F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Monday, September 17, 2007

F1BC 2 @ Enna Pergusa: Análise da Classificação

Por Rodrigo Wizard

Quem esperava por tanta competitividade? Esta é a pergunta que paira ao conferir a Classificação Geral do F1BC II após a etapa de Magny-Cours. E partindo para a Itália, em Enna Pergusa, o torneio promete ainda mais surpresas.


Campeonato de Pilotos

É fato que Rafael Carvalho ganhou o favoritismo inicial. Na primeira etapa dupla, ele não deu chances aos adversários e venceu as duas provas, somando 47 pontos no geral. Em segundo, Rodrigo Wizard soma 34 e já pensa em tentar descartar estas duas primeiras etapas como piores resultados, mas para isso deverá pilotar muito para somar mais do que 17 tentos por final de semana. Sergio Kolachinski e Rodrigo Dias, respectivamente com 32 e 27 pontos, estão na cola de Wizard, e são dois pilotos em franca ascensão de forma geral.

Quem já ficou no zero pelo menos uma vez também não está muito atrás. Rodrigo Miranda com 26, Sidney Dias e Victor Cardoso com 20, e Fernando Passos com 18 pontos, têm plenas condições de subir na classificação, já que podem descartar uma de suas faltas e ainda tropeçar em mais uma etapa. Completando os que possuem pontos, Eduardo Azeredo (11) e Huggo Aquino (8) precisam reagir, mas estes se mostraram muito rápidos na pré-temporada e não será novidade se obterem pódios em sequência.

Os demais pilotos ainda não compareceram nas etapas, e já precisam ficar alertas para evitar futuras ausências, para não comprometerem suas trajetórias no campeonato. Eles ainda têm a seu favor a regra dos descartes, que exclui os dois piores resultados, e podem tranquilamente reagir na classificação. São os casos de Carlos Garcia, Yuri Apolonio, Michel Mendonça, Deco Ganecci, Fernando Rodrigues, Vitor Durans, Raphael Ramos, Cassius Naves, Alan Tavares, Ogue Brito e Djalma Bereta, todos com qualidade suficiente para não se abalarem com a ausência de pontos.

1. Rafael Carvalho, 47 pontos

2. Rodrigo Wizard, 34
3. Sergio Kolachinski, 32
4. Rodrigo Dias, 27
5. Rodrigo Miranda, 26
6. Victor Cardoso, 20
7. Sidney Dias, 20
8. Fernando Passos, 18
9. Eduardo Azeredo, 11
10. Huggo Aquino, 8


Campeonato de Equipes

Esta é a briga que tem a maior competitividade no momento. A BMW Schnitzer (Wizard e Cardoso) soma 54, a BMW Carly (Kolachinski, Rodrigues e R.Dias) computa 50 pontos, e muito provavelmente brigarão pelo título até o fim. Outra equipe que pode incomodar e muito é a BMW Italy-Spain (Carvalho, Ramos e Durans), que só teve à disposição um de seus pilotos e mesmo assim confere 47 tentos, o que leva a crer que poderão lutar pela liderança nas próximas etapas.

Outras equipes estão em ascensão: SEAT Sport (Miranda, Tavares e Brito) com 26 pontos, BMW Redline (Naves e S.Dias) com 20, e AUDI Sport (Mendonça, Passos e Ganecci) com 18. Estas só fizeram a estréia na segunda etapa, e já mostraram que estão dispostas a comparecer com o time completo nas próximas rodadas.

Em situação um pouco mais difícil se encontram a BMW Mamprey (Azeredo) e ALFA Reoboots (Aquino), que contam com apenas um piloto cada, e suas ausências foram sentidas neste último final de semana. Já a SKODA Autospektrum, que tinha Rodrigo e Sidney Dias, está sem pilotos, mas conta com nove pontos e procura novos representantes. Enquanto isso, a ALFA Autodelta (Garcia e Apolonio) parece que iniciará o campeonato a partir de Enna Pergusa, na casa italiana, e a VOLVO Art (Bereta) poderá confirmar presença a qualquer momento.

1. BMW Schnitzer, 54 pontos
2. BMW Carly, 50
3. BMW Italy-Spain, 47
4. SEAT Sport, 26
5. BMW Redline, 20
6. AUDI Sport, 18
7. BMW Mamprey, 11
8. SKODA Autospektrum, 9
9. ALFA Reoboots, 8


Campeonato de Marcas

Sem dúvidas esta é a disputa mais óbvia em termos de resultados. A BMW venceu todas as corridas até o momento, e é o carro preferido entre os pilotos, acumulando incríveis 182 pontos entre suas cinco equipes. A SEAT com 26, e a AUDI com 18, estão com apenas um trio de pilotos cada uma, limitando suas pontuações. Entretanto, a SEAT ainda tem uma equipe de três carros totalmente disponível para novos inscritos.

Mesmo sendo a campeã de 2003 no ETCC no campeonato real, a ALFA ROMEO parece não convencer os pilotos de que é um ótimo carro. Talvez o fato de ser um modelo de tração dianteira tenha confundido alguns pilotos, mas a certeza é de que, se ajustada corretamente, as Alfas são excelentes carros, talvez os melhores entre todos, e seus oito pontos somados poderão em breve ser bastante aumentados. SKODA com nove pontos, VOLVO e HONDA estão cada vez mais longe do título entre Marcas, mas é certo que ainda possam aparecer pilotos para defender as equipes que usam seus carros.

1. BMW, 182 pontos
2. SEAT, 26
3. AUDI, 18
4. SKODA, 9
5. ALFA ROMEO, 8


Campeonato de Estados

Esta é uma interessante disputa que pela primeira vez é realizada em uma edição do F1BC. Neste início de competição, o Rio de Janeiro mantém a ponta com 96 pontos, contando com os vencedores Victor Cardoso e Rafael Carvalho, além das atuações de Eduardo Azeredo e Fernando Passos.

O Paraná, apenas com Sergio Kolachinski e Rodrigo Dias, já consegue somas 59 pontos e assume a segunda posição, deixando São Paulo, que tem o dobro de cadastrados gerais no F1 Brasil Challenge, em terceiro com 54 pontos, somados por Rodrigo Wizard e Sidney Dias, e esperando uma reação com o reforço pelas futuras participações de Deco Ganecci, Carlos Garcia e Vitor Durans.

A grande promessa é o estado do Pará, que já assume a quarta colocação com 26 pontos marcados por Rodrigo Miranda, e ainda aguarda Ogue Brito e Alan Tavares para uma reação, todos da equipe SEAT Sport. Pernambuco soma oito pontos com o solitário Huggo Aquino, mas já deixa para trás os demais estados.

1. Rio de Janeiro, 96 pontos
2. Paraná, 59
3. São Paulo, 54
4. Pará, 26
5. Pernambuco, 8

Labels: