F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Friday, February 08, 2008

F1BC Cup 3, Light 1 @ Mônaco: Preview

Por Rodrigo Wizard / Frank Aguiar

História - A pista de Monte Carlo, no Principado de Mônaco, é única. Nenhum outro circuito de rua, é tão perigoso, e de ultrapassagem quase impossível. Este circuito exige dos pilotos muita precisão, devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso.

Porém o charme dessa pista supera todas as dificuldades. Quase sempre quem vence nesse circuito na F1, vence o campeonato. Desde sua inauguração em 1950, apenas 9 pilotos que lá venceram não conquistaram o campeonato daquele ano. É a única pista do F1BC que tem um túnel, que na verdade é um dos pouquíssimos pontos onde dá para ultrapassar - mas só com muito ímpeto e arrojo, é verdade.

Até os dias atuais (2008) o piloto brasileiro Ayrton Senna é o maior vencedor do GP de Monaco, pela Fórmula 1. Senna conquistou a marca de seis vitorias entre 1987 e 1993 (só não vencendo em 1988).

O homem que inspirou a criação deste traçado foi ninguém menos do que o piloto Louis Chiron, que era destaque nas décadas de 20 e 30, e ainda sobreviveu após a 2ª Guerra Mundial para participar de algumas corridas na então Fórmula 1 dos anos 50. Quem deu a palavra final e apostou na idéia foi o príncipe Anthony Noghes, que hoje tem a última curva do traçado com seu nome.

Informações da pista
Mônaco - Circuit de Monaco
Localidade: Monte Carlo, Mônaco
Tipo: Circuito de Rua
Situação: Ativo
Versão: 2004-Atual
Extensão: 3.340 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Direita

Home Race para
Carlos Eduardo (F1BC Light 1)

Disgrace Race para
Tarcisio Giordani (F1BC Light 1)
Gustavo Stenio (F1BC LIght 1)
Rodrigo Oliveira (F1BC LIght 1)
Pericles Lee (F1BC LIght 1)
Djalma Bereta (F1BC 3)

Horários F1BC Light 1
11:30 às 11:40 - Briefing
11:45 às 12:00 - Qualifying
12:05 às 12:15 - Divisão p/ Server
12:20 às 12:50 - Feature Race, 30% (23 voltas)
12:55 às 13:10 - Sprint Race, 10% (7 voltas)

Horários F1BC 3
14:00 às 14:10 - Briefing
14:15 às 14:30 - Qualifying
14:35 às 14:45 - Divisão p/ Server
14:50 às 15:20 - Feature Race, 30% (23 voltas)
15:25 às 15:40 - Sprint Race, 10% (7 voltas)

Previsão do tempo
F1BC Light 1 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
F1BC 3 - Ensolarado (10% de possibilidade de chuva)
*A condição climática será confirmada no Briefing, de acordo com tempo real.
Clique aqui para ver a tabela de conversão de climas para o campeonato.

Disputas anteriores em Mônaco
F1BC 1 - Vencedor: Frank Aguiar (Williams 2002)
F1BC Zero - Vencedor: José D'Agostini (Arrows 1999)
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard, 1:14.962 (Ferrari 2002)
*Disputas realizadas no layout de 1997-2002.

Formato de Qualifying alterado
O Qualifying terá um novo formato para as duas próximas etapas, Mônaco e Indianápolis (pelo menos), especialmente para evitar maiores problemas. Na primeira pista, será para evitar Cut Tracks, e na segunda, para evitar de pegar vácuo de outro carro. Cada piloto irá sozinho para a pista, sendo monitorado pelos demais presentes. Cada um terá direito a quatro voltas, sendo que ele poderá usar de duas maneiras: 1 volta de saída dos pits + 3 voltas seguidas, ou fazer 2x o processo de 1 volta de saída dos pits + 1 volta lançada.

O piloto que optar pelas 3 voltas cronometradas em sequência, caso bata na primeira delas, poderá mudar para a segunda opção, pois lhe restam ainda duas voltas e ele terá mais uma tentativa. Já o piloto que optar pelas duas voltas lançadas e separadas, deverá pressionar ESC assim que completar a primeira volta cronometrada, sairá novamente dos boxes, e repetirá o processo.

Cada server terá sua ordem de entrada dos pilotos, e todos devem ficar atentos para este detalhe, para evitar demoras. E ainda: quando o piloto que estiver em sua sequência abrir sua quarta volta, o piloto seguinte já poderá sair dos boxes, para ir fazendo sua volta de aquecimento enquanto isso, economizando tempo desta forma. Isto fará com que todos os outros pilotos do server fiquem de olho em 100% de suas voltas, podendo fazer valer o direito de cancelar uma de suas voltas, caso esta tenha apresentado Cut Track.

Os servidores comportarão entre 5 e 6 jogadores cada durante o Qualifying, fazendo com que este processo demore cerca de 4min30s por piloto, colocando então uma duração de 23 a 27 minutos de Qualifying. Um pouco mais do que os 15 minutos que usamos atualmente, mas com certeza mais confiável!

Recomendações especiais para este circuito
Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
Os trechos asfaltados após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
Muito cuidado na curva Ste Devote, especialmente na largada: não tente frear tarde,
Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente,
Limite de saída dos pits: linha amarela, no máximo rodas esquerdas sobre ela,
Bug 1: na saída dos pits, você pode bater a roda traseira na quina da curva, cuidado,
Bug 2: na saída dos pits, há um muro permeável à direita, cuidado para não ficar preso!

Labels: ,