F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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# Todos os Resultados
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# Classificação Equipes
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F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Saturday, October 13, 2007

F1BC 2 @ Spa: Resultados e Resumo

Por Rodrigo Wizard

Duas provas tranquilas marcaram a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Com muita pista e poucos acidentes, os pilotos puderam se ordenar de acordo com suas velocidades, sendo que mesmo o grid invertido na segunda prova não tirou a vitória dupla de Victor Cardoso, sem dúvidas o mais rápido do final de semana.

Já na classificação, Victor mostrou seu preparo em dia e cravou a pole-position, com 2min27s496, deixando Michel Mendonça em segundo, na primeira fila com BMW e Alfa Romeo. A segunda fila do grid também teve estes dois carros, com Rodrigo Wizard e Fernando Passos. Fechando os seis primeiros, Cassius Naves e Sergio Kolachinski formaram o Server A, enquanto que Sidney Dias, Rodrigo Dias, Ogue Brito, Thiago Tavares e Carlos Zoro fizeram a disputa no Server B.


Qualifying
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 2min27s496
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 2min27s814
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 2min28s983
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 2min29s000
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), 2min29s545
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 2min30s235
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 2min33s275
8. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), 2min35s145
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 2min41s540
10. Rodrigo Dias (PR/BMW Carly/D.Moolenar), 2min47s280
11. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini), 2min48s443


Largando na reta após a La Source, os pilotos tomaram velocidade para dividir nada menos do que a Eau Rouge. Todos os carros passaram ilesos, e a ordem seguia com a fila da direita em vantagem: Mendonça liderando, seguido de Cardoso, Passos, Wizard, Kolachinski e Naves. O primeiro toque foi entre Rodrigo Wizard e Fernando Passos, quando o carioca fechou a porta na curva Rivage e o paulista não freou a tempo. Passos caiu uma posição, mas logo a recuperou sobre Cassius Naves, que estava destinado a brigar com Kolachinski pela quinta posição.

Na volta seguinte, foi a vez de Michel Mendonça errar a freada, na Pouhon, perdendo o controle e abrindo caminho para Victor Cardoso liderar. Michel ainda tentou segurar Wizard, que vinha logo atrás, mas também perdeu a segunda posição. Os postos se mantiveram assim até o final.

No Server B, um resultado de peso para Carlos Zoro, que já o aponta como uma das revelações da competição. O catarinense deixou para trás Sidney Dias, Rodrigo Dias, Thiago Tavares e Ogue Brito (que abandonou), e levou os pontos da sétima colocação geral.

Houve certa controvérsia entre os pilotos após a prova, com alegações de possíveis cortes na Bus-stop e uso do escape asfaltado da Blanchimont para ganhar velocidade. Como as posições estavam estáveis e definidas, nenhuma medida foi tomada, apenas o alerta de maior rigidez na segunda prova.

Race 1 - Final, 5 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 12min16s903
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 5s818
3. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 7s483
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 13s019
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), + 17s361
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 24s391
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), Server B
8. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu),
9. Rodrigo Dias (PR/BMW Carly/D.Moolenar),
10. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini),
11. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), DNF


Agora em grid inverso, o Server A teve Kolachinski e Naves subindo juntos a Eau Rouge, com Michel Mendonça e Rodrigo Wizard logo atrás, já que Fernando teve de se ausentar por compromissos pessoais nesta segunda prova. Kolachinski perdeu muita aceleração na reta e logo foi superado pelos quatro concorrentes.

Michel conseguiu boa velocidade e, ao final da reta, já estava com meio carro de vantagem sobre Naves, colocando-se por dentro. Naves tentou fechar a porta e não conseguiu, o que permitiu a Wizard ganhar mais uma posição. Cardoso também tentou tirar proveito, colocou por dentro na Rivage, mas levou um espetacular Xis do rival. Na entrada da Pouhon foi a vez de Wizard cometer seu erro, passeando pela terra e perdendo todas as posições. Na Stavelot, Victor finalmente superou Cassius, enquanto na Bus-stop Rodrigo fez uma limpa ultrapassagem em Sergio.

