabéns à todos os participantes que deram vida a mais uma categoria no F1BC. Como experiência aprovada, a próxima competição já está com inscrições abertas, e os jogadores podem garantir uma vaga no grid postando no tópico referente em nossa Comunidade no Orkut. A Premiação de troféus será divulgada em breve!

Labels:

Friday, March 28, 2008

F1BC School 1 @ Monza: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

O recorde de participantes na categoria School até agora marcou este final de semana em Monza. Com 14 pilotos em plenas condições de participar, tivemos estabelecida uma divisão 9/5 em dois servidores, sem muito LAG e várias ultrapassagens. Muita apreensão foi formada já que a largada em Monza é sempre complicada, mas os pilotos da School deram mais uma mostra de evolução, e as partidas não tiveram maiores problemas.

QUALIFYING - A divisão em dois servers trouxe emoções já na classificação. O chat aguardou ansioso pela tabela unificada de qualifying, e a principal surpresa foi que os pilotos que estavam no "server B" se classificaram todos para o Server A da corrida. ucas Chaves assegurou a pole-position e o favoritismo, enquanto Diogo Tenan, logo em sua estréia, já marcou o segundo melhor tempo. Matheus Romanowski, também estreante, foi o terceiro, dividindo a segunda fila com Daniele Assis.

Qualifying
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:21.392
2 Diogo Tenan (RJ/Toyota), 1:21.457
3 Matheus Romanowski (RS/Spyker), 1:21.547
4 Daniele Assis (RJ/Wiliams), 1:21.610
5 Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:21.823
6 Luth Cysne (SC/Renault), 1:21.990
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:22.051
8 Diogo Leal (GO/Renault), 1:22.352
9 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:22.966
10 Carlos Silva (PR/Honda), 1:23.429
11 Thiago Barros (MG/Super Aguri), 1:24.852
12 Matheus Ferro (MG/Super Aguri), 1:25.083
13 Raphael Garcia (GO/Toyota), 1:27.878
14 Thiago Wendt (MG/Spyker), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE - A primeira largada da School foi problemática por causa do lag. Por isso, tivemos outra largada. Na segunda, a Honda de Andrei Fonseca, numa largada espetacular, pula para segundo. Porém, numa tentativa desesperada de manter a segunda posição, Diogo Tenan passa do ponto e não segura o carro, levando consigo Lucas Chaves para fora da pista. Chaves ainda é tocado pelo seu companheiro de equipe, Raphael Brito, na Curve della Rogge. Fonseca fica na liderança. Porém, também Andrei encontra dificuldade para contornar a Variante Ascari. Habilmente, Fonseca segura o carro pra não rodar, mas cai para terceiro. Na volta seguinte, Diogo Leal (Renault), toca na Honda fazendo Fonseca ir parar no muro e perder o bico do carro. Fonseca pára nos pits pra trocar o bico e volta para fazer uma corrida de recuperação.

Com os favoritos à corrida ficando pelo caminho, o estreiante, Matheus Romanowski da Spyker assumiu a liderança da prova. Porém, a corrida se resumiu à uma briga onde o outro estreiante da categoria, Diogo Tenan da Toyota, levava a melhor sobre seu chará, Diogo Leal da Renault. O líder do campeonato, Cysne também da Renault, andava colados neles, assim como Chaves e Assis que vinha numa prova de recuperação também.

O líder do campeonato, Cysne, errou sozinho na chicane e quase causa um acidente ao voltar de maneira perigosa atravessando o carro na frente de Chaves. Romanowski, como um bom estreiante, estoura o motor e se despede de sua estréia na décima volta.

