F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, May 17, 2008

F1BC RT 1 @ Opatija: Resultados e Resumo

Por Michel Mendonça

Mais uma bela tarde de sábado, os carros da Clio já estavam prontos para o grande desafio da temporada: não bater nos postes da estrada de Opatija! Houve muita reclamação, muito falatório, mas eles queimaram o asfalto e os barrancos dessa desafiadora pista.

QUALIFYING – Logo na classificação, vimos que era dificil a coisa em Opatija, poucos conseguiram completar uma volta sem errar, o que fez com que Rafael Carvalhoe Michel Mendonça travassem uma boa briga pela pole, e pela primeira vez nesta temporada, o lider do campeonato saía da segunda posição, pois com uma fantastica volta, Fael cravou a pole position. Em terceiro, pra surpresa de uns, saiu Daniel Alves, que nos treinos já mostrava andar muito bem em Opatija. O quarto foi nada mais nada menos que o atual campeão, Eduardo Marques, que finalmente deu as caras no Super Clio. Luth e Gabriel fecharam os 6 primeiros.

Qualifying
1 Rafael Carvalho
2 Michel Mendonça
3 Daniel Alves
4 Eduardo Marques
5 Luth Cysne
6 Gabriel Sarmento
7 Carlos Eduardo
8 Alisson Gresoski
9 Marcelo Vidal
10 Matheus Romanowski
11 Frederico da Matta
12 Daniele Assis
13 Yuri Apolonio
14 Gus Scherer
15 Cassius Naves
16 Thiago Wendt
17 Rodrigo Chaves
18 Carlos Cambará
*Tempos não recolhidos por Print Screen*

CORRIDA - Na largada Michel pulou na frente, na freada, Rafael tomou a ponta freando por fora e saindo mais lançado que Michel. Na curva seguinte Michel espalhou e caiu para a 5ª posição, atras de Fael, Marques, Sarmento e Alisson. A partir daí, foi prova de sobrevivência, quem se mantivesse mais na pista levaria a vitória. Em uma volta, os 4 primeiros erraram e Michel pulou para a ponta, onde se manteve até o fim. Sem muitas emoções extra, a corrida foi se levando até o final, sempre com quem conseguisse manter o carro inteiro, na ultima volta o líder sofre um susto ao tomar um toque de Dani Assis, mas tinha boa vantagem e nada atrapalhou a festa de Michel em Opatija. Já quem pôde comemorar muito foi Cadu, com um excelente segundo lugar seguido de Cassius, que fez ótima corrida e fechou o pódio.

Corrida – Final, 25 minutos
1 Michel Mendonca; 27:16.459
2 Carlos Eduardo; +28.451
3 Cassius Naves; +59.364
4 Matheus Romanowski; +01:38.564
5 Marcelo Vidal; +1:39.231
6 Yuri Apolonio; +1 volta
7 Daniele Assis; +2 voltas
8 Gabriel Sarmento; DNF
9 Rafael Carvalho; DNF
10 Thiago Wendt; DNF
11 Gus Scherer; DNF
12 Eduardo Marques; DNF
13 Carlos Cambara; DNF
14 Rodrigo Chaves; DNF
15 Alisson Gresoski; DNF
16 Daniel Alves; DNF
17 Luth Cysne; DNF
18 Frederico da Matta; DNF

Labels:

Friday, May 16, 2008

F1BC School 1 @ Road America: Resultados e Resumo

Por Marcelo Vidal

Em uma prova com muitas relargadas e server único, não faltaram boas disputas além de algumas surpresas no pódio das duas provas.

QUALIFYING - Lucas mais uma vez consegue uma ótima volta e fatura a pole seguido pela surpresa da Williams, Daniele Assis que parece já ter voltado ao mesmo ritmo do começo da temporada.As surpresas no grid continuam com uma spyker e uma toro rosso dividindo a segunda fila, Wendt e Gus respectivamente. Na sequência temos Matheus, Luth, Vidal, Brito e Diogo.