Na segunda volta, Michel deu uma escapada na Les Combes, e novamente seu erro custou o primeiro lugar, que caiu no colo de Victor mais uma vez. Rodrigo Wizard ainda tentou se aproveitar mas não conseguiu ganhara posição, e assim os cinco primeiros terminaram.

No Server B, uma surpresa: Rafael Carvalho, que tinha se atrasado e perdeu a primeira prova, apareceu para disputar a segunda, largou do fundo do grid e venceu. Mesmo assim, a segunda posição foi bastante disputada entre o estreante Carlos Zoro e o paraense Ogue Brito, novo na equipe ALFA Autodelta.

Race 2 - Final, 3 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 7min20s055
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 2s012
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 5s767
4. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 6s560
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), + 9s805
6. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), Server B, 7min32s775
7. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), + 21s189
8. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 22s178
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), + 35s372
10. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini), + 1min34s926

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Friday, October 12, 2007

F1BC 2 @ Spa: Coletiva Pré-Corrida

Por Rodrigo Wizard

Vamos entrevistar três pilotos que participarão nesta etapa de Spa-Francorchamps, a ser disputada no sábado (13/10). Confiram os depoimentos de Eduardo Azeredo, sexto colocado no campeonato, Cassius Naves, 13°, e Carlos Zoro, estreante neste final de semana.


Eduardo Azeredo (BMW Mamprey)

Como você planeja esta segunda metade da temporada?
Planejo melhorar um pouco meu ritmo para tentar ser o 5º colocado no campeonato. As posições além disso são uma meta fora da realidade, mas a briga pela 5ª posição parece ser bem promissora.

Pelo Campeonato de Estados, o Rio de Janeiro domina com tranquilidade. Como você avalia este formato extra de campeonato e o que ele representa para você?
Serve para mostrar que o solzinho daqui tá fazendo bem pros pilotos (risos). E, para mim, representa um alívio. Pelo menos assim eu lidero alguma coisa.

O que você acha do circuito de Spa, que é o maior dos traçados do campeonato?
Acho magnífico. Curvas de todos os tipos e trechos bem desafiadores. É sempre um grande prazer pilotar por lá.


Cassius Naves (BMW Italy-Spain)

Como estão os preparativos para essa prova em Spa?
Me sinto bastante confortavel no carro novo e treinamos forte durante a semana espero ki na corrida si repita isso.

E quais suas metas para as duas corridas?
Espero conquistar um bom resultado mas sempre visando o podio.

Agora na mesma equipe do líder do campeonato, você acredita em disputar com ele pelo título?
Busco sempre o melhor resultado possivel, mas minhas chances em relação a titulo por enquanto sao mtu pequenas, entao espero ajudar o time a conquistar o titulo de construtores e, mais pro final do campeonato, vamos ver ate onde podemos chegar.


Carlos Zoro (BMW Italy-Spain)

Quais suas expectativas para esta estréia no F1BC?
Bom, eu venho com um pensamento bem positivo mesmo sendo novato na categoria.. espero pelo menos terminar a prova hehe.

E como está se sentindo na equipe BMW Italy-Spain?
Estou me sentindo muito bem! O time parece ser bem unido e meus companheiros de equipe me receberam muito bem. Espero conseguir trazer bons resultados pra esse time.

Em seus primeiros contatos com o carro no circuito de Spa, o que você achou da performance da BMW?
Bem, como já falei, essa é uma categoria totalmente nova pra mim, e como fui contratado às pressas, tive apenas um dia pra achar acertos e me acostumar com o carro.. No começo, tive muitas dificuldades em manter o carro na pista.. mas consegui achar um bom acerto graças à meus companheiros e meus tempos melhoraram significativamente.. Sinto que o carro tem um grande potencial.

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Thursday, October 11, 2007

F1BC 2 @ Spa: Comunicados das Equipes

Por Rafael Carvalho / Michel Mendonça / Rodrigo Miranda / Rodrigo Wizard / Fernando Passos / Eduardo Azeredo / Sergio Kolachinski


BMW Italy-Spain procura novos pilotos para compor trio

Devido à ausência dos pilotos Vitor Durans e Raphael Ramos, a direção da escuderia tomou direito de uma decisão contratual. Ambos os pilotos foram obrigados a sair do time. Portanto, duas novas vagas foram abertas e estão à disposição de testes para qualquer piloto que tenha interesse, inclusive os que já têm um time.


Por uma decisão da gerência financeira da escuderia, os tributos contratuais serão garantidos pela mesma, forçando então, uma escolha independente de motivos financeiros por parte dos pilotos. A gerência técnica do time informou que os dados técnicos serão disponibilizados de primeira instância durante os testes, com exceção dos pilotos de equipes de mesma marca, que terão acesso total às informações após o fechamento do contrato.


Cara nova na ALFA ROMEO Autodelta

Como já estamos na metade do campeonato e os dois primeiros pilotos naum deram as caras, a Autodelta Alfa Romeo aproveita o momento de crise da equipe Seat e contrata Ogue Brito para refoçar o time nesta segunda metade.
Ogue vinha sofrendo com a inconstancia do carro da Seat e aceitou uma boa proposta da equipe Autodelta, que tem um de seus pilotos na briga pelo titulo.

Em entrevista coletiva Brito comentou sobre sua nova fase no campeonato:"Bom... as espectativas são boas, com bons pilotos puxando a equipe como os carros chefes, e eu tentando me manter na pista, não rodando...". Michel tambem comentou sobre a chegada de um novo parceiro:" É sempre bom poder ter companheiros, creio eu que com ele na pista possamos somar mais pontos pra equipe, espero que ele consiga andar na ponta!"

Os treinos da Autodelta começam nesta qurta feira, em Spa, na Belgica. As expectativas são boas, a equipe venceu duas seguidas e vem do melhor fim de semana da equipe, colcoando um de seus pilotos entre os 3 primeiros do campeonato (pela regra de descartes).


BMW Maxrevs em treino noturno em Spa-Francorchamps

O carro da Max iniciou os treinos nesta terça sobre as luzes de Spa-Francorchamps. O treino a noite torna a condução mais perigosa e força o piloto a adquirir mais abilidade evitando a saida do carro na pista e aprimorando suas tecnicas afim de conseguir melhores tempos.

Segundo o Piloto Rodrigo Miranda o carro se encontra um pouco rebelde, mas isso de dar a incrivel força do motor BMW que vibra diante dos seus cava 487 cavalos, "o carro parece estar querendo voar", contou o piloto. Agora é so aguardar pra ver se esta equivem vem pra dar trabalho ou para apenas somar o server B.


BMW Schnitzer comemora um ano do primeiro título de Rodrigo Wizard

A semana começou com comemorações e terminará com muito trabalho para a equipe BMW Schnitzer e seus pilotos Rodrigo Wizard e Victor Cardoso. A festa realizada no domingo (07/10) foi para relembrar um ano do primeiro título de Wizard, assegurado nesta mesma data em 2006, quando ambos estavam na Benetton.

Naquela ocasião, Rodrigo também tinha Victor como companheiro de equipe, e a ajuda do carioca foi fundamental, já que sua vitória naquele mesmo dia garantiu que o adversário mais próximo de Wizard não o superasse. Foi o segundo dentre os quatro triunfos de Cardoso até o momento, enquanto o paulista garantiu o primeiro de seus dois títulos. "Na verdade foi uma situação confusa, pois os servidores não estavam dando conta do recado e eu nem conseguia ver ninguém na pista. Já era a segunda corrida seguida que eu tinha sido prejudicado, e o título veio só alguns dias depois", contou.