Após a janela de pit stops, Chaves, naquela altura em quarto, começa sua escala à vitória, passando na pista os dois Diogos, primeiro o Leal e depois o Tenan. Com a punição recebida pelo seu companheiro de equipe, Raphael Brito, no incidente envolvendo o próprio Chaves, a vitória da corrida vai, com justiça, para o brasiliense Lucas Chaves. Diogo Tenan faz uma excelente estréia em questão de resultados, apesar de se envolver em incidentes durante a corrida e fica em segundo. Raphael Brito põe a segunda Red Bull no pódio ficando em terceiro. Daniele Assis, Luth Cysne e Andrei Fonseca completaram o pelotão intermediário na classificação. Diogo Leal, da Renault, chegou em terceiro na pista, mas foi punido, caindo para pelo toque que deu na Honda de Fonseca e caiu para sétimo, ficando na frente somente da Toro Rosso de Gus Scherer que teve dificuldades durante toda a prova.

No Server B, uma corrida maluca foi estabelecida. Carlos Silva assumiu a ponta e poderia vencer com certa tranquilidade, quando cometeu um erro na saída da Variante Ascari e rodou. No retorno, o paranaense acabou fechando a Super Aguri de Matheus Ferro, que sem ter para onde ir colidiu com a Honda do adversário, perdendo o bico. A outra Aguri, logo em seguida, também deu um toque, mas ganhou a liderança, enquanto Carlinhos abandonou.

Thiago Wendt, que não marcou tempo, também não conseguiu largar, e ficou de fora da briga. Já Raphael Garcia largou, mas ficou mkuito atrás, devido a diversas rodadas e batidas, até que abandonou na sexta volta, acumulando prematuramente 27 segundos de penalização por cut track. A corrida então ficou restrita às Super Aguris, que entre um corte e outro de caminho pelas chicanes, terminaram com 13 segundos de distância entre ambas, e muitos segundos de penalização cada.

Feature Race - Final, 15 voltas
1 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 21:42.563 (média de 238.43 km/h)
2 Diogo Tenan (RJ/Toyota), +6.178
3 Raphael Brito (SP/Red Bull), 21:38.233 [+10s penalty]
4 Daniele Assis (RJ/Wiliams), +13.450
5 Luth Cysne (SC/Renault), +18.417
6 Andrei Fonseca (MG/Honda), +39.576
7 Diogo Leal (GO/Renault), +12.661 [+30s penalty]
8 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +45.271
9 Matheus Ferro (MG/Super Aguri), 23:35.000 [+45s penalty]
10 Thiago Barros (MG/Super Aguri), +13.000 [+51s penalty]
- Matheus Romanowski (RS/Spyker), DNF/Engine (10)
- Carlos Silva (PR/Honda), DNF/Accident (7) [+30s penalty]
- Raphael Garcia (GO/Toyota), DNF/Accident (6) [+27s penalty]
- Thiago Wendt (MG/Spyker), DNS
Fastest lap: Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:22.488

Explicação de punições
D.Leal: +30s (toque em A.Fonseca, causando danos)
R.Brito: +10s (toque em L.Chaves, sem danos maiores)
T.Barros: +25s (5x big cut track)
T.Barros: +16s (8x cut track)
T.Barros: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
M.Ferro: +25s (5x big cut track)
M.Ferro: +10s (5x cut track)
M.Ferro: +10s (não respeitou linha branca na saída dos pits)
C.Silva: +30s (fechada em T.Barros, causando danos)
R.Garcia: +25s (5x big cut track)
R.Garcia: +2s (1x cut track)

SPRINT RACE - O grid invertido na largada da sprint ficou com Gus Scherer, Andrei Fonseca, Luth Cysne, Daniele Assis, Diogo Leal, Diogo Tenan, Lucas Chaves, Raphael Brito e Matheus Romanowski. Na largada, mais uma vez a Honda de Andrei Fonseca pula na frente. As Renaults também largam bem. Na freiada da chicane, Gus Scherer inventou um espaço a mais na pista e fez Fonseca passar junto com ele por fora da chicane. Assis toca em Diogo e o joga pra fora da pista também. Desde então, a corrida se dividiu em duas: Fonseca e Chaves brigando pela primeira posição e os demais, praticamente 10 segundos atrás, tentando chegar em terceiro.

Tenan ainda conseguiu acertar Assis e forçá-la a párar o carro nos boxes pra repor peças. Romanowski, Leal e Scherer travaram uma disputa instensa pela terceira posição por algumas curvas, Romanowsk levando a melhor. Fonseca chegou na em primeiro, 6 décimos na frente de Chaves. Romanowski conseguiu marcar uma boa estréia, fechando o pódio na Sprint.

O Server B mais uma vez teve sua corrida maluca, e com fatos parecidos: Wendt não consegue largar, Raphael Garcia se acidenta logo no início, e Carlos Silva novamente é acertado por trás. Porém, desta vez a coisa foi mais séria: Thiago Barros ignorou completamente as chicanes e varou uma delas a mais de 300 km/h, acertando Carlinhos lá na frente, quase nas curvas di Lesmo, em um terrível acidente. Como punição, o piloto da Super Aguri ficará afastado por uma etapa. Já Matheus Ferro foi o último dos moicanos, sobrevivendo ao caos e terminando a prova.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Andrei Fonseca (MG/Honda), 6:57.350 (média de 248.04 km/h)
2 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +0.620
3 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +6.678
4 Diogo Leal (GO/Renault), +8.230
5 Raphael Brito (SP/Red Bull), +12.640 [+4s penalty]
6 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +9.248 [+16s penalty]
7 Luth Cysne (SC/Renault), +20.657 [+6s penalty]
8 Diogo Tenan (RJ/Toyota), +49.100 [+30s penalty]
9 Matheus Ferro (MG/Super Aguri), 7:17.156 [+25s penalty]
10 Daniele Assis (RJ/Wiliams), +1 lap [+4s penalty]
- Carlos Silva (PR/Honda), DNF/Accident (2)
- Raphael Garcia (GO/Toyota), DNF/Accident (0)
- Thiago Barros (MG/Super Aguri), DQ
- Thiago Wendt (MG/Spyker), DNS
Fastest lap: Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:21.982

Explicação de punições
M.Ferro: +15s (3x big cut track)
M.Ferro: +10s (toque em T.Barros, sem maiores danos)
G.Scherer: +10s (toque em R.Brito, sem maiores danos)
D.Tenan: +30s (batida em D.Assis causando danos)
G.Scherer: +6s (3x cut track)
L.Cysne: +6s (3x cut track)
D.Assis: +4s (2x cut track)
R.Brito: +4s (2x cut track)
T.Barros: DQ (batida assintosa em C.Silva causando danos)
* Thiago Barros (MG/Super Aguri) ficará uma rodada (Áustria) suspenso.

Labels:

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Monza: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição - A pista do circuito de Monza (Autodromo Nazionale di Monza) foi construída em 1922 e sempre teve como característica ser um circuito de alta velocidade, praticamente plano, com poucas elevações e conhecido como uma pista que testa mais a potência do motor que as habilidades dos pilotos. Desde longa data é um dos "templos" da F-1. O circuito fez parte do calendário da F-1 em todas as temporadas, exceto em 1980. A curva La Parabolica, grande curva à direita feita a velocidade média (200 km/h na F1) que leva à reta dos boxes é uma das preferidas de todos os pilotos.

Informações da pista
Monza, Autodromo Nazionale Monza
Localidade: Monza, Lombardy, ITA
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: 2000-Atual
Extensão: 5.793 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita

Home Race para
Fernando Passos (Cup)

Disgrace Race para
Phelipe Baceiredo (Light)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:20 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (15 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (15 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (15 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (5 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Ensolarado (20% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Monza
F1BC Cup 1: Vencedor - Victor Cardoso (Jaguar 2002)
F1BC Cup 2: Vencedor Feature Race - Rodrigo Wizard (BMW Schnitzer)
F1BC Cup 2: Vencedor Sprint Race - Michel Mendonça (ALFA Autodelta)
Volta mais rápida: Victor Cardoso (Jaguar 2002), 1:27.732