Qualifying
1 Lucas Chaves(DF/Red Bull), 1:32.803
2 Daniele Assis(RJ/Williams), 1:33.029
3 Thiago Wendt(MG/Spyker), 1:33.108
4 Gus Scherer(AM/Toro Rosso), 1:33.322
5 Matheus Romanowski(RS/Spyker), 1:33.399
6 Marcelo Vidal(RS/Williams), 1:33.790
7 Luth Cysne(SC/Renault), 1:33.973
8 Raphael Brito(SC/Red Bull), 1:34.305
9 Diogo Leal(GO/Renault), sem tempo

FEATURE RACE - Daniele confirmando a volta da boa fase, salta na frente após a largada seguida de perto por Lucas e Vidal logo atrás que também largara bem ganhando 3 posições. Não demora para Vidal nitidamente mais rápido encostar em Lucas e depois de uma boa manora roubar a segunda posição do piloto da Red Bull. Enquanto isso Matheus também já se aproximava perigosamente de Lucas.

Mais atrás Brito e Luth também lutavam, mas a disputa acabou com um toque do piloto da Renault em Brito e ambos acabam rodando.Nesse mesmo momento as Williams lideravam a prova, e Vidal já pressionava Daniele que não resiste e acaba errando, saindo da pista e deixando o caminho livre para seu companheiro de equipe assumir a liderança.Por sorte Daniele consegue voltar mas essa sorte não dura muito tempo. Matheus que vinha colado em Lucas, toca no mesmo e em seguida também acerta a Williams de Daniele encerrando ali a prova da carioca. Dali para frente poucas mudanças e Vidal segue firme até a bandeira final seguido por Lucas, Matheus, Luth, Gus e Diogo.

Feature Race - Final, 12 voltas
1 Marcelo Vidal (RS/Williams), 19:42.729 (média de 236.55 Km/h)
2 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +0:04.074
3 Matheus Romanowski (RS/Spyker), +0:56.639 (+40s penalty)
4 Luth Cysne (SC/Renault), +1:02.381 (+10s penalty)
5 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +1:06.036
6 Diogo Leal (GO/Renault), +1lap
7 Daniele Assis (RJ/Williams), DNF/Accident
8 Raphael Brito (SC/Red Bull), DNF
9 Thiago Wendt (MG/Spyker), DQ
Fastest Lap:Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:34.059

Explicação das punições
M.Romanowski: +10s (toque em L.Chaves, sem danos maiores)
M.Romanowski: +30s (toque em Daniele Assis causando danos)
L.Cysne: +10s (toque em Raphael Brito, sem danos maiores)

SPRINT RACE - Dessa vez quem sai ileso das confusões após a largada é Gus, enquanto Daniele é tirada da pista já na primeira curva por Brito, Matheus tira Diogo e Wendt manda Vidal junto na segunda curva. Tentando se recuperar Vidal passa Diogo mas dessa vez Diogo é quem toca na Williams a mandando novamente para fora. Mesmo assim o gaúcho não desiste e passa Diogo e Matheus que acaba rodando sozinho.

Enquanto isso Gus liderava seguido por Wendt, Luth e Lucas. Esses dois travam uma boa disputa mas o atual líder do campeonato consegue aguentar a pressão até o final. Wendt consegue assumir a ponta e cruzar a linha de chegada em primeiro , mas devido a sua punição pelo toque em Vidal a vitória acaba ficando com Gus.

Sprint Race - Final, 4 voltas
1 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 6:22.809 (média de 243.61 Km/h)
2 Luth Cysne (SC/Renault), +0:05.064
3 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +0:05.459
4 Thiago Wendt (MG/Spyker), +0:10.824 (+10s penalty)
5 Marcelo Vidal (RS/Williams), +0:25.638
6 Raphael Brito (SC/Red Bull), +0:27.878 (+10s penalty)
7 Diogo Leal (GO/Renault), +0:40.148 (+10s penalty)
8 Matheus Romanowski (RS/Spyker), DNF (+10s penalty)
9 Daniele Assis (RJ/Williams), DNF
Fastest lap: Thiago Wendt (MG/Spyker), 1:33.708

Explicação das punições
T.Wendt: +10s (toque em M.Vidal, sem danos maiores)
R.Brito: +10s (toque em D.Assis, sem danos maiores)
D.Leal: +10s (toque em M.Vidal, sem danos maiores)
M.Romanowski: +10s (toque em D.Leal, sem danos maiores)

Labels:

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Road America: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição: Road America, em Elkhart Lake, é um circuito misto enorme de 4 milhas de extensão (6,400 km) no estado de Wisconsin, num lugar paradisíaco cercado de verde. Uma proibição que impediu a realização de competições a motor em estradas americanas trouxe as corridas para o traçado original de Elkhart Lake, que possuía 5,300 milhas de extensão (8,480 km) em volta de um lago com o mesmo nome e que foi utilizado entre 1950 a 1953. O circuito então, inaugurado em 1955 há poucos metros desta estrada, tendo como projetista Cliff Tufte.