Mesmo assim, o ritmo de festa logo será substituído por duro trabalho na quinta-feira, quando ambos os pilotos pretendem voltar-se ao presente e entrar na pista de Spa-Francorchamps para testes privados. "Não sabemos como os carros da BMW se comportam lá em relação aos demais, mas vamos buscar um acerto que nos coloque no páreo", afirmou Rodrigo. O atual bicampeão também se mostra animado com o circuito belga e garante que lutará pela vitória. "Esta é uma de minhas pistas favoritas, e será ótimo se conseguir minha primeira vitória da temporada aqui. Farei o possível para conseguí-la", finalizou.


ALFA ROMEO Autodelta anuncia oficialmente Ogue Brito

O italiano Francesco Malatti porta voz da Alfa Romeo Autodelta veio a imprensa confirmar o boato sobre a contratação de Ogue Brito como piloto da equipe. Segue o comunicado:

"Venho nesse momento confirmar a contração de Ogue Brito como piloto da Alfa Romeo Autodelta e estamos muito felizes em poder reforçar nosso time nessa fase do campeonato,pois estamos mostrando as pessoas da BMW que nosso carro tem pontencial. Tenho certeza que a contratação de Ogue somará muito e ajudará nossos outros pilotos o Michel e Fernando no que se refere a desenvolvimento do carro nas etapas. Estamos com algumas melhorias na parte eletrônica e esperamos novamente ter uma boa disputa principalmente com a equipe BMW Schnitzer."


BMW Mamprey chega a Spa

A representação britânica da BMW no ETCC - o Time Mamprey - chegou à cede da próxima etapa da temporada: a excitante pista de Spa-Francorchamps. A equipe liderada pelo piloto Eduardo Azeredo, 6º no campeonato de pilotos, vem testando alguns ajustes para o carro desde pouco tempo logo após a não muito bem-sucedida etapa de Nurburgring. "Nosso tempo e recursos não são incríveis, mas temos o suficiente para nos levar a um bom resultado. Nos precisamos apenas de um pouco mais de quantidade e eficiência nos testes que estamos tendo aqui em Spa" disse o piloto da Mamprey.

Sobre a pista, o piloto considera um prazer pilotar lá e em alguns pontos em especial - "Toda a pista é incrível. É uma sensação agradável poder pilotar aqui. Especialmente em pontos tão desafiadores tais como Blanchimont e Eau Rouge, onde é dificil encontrar uma maneira segura e rapida de contorná-las".


Cassius Naves estreiará na Italy-Spain, mas só em Imola

O que para muitos é uma surpresa , apenas confirma o verdadeiro assunto de uma conversa ocorrida durante a semana preparatória para o GP de Spa com empresários do piloto , diretores da equipe e patrocinadores. Cassius Naves acaba de assinar contrato para o resto da temporada com a BMW Italy-Spain , que após perder 2 pilotos de peso acredita ter encontrado no mineiro a vontade necessária para ajudar o time a buscar o titulo de construtores e quem sabe uma boa colocação na classificação final.


BMW Carly descontente com pilotos

A equipe Carly Motorsports que utiliza carros da marca alemã BMW, publicou em nota oficial o descontentamento com seus pilotos depois do fraco desempenho na etapa de Nurburgring, onde a equipe não classificou nenhum representante no Server A da categoria pela primeira vez. "Realmente não estamos passando por uma fase boa. Com a ausência de Fernando Rodrigues e o fraco desempenho de Rodrigo Dias e Sérgio Kolachinski, não conseguimos acompanhar a evolução dos outros participantes, perdendo pontos importantes".

Quando questionado sobre a nota de sua equipe, Sérgio Kolachinski admitiu não estar se dedicando o suficiente, e prometeu trabalhar duro para ajudar a equipe a reverter a má fase. "Se a equipe vai bem, nós pilotos também vamos bem", completou o piloto. Fernando Rodrigues e Rodrigo Dias não comentaram o assunto.