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada será o de 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Procedimento de Largada/Relargada
1° Quando ocorre relargada: os comissários decidirão, logo, os jogadores NÃO deverão pressionar ESC e pedir para voltar, pois o pedido pode não ser atendido. Caso o host seja um dos jogadores, os outros pilotos terão o direito de pedir para esperá-los analisar o replay antes, para ter certeza de que a abortagem foi necessária,
2° Quem causou o acidente: o replay será visto por um comissário logo após o ocorrido. Caso se confirme um jogador batendo em outro, quem bateu terá de largar dos boxes (respeitando o sinal do pitlane, que demora 20 segundos para passar do vermelho para o verde),
3° Como largar dos boxes: fique na tela do chat (onde tem sua imagem no grid logo ao lado) e aguarde a largada, acompanhando pelas luzes. Depois que for dada a largada, clique no botão "Drive", e você começará a corrida saindo dos boxes,
4° Mais de um carro largando dos boxes: não há ordem exata na fila formada no pitlane, à espera da luz verde. Toques dentro do pitlane poderão acarretar punições, portanto tenha cuidado,
5° Os pilotos que relargarem dos boxes estarão automaticamente sob alerta, e um segundo acidente ocasionado pelo mesmo participante poderá acarretar desqualificação.

Um conjunto de normas foi estipulado, para evitar confusões
De acordo com os testes já realizados, nosso Host principal (Cadu) comportará no máximo 10 pilotos para corridas (com ele coordenando, são 11). Caso apareçam mais de 10 participantes no Briefing, a divisão em dois servidores começa pelo formato 6-5 (como já estava nas Regras). Quando for anunciado o agrupamento de jogadores nos servidores (ao final do Briefing), não será mais permitido o ingresso de nenhum participante na etapa.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: ponto crítico da corrida, muito cuidado na primeira curva!
Placas de referência: derrubar placas de 150, 100 e 50m pode causar punição,
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: respeite a linha branca que delimita a entrada,
Saída dos pits: respeite a linha branca que delimita a saída,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

Labels: , ,

Thursday, March 27, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Cassius Naves / Rodrigo Wizard
Colaboração: G.Zanchetta / L.Morais / L.Schuskel / R.Brito / F.Passos

Chegamos a quarta edição do Jornal F1BC News, desta vez em uma versão bastante compacta, e com as atenções voltadas para a decisão do F1BC RFT Zero, que tem em sua última etapa dois pilotos disputando o título. Vale a pena conferir as poucase boas dessa semana, com etapas a serem disputadas em Interlagos e Monza.

O Jornal F1BC News terá uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço. Esta terceira edição é bastante simples, praticamente com uma folha apenas de notícias, porém, com o tempo, ele poderá crescer, de acordo com a demanda de notícias e textos que eventualmente venham saturar as postagens do blog.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições ficará por conta de Cassius Naves.

Labels: , ,

Wednesday, March 26, 2008

F1BC Cup 3 @ Hockenheim: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo

Felipe Augusto (PE/Super Aguri)

Felipe, Depois de um período de ausência a volta com vitória dupla novamente. Uma páscoa boa? Comente sua vitória uma vez que muitos diziam que você não correria novamente.
Sim, era tudo que precisava pra voltar a estar lutando pelo topo da tabela. Gosto muito daquela pista de hockenheim e consegui um bom acerto de última hora, o que vem sendo rotina pra mim.

O que aconteceu na Sprint naquela bonita briga entre você, Junior e Cassius. Você já achou alguma explicação para aquilo?
Foi muito estranho o que aconteceu ali, cada replay mostra uma coisa diferente do incidente e creio eu que ninguém teve culpa de nada, pra mim o único culpado disso é o sistema multiplayer do próprio jogo misturado ao lag. Infelizmente a briga ia ser boa até o fim, mas por outro lado a vitória caiu no meu colo depois do erro do Cassius.