O circuito tem várias curvas de alta velocidade e três retas longas, em que chegamos a registrar 330 km/h de final. Em todo o circuito há diversos pontos de ultrapassagens. O desenho do circuito é um genuíno teste para as habilidades dos pilotos e a pista exige precisão nos ajustes feitos pelas equipes. Devido às longas retas, é muito importante ter um bom motor. E é muito difícil achar um bom acerto, já que para as longas retas tem de retirar muita pressão aerodinâmica dos carros, o que o deixa mais difícil de dirigir nas curvas de alta velocidade. Sacrificam o desempenho nas curvas em detrimento de uma melhor performance nas retas. Road America é um circuito que pode ser comparado a outros grandes traçados como Österreichring, Monza, Laguna Seca ou Spa-Francorchamps. Isso de certa forma é bastante real, exceto talvez pela falta de uma curva Eau Rouge em Elkhart Lake e pela tradição da corrida ser disputada sob chuva (que aliás, é um problema seríssimo para o circuito americano)

Foi neste circuito que em 2006, o brasileiro Cristiano da Matta sofreu um grave acidente em testes realizados no início de agosto quando atropelou, em alta velocidade, um cervo (mamífero semelhante ao veado) que cruzou a pista na curva 6. Após permanecer por mais de 15 dias sob coma induzido e realizado uma cirurgia que retirou um pedaço do crânio para aliviar a pressão e depois uma nova cirurgia para retirada do hematoma na parte frontal do crânio. Felizmente agora Da Matta esta muito bem, recupera, quase 100% do acidente. Já esta com seus movimentos do ombro normais, mas continua na fisioterapia para voltar a sua forma.

Informações da pista
Road America
Localidade: Elkhart Lake, Wisconsin, USA
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 6.400 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para:
Sergio Kolachinski (Cup)

Disgrace Race para:
Cassius Naves (Cup)
Gabriel Zanchetta (Cup)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira
20:00 às 20:10 - Briefing
20:10 às 20:30 - Qualifying
20:35 às 20:45 - Divisão p/ Server
20:50 às 21:20 - Feature Race, 30% (14 voltas)
21:25 às 21:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (14 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (14 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Labels: , ,

Thursday, May 15, 2008

Jornal F1BC News: Comunicados e Notícias

Por Rodrigo Wizard + colaboradores

11ª edição do Jornal F1BC News com a novidade da versão Lite! Como todos sabem, elaborar um jornal destes requer muita prática e um bocado de tempo. Como nossos editores estão com o tempo curto, resolvemos optar por esta versão mais leve esta semana, sem muita beleza gráfica, propagandas ou novas feitorias. Esperamos que gostem!

O Jornal F1BC News tem uma periodicidade semanal, chegando então para substituir a postagem de Comunicados e Notícias, que deixava o blog muito carregado com a grande quantidade de textos, otimizando também a navegação em nosso espaço.

Cliquem na imagem e divirtam-se! Os próximos F1BC News serão exibidos aqui sempre nas quintas-feiras, e a produção das próximas edições está por conta de Cassius Naves. Aceitamos também sugestões para melhorar ainda mais a arte final do informativo, bem como a organização e as notícias. Contamos também com o envio das novidades através dos tópicos criados semanalmente em nossa Comunidade no Orkut.

Labels: , ,

Tuesday, May 13, 2008

F1BC Cup 3 @ Suzuka: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Carlos Zoro (SC/Toyota)

Dos pilotos que venceram nesta temporada, você carregava o maior jejum, de 32 provas sem levantar o caneco. Como foi a sensação de voltar a vencer na principal categoria do F1BC?
Foi uma sensação ótima! Principalmente após ficar um tempo longe das pistas, o que me deixou impossibilitado de brigar pelas primeiras posições. Tive oportunidades de vencer em Imola e Istambul e só.. após essas etapas tive uma série de corridas ruins.. felizmente consegui espantar essa maré de azar.

Agora, sem chances matemáticas de título, qual o maior objetivo no final da temporada? Serviriam estas corridas de treinamento para a próxima edição?
Definitivamente. Senti que as chances desperdiçadas foram por causa da minha ignorância quanto ao setup. Eu estava acertando mal o carro e isso me tirava das disputas facilmente... Agora estou entendendo melhor o funcionamento das peças e vou usar as etapas restantes mais para treinar e poder dar tudo de mim no F1BC4, já que será uma temporada menor, terei mais chances e quem sabe meu primeiro título?

Carlos Junior (PA/McLaren)

Você imaginou em algum momento que poderia perder a feature Race? O Carlos Zoro poderia ter vencido?
Com certeza, principalmente no início. Estava bem desconcentrado e cometendo alguns erros nas primeiras voltas, tanto que ao defender a posição do (Rodrigo) Wizard, por muito pouco não saí da pista e estraguei tudo. Sem contar que o Zoro estava muito bem, e estava me forçando a correr riscos para tentar acompanhá-lo.

Voltando para uma pista mais jogável, como você avalia esta rodada do F1BC Cup 3?
Bom, sou suspeito para falar porque eu simplesmente amo Suzuka, é um circuito perfeito para mim. Então não poderia ser uma rodada melhor, coroada com uma vitória na Feature e uma corrida eletrizante na Sprint.

Labels:

F1BC Light 1 @ Suzuka: Coletiva Pós-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Carlos Eduardo (PR/Renault)

Cadu, foi uma longa batalha até chegar ao título, bem nesta etapa de Suzuka. Comente o sabor desta conquista, que teve vários adversários ao longo do tempo.
Olha, estou bastante surpreso com o título, qdo começou o campeonato, jamais imaginei ser campeão, tanto que apostei na bolsa de apostas o Rafinha disparado, logo no início Pericles começou muito bem, e os irmãos ritte tb com destaque para o Renan, tinha comigo que deveria correr direitinho e com certeza brigaria para estar ali TOP5, mas nunca almejando o título, ainda mais com um começo bastante "azarado" onde constantemente estava sendo tirado das corridas, com o passar do campeonato os problemas com os advsersários me beneficiaram demais, desclassificações, e muitas ausências me fizeram animar com a possibilidade de ir mais além, comecei a treinar mais, e tentar ser constante, por sorte minha Pericles teve o problema sério, Rafinha que até faltando semrpe foi muito rápido começou a ter ausências e o Alan que era o mais constante teve que cuidar de outros assuntos que me levaram a esse título, e mesmo acabando meus adversários continuam aparecendo, tive vários enroscos que ao me tirar das corridas me deixavam furioso e mentalizava como rivais mortais. No início o acidente com Lucas Rittes em Jacarepaguá e por parentesco com Renan Rittes. Depois na Turquia com meu companheiro Daniel Alves, depois no Canadá com Rafinha, mais além Gustavo Stenio e agora no final o corredor novato Rodrigo M. Oliveira na categoria que me prejudicou nas duas etapas da bathurst e suzuka... mas o título ameniza tudo...rs

Falando um pouco mais sobre o final de semana em Suzuka, você pilotou em busca dos pontos para o título, ou tentou mesmo vencer e não foi dessa vez?
Na verdade tinha treinado muito pra brogar pela vitória, maior prova foi a diferença de meu tempo de pole para os demais, porém logo no começou fui tocado como citei anteriormente e nessa mesma hora pensei apenas em levar o carro até o final ja... que só tinham 4 pilotos na pista e adversários próximos como Rafinha e Alan não estavam presente na corrida... Na sprint foi mais tranquilo Luth começou forte mas consegui impor meu ritmo, a pena é que poderia ser mais um grand chelem...

Labels:

F1BC School 1 @ Suzuka: Coletiva Pós-Corrida

Por Daniele Assis / Rodrigo Wizard

Luth Cysne (SC/Renault)

Agora que você está confirmado na categoria Cup, acha que conseguirá manter o ritmo competitivo na elite do F1BC?
Bem, (risos)...vamos ver, já recebi convite de equipe pelo menos... Acho tão precipitado a subida, mas vou encarar. Vai ser dificil ser sempre competitivo, mas espero um bom campeonato. Tem algumas lendas se aposentando..mas como eu já disse, tudo na vida uma hora cansa. No mais...ainda estou aprendendo a me classificar melhor, essa ainda é minha fraqueza.

Acha que há algo mais a melhorar, além de classificação?
Claro, é sempre um novo aprendizado... as vezes tenho que me deparar com botões que eu nem sabia que existia. Estou constantemente aprendendo...Não me considero melhor do que ninguém, afinal pra ter um resultado, você precisa de dedicação.

Pode nos contar quais equipes te procuraram?
Não, não foi equipes, foi um convite de um amigo que também vai subir, e eu ja aceitei.

Lucas Chaves (DF/Red Bull)

Lucas, como foi a sensação de pilotar sem a asa dianteira na Feature Race?
Olha foi um sensação ótima, eu com pneu intermediário, sem a asa dianteira na chuva, espetarcular, mostrei que temos que lutar no improviso também, risos

O que você achou da presença de Suzuka no calendário desta temporada?
Olha Suzuka não é um circuito ruim, mas com um traçado meio chato que qualquer erro pode te tirar, como foi meu caso na feature race, um erro acaba com voce, mas apesar disso gosto da pista que eu não corria a muito tempo.

Labels:

Monday, May 12, 2008

F1BC Cup 3 @ Suzuka: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC Light 1 @ Suzuka: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

F1BC School 1 @ Suzuka: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo


Labels:

F1BC RT 1 @ Alastaro: Vídeos da Etapa

Por Carlos Eduardo

Labels:

Sunday, May 11, 2008

F1BC Cup 3 @ Suzuka: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Saindo da crise de Bathurst, a categoria Cup volta a ter um grid de peso, com Carlos Junior, Rodrigo Wizard, Carlos Zoro, Cassius Naves, Leonardo Schuskel, os cinco já tendo vencido na temporada, além de Luis Morais, que estava disposto a subir definitivamente no pódio de maneira convincente.

QUALIFYING - Pode-se dizer que o treino de classificação foi surpreendente. Carlos Junior não ficou tão distante dos demais, mesmo cravando a pole-position em 1min30s146. Carlos Zoro continua rápido após seu retorno às pistas e foi segundo, deixando Rodrigo Wizard e Leonardo Schuskel, a dupla da Honda, na segunda fila. Cassius Naves, em uma de suas pistas preferidas, foi o quinto, enquanto Luis Morais, em seu Disgrace Race, completou o grid de largada.

Qualifying
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:30.146
2 Carlos Zoro (SC/Toyota), 1:30.621
3 Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:30.712
4 Leonardo Schuskel (SP/Honda), 1:31.160
5 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), 1:32.129
6 Luis Morais (SP/Toro Rosso), 1:32.925

FEATURE RACE - Largada limpa e Carlos Zoro consegue tomar a liderança de Carlos Junior. Nas duas primeiras voltas, Junior passa a ter Wizard cada vez mais próximo, e na reta principal o paulista fez uma tentativa de ultrapassagem. Logo em seguida, nos Esses, Wizard contornou mais lento a última perna e seu companheiro de equipe Leonardo não conseguiu evitar o choque, que jogou Rodrigo no muro, perdendo asas dianteira e traseira.

Enquanto isso Cassius cumpria um stop and go por queimar a largada, e Luis Morais seguia em quarto. As próximas voltas tiveram a reação de Junior, que retomou a liderança ultrapassando Zoro, e Schuskel ainda teve queda de conexão. Wizard, agora com asas mas com suspensão bem danificada, controlava o carro com dificuldades. A janela de pit-stop não mostrou nenhuma mudança, a não ser o aumento da vantagem de Junior na liderança, conquistando então mais uma vitória. Zoro chegou em segundo, e Morais marcou pódio, como tanto queria.