Wednesday, October 10, 2007

F1BC 2 @ Spa: Dança das Cadeiras

Por Rodrigo Wizard

Passadas cinco etapas - metade do campeonato - o F1BC II buscou uma alternativa para melhorar ainda mais a competitividade. Aqueles que não disputaram sequer uma etapa, durante estes primeiros 50% de calendário, estão automaticamente deixando seus lugares vagos para quem tiver disponibilidade e compromisso em assumir seus respectivos carros. Com isso, uma grande Dança das Cadeiras é o assunto de hoje pelo paddock.

A ALFA ROMEO é a primeira a ser abordada. Michel Mendonça e Fernando Passos mostraram o grande potencial destes carros da equipe de fábrica Autodelta, e as vagas deixadas por Carlos Garcia e Yuri Apolônio logo são visadas por aqueles que queriam um carro melhor. O primeiro deles foi o paraense Ogue Brito, que consequentemente deixou a SEAT Sport, e a quarta e última vaga da equipe poderá ser completada em breve. Enquanto isso, o novo piloto Rangel Pierrot fará sua estréia, pela equipe Alfa Test.

A BMW se manteve lotada, porém, com duas liberações espontâneas: Vitor Durans e Raphael Ramos, que não disputaram uma prova sequer, deixaram seus lugares vagos. O mineiro Cassius Naves então foi contratado pela Italy-Spain (deixando a BMW Redline apenas com o paulista Sidney Dias), e também o catarinense Carlos Zero, que fará sua estréia no F1BC. Entretando, Cassius só poderá estrear pela sua nova equipe na etapa de San Marino por questões contratuais. A Redline, por sua vez, não perdeu tempo e logo foi anunciando Wesley Sandes, mais um novato no F1BC.

Já a SEAT foi para o fundo do poço de vez. Depois da saída de Rodrigo Miranda da SEAT Sport para a BMW Maxrevs, foi a vez de Ogue Brito ir para a ALFA Autodelta, como já citado acima. Agora, a montadora tem apenas dois carros ocupados pelos pilotos paraenses Alan Tavares e Thiago Tavares, uma dupla de primos, que ainda não sabem se disputarão as próximas etapas, nem se continuarão na SEAT Sport, já que outras vagas estão disponíveis e o descontentamento das condições de trabalho na SEAT são visíveis.

Na pior fase desde o início do F1BC II, a AUDI agora não tem piloto algum, já que o passe de Deco Ganecci expirou, e agora as três vagas da oficial AUDI Sport estão disponíveis. Será necessário uma verdadeira campanha de marketing para a montadora alemã ressurgir na competição, pois a marca ficou desacreditada. Deco Ganecci ainda não se pronunciou, mas todas as esperanças parecem estar depositadas no experiente paulista, que já teve uma vitória em seu currículo no F1BC Zero.

A VOLVO prometeu e não cumpriu. A equipe VOLVO Art estava quase anunciando a participação de Djalma Bereta em Nurburgring e, com sua ausência, a vaga está livre. Nenhum carro da VOLVO até o momento participou de nenhuma corrida, e agora em Spa-Francorchamps todos estão duvidando de sua aparição.

Tuesday, October 09, 2007

F1BC 2 @ Spa: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

A etapa de Nurburgring promoveu um verdadeiro sobe-desce na pontuação. Entre os oito primeiros no Campeonato de Pilotos, quatro ganharam posições, e a outra metade perdeu colocações. Os demais Campeonatos mantiveram os líderes, mas só no de Marcas a situação parece estar definida.


Campeonato de Pilotos

Durou pouco a liderança de Rodrigo Wizard no Campeonato de Pilotos. Somando apenas 23 pontos, o paulista perdeu a liderança para Rafael Carvalho, que retorna ao topo após somar mais 28 tentos, num total de 111. Victor Cardoso também ganhou uma posição, após computar 25, o que deixou Sergio Kolachinski
para trás, após fazer apenas 14 em Nurburgring.

Em quinto vem Michel Mendonça, que também ganhou uma posição e somou incríveis 30 pontos, colocando-se de vez na briga pelo título, já que ele têm os mesmos 77 totais com a regra dos descartes. Em sexto vem Eduardo Azeredo, que perdeu uma posição mas ainda tem boas chances, e em sétimo Fernando Passos ganhou a posição que era de Sidney Dias.

1. Rafael Carvalho, 111 pontos
2. Rodrigo Wizard, 109
3. Victor Cardoso, 92
4. Sergio Kolachinski, 86
5. Michel Mendonça, 77
6. Eduardo Azeredo, 68
7. Fernando Passos, 54
8. Sidney Dias, 53
9. Rodrigo Miranda, 47
10. Rodrigo Dias, 30
11. Fernando Rodrigues, 23
12. Ogue Brito, 13
13. Cassius Naves, 13

14. Alan Tavares, 11
15. Huggo Aquino, 8


Campeonato de Equipes


Esta disputa continua em aberto. A BMW Schnitzer somou 48 pontos nesta etapa, mas a ALFA Autodelta fez a mesma quantidade, ultrapassando a BMW Italy-Spain, que somou 28. A vice-líder BMW Carly marcou apenas 17 mas, mesmo com tudo isso, é perfeitamente possível que a briga pelo título entre as equipes fique mais acirrada nas próximas corridas
.

1. BMW Schnitzer, 201 pontos

2. BMW Carly, 130
3. ALFA Autodelta, 113
4. BMW Italy-Spain, 105
5. BMW Mamprey, 68
6. BMW Redline, 66
7. SEAT Sport, 59
8. AUDI Sport, 18
9. BMW Maxrevs, 12
10. SKODA Autospektrum, 9
11. ALFA Reoboots, 8


Campeonato de Marcas


Das quatro tabelas, esta com certeza é a mais estável no momento. Todas as montadoras mantiveram suas posições em relação a etapa anterior, e digamos que é quase impossível a BMW perder o título, mesmo com metade do campeonato pela frente. Isso se deve a quantidade enorme de vagas disponibilizadas e preeenchidas entre as equipes com carros da BMW. Alfa Romeo está rumo ao vice-campeonato, enquanto a AUDI e a SEAT ainda podem brigar pela terceira posição
.

1. BMW, 592 pontos
2. ALFA ROMEO, 121
3. SEAT, 59
4. AUDI, 18
5. SKODA, 9


Campeonato de Estados


A única alteração no Campeonato de Equipes foi a ascensão do Espírito Santo à quarta colocação, graças a Michel Mendonça, somando 77 pontos e deixando o Pará agora em quinto, com 71
. Lá na ponta de cima, o Rio de Janeiro continua abrindo vantagem e deixando a confusão do vice-campeonato para o Paraná e São Paulo.

1. Rio de Janeiro, 324 pontos

2. São Paulo, 162
3. Paraná, 116
4. Espírito Santo, 77
5. Pará, 71
6. Bahia, 23
7. Minas Gerais, 13

8. Pernambuco, 8

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Sunday, October 07, 2007

F1BC 2 @ Nurburgring: Coletiva Pós-Corrida

Por Sergio Kolachinski

Vamos conferir as declarações dos participantes que completaram o pódio nas duas baterias na etapa de Nurbugring, Michel Mendonça, Rodrigo Wizard e Rafael Carvalho (Victor Cardoso não compareceu).

Michel Mendonça, ótimo final de semana, dois pódios. Contando com os descartes, você assume a segunda colocação na classificação geral. Na prova anterior você descartava qualquer possibilidade de brigar pelo título. Quais seriam as possibilidades a partir desta etapa?
Quando saiu a classificação por descartes me deu um animo a mais, apenas 9 pontos atrás do líder me deixavam realmente com chances de titulo.Agora sim temos chances de ser campeões,contei com uma importante ajuda do meu companheiro hoje, onde combinamos de pular forte pra poder marcar pontos a mais. Foi uma bela corrida, de ambas as baterias!