Podemos esperar a Super Aguri em Monza? Sua equipe fará algum trabalho especial para próxima etapa?
Sim, a Super Aguri tem seus problemas mas sempre luta pra pontuar, vamos manter o mesmo ritmo de sempre que esta dando certo, só espero ter mais tempo pra treinos pra buscar um ajuste equilibrado p/ aquela pista.

Cassius Naves (MG/BMW Sauber)

Cassius, comente o que aconteceu na feature, você tava com um ótimo ritmo e seu carro fumando por várias voltas. Você achou que mesmo com ele naquele estado, conseguiria completar a corrida?? O problema foi erro de ajuste?
Eu tinha um carro muito bom e constante e com certeza completaria a prova em segundo lugar com tranqüilidade. Sempre me preocupo com detalhes na parte do motor e dessa vez não foi diferente,o motor quebrou e ainda estamos verificando o motivo,a única coisa que já sabemos é que não foi devido a aumento de temperatura,então estamos trabalhando para que não ocorra novamente.

A Sprint vc estava liderando até o finalzinho onde uma escorregadinha te tirou a vitória. Você acha que no final o final de semana teve um saldo positivo ou negativo para sua equipe?
Bom no geral tirando como base o desempenho, fiquei surpreso pois conseguir manter um desempenho semelhante ao apresentado em sachering,mesmo com um abandono e um 2 lugar acredito que vamos bem fortes para as próximas etapas.

Você acaba de comentar que os ânimos aumentaram, semana que vem teremos duas etapas, você acha que pode ir bem nas duas? (lembrando que teremos a prova de Monza e Sachsering)
Acredito que posso ter um desempenho superior em Sachering e surpreender muita gente também em Monza,vamos buscar durante a semana o acerto ideal para ambas as pistas e tentar somar o maior numero de pontos possíveis.

Labels:

F1BC Light 1 @ Hockenheim: Coletiva Pós-Corrida

Por Carlos Eduardo / Rodrigo Wizard

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Cadu, esta vitória na Feature Race, de ponta a ponta, foi mais tranquila do que você esperava?
Foi tranquila só a partir do momento que o Rafinha largou dos boxes e o Alan se envolveu em acidente, ali sim, pensei apenas em tocar sem riscos e levar o carro até o final. Achei que o Rafinha ainda iria chegar pra brigar, mas que bom que deu vitória, estava precisando.

O que você imaginou quando viu um concorrente não cumprir a largada dos boxes e atrapalhar você e outros pilotos na pista?
Eu tinha certeza que ele seria desclassificado, fiz uma briga segura com ele, talvez fui afoito em disputar as posições com ele durante agumas voltas, mas eu precisava, pois tinha que ficar próximo ao Alan e quem sabe ao Rafinha. A posição dele eu tinha certa como minha, mas queria e precisava chegar na frente do Alan para liderar o campeonato. Alan também teve problemas com ele, mas o prejuízo foi menor. Ainda bem que a organização tomou as atitudes cabíveis contra o que houve. A única dúvida que me ficou de tudo isso é: Qual é o macete do combustível? (risos)

Labels:

F1BC School 1 @ Hockenheim: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis

Lucas Chaves (DF/Red Bull)

Conte-nos como foi vencer pela primeira vez no F1BC.
Foi uma experiência muito boa pois numa liga dessa porte vencer uma corrida é uma sensação que você pode estar no nível dos outros corredores.

Você se beneficiou dos erros dos seus adversários pra faturar as duas corridas dessa etapa. Já se considera favorito ao título? Junto com quais pilotos?
Não me considero favorito do campeonato pois consegui minha primeira vitória, agora temos várias corridas pela frente e eu espero não repetir erros meus das corridas passadas.

