F1BC Cup 0 (Ago/Out 2006)
F1C, F-1 Season 1999
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 1 (Fev/Jun 2007)
F1C, F-1 Season 2002
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Todos os Resultados
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 2 (Set/Nov 2007)
F1C, MOD ETCC 2003
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC RFT 0 (Fev/Mar 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 3 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Light 1 (Jan/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC School 1 (Fev/Jun 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC RT 1 (Abr/Jun 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Final
# Premiação Final
-
F1BC Cup 4 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC Light 2 (Jun/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD TR 2007
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
# Tempos Pré-temporada
-
F1BC RT 2 (Jun/Ago 2008)
rFactor, MOD Stock Light
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação
# Premiação Final
-
F1BC Classic 1 (Jul/Ago 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
# Premiação Final
-
F1BC Cup 5 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Light 3 (Set/Dez 2008)
F1C, F-1 MOD RL-F1BC 2008
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC RT 3 (Set/Nov 2008)
rFactor, MOD SuperClio
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Classic 2 (Set/Nov 2008)
F1C, F-1 MOD 1991
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes
-
F1BC Indy 1 (Set/Dez 2008)
rFactor, MOD CART 1995
# Regulamento
# Calendário
# Equipes e Pilotos
# Classificação Pilotos
# Classificação Equipes


Monday, November 19, 2007

F1BC 2 - Análise da Classificação Final

Por Rodrigo Wizard

Terminou o F1BC 2, e a Classificação Final agora é oficialmente divulgada. Durante pouco mais de dois meses, os pilotos se esforçaram para fazer seu melhor na busca de uma boa colocação neste momento tão esperado. Alguns começaram bem, outros reagiram no decorrer da temporada, mas todos tiveram seus méritos. Confira como ficaram as quatro tabelas.


Campeonato de Pilotos

E deu Rodrigo Wizard, de novo. Mas como o próprio afirma, este foi o campeonato mais difícil no F1BC. O paulista começou a temporada com alguns segundos lugares, abandonos imprevistos, e teve de se recuperar com muita regularidade. Durante todo o campeonato, foram basicamente três adversários principais, porém em diferentes momentos da disputa.

Quem largou na frente no campeonato foi Victor Cardoso, e uma etapa depois foi a vez de Rafael Carvalho assumir a ponta. Os dois cariocas travaram boas disputas pela liderança, e só tiveram a companhia de Rodrigo Wizard na briga pelo título a partir da terceira etapa, quando ambos escorregaram e permitiram tal aproximação.


Quem começou atrasado na luta pelo título foi Michel Mendonça. O capixaba perdeu as duas primeiras etapas, e logo de cara as descartou no sistema de classificação (onde os três piores resultados eram desconsiderados). A partir daí, vários pódios e a presença total de Michel era necessária. Ele cumpriu este objetivo, até a última etapa, quando teve de se ausentar e acabou ficando com o vice.

Entre os que apostaram na regularidade, estão mais três pilotos. O mais bem-sucedido deste grupo foi Sergio Kolachinski, que pontuou em oito das nove etapas que participou, e acabou não disputando as duas últimas, mas ainda assim somava pontos devido a regra dos descartes, fechando a temporada em terceiro! Já Fernando Passos teve uma temporada de altos e baixos, impressionando com suas performances, mas deixando de pontuar em outras ocasiões, algumas vezes se envolvendo em acidentes, o que lhe garantiu a quarta colocação ao final. Enquanto isso, Eduardo Azeredo também fazia sua temporada de altos e baixos, muitas vezes prejudicado por sua própria conexão, abandonando muitas vezes sem nem conseguir largar, somando pontos o suficiente para terminar na sétima posição.

Quem apareceu na oitava colocação, após uma tremenda reação,foi Carlos Zoro. Entrando na competição apenas na sexta etapa, o catarinense mostrou uma rápida adaptação e logo estava disputando pódios, somando muitos pontos em uma intensa metade de temporada. Ele conseguiu superar, por exemplo, Rodrigo Miranda, que fez também seis etapas e pontuou em todas elas, mas não o suficiente para passar da nona posição. Quem também correu seis finais de semana e pontuou em todas as provas foi Sidney Dias, sempre com carros inferiores aos de ponta, mas somando 81 pontos e terminando no top 10 da tabela.

Entre os backmakers, destacamos aqueles que conseguiram ao menos um pódio. O primeiro deles foi Fernando Rodrigues, que venceu a segunda prova de Enna Pergusa, mas teve problemas em seu PC e se ausentou do restante da competição. Daniel Carvalho também fez bonito, e acumulou dois pódios - em Imola e Jacarepaguá - durante as três etapas em que esteve presente, e terminando na 11ª posição final.

1. Rodrigo Wizard, 218 (252)
2. Michel Mendonça, 189 (189)
3. Sérgio Kolachinski, 159 (159)
4. Fernando Passos, 144 (144)
5. Rafael Carvalho, 143 (143)
6. Victor Cardoso, 124 (124)
7. Eduardo Azeredo, 113 (113)
8. Carlos Zoro, 105 (105)
9. Rodrigo Miranda, 100 (100)
10. Sidney Dias, 81 (81)
11. Daniel Carvalho, 64 (64)
12. Rodrigo Dias, 36 (36)
13. Cassius Naves, 32 (32)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Deco Ganecci, 21 (21)
16. Tiago Miguel, 20 (20)
17. Lucas Sena, 19 (19)
18. Ogue Brito, 19 (19)
19. Alan Tavares, 11 (11)
20. Huggo Aquino, 8 (8)
21. Thiago Tavares, 8 (8)



Campeonato de Equipes

Campeã com certa folga, a BMW Schnitzer teve um planejamento ideal para isso. Rodrigo Wizard e Victor Cardoso começaram com dobradinha o campeonato, e desde então sempre somou muitos pontos com esta dupla. O título só esteve ameaçado quando Victor parou de aparecer durante as etapas, mas as demais equipes não souberam aproveitar a chance

A ALFA Autodelta bem que tentou, mas não conseguiu. Os italianos garantiram o vice-campeonato após contratarem Michel Mendonça e Fernando Passos, que ofereciam certa resistência e uma divisão semelhantes de pontos a da equipe campeã. Ao final, algumas faltas e problemas na equipe trataram de tirar as chances de título.


A briga pela terceira posição ficou com dois fortíssimos trios. A BMW Italy-Spain, com Rodrigo Carvalho, Carlos Zoro e Cassius Naves se saiu melhor e derrotou a BMW Carly, de Sergio Kolachinski, Fernando Rodrigues e Rodrigo Dias. Ambas as escuderias chegaram até a última etapa empatadas com 209 pontos, mas a Carly já não podia contar com seus pilotos, todos com problemas de indisponibilidade.

Na quinta colocação, uma boa surpresa. A BMW Mamprey, com apenas um carro, foi capaz de somar 107 pontos e superar diversas duplas e até mesmo trios. A fórmula para isso foi uma constante temporada, no inpicio contando com Eduardo Azeredo, e ao final contratando Daniel Carvalho, que não deixou o nível da equipe cair. A BMW Redline, da dupla Sidney Dias e Cassius Naves, conseguiu pontuações consistentes nas etapas em que disputou, mas algumas ausências foram sentidas e a sexta colocação foi o máximo que conseguiram atingir.

A sétima colocação ficou com a VOLVO Art, na empreitada do ano. A equipe sueca começou uma mobilização chamando a atenção da imprensa, e logo conseguiu contratar dois experientes pilotos. Eduardo Azeredo e Deco Ganecci fizeram as últimas etapas pela equipe, e somaram pontos até ultrapassarem outras equipes que tentavam o mesmo. A BMW Maxrevs também obteve destaque, com uma oitava posição baseada na contratação de Rodrigo Miranda na segunda metade do campeonato.

A decepção ficou por conta da SEAT Sport. Os espanhóis contaram com Rodrigo Miranda, Alan Tavares, Thiago Tavares e Ogue Brito nas primeiras provas, mas o carro se mostrou tão ineficiente que o time perdeu todos os seus pilotos para equipes concorrentes, resultando em uma fraca nona posição na tabela. Fechando o Top 10 está a ALFA Clever Cats, que em apenas uma etapa (Imola) somou incríveis 44 pontos com Daniel Carvalho e Lucas Sena.

1. BMW Schnitzer, 376 pontos
2. ALFA Autodelta, 305
3. BMW Italy-Spain, 254
4. BMW Carly, 209
5. BMW Mamprey, 107
6. BMW Redline, 94
7. VOLVO Art, 66
8. BMW Maxrevs, 65
9. SEAT Sport, 59
10. ALFA Clever Cats, 44
11. AUDI Sport, 38
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8



Campeonato de Marcas

A BMW ultrapassou a marca dos mil pontos e chegou a 1.100 cravados, em uma massacrante temporada que contou com suas seis equipes pontuando. A ALFA ROMEO ficou com o vice-campeonato, mesmo podendo mostrar reação, pois muitos pilotos não se sentiram atraídos pelos carros italianos de tração dianteira.

A terceira colocação ficou com a surpreendente VOLVO, que no início do campeonato dava pinta de que seria um fracasso, mas fez um bom marketing para atrair pilotos e ao final virou o jogo contra escuderias como SEAT, que só impressionou no começo, e a AUDI, que durante os dois meses ficou garimpando em busca de novos pilotos ativos, mas sem sucesso.

1. BMW, 1100 pontos
2. ALFA ROMEO, 357
3. VOLVO, 66
4. SEAT, 59
5. AUDI, 38
6. SKODA, 9



Campeonato de Estados

O Rio de Janeiro conquistou este título com muitos méritos, contando com nada menos que Fernando Passos (4°), Rafael carvalho (5°), Victor Cardoso (6°), Eduardo Azeredo (7°) e Lucas Sena (17°) na soma dos pontos, que deixaram todos os outros estados bem para trás. São Paulo, com Rodrigo Wizard (1°), Sidney Dias (10°), Daniel Carvalho (11°) e Deco Ganecci (15°) ainda poderia buscar uma reação no final, mas dois deles não estiveram ativos na reta final.

A briga pela terceira colocação foi apertada, com o Paraná de Sergio Kolachinski (3°) e Rodrigo Dias (12°) superando o Espírito Santo, de Michel Mendonça, que surpreendeu por contar com apenas um piloto. O Pará, que entrou com quatro inscritos, teve apenas Rodrigo Miranda (9°) como defensor maior, já que Ogue Brito (18°), Alan Tavares (19°) e Thiago Tavares (21°) somaram poucos pontos e participaram em poucas etapas.

1. Rio de Janeiro, 542 pontos
2. São Paulo, 420
3. Paraná, 215
4. Espirito Santo, 189
5. Pará, 138
6. Santa Catarina, 105
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8

E não perca amanhã a Premiação Final, onde faremos a entrega de Troféus!

Labels: