F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
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F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
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# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
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F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Classificação Equipes
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F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
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F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
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# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
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F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
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# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
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F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
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F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
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# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
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F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
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# Classificação Equipes
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F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
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F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
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Friday, February 22, 2008

F1BC Cup 3, Light 1, School 1 @ Cleveland: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - Burke Lakefront Airport (batizado assim em reconhecimento ao ex-prefeito da cidade, Thomas A. Burke) é um aeroporto secundário localizado junto ao centro da cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Ele foi instalado num aterro que foi construído sobre o lago Erie, um dos grandes lagos americanos, localizado próximo a fronteira com o Canadá. A área ocupada pelo lago pertence ao estado de Ohio, mas o terreno do aterro, as instalações e o aeroporto pertencem a cidade de Cleveland.

A construção aconteceu em várias etapas e a primeira pista pavimentada de 5200 pés (1580 metros) só ficou pronta no verão de 1957, permitindo ao aeroporto receber mais de 100 aviões por dia, o que levou a necessidade de construir também uma torre de controle, que ficou pronta apenas em 1961. Posteriormente foi construída uma segunda pista de 6198 pés (1800 metros), que se tornou a pista principal do aeroporto.

A ampliação da área do aterro aconteceu durante os anos 60 e 70 e o aeroporto começou a receber vôos de linhas aéreas comerciais, o que aconteceu até o ano de 1990. A partir dali, embora ainda tenha um grande movimento de passageiros, o aeroporto opera somente com pousos e decolagens de jatos executivos, helicópteros, táxis aéreos, aeronaves militares e escolas de pilotagem. A área total ocupada é da ordem de 480 acres.

Infelizmente a manutenção do Burke Lakefront Airport em operação gera um prejuízo anual da ordem de 1 a 1,4 milhões de dólares, o que poderia levar ao seu fechamento, ainda mais porque a sua localização o torna sempre alvo da pressão de ecologistas e da agência de proteção ambiental americana, a EPA. Por enquanto quem está pagando essa conta é o mais movimentado aeroporto principal de Cleveland, chamado de Hopkins Airport, já que as contas desses aeroportos são convenientemente vinculadas. Mas certamente é um motivo de preocupação para o futuro e espera-se que os responsáveis encontrem soluções para que ele não seja um dia fechado.

Principalmente porque esse Burke Lakefront Airport é desde 1982 o local de uma tradicional corrida do calendário da Champ Car: o Grande Prêmio de Cleveland, prova esta que gera algo em torno de 25 milhões de dólares para a economia da região. Assim, como acontece no mês de junho ou julho, as operações do aeroporto serão suspensas durante um final de semana inteiro para que os carros mais rápidos do mundo possam disputar o Grande Prêmio de Cleveland.

Essa prova deve a sua existência ao espírito empreendedor de Ernie Holden, um advogado nascido em Cleveland e que teve a idéia de aproveitar o Burke Lakefront Airport para uma corrida de monopostos. Com a ajuda de Chuck Newcomb, presidente da C.K. Newcomb and Associates e organizador do National Show Air, Holden transformou seu sonho em realidade. Sendo um veterano promotor de eventos, Chuck Newcomb usou a sua influência junto a FAA (agência federal de aviação dos Estados Unidos) para obter a autorização para o uso do aeroporto e coordenou as negociações junto a Cart para a definição do circuito e para a realização das primeiras corridas.

O circuito temporário atualmente utilizado tem 2,106 milhas de extensão (3,389 km) e aproveita as 2 pistas principais do aeroporto e algumas das interligações entre elas, formando uma pista de corrida totalmente plana e inacreditavelmente larga nas retas. Para se ter uma idéia, a pista de 5200 pés do aeroporto tem largura de 100 pés (31 metros) e a pista de 6198 pés tem largura de impressionantes 150 pés (mais de 45 metros)!