Feature Race - Final, 15 voltas
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 23:33.722 (média de 222.20 km/h)
2 Carlos Zoro (SC/Toyota), +19.726
3 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +28.095
4 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +1 lap
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +1 lap
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNF/Connection (7)
Fastest Lap: Carlos Junior (PA/McLaren), 1:31.002

SPRINT RACE - Corrida mais bagunçada do que a Feature, a começar pela largada. Wizard, na pole, não estava mesmo em um bom dia e largou mal, deixando quase todos o ultrapassar. Na freada da primeira curva, o paulista toca em Morais, que quase roda, e Junior logo em seguida toca em Wizard, que também acelera e faz o paraense rodar.

Carlos Zoro e Cassius Naves então brigavam pela liderança em forte ritmo, enquanto Wizard quase estacionou para devolver as posições de Luis e Junior. Ao final, nenhuma movimentação a mais, e Zoro venceu o duelo com Naves. Wizard tentou se recuperar, fez a melhor volta, mas foi só isso.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Carlos Zoro (SC/Toyota), 7:49.823 (média de 222.83 km/h)
2 Cassius Naves (MG/BMW Sauber), +2.759
3 Luis Morais (SP/Toro Rosso), +8.811
4 Carlos Junior (PA/McLaren), +9.188
5 Rodrigo Wizard (SP/Honda), +11.496
- Leonardo Schuskel (SP/Honda), DNS
Fastest Lap: Rodrigo Wizard (SP/Honda), 1:31.162

Labels:

F1BC Light 1 @ Suzuka: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

A categoria Light parece estar se reerguendo. Mesmo sem alguns dos concorrentes ao título, tivemos seis pilotos presentes: a dupla da Renault, Rodrigo Oliveira, além de Rodrigo M. Oliveira e Jonatan Pelisoli, que entraram nas vagas existentes na categoria, e Luth Cysne, piloto da School que esteve presente como convidado.

QUALIFYING - Carlos Eduardo estava decidido a cravar o título em Suzuka e estabeleceu a pole-position com pouco mais de um segundo de vantagem para o segundo colocado, Daniel Alves. Em seguida, Rodrigo, Luth e Jonatan, que teve problemas de conexão.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:31.100
2 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:32.167
3 Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), 1:32.302
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), 1:32.389
5 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), 1:32.908
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), sem tempo

FEATURE RACE - E não é que mais uma vez um estreante vence? Assim como Rodrigo Oliveira havia faturado na etapa passada, em Bathurst, desta vez foi o convidado Luth Cysne, que aproveitou a carona de sua vitória em Feature Race na categoria School e se empolgou rumo a conquista na Light. Mesmo assim, como Luth entrou com status de convidado, quem pontua como primeiro colocado é Daniel Alves, com Jonatan Pelisoli em segundo e Carlos Eduardo em terceiro.

A prova foi marcada novamente por um incidente envolvendo Cadu e Rodrigo, o que atrapalhou as chances de ambos pela vitória. Rodrigo abandonou tempo depois, enquanto Cadu ainda teve fôlego para travar um ótimo duelo com Jonatan, mas levando a pior após escapar da pista e bater numa barreira de proteção, perdendo o bico e entortando a suspensão.

Feature Race - Final, 15 voltas
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), 24:04.339 (média de 217.49 km/h)
1 Daniel Alves (RJ/Renault), +20.633
2 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), +35.775
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), +1:14.974
- Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), DNF (?)
- Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:33.486

SPRINT RACE - Substituição no grid entre uma prova e outra. Rodrigo M. Oliveira, que abandonou a Feature, não retornou e seu super-xará Rodrigo Oliveira se apresentou em busca de alguns pontos. O grid inverso em relação a chegada anterior determinou Cadu na pole, e este manteve a liderança após a largada e até a bandeirada final, com Daniel em segundo e Jonatan em terceiro. Rodrigo Oliveira danificou o carro e abandonou na terceira volta, e Luth Cysne ficou sem combustível no último giro.

Esta vitória significa que o título do F1BC Light 1 está definido! Carlos Eduardo, o Cadu, é o primeiro campeão da categoria de acesso ao F1BC Cup, depois de 12 vitórias arrematadas, não podendo mais ser alcançado em número de pontos por nenhum de seus adversários, a apenas três etapas do fim.

Sprint Race - Final, 5 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 7:51.556 (média de 222.05 km/h)
2 Daniel Alves (RJ/Renault), +18.493
3 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), +23.773
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), DNF/Fuel (4)
- Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNF/Suspension (3)
- Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), DNS
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:32.713

Labels: