F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Friday, May 16, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Road America: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

Descrição: Road America, em Elkhart Lake, é um circuito misto enorme de 4 milhas de extensão (6,400 km) no estado de Wisconsin, num lugar paradisíaco cercado de verde. Uma proibição que impediu a realização de competições a motor em estradas americanas trouxe as corridas para o traçado original de Elkhart Lake, que possuía 5,300 milhas de extensão (8,480 km) em volta de um lago com o mesmo nome e que foi utilizado entre 1950 a 1953. O circuito então, inaugurado em 1955 há poucos metros desta estrada, tendo como projetista Cliff Tufte.

O circuito tem várias curvas de alta velocidade e três retas longas, em que chegamos a registrar 330 km/h de final. Em todo o circuito há diversos pontos de ultrapassagens. O desenho do circuito é um genuíno teste para as habilidades dos pilotos e a pista exige precisão nos ajustes feitos pelas equipes. Devido às longas retas, é muito importante ter um bom motor. E é muito difícil achar um bom acerto, já que para as longas retas tem de retirar muita pressão aerodinâmica dos carros, o que o deixa mais difícil de dirigir nas curvas de alta velocidade. Sacrificam o desempenho nas curvas em detrimento de uma melhor performance nas retas. Road America é um circuito que pode ser comparado a outros grandes traçados como Österreichring, Monza, Laguna Seca ou Spa-Francorchamps. Isso de certa forma é bastante real, exceto talvez pela falta de uma curva Eau Rouge em Elkhart Lake e pela tradição da corrida ser disputada sob chuva (que aliás, é um problema seríssimo para o circuito americano)

Foi neste circuito que em 2006, o brasileiro Cristiano da Matta sofreu um grave acidente em testes realizados no início de agosto quando atropelou, em alta velocidade, um cervo (mamífero semelhante ao veado) que cruzou a pista na curva 6. Após permanecer por mais de 15 dias sob coma induzido e realizado uma cirurgia que retirou um pedaço do crânio para aliviar a pressão e depois uma nova cirurgia para retirada do hematoma na parte frontal do crânio. Felizmente agora Da Matta esta muito bem, recupera, quase 100% do acidente. Já esta com seus movimentos do ombro normais, mas continua na fisioterapia para voltar a sua forma.

Informações da pista
Road America
Localidade: Elkhart Lake, Wisconsin, USA
Tipo: Permanent Road Course
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 6.400 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para:
Sergio Kolachinski (Cup)

Disgrace Race para:
Cassius Naves (Cup)
Gabriel Zanchetta (Cup)

Horários F1BC School 1
Sexta-feira
20:00 às 20:10 - Briefing
20:10 às 20:30 - Qualifying
20:35 às 20:45 - Divisão p/ Server
20:50 às 21:20 - Feature Race, 30% (14 voltas)
21:25 às 21:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (14 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (14 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (4 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
F1BC Light 1 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
F1BC Cup 3 - Dry (Encoberto, 30% de possibilidade de chuva)
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Labels: , ,