Embora criticada por alguns pilotos devido a excessiva ondulação do asfalto, com vários "bumps", o circuito de Cleveland é uma pista de alta velocidade onde a média horária por volta supera os 210 km/h, mas já chegou a mais de 230 km/h há alguns anos atrás, quando os carros da Champ Car eram mais potentes e havia a guerra dos motores. Além das ondulações, os pilotos precisam se preocupar em achar os pontos de tangência e de freadas corretos para fazer as curvas, já que a pista é plana e faltam pontos de referência como árvores, monumentos, construções, etc. para a orientação do piloto.

Ultrapassar numa corrida em Cleveland não é o problema, desde que se tenha mais carro que o adversário. Mas infelizmente no atual estágio da Champ Car, com apenas 18 carros no grid de largada e todos com o mesmo equipamento, há a tendência dos carros se espalharem ao longo da pista com o decorrer da prova reduzindo a intensidade das disputas e as ultrapassagens. Ainda mais porque Cleveland é uma pista onde bandeiras amarelas durante a prova são raras e para que aconteçam disputas seria preciso que os carros fossem reagrupados várias vezes durante a corrida.

A única condição crítica durante a prova é a largada, dada numa das retas de pista de aeroporto e termina numa curva fechada para a direita, um verdadeiro cotovelo. Isso significa que até uns 5 carros podem chegar juntos na entrada da curva, mas apenas 1 ou 2 conseguirão passar de cada vez. Um afunilamento que com muita freqüência provoca acidentes com eliminação de carros logo na largada da corrida.

Informações da pista
Cleveland - Burke Lakefront Airport
Localidade: Cleveland, Ohio, USA
Tipo: Airport Course
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4.023 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Nenhum piloto

Disgrace Race para
Nenhum piloto

Horários F1BC School 1
Sexta-feira

19:30 às 20:00 - Últimos testes
20:00 às 20:20 - Briefing
20:25 às 20:40 - Qualifying
20:45 às 21:15 - Feature Race, 30% (27 voltas)
21:20 às 21:30 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Light 1
Domingo

11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (27 voltas)
12:55 às 13:05 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Horários F1BC Cup 3
Domingo

14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (27 voltas)
15:25 às 15:35 - Sprint Race, 10% (8 voltas)

Previsão do tempo
F1BC School 1 - Neve (30% de possibilidade de chuva)*
F1BC Light 1 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado(10% de possibilidade de chuva)
* Mesmo com possibilidade de neve, como estamos na estréia do School, o clima será Dry.

Formato de Qualifying
O formato do treino que define o grid de largada retornará, a partir de Cleveland, ao seu formato antigo. Serão 15 minutos de pista livre para que todos os pilotos possam registrar voltas simultaneamente, sem um limite de voltas. Ao final dos 15 minutos, apenas os pilotos que ainda estiverem em volta rápida poderão completá-las.

Formato de Largada
Muito se discutiu em nossa Comunidade do Orkut para esta etapa, e ficou decidido que a largada será quando o cronômetro de tempo de volta (Current) disparar. Infelizmente Cleveland não tem um painel de luzes de largada funcionando, pois esta é uma pista onde a largada é lançada. Logo, os pilotos terão de ficar de olho em seus cronômetros, ao invés do apagar das luzes.

Recomendações especiais para este circuito
Largada: Máximo de atenção, favor evitar toques (pode causar LAG no server),
Caso dê LAG: não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Entrada dos pits: área externa ao final da reta, à esquerda dos cones,
Saída dos pits: à esqurrda dos cones, respeitando a limitação que eles criam,
Cones: Não derrube nenhum cone na pista. Isso acarretará punições,
Pista larga: mesmo com tanta largura, cuidado com as manobras e nas freadas fortes,
Chicane final: passar com o carro todo pela grama, ganhando tempo, causará punição,
Abandono de Feature Race: mantenha-se no server, você poderá pontuar na Sprint,
Relargadas: em caso de acidente entre mais de um piloto, que danifique algum carro,
Chat: favor não utilizar durante Qualifying e Races, mesmo que já tenha abandonado.

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