F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Monday, March 02, 2009

F1BC Indy 2 @ Talladega: Resultados e Resumo

Por André Chiara / Carlos Cunha / Rodrigo Wizard

Uma prova cheia de polêmicas, novas situações de corrida, e a primeira vitória de Daniel Maloni no automobilismo virtual marcaram a etapa de Talladega do F1BC Indy 2, nesta última segunda-feira (2/03).

Vinte e três carros compuseram o grid de largada, e a pole-position ficou com o surpreendente Diogo Tenan da Tasman, com Mauro Botosso em segundo, Larcio Medina em terceiro e Rodrigo Wizard em quarto lugar.

Qualifying
1 Diogo Tenan (Tasman), 39.749
2 Mauro Botosso (Payton-Coyne), 39.750
3 Larcio Medina (Comptech), 39.756
4 Rodrigo Wizard (Forsythe), 39.793
5 Eduardo A.Marques (Payton-Coyne), 39.801
6 Daniele ferraz (Walker), 39.820
7 Renato Chiara Jr (Newman-Haas), 39.840
8 Vinicios da Matta (Foyt), 39.855
9 Carlos Cunha (Green), 39.857
10 Daniel Maloni (PacWest), 39.859
11 Lucas Sena (Foyt), 39.894
12 André Chiara (PacWest), 39.923
13 Carlos Junior (Rick Galles), 40.081
14 Fabio Neris (Ganassi), 40.112
15 Marcelo Vidal (Dick Simons), 40.145
16 Guilherme Cossiolo (Arciero-Wells), 40.228
17 Gustavo Kerlahkian (Newmann Haas), 40.257
18 Alex Moreira (Patrick), 40.277
19 Gean Celso (Rick Galles), 40.356
20 Luis Morais (Bettenhousen), 40.731
21 Douglas Santana (Pagan), 41.293
22 Pancho Favoretto (Penske), sem tempo
23 Ernesto Brock (Ganassi), sem tempo

Na volta de apresentação, Tenan não sai dos boxes e é desclassificado, assim como Marcelo Vidal. Já no fim do grid, muita confusão durante formação da largada: Alex Moreira roda e Luis Moraes bate forte. No mesmo momento, Gustavo Kerlahkian também roda, e Douglas Santana bate forte em Morais.

Dada a largada, Mauro Botosso – que então tornou-se o pole-position, já que Tenan não saiu dos boxes - antecipa a aceleração e dispara. Rodrigo Wizard tenta seguir o goiano mas leva um inexplicável “stop and go” por queima de largada.

Na segunda volta, mais dois acidentes. No primeiro, Eduardo A.Marques tenta desviar de Carlos Cunha (que entrava nos boxes para pagar a mesma punição que Wizard levou), mas bate em Daniele Ferraz e em Lucas Sena, este último com prejuizo maior, sendo jogado para dentro do pitlane.

Já no segundo acidente, Lárcio Medina – que já havia rodado na volta de apresentação em Daytona - vinha dividindo a segunda posição com Wizard, mas roda na saída da curva e leva consigo não apenas o piloto da Forsythe, mas também as duas PacWest, de Daniel Maloni e André Chiara, este último abandonando a prova. Medina ainda tenta retornar à pista de forma perigosa e fecha Marques, causando mais uma forte batida.

A liderança da prova então era de Mauro Botosso, agora seguido por Daniele Ferraz, com Vinicios da Matta em terceiro, mas este se tocou com o próprio companheiro de equipe Lucas Sena, acabando com suas chances de pódio.

Na primeira janela de pit-stops, os experientes Mauro Botosso e Daniele Ferraz, que brigavam pela vitória, cometem o mesmo erro: rodam na entrada dos boxes, perdem tempo e anda levam um drive-thru por excesso de velocidade no local.

Foi aí que Daniel Maloni passou a dominar a prova, seguido pela surpresa Gean Celso, o líder do campeonato Carlos Cunha, e Douglas Santana em ótima recuperação. Todos os quatro chegaram a se beneficiar de um terceiro no jogo de vácuo, e as posições se mantiveram até o final, culminando no primeiro triunfo de Maloni em corridas online.

A polêmica se deu também ao final da prova, quando foi constatado que alguns pilotos estavam sem a asa dianteira, em decorrência de acidentes do início da prova, e em teoria tirariam vantagem disso. Como o regulamento não previa punição para estes casos, os pilotos não foram prejudicados, mas a organização do F1BC anunciou que este e mais itens serão adicionados ao regulamento da competição, entre eles a desclassificação por batidas em volta de apresentação e a punição por “stop and go” àqueles que acelerarem antes da bandeira verde e não forem detectados pelo próprio simulador.

A prova foi também marcada pelo adiamento da estréia do servidor oficial do F1BC, o novo servidor nacional que vem com a promessa de ser o melhor do Brasil, e será utilizado na próxima etapa, na segunda-feira (9/03), no circuito do aeroporto em Cleveland, mais uma vez com transmissão ao vivo online através da RaceBrasil.com.br

Final, 100 voltas
1 Daniel Maloni (PacWest), 1:09:17.809
2 Gean Celso (Galles), +14.197
3 Carlos Cunha (Green), +21.579
4 Douglas Santana (Pagan), +1 volta [+30s]
5 Mauro Botosso (Payton-Coyne), +2 voltas
6 Lucas Sena (Foyt), +2 voltas
7 Renato Chiara Jr (Newman-Haas), +3 voltas
8 Carlos Junior (Galles), +4 voltas
9 Fabio Neris (Ganassi), +4 voltas
10 Luis Morais (Bettenhausen), +5 voltas [+30s]
11 Rodrigo Wizard (Forsythe), +6 voltas
12 Pancho Favoretto (Penske), DNF/Combustível (90)
-- Daniele Ferraz (Walker), DNF/Combustível (66)
-- Eduardo A.Marques (Payton-Coyne), DNF/Suspensão (46)
-- Guilherme Cossiolo (Arciero-Wells), DNF/Acidente (46)
-- Ernesto Brock (Ganassi), DNF (12)
-- Alex Moreira (Patrick), DNF (2)
-- André Chiara (PacWest), DNF (1)
-- Gustavo Kerlahkian (Newman-Haas), DNF (1)
-- Larcio Medina (Comptech), DQ
-- Vinicios da Matta (Foyt), DQ
-- Diogo Tenan (Tasman), DQ
-- Marcelo Vidal (Dick Simon), DQ
Volta mais rápida: Carlos Cunha, 39.285

Punições
*L.Morais +30s, batida em A.Moreira (volta 0)
*D.Santana +30s, batida em L.Morais (0)
*L.Medina DQ, retorno imprudente à pista causando acidente (2)
*E.A.Marques DQ, retorno imprudente à pista causando acidente (2)
**E.A.Marques +5s, saída incorreta dos boxes
**V.Da Matta +5s, saída incorreta dos boxes

*Largam dos boxes na etapa seguinte
**Cumprirão esta punição na próxima corrida que completarem

Aviso importante: O Regulamento terá três novos itens: asas deverão ser repostas em pit-stops nas provas em ovais (para evitar qualquer ganho de velocidade), batidas em alta velocidade em volta de apresentação causarão desclassificação, e queimas de largada (aceleração antes da bandeira verde) causarão acréscimo de tempo equivalente a um stop and go.

Labels: