F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
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# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
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F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Classificação Equipes
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# Tempos Pré-temporada
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F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
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F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
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# Premiação Final
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F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Equipes
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F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
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F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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# Classificação Equipes
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F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
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F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
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Tuesday, September 18, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Manual de Sobrevivência

Por Rodrigo Wizard

Como ficou provado nos treinos livres desta semana, que antecede a terceira etapa do F1BC II deste sábado (22/9), o circuito italiano de Enna Pergusa é um dos mais complicados para uma disputa sem incidentes de corrida. Para evitar ao máximo estes imprevistos, vamos analisar os principais pontos a serem destacados desta pista.

A maior complicação sem dúvida está nos Checkpoints, ou “linhas de parciais”. Ao contrário da grande maioria das pistas, em Enna Pergusa estas linhas são bem no meio de curvas, o que torna obrigatória a passagem pela pista nestes pontos. A primeira marcação encontra-se na Curva 3, enquanto a segunda está bem entre as barreiras de pneus da Chicane 1, onde está a maior preocupação: se um carro passar por for a desta chicane, sua volta não será computada, pois não terá passado pelo checkpoint. Isso significa que, se o piloto errar a entrada da chicane, terá de dar meia-volta e passar por ela, para ter sua volta computada.

As Chicanes, aliás, são o segundo maior motivo de preocupação entre os comissários de prova. Tanto na Chicane 1 quanto na Chicane 2, cabe apenas um carro em sua passagem, que é limitada por barreiras de pneus. Portanto, uma disputa de posição mais forçada nestes pontos poderá acarretar uma batida frontal na barreira, que causará graves danos aos veículos. Para evitar esse tipo de acidente, é extremamente recomendável que o piloto que não estiver no traçado ideal tenha o bom-senso de aliviar a disputa na entrada destas curvas, caso esteja lado-a-lado com seu oponente. Tentar ganhar o traçado ideal no “jogo de corpo” durante a reta também não é o ideal, e toques desse tipo acarretarão punições.

Outro ponto a ser destacado está nas zebras da pista. É de conhecimento geral que os carros de turismo são mais altos que monopostos e, portanto, têm certa facilidade em cortar a pista pela grama ou brita. Ao atacar as zebras, será preciso um cuidado redobrado, pois um corte que dê ganho de tempo poderá ao final da prova levar a uma punição, através do replay da corrida. A regra básica nestas situações é manter o carro com pelo menos uma roda dentro da pista, levando em conta que a zebra é considerada pista.

Para finalizar, vale ressaltar a questão dos horários. O F1 Brasil Challenge tem o compromisso da pontualidade com seus participantes, que muitas vezes não podem contar com atrasos na programação da prova. Para que o processo se torne dinâmico e simples, pedimos a presença de todos os participantes online no MSN a partir das 19h10, para confirmarmos às 19h20, no máximo, os pilotos que participarão da etapa. Isso fará com que acertemos o planejamento dos servidores – caso seja necessário mais de um – e a quantidade de pilotos que será distribuída entre estes servers.

Observação importante: A primeira prova terá 7 voltas, enquanto a segunda, com grid de partida inverso em relação a chegada da primeira, terá 4 voltas. O total em 100% desta corrida é de 11 voltas, então esta será a partilha de voltas em Enna Pergusa.