Há rumores de um racha na Red Bull, com desentendimentos entre você e seu companheiro de equipe, Raphael Brito. Confirma esta informação?
Sim. Houve desentendimentos com o meu companheiro Raphael, mas brigas bobas de companheiros de equipe em relação ao ajuste do carro, mas agora está tudo bem, e houve algumas pressões de pessoas para que Raphael saísse do campeonato. Favoritos temos o Luth por exemplo, que não teve uma etapa feliz, Andrei Fonseca também não teve uma boa etapa, e a Wiliams com Daniele e Marcelo Vidal fizeram uma boa corrida, pra mim esses são os favoritos e também há o Eduardo que a cada corrida mostra ser um bom piloto.

Labels:

Tuesday, March 25, 2008

F1BC Cup 3 @ Hockenheim: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Hockenheim: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC School 1 @ Hockenheim: Vídeos da Etapa

Por Marcelo Vidal

Labels:

F1BC RFT 0 @ Tarumã: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

Sunday, March 23, 2008

F1BC Cup 3 @ Hockenheim: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Excelente a etapa deste domingo pela categoria Cup no F1BC em Hockenheim, na Alemanha. Devido ao feriadão de Páscoa, e a alguns atrasos (além da nova regra que não permite jogadores que perderam o Qualifying entrarem no servidor), tivemos um total de seis participantes tentando desesperadamente somar pontos na corrida pelo título. Os mais próximos disso eram Carlos Junior, Felipe Augusto e Rodrigo Wizard, enquanto Cassius Naves, Luís Morais e Djalma Bereta buscavam uma reação na classificação.

QUALIFYING - Não é uma surpresa a pole-position de Felipe Augusto, mas o tempo registrado foi bastante desencorajador para seus adversários, sendo ele o único a entrar na casa de 1 minuto e 11 segundos neste final de semana em todas as categorias que correram em Hockenheim. Carlos Junior sempre combativo foi o segundo, enquanto Cassius Naves e Luis Morais dividiram a segunda fila. Rodrigo Wizard decepcionou e fez talvez sua pior qualificação até aqui, com o quinto tempo, e Djalma Bereta fechou o grid.

Qualifying
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 1:11.426
2 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:12.060
3 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:12.855
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:13.276
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:13.578
6 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), 1:19.740

FEATURE RACE - E lá foram os pilotos para a largada, sem maiores complicações. Felipe pulou na liderança, seguido de Junior. Cassius largou mal e quase caiu para último, mas Luís, que vinha por dentro na primeira curva, freou muito forte e praticamente bloqueou os outros dois carros que vinham atrás, de Rodrigo e Djalma, deixando Cassius seguir então na terceira posição.

O primeiro toque foi de Wizard em Morais, que quase rodou, mas seguiu sem perder muito tempo na pista e ainda teve a posição devolvida pelo paulista da Honda. Mesmo assim, uma curva depois, Morais pegou a faixa de grama e perdeu muita velocidade, suficiente para perder novamente a colocação. O segundo lance importante foi de Carlos Junior, que perdeu o controle na Curva 1 e bateu, retornando à pista em último lugar. O paraense porém logo ganhou uma posição, já que o motor Ferrari da Toro Rosso de Djalma abriu o bico na quinta volta.

O desenvolvimento da corrida teve Felipe abrindo aos poucos a vantagem para Cassius, que por sua vez fazia o mesmo com Rodrigo. Enquanto isso, Carlos superava Luis - que definitivamente tinha problemas de dirigibilidade e teve de parar nos boxes para reparos -, e passou a tirar a desvantagem que tinha para Rodrigo. Na segunda metade da corrida Cassius parecia perder muito rendimento, após o pit-stop, mas a confirmaç~eo veio logo depois: ele estava tentando poupar ao máximo o motor de um superaquecimento inesperado, mas o propulsou estourou na volta 14, e sua ótima prova se foi junto.

O final teve Felipe Augusto administrando a vantagem de meio minuto para Rodrigo Wizard, que também aliviava o ritmo, enquanto Carlos Junior se aproximava muito, mas não o duficiente para disputar a segunda posição. Luis Morais foi o último dos moicanos, fechando a prova uma volta atrás.

