F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
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# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
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# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
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F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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# Classificação Final
# Premiação Final
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F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Calendário
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
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F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Equipes e Pilotos
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# Classificação Equipes
# Premiação Final
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-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
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F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Equipes
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F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
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F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
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Friday, January 11, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Jacarepaguá: Preview

Por Rodrigo Wizard

História - Tudo começou em 10 de junho de 1966, quando Jacarepaguá foi inaugurado com a alcunha de "Autódromo da Cidade do Rio de Janeiro". O circuito tinha 5.030 km de extensão, com um traçado bem diferente daquele que foi utilizado até os tempos atuais. Em 1977, foi adaptado de acordo com as exigências da FIA na época, chegando a ser chamado de "Autódromo-Modelo". E seguindo à risca as normas da entidade, não demorou muito para que a F-1 começasse a promover o GP do Brasil por lá.

O primeiro aconteceu em 78, após ser realizado em Interlagos por muitos anos. Naquela prova, Emerson Fittipaldi conseguiu o melhor resultado da história da Copersucar, ficando com a segunda colocação, atrás apenas da Ferrari do argentino Carlos Reutemann. Mas a troca não foi definitiva. Em 79, a corrida voltou à pista de São Paulo, que tinha mais de 8 km na época. Por considerar o autódromo perigoso, a FIA decidiu levar de vez a etapa brasileira para o Rio, onde foi disputada de 81 até 89.

Jacarepaguá presenciou momentos históricos. Em 82, Nelson Piquet venceu e desmaiou no pódio de tanto cansaço, com direito à invasão do público. Mas a descoberta de uma irregularidade em sua Brabham desclassificou o brasileiro, dando a vitória à Alain Prost, a primeira das cinco que transformaram-no em "Rei do Rio".

O primeiro sucesso de Piquet em sua cidade natal veio no ano seguinte. Nesse dia, a Rede Globo tocou pela primeira vez o "Tema da Vitória", hino que marcou os primeiros lugares dos brasileiros na F-1. Ainda no Rio, o GP do Brasil de 84 foi o primeiro da carreira de Ayrton Senna na categoria. Mas a prova que ficou marcada na mente dos brasileiros aconteceu em 1986. Dobradinha de Piquet e Senna, que já eram rivais na época, fato que não os impediram de segurar a bandeira do Brasil juntos no pódio.

Após ser tri-campeão de F-1, Nelson Piquet foi homenageado ao dar seu nome ao autódromo, em 88. O GP de Brasil teve seu derradeiro capítulo na Cidade Maravilhosa em 89. A pista de Jacarepaguá costumava receber testes coletivos no começo das temporada. Em um deles, Phillippe Streiff capotou várias vezes. Por causa de problemas no seu atendimento, o francês ficou paraplégico. Preocupada com a organização dos cariocas, a FIA decidiu transferir a corrida brasileira de volta para São Paulo.

Por alguns anos, o autódromo sofreu com o descaso, recebendo apenas categorias nacionais. Em 95, a prefeitura comandada por César Maia decidiu remodelar o circuito, que passou a receber provas da então F-Indy e do Mundial de Motovelocidade. As etapas dessas categorias foram promovidas até 2001, quando Maia, qua acabara de voltar à prefeitura do Rio, decidiu que não investiria mais em Jacarepaguá. Pura birra por Emerson Fittipaldi ter apoiado Luiz Paulo Conde nas eleições para o governo da cidade.

O oval foi abandonado, o kartódromo foi demolido. Aí veio o projeto do Pan-2007. E o alvo foi a pista principal. O Setor Norte desapareceu, depois de brigas judiciais sui generis, para que fossem construídas arenas multi-uso. Um circuito de pouco mais de 3 km foi adaptado para receber no máximo provas de Stock Car. Então o projeto megalômano para receber as Olimpíadas de 2016 emanou nesta terça-feira (7), com Carlos Arthur Nuzman, apoiado por Maia, anunciando o fim do autódromo e de quatro décadas de serviços prestados ao automobilismo. (Fonte: Grande Prêmio, com devidas correções).


Informações da pista
Jacarepaguá - Autódromo Nélson Piquet
Localidade: Rio de Janeiro, Brasil
Tipo: Circuito Permanente
Situação: Desativado
Versão: 1995-2005
Extensão: 4.932 metros
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Leonardo Schuskel (F1BC 3)
Thiago Lisboa (F1BC Light 1)

Horários F1BC Light 1
12:00 às 12:10 - Briefing
12:15 às 12:30 - Qualifying
12:35 às 12:45 - Divisão p/ Server
12:50 às 13:10 - Feature Race, 30% (18 voltas)
13:15 às 13:25 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:10 - Feature Race
, 30% (18 voltas)
15:15 às 15:25 - Sprint Race, 10% (6 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Chuva (Trovoadas esparsas + 20% de possibilidade)
F1BC 3 - Chuva (Trovoadas esparsas + 20% de possibilidade)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Jacarepaguá
F1BC 2 (Mod ETCC 2003)
Pole-position: Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer), 1:58.440
Vencedor Race 1: Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain), 12:12.455
Vencedor Race 2: Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta), 6:16.408

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