A Alfa tem se mostrado um carro muito competitivo, e os resultados estão aparecendo. Quais as principais mudanças em relação a sua antiga equipe?
Esse carro anda (risos). A Audi por mais que tentávamos não andava, não tinha motor e o carro saia muito de frente. A Alfa nos deu um carro muito bem equilibrado, com motor forte e que tem boas saídas de curva.

O Campeonato está muito equilibrado, como você avalia esse sistema de pontuação?
Esse sistema que me colocou de volta na briga! O bom é poder correr e não saber ao certo quem está na frente do campeonato. Hoje fiquei muito preocupado com o Wizard e com o Rafael Carvalho. Na segunda bateria o Rafael saiu na frente e me deixou desacreditado, dei sorte de o Victor passar ele, me equilibrou no campeonato. A parte ruim é que ele entra de vez na briga também, vamos ver no que dá!

Rodrigo Wizard, dois bons resultados, porém não o suficiente para manter a ponta. Como você avalia sua participação em Nurburgring?
Foi abaixo do que eu esperava. O objetivo era manter a liderança do campeonato, ou pelo menos fazer dois pódios, o que não aconteceu. Nas duas provas eu tive que fazer corridas de recuperação, pois perdi muitas posições na primeira curva, e com tantos adversários de alto nível, acabei perdendo tempo para ultrapassar muitos deles e fiquei longe das vitórias.

A vitória continua perto, porém não foi dessa vez. Você já citou a regularidade como fator principal para uma boa campanha. Agora com o Michel Mendonça assumindo a segunda posição no campeonato, considerando os descartes, seria hora de arriscar mais?
Acho que não é hora ainda de me arriscar tanto. Chegamos na metade do campeonato e qualquer escorregão pode piorar as coisas, então a regularidade continua sendo prioridade.

A equipe Alfa coloca um piloto brigando pelo campeonato. Seria esse o carro favorito ou a BMW tem algo preparado para as próximas etapas?
Acho que agora a Alfa Romeo merece ser eleita o melhor carro da temporada, já que o Michel venceu duas corridas maiores seguidas, com certa folga, mas também não sabemos como será o comparativo entre Alfa e BMW nas próximas etapas.

Rafael Carvalho, ótimos resultados, e o retorno a liderança. Como você avalia sua participação nesta etapa?
Estou surpreso, não esperava nem mesmo o pódio. O que me favoreceu foi ficar fora das confusões maiores.

O campeonato permanece equilibrado, e a equipe Alfa se tornou um carro competitivo, trazendo o Michel (Mendonça) para a disputa. Quais são suas perspectivas para as próximas etapas?
Eu acredito que o Mendonça vai continuar na frente enquanto largar na pole, mas o Victor e o Wizard têm condições de desbancar ele. Eu farei o possível.

Você mais uma vez foi lembrado como um piloto agressivo, causando um certo descontentamento entre outros participantes. Fale sobre isso:
Na verdade "apenas" o Victor que ficou descontente, foi um caso típico, ele evitou um toque com alguém e mudou o traçado, então eu não tive tempo pra tirar. Quando eu falei isso, ele disse que eu sempre digo que não tenho tempo, então eu respondi que os acidentes só acontecem porque não temos tempo de evitá-los, a não ser quando é proposital, e obviamente não foi o caso. Na segunda corrida eu levei um toque dele na última volta enquanto liderava, é claro que não gostei, mas eu compreendi que também foi acidente. Acho que não existe esse "certo descontentamento entre outros participantes" parece ser pressão da imprensa, pois não tive pilotagem agressiva, já mudei bastante depois dos problemas nas primeiras etapas. A largada da segunda corrida mostrou isso. Quero aproveitar a oportunidade e dizer que as outras duas vagas da equipe Italy–Spain estão livres, quem quiser fazer uns testes só precisa entrar em contato comigo.

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