F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Tuesday, June 06, 2006

F1 Brasil Challenge - Nossa Historia

Diferente do que se imagina, o F1 Brasil Challenge surgiu bem antes de 2007, de seu campeonato, da criação de seu blog e até mesmo de seu slogan. Ainda em 2006, quando os primeiros jogadores davam os passos iniciais, e recebiam incentivo e instruções necessárias para entender basicamente este jogo, o F1BC já tomava forma. O grupo, formado inicialmente pelos fundadores, moderadores e colaboradores da comunidade Fórmula 1 Brasil no Orkut – a maior e mais reconhecida no país – estava então pronto para abrigar novos jogadores.

No segundo semestre de 2006, um campeonato piloto foi lançado, com base na temporada de 1999 e contando com um limitado grupo de 10 pessoas. Logo nas primeiras etapas, foi constatado que mais jogadores poderiam participar das corridas, e então mais participantes foram convocados. A partir daí o F1BC passou a conhecer jogadores de diferentes níveis e experiências, até que o problema mais crônico ocorreu: os servidores não comportavam o número de jogadores que comparecia por etapas, e as corridas ficaram severamente comprometidas. O F1BC então retornou ao seu modelo de amistosos e de mais preparação, certo de que a experiência adquirida seria de grande valia no futuro.

Depois de muitas idéias, pontos de vista, e mais alguns jogadores querendo uma competição oficial, no início de 2007 foi anunciado o F1 Brasil Challenge, “o desafio entre amigos”, que contava com cerca de 16 participantes na temporada de 2002, novo blog, regras, servidores. A escolha dos carros e equipes foi livre para aqueles que participaram da edição de testes no ano anterior, deixando assim uma quantidade razoável de Ferraris, McLarens e Williams no grid, tornando equilibrada a disputa.

Durando todo o primeiro semestre de 2007, o campeonato foi um sucesso, com muito esforço para se organizar, conduzir com habilidade os imprevistos e ainda participar do mesmo. Até hoje não se teve notícia de um campeonato brasileiro de F1 Challenge com tamanha proporção e abrangência. Mais amizades foram feitas, o nível de todos como jogadores cresceu, mais aprendizados foram acumulados para o futuro, e até mesmo outros torneios foram criados usando a fórmula vencedora do F1 Brasil Challenge, pioneiro nacionalmente.

A euforia foi tanta que já se planejava um campeonato para a segunda metade do ano. A primeira etapa chegou a ser realizada, porém a segunda encontrou dificuldades: jogadores que já haviam sido alertados por conduta imprópria na primeira edição novamente causaram transtornos. Estes por sua vez se recusaram a baixar uma atualização para o campeonato, tentando desta forma impor uma quantidade errada de voltas para a corrida, já que tinham sido nomeados como os servidores oficiais e viram nesta noite uma oportunista ocasião para tirar vantagem dos pilotos que haviam treinado na quantidade correta de voltas, causando tumúltuo e atrasando a rodada. Capítulo encerrado, esta é uma página a ser esquecida no F1BC, já que estes jogadores não têm mais qualquer ligação conosco.

O planejamento do F1BC para o segundo semestre de 2007 então tomou outro caminho. Com a certeza de que a idéia de um segundo campeonato merecia mais tempo para amadurecer – podendo ocorrer futuramente -, e de que os jogadores merecem uma nova injeção de ânimo para se divertir, estes meses foram planejados para o formato de disputa mais “light” possível em um jogo online: os amistosos. Novos jogadores foram aderindo cada vez mais à esta liga, que já provou ser um grande centro de formação de pilotos online.

Logo após completar um mês no novo e bem-sucedido formato, com mais de 100 corridas amistosas, muita diversão e vários jogadores adquirindo experiência, o F1 Brasil Challenge estava pronto novamente para dar continuidade aos seus campeonatos. O semestre no entanto já estava quase na metade, e a solução foi das mais simples: um torneio de calendário curto, contendo 11 etapas no total, durando portanto menos de três meses. Assim foi anunciado o F1BC 2, utilizando o Mod ETCC 2003 Evolution e seus circuitos.

Até então, este foi o campeonato mais disputado do F1BC. Foram oito vencedores diferentes em 11 etapas (21 provas no total), e a briga pelo título foi até o último final de semana. A mudança drástica de monopostos para carros de turismo, aliada à variedade das máquinas, foi ainda capaz de explorar de maneira diferente as qualidades dos pilotos, que certamente ganharam muita experiência e aprovaram a diversão.

Diante do sucesso do campeonato, e com nada menos do que 60 jogadores cadastrados ao final de 2007, o F1BC lançou seu próximo passo. Devido a grande procura dos pilotos virtuais na internet, os planos tomaram proporções mais ousadas para o primeiro semestre de 2008. Retornando aos monopostos, com o MOD TR 2007, foram anunciados então dois campeonatos simultâneos: o F1BC 3, para os jogadores mais experientes, e o F1BC Light 1, abrigando os recém-chegados. Os dois grids de 22 carros tiveram suas vagas esgotadas em pouco tempo, o que significa que esta temporada do F1BC é a maior já vista em todo o país.

O crescimento não parou por aí. Com o sucesso das categorias Cup e Light, mais e mais jogadores tomavam conhecimento do F1 Brasil Challenge e solicitavam uma vaga em busca de diversão. Foi então criada exclusivamente para o primeiro semestre de 2008 a categoria School, abrigando mais 22 participantes, detonando todos os recordes.

Também neste semestre, um universo paralelo passou a existir no F1BC: alguns jogadores também começaram a se interessar por outra plataforma, o rFactor, e um “campeonato piloto” foi lançado, o F1BC RFT Zero. Utilizando o Mod SuperClio e com curta duração, a experiência foi repetida ainda no mesmo semestre, na edição RT 1, esta já utilizando servidor dedicado e capacidade de abrigar mais de 20 carros no mesmo server, sem LAG! Assim, no início de junho, as competições Cup 3, Light 1, School 1 e RT 1 chegaram ao final, todas com muito sucesso.

O segundo semestre de 2008 foi dividido em duas temporadas. Primeiramente com Cup 4, Light 2, e a nova categoria Classic, utilizando F1 Challenge e Mods de Fórmula 1 antiga. O F1BC RT 2 também veio com inovações: mudança para o Mod Stock Light e servidor dedicado em parceria com a CBAV.

A segunda temporada do semestre foi ainda mais ousada: além de Cup 5, Light 3 e Classic 2 com F1 Challenge, o rFactor trouxe o novo formato na RT 3, retornando ao Mod SuperClio e com o ousado projeto de premiação ao campeão e vice-campeão, e a nova categoria Indy 1, com o tema de competições americanas. Um recorde de cinco categorias simultâneas, e mais de 150 pilotos participantes, agora contando com cobertura especializada do automobilismo virtual através da parceria com o Jornal Paddock Online.

Ainda no final de 2008, o F1BC avançou mais dois passos em sua trajetória. Um deles foi a criação do domínio f1bc.com com o f1bc.com/forum, o novo canal de comunicação, um Fórum em parceria com a F1 Brasil. O outro passo foi a realização da corrida comemorativa de Endurance, com três horas de duração e transmissão ao vivo online, a primeira da história da liga, contando com o apoio de seu primeiro patrocinador oficial, o Chiara Guitar Shop.