Feature Race - Final, 19 voltas
1 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 23:54.459 (média de 211.76 km/h)
2 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +34.086
3 Carlos Junior (PA/McLaren), +36.936
4 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +1 lap
- Cassius Naves (MG/BMW Sauber), DNF/Engine (14)
- Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), DNF/Engine (5)

SPRINT RACE - O bicho pegou mesmo foi na prova de curta distância. Com o grid invertido, Luís largou na pole-position mas, ainda sofrento de problemas com a direção (diga-se teclado), acabou freando muito forte na primeira curva, o que causou o caos com quem vinha atrás. Rodrigo largou bem mas ficou trancado pela manobra e ainda bateu em Luís, ambos sem danos, enquanto Cassius, Junior e Felipe ganharam a liderança.

O LAG no server parecia ser ameno, mas para Felipe Augusto não. Disputando a segunda posição com Carlos Junior, os dois carros estavam visualmente distantes, mas logo no hairpin, a curva mais crítica do circuito, eles se aproximaram de repente. Batida na certa, com junior levando uma carimbada na traseira e abandonando na quarta volta.

Felipe ainda teve tempo de se recuperar em grande estilo e ultrapassar Cassius nas últimas curvas, porém cruzar a linha de chegada na frente não foi suficiente para garantir a vitória, já que, mesmo sem a intenção, o piloto da Super Aguri acabou tirando da pista um concorrente direto pelo título.

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 7:41.889 (média de 207.68 km/h)
2 Felipe Augusto (PE/Super Aguri), 7:31.928 [+10s penalty]
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +26.361
4 Djalma Bereta (SP/Toro Rosso), +46.881
- Carlos Junior (PA/McLaren), DNF/Accident (4)
- Luis Morais (SP/Toro Rosso), DNF (0)

Explicação de punições
F.Augusto: +10s (toque em C.Junior causando danos, pena reduzida por LAG)

Labels:

F1BC Light 1 @ Hockenheim: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

A etapa disputada em server único não deixou uma sensação de grid vazio, pelo contrário, pois os oito presentes trataram de dar ao F1BC Light 1 um final de semana de muitas emoções. Entre os mais próximos ao título, só o até então quinto colocado Péricles Lee não pôde comparecer, por estar com sérios problemas em seu equipamento.

QUALIFYING - Assim como na categoria School, o F1BC Light 1 teve uma sessão de classificação polêmica, com três pilotos usando áreas de escape externas para ganharem velocidade. Desta forma, para evitar maiores polêmicas, Rafinha Hadesoul, Gustavo Stenio e Hildo Marcelos tiveram seus tempos anulados, e então ficaram ao fundo do grid. Carlos Eduardo herdou a pole-position, com seu companheiro de equipe, Daniel Alves, dividindo a primeira fila. Os paraenses Alan Tavares e Rodrigo Miranda ocuparam a terceira e quarta psoição, respectivamente.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:12.748
2 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:13.964
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:13.982
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:14.954
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:19.898
6 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), sem tempo
7 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), sem tempo
8 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), sem tempo

FEATURE RACE - Rafinha Hadesoul e Gustavo Stenio causaram incidentes na primeira largada e então partiram dos boxes, assim como Hildo Marcelos, que o fez por opção. A largada definitiva foi bastante limpa, com Carlos Eduardo mantendo a liderança, seguido de Alan Tavares. Rodrigo Miranda era o terceiro, e foi tocado por Daniel Alves no hairpin, mas o carioca em atitude de fairplay devolveu a posição. Hildo e Rodrigo Oliveira erram e caem para o final, enquanto Gustavo leva um Stop and Go por excesso de velocidade nos boxes, quando largou.

Hadesoul iniciou sua recuperação, e ultrapassou Miranda. Logo depois, Tavares foi para um pit-stop prematuro, enquanto Stenio foi desqualificado por não cumprir a penalização. Duas voltas depois é a vez de Hildo ultrapassar Miranda, que parece ter um baixo rendimento da Honda. Quem também sofre com o carro é Tavares, aparentemente com algum problema na suspensão de sua McLaren, levando uma volta de Cadu logo no sétimo giro.

Na oitava volta, um momento inusitado: Rodrigo Miranda erra a penúltima curva e perde o controle da Honda, batendo na barreira de pneus, perdendo sua roda e, logo atrás, Alves comete o mesmo erro, porém ficando apenas sem o bico. Fim de corrida para Miranda, enquanto o piloto da Renault rapidamente foi para os boxes em busca de reparos. Cadu foi o último a parar, então além de tudo ainda permaneceu na liderança o tempo todo. A ordem até então era: Cadu, Rafinha, Hildo, Daniel, Rodrigo O, e Alan.

Mesmo com problemas, Alan ultrapassa Rodrigo Oliveira, e Rafinha começa a tirar os 22 segundos de sesvantagem para Cadu. Quando a conta já estava nos 15 segundos, Rafinha foi tentar a ultrapassagem sobre Oliveira, em bandeira azul, mas este se atrapalhou e mudou de trajetória na frente do paulista, causando um incidente que comprometeu bico dianteiro de Toyota e asa traseira da Toro Rosso. Mais uma vez em forte ritmo, Rafinha agora parte para cima de Hildo, que comete um erro e permite isso.

Na última volta, veio a manobra perfeita de Hadesoul, que ganhou a segunda posição, porém a perdeu logo depois do final da prova, com as punições por uso de área externa de escape, assim como já tinha feito no Qualifying. Cadu vence tranquilo de ponta a ponta, e só não faz um Chelem por não marcar a melhor volta, de Rafinha.

Feature Race - Final, 19 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 24:17.223 (média de 208.46 km/h)
2 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), +50.716 [+2s penalty]
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), +44.668 [+22s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +1:12.297 [+8s penalty]
5 Alan Tavares (PA/McLaren), +2 laps
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +2 laps [+30s penalty]
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Accident (8) [+8s penalty]
- Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.175

Explicação de punições
G.Stênio: DQ (não cumprimento de Stop and Go)
R.Oliveira: +30s (atrapalhou e causou danos a R.Hadesoul em bandeira azul)
R.Hadesoul: +22s (11x cut track)
D.Alves: +8s (4x cut track)
R.Miranda: +8s (4x cut track)
H.Marcelos: +2s (1x cut track)

SPRINT RACE - Mais uma vez a corrida teve relargadas, já que na primeira tentativa um incidente entre Daniel e Rafinha causou bandeira vermelha, na segunda Daniel não partiu rapidamente para os boxes, e na terceira Miranda bateu em Hildo. Chegando então à quarta e definitiva partida, uma surpresa: Gustavo Stenio não cumpre alargada dos pits e vai pelo grid mesmo, recebendo bandeira preta mas permanecendo em pista!

Rafinha assumiu a liderança, e poderia ter o combate de Alan Tavares e Carlos Eduardo, porém, o piloto desqualificado da BMW Sauber ainda foi pra cima e tocou em ambos, acabando com a corrida deles. Rafinha vence em prova marcada por esta pataquada de Stenio, que, após tantas desqualificações, é eliminado do campeonato.

Sprint Race - Final, 6 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:29.350 [+6s penalty] (média de 213.48 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +9.305
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), +14.378 [+2s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +31.697
4 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +50.225
6 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), DNF (5) [+34s penalty]
- Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
- Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNS
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.211

Explicação de punições
G.Stenio: DQ (descumprimento de largada nos boxes seguido de acidentes)
G.Stenio: Eliminado da competição por reincidência de DQ's e desrespeito.
H.Marcelos: +30s (brake-test)
H.Marcelos: +4s (2x cut track)
R.Hadesoul: +6s (3x cut track)
C.Eduardo: +2s (1x cut track)

